Anda di halaman 1dari 3

Introduo

ais uma vez, ainda, fomos interpelados pelo enigma da economia do masoquismo. Durante aproximadamente trs anos coordenei um seminrio de leitura que se tornou uma pesquisa sobre o termo masoquismo na obra de Freud e concomitantemente nos Escritos e Seminrios de Lacan. Desde os primrdios de sua obra Freud esboou, com a noo de masoquismo, uma regio de trevas onde o sujeito se realiza como gozo margem do desejo. H uma necessidade lgica no aparelho freudiano de delimitar um "alm " que, apenas quando formulado metapsicologicamente, possibilitou levar o masoquismo a uma dimenso de conceito, como estrutura fundante no advento do sujeito. Do retorno aos significantes de Freud no texto original resultou a traduo do "Problema econmico do masoquismo" que apresentamos como um documento de trabalho. Adotamos aqui o mesmo procedimento de nossas publicaes anteriores: a possibilidade de cotejar, lado a lado, o original em alemo com a opo de traduo, no sem risco, que colocamos apreciao. O trabalho no grupo resultou numa interpelao, que retornou de cada um em forma de uma produo escrita. Circunscrevemos o masoquismo originrio na sua vertente de ser de gozo, apontando para uma direo da cura que tendo o semblante como suporte, permita o atravessamento da fixidez do fantasma. Um percurso que se pretendia abrangente pela elaborao freudiana do masoquismo, nos levou a uma seriao de textos reveladora dqg|eterminao de Freud em no recuar frente ao gozo, acolhendo na sua escrita as modificaes que a clnica lhe impunha. Partindo de um primeiro tempo, onde o masoquismo se apresentava como trao prprio de um sujeito, Freud chega constatao final do seu carter originrio, irredutpel - limite que oferece direo da cura.
LETRA FREUDIANA -Ano XI - n s 10/11/12 115

Parte II - Introduo

Qual no foi mpacto de seus contemporneos ao serem confrontados com a radicalidade da posio freudiana ante o gozo, posio essencialmente tica por exigir, do analista, a renncia ao ideal e ao preconceito moral que governam o campo da realidade. Efeitos desse impacto fizeram-se sentir na produo posterior toro de 1920 da incompreenso ao escamoteamento o que se l na literatura de seus seguidores. Centramos o debate em torno da espinhosa questo do masoquismo feminino, onde o balizamento de Lacan tornou-se essencial. Nada h na sexualidade feminina que permita identificar a mulher com o masoquismo, basta-nos lembrar que no "Problema econmico..." a casustica aponta a sujeitos masculinos. como fantasma do homem que o masoquismo feminino situado por Lacan. No corresponderia o equvoco dessa noo convenincia do sexo, j que foram precisamente as analistas mulheres que a abraaram e a divulgaram? Escolhemos traduzir dois textos, j clssicos, que problematizam o masoquismo feminino. O de Theodor Reik mostra seu esforo em estabelecer distino ali onde primava a equivalncia "mulher: masoquista". Jeanne L. de Groot, na melhor veia freudiana, sabe que o masoquismo no propriedade da mulher e sim uma questo de fantasma. Um o ponto estrutural comum s trs formas de masoquismo descritas por Freud, ergeno, feminino, moral - ser objeto do gozo do Outro. A perverso masoquista revela o que o fantasma neurtico vela. A literatura nos deu o suporte nesta indagao. O carter ficcional do masoquismo perverso torna-o particularmente propcio a ser veiculado pelo texto literrio. Servimo-nos de fragmentos de Sacher-Masoch e Luiza Valenzuela. Sacher-Masoch constri uma fico filosfica em que Diderot, convidado corte de Catarina II, vai sofrer os avatares de ter que encarnar e viver no real algo s possvel no dizer sua audaz teoria do macaco falante. Ilumina, c^m seu texto humorstico, o fantasma do filsofo do sc. XVIII na pergunta pela sua origem como ser falante. Temos a Diderot fazendo-se objeto, joguete caricato da vontade do Outro. Luiza Valenzuela, escritora argentina, nos aponta outra face do masoquismo ligadodiretamente perverso, como encenada, no underground de Nova York, hoje. Utiliza esse recurso para apontar outra perverso,
116 LETRA FREUDIANA -Ano XI -n 10/11/12

Parte II - Introduo

aquela do tecido social, represe^ada no texto por ecos/lembrana de um sistema poltico ditatorial. Com sua autorizao, permitimo-nos pinar trechos desta novela negra, particularmente elucidadores da questo. Contamos, ainda, com um trabalho sobre a clnca do supereu de Marta Gerez Ambertin e colaboradores, psicanalistas membros do Centro de Estudos Psicoanalticos Sigmund Freud de Tucumn.
E.V.

LETRA FREUDIANA - Ano XI - n 10/11/12

117

Anda mungkin juga menyukai