Anda di halaman 1dari 7

Masoquismo feminino & um para alm da lgica flica

ngela Batista Ne lisa Pinheiro

que pensar do masoquismo feminino como uma questo central presente nos textos ps-freudianos de algumas autoras que o identificavam como masoquismo da mulher? Ser a partir do texto freudiano e nos equvocos de sua interpretao que se situar a produo da noo de masoquismo feminino nestas autoras. Dir Lacan, depois, que, alm dos equvocos da interpretao, deveria haver uma razo intrnseca estrutura do gozo para que esta noo fosse mantida, tal como um vu, que encobre e sugere uma outra lgica do gozo, que no a flica Nos perguntamos que motivos mantm esta mesma noo, at hoje, referida mulher, como se a mulher fosse estruturalmente masoquista ou como se no lhe restasse outro destino enquanto mulher, se no o de torna-se masoquista.

Masoquismo feminino em Freud


Retomando o artigo "O problema econmico do masoquismo"1; encontramos a a descrio mais completa que Freud nos d do masoquismo. Postula o masoquismo primrio ou ergeno, de onde so derivados os dois outros: masoquismo feminino e masoquismo moral. onde apresenta o masoquismo sobre trs formas -como moo imposta excitao sexual, como expresso do ser da mulher, e como norma de comportamento na existncia (behavior). Restringe suas observaes relativas ao masoquismo feminino aos homens, por ser esse o material de que dispe quanto ao contedo manifesto das fantasias em questo: ser amordaado, amarrado, espancado, sujado e aviltado2. O masoquista deseja ser tratado como uma criana pequena, desamparada, e mais particularmente como uma criana travessa; o que vai indicar uma posio caracteristicamente feminina significando ser castrado ou ser copulado ou dar luz a um beb. Ainda no texto, aponta3 para uma equivalncia entre o infantil e o feminino. No artigo sobre "Sexualidade feminina"4, Freud se refere ao masculino e ao feminino como conceitos que descrevem modos de expresso da libido. H uma nica libido, e o que vai importar o destino da pulso.
182 LETRA FREUDIANA - Ano XI - ns 10/11/12

Masoquismo feminino e um para alm da lgica flica

Cita a algumas analistas mulheres, tais como Jeanne Lampl de Groot e Helen Deutsch, comtftendo sido capazes de perceber mais facilmente a expresso desse tipo de masoquismo, ao lidarem com pacientes mulheres que se achavam em tratamento com elas e que sustentavam, pela transferncia, uma substituta materna adequada5.

Masoquismo da mulher e um equvoco na psicanlise


Situaremos nos textos ps-freudianos a contribuio de algumas analistas mulheres, com o objetivo de sublinhar os equvocos relativos compreenso da fantasia masoquista. Vejamos: Em Marie Bonaparte, observa-se todo um imaginrio corporal marcado pela anatomia fantstica que no ultrapassa a biologia. O corpo aparentemente orgnico recusa o simblico. O real tinha de se inscrever, assim como os dois gozos da mulher, tinham de ser conseguidos e demonstrados. Durante sua anlise com Freud, teria tocado a questo da construo da cena primria sdica, como a que encontramos em seu artigo "Passividade, masoquismo e feminilidade", que comentaremos a seguir. Foi um trabalho lido no 139 Congresso de Psicanlise em Lucerna (1934). Tal cena primria aparece a como central na determinao de uma posio masoquista, que contracenaria com a posio sdica, e seria igualada posio de ser agressivamente penetrada. Dessa vertente masoquista da cena primria, sairia o erotismo feminino e a possibilidade ou no de erotizao da vagina, e de transformao do masoquismo em passividade. Sendo o pnis associado destrutividade, deveria haver uma dissociao do coito como prazeroso, em relao s outras funes desprazerosas das mulheres: defloramento, menstruao, gravidez e parto. Toma o masoquismo feminino no sentido da dor da mulher. Coloca-se ao lado de Helen Deutsch quanto ao masoquismo constante no desenvolvimento da mulher, para quem a sexualidade se associaria a uma dose de dor. Haveria um instinto biolgico de auto-conservao responsvel pela reao da mulher penetrao; uma bissexualidade biolgica correspondente s duas zonas ergenas (clitris e vagina) e um complexo biolgico de castrao, associado a uma humilhao narcsica6. Em 1953, como trabalho "Sexualidade feminina"; esboa uma teoria biolgica da bissexualidade - h a um captulo sobre masoquismo feminino, marcado pela discordncia em relao Helen Deutsch, quanto ao carter primordial da bissexualidade no erotismo da mulher. Um dipo positivo, passivo e masoquista, pode gerar a recusa atravs do protesto masculino, ou a frigidez numa aceitao temerosa, ou a negao de qualquer sexualidade. Em Helen Deutsch, a colocao da constituio da mulher como passiva e masoquista contraria a posio freudiana. A teoria pulsional indica que a pulso , por
LETRA FREUDIANA-Ano X I - n s 10/11/12 183

Masoquismo feminino e um para alm da lgica flica

natureza ativa, e os conceitos de masculino e feminino no podem fazer referncia a um ou a outro sexo. Aqui parece importante sublinhar o equvoco quanto ao que foi denominado de masoquismo feminino. Para HeJen Deutsch, a anatomia o destino desde o incio, contradizendo a posio subjetiva do masoquista na fantasia como uma posio de feminilidade. Ao condenar a mulher como masoquista na sua constituio, equivoca-se quanto posio subjetiva, que no determinada unicamente pelo sexo biolgico. Assim que o sujeito, na posio masoquista, manifesta algo da ordem da posio feminina e no um embricamento da dor no prazer. Ser no cenrio perverso do masoquismo que Freud vai situar uma expresso do ser da mulher. Em "Bate-se numa criana", a fantasia perversa que est em questo. Resumindo, para se levar em conta os caminhos da sexualidade feminina, segundo Helen Deutsch7, deve-se conjugar passividade, inibio e masoquismo, desde os laos com o primeiro objeto de amor at a maternidade. Convm sinalizar, como apontamos no incio, que o equvoco se mantm presente na compreenso de toda uma linha de pensamento psicanaltico ps-freudiana. A confuso parece residir no ponto manifesto das atitudes femininas, referidas sua incompletude constitucional, desprezando o contedo da fantasia fundamental. As mulheres no so masoquistas, mas o masoquista arremeda, na posio de objeto de gozo do Outro, a suposio de um gozo feminino. Em Jeanne Lampl de Groot8, a fantasia masoquista enunciada a partir da percepo da diferena sexual, que se d juntamente com o perodo masturbatrio. A frase da fantasia : um dia, tive um pnis, mas me tiraram como castigo masturbao. No texto, coloca que a menina vai buscar um prazer, cuja representao masoquista, com o objetivo de compensar o dano narcsico. A ferida narcsica produz raiva e fria, e a agresso no enviada para o exterior volta-se para o interior, produzindo prazer masoquista. A autora retoma o texto freudiano "Bate-se numa criana", cujo tempo "soo batida por meu pai" aponta para o contedo de gozo - "me ama", sobrepondo-o frase "tiraram meu pnis como castigo masturbao". Sinaliza diferentes tempos na fantasia: um da fase pr-edipiana, e outro da fase edipiana, sendo que o primeiro tempo no traz inscrio de culpabilidade (responsabiliza a me pela perda do pnis e a representao disto prepara a menina para a entrada no dipo). A passagem para o segundo tempo se faz com a presena de uma representao masoquista: "como castigo masturbao, me castraram". Jeanne L. de Groot faz uma observao interessante quando diz que a fantasia masoquista proveniente do dipo seria mais fcil de trabalhar analiticamente. Ao passo que a fantasia constituda para evitara ferida narcsica fixa, e resistente anlise. Na sua contribuio, percebe-se uma diferena em relao s outras analistas de sua poca: a questo se desloca do polo constitucional-biolgico para a ordem simblica - o masoquismo visto como uma fantasia feminina que revela a mulher como no - toda e aponta para a fixidez da fantasia fundamental.
184 LETRA FREUDIANA - Ano XI - ne 10/11/12

Masoquismo feminino e um para alm da lgica ftica

Masoquismo feminino: uma fantasia do homem


Em 1958, Lacan escrevia seus "Props directifs pour un Congrs sur Ia sexualit fminine"1, preparando a temtica do que viria a ser trabalhado em 1960, no Colquio Internacional de Psicanlise em Amsterdam. Segundo ele, a dita "fase flica" na mulher (Freud: 1927-35) teria dado origem a deslizamentos conceituais, e aquilo que permanecia obscuro sobre o gozo feminino havia suscitado mirabolantes explicaes (como as que vimos anteriormente em M. Bonaparte e H. Deutsch), e nem mesmo as analistas mulheres conseguiram dizer seno metforas sobre o assunto. Nesse artigo, Lacan retoma uma posio conceituai bsica (freudiana ainda) que situa tal impasse terico na impossibilidade de abordagem do real, e define a sexualidade como metfora do desejo, ophallus simbolizando a falta-a-ser. A demanda engendra uma falta-a-ter que o clitris viria preencher at sucumbir na competio - a, o desejo precipita novos objetos na direo da metfora sexual. Quando se pergunta se a mediao flica drenaria todo o pulsional na mulher, Lacan lembra o problema do masoquismo feminino, dizendo que no pode ser s homnimo de passividade porque j metafrico. O assim chamado "masoquismo feminino" apontaria para algo alm da mediao flica e para algo alm do par masculino-feminino como ponto de partida. A castrao supe a subjetividade do Outro enquanto lugar de sua lei, e a alteridade homem-mulher funciona de modo a que a mulher se torne o grande Outro para si mesma e para o homem. O masoquismo feminino posto na fantasia do homem, como em Freud, e Lacan formula a questo: se a perverso masoquista se deve inveno masculina, pode-se concluir que o masoquismo da mulher uma fantasia do desejo do homem? A representao da mulher como vtima exclusiva da castrao serviria to somente para mascarar uma duplicidade do sujeito. A barra colocada sobre S faz surgir uma falta e o desejo de (preservar) umphallus: a sexualidade feminina vem evidenciar um esforo de gozo na sua contingncia de tentar dar o que no tem (Lacan toma a como exemplos o amor ideal e a homossexualidade feminina). No Seminrio da Angstia10, Lacan enuncia sua primeira frmula quando tematiza sobre o objeto a: reconhecer-se como objeto de seu desejo sempre masoquista. O masoquista se encarna como objeto na cena e no contato com su parceiro. Alm do masoquismo estruturante e da perverso masoquista, Freud tambm apontou a fantasia masoquista e falou de trs masoquismos: ergeno, moral e feminino, equiparados por Lacan a - "il v a ce verre, t/y a Ia foi chrtienne, etily a Ia baisse de Wall Streef. Homem: ser sexuado, amarrado por um n funo flica e limitao da castrao. Mulher: o Outro sexo, onde o n mais frouxo porque a confrontao com o desejo do grande Outro, e apenas secundariamente com o papel que a tem o objeto flico. Para o homem, a mulher feita desta costela de Ado que foi uma parte sua, um objeto perdido cuja perda tem de ser ocultada e obturada pela mulher. Sobre isto, Lacan
LETRA FREUDIANA -Ano XI - n s 10/11/12 185

Masoquismo feminino e um para alm da lgica flica

diz que o masoquismo feminino toma um sentido irnico: a ocultao do gozo deste Outro que traz em si uma angstia incontestvel. Ainda neste seminrio da Angstia, Lacan recoloca o masoquismo feminino como uma fantasia masculina - por procurao, em relao a esta estrutura imaginria sobre a mulher, que o homem faz sustentar seu gozo.

Masoquismo feminino: um vu sobre a verdade do gozo


Vamos falar ento da tapeao, ou do vu como s vezes prefere Lacan. Ele nos adverte no Seminrio 11, sobre os quatro conceitos fundamentais11, que no domnio do amor que a tapeao pode ter algum sucesso, inclusive no amor de transferncia, e o analista que se cuide para no ser enganado - desconhecendo que algo lhe falta, numa iluso imaginria de que tem justamente o que falta ao analisando. Seria como um A sem barra, fonte de um saber completo e acabado. As mulheres analistas mantiveram esse vu naquilo que escreveram sobre o masoquismo feminino. Ao recoloc-lo tambm nesse Seminrio 11 como fantasia masculina, Lacan comenta:
"... a h algum consentimento das mulheres, o que no quer dizer nada nos limitaremos, mais legitimamente, ns outros analistas, s mulheres que fazem parte do nosso grupo. notvel ver que as representantes desse sexo no crculo analtico so especialmente dispostas a entreterem o crdito basal ao masoquismo feminino. Sem dvida que a talvez haja um vu que convm no levantar depressa demais concernente aos interesses do sexo".

Na formulao freudiana dos opostos masculino-feminino, quanto sexualidade, faltaria a representao do A como um 32 termo. Termo relativo ao simblico, precisamente aquele que propicia o surgimento do significante indicador do sujeito: evocado no campo do A, o sujeito surge como resultante do movimento de retorno da pulso, um significante em relao a outro significante, destacado do real. Sujeito dividido, vivo que vai morrer, parte de um ciclo reprodutivo.
" somente a que a relao dos sexos representada no nvel do inconsciente. Para o resto, a relao sexual fica entregue ao aleatrio do campo do A. Fica entregue s explicaes que se lhes dem ".

Esse 3 a termo, lembra Lacan, Joan Rivire introduzira ao rotular a atitude sexual feminina de "mascarada"...
"A_me v, na forma em que me agrada ser visto".

No h dois sexos: h um sexo flico, e h o Outro sexo; h um gozo sexual e um gozo do Outro - H um gozo atrelado ao significante, metafrico; e um gozo que desliza de significante em significante, metonmico. O primeiro atribudo ao homem e o segundo mulher, enquanto duas posies face a uma impossibilidade do ser: uma posio que mostra um simulacro do ser, e outra que aponta um vu revestindo a impossibilidade.12
186 LETRA FREUDIANA -Ano XI - n a 1 0 / l 1/12

Masoquismo feminino e um para alm da lgica flica

Para o homem: o objeto pequeno a onde se situa uma mulher desejada, aquela que propicia um gozo flico, sexual, do rgo. Para uma mulher: um gozo suplementar, do corpo todo, do ser, de Deus (ser supremo), alm do pequeno gozo do falo.
"H um gozo dela, desse ela que no existe e no significa nada. H um gozo dela sobre o qual talvez ela mesma no saiba nada a no ser que o experimenta - isto ela sabe''. "... h tempos que lhes suplicamos, que lhes suplicamos de joelhos. Eu falava da ltima vez das psicanalistas mulheres que tentem nos dizer, pois bem, nem uma palavra1."

Podemos concluir, ento, por uma conjuno que o "Masoquismo Feminino" realizaria entre o que do gozo e o que da mulher. O aparelho do gozo comanda por um imperativo, vindo do Outro. Do lado do homem, esse Outro vira um outro ou uma mulherzinha qualquer. Do lado de uma mulher, na fantasia do homem, ela um objeto servil ao seu gozo flico - masoquismo feminino. Mas, Lacan avana e pensa sobre o interesse das prprias mulheres em ficarem acomodadas - incomodadas neste lugar; desconfia da produo das analistas:
"Nossos colegas, as damas analistas, sobre a sexualidade feminina, elas nos dizem algo, mas ... no tudo. absolutamente contundente. Elas no fizeram avanar de um dedo a questo da sexualidade feminina. Deve haver uma razo interna para isto, ligada ao aparelho do gozo".

Temos do lado de uma mulher, no esquema da sexualizao, um gozo do falo na posio de ^t, em busca do que lhe falta. Essa barra sobre A aponta para o que no se pode dizer, algo barrado que no se articula ao significante. Mas uma mulher goza tambm de um significante que indica o / : pode misticamente gozar de Deus, de um significante do ser que supe um outro ser em falta, ou um furo no saber sobre o ser. especificamente o saber analtico que tem a funo de apontar esse no saber. O conceito de Inconsciente deixa isso evidente. E, no podendo falar no que no se inscreve como linguagem, tentamos falar da relao sexual no que ela tem de contingente e de impossibilidade. Tirsias ao ser argido sobre a verdade do gozo responde que o gozo amoroso se compunha de 10 partes, a mulher dele obtinha 09 (nove) e o homem apenas 01 (uma). Ou seja, Tirsias revela a mulher como sendo portadora de um gozo a mais. O que nos faz pensar nas razes de ocultao deste gozo a mais, presentes na noo de masoquismo feminino, como na produo psicanaltica que analisamos. Vu - Proteo de um gozo, sugerido mas vestido para cobrir seu horror. - Horror do desconhecido, do inominvel e da morte.

Referncias bibliogrficas
1. FREUD, Sigmund. O problema econmico do masoquismo, Ed. Standard Brasileira, 1924, vol. XIX, p. 297. 2. . Idem, p. 202. LETRA FREUDIANA -Ano XI - n s 10/11/12 187

Masoquismo feminino e um para alm da lgica fiica 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. . Idem, p. 203. . Sexualidade feminina. Ed. Standard Brasileira, 1924, vol. XXI, p. 261. , Idem, parte IV. BONAPARTE, M. Prazer ertico na mulher, itens II e IV DEUTSCH, H. Psiclogia de Ia mujer - Masoquismo Feminino - Passividade Feminina. LAMFL-HE-GROOT,J.SouffranceetJ(missance-MasochismeetNarcissisme, 1936. LACAN, J. crits, p. 725,729-30,732. LACAN, J.Sminaire62/63-L'Angoisse. LACAN, J. Seminrio Livro \\-Os4 conceitos fundamentais da psicanlise, pp. 182,188,253. LACAN,J.SeminrioLivro20-^/aw,aiWa-12,79,100-101,105.

188

LETRA FREUDIANA-An XI-n" 10/11/12

Anda mungkin juga menyukai