Anda di halaman 1dari 7

ADMINISTRAO DOS SERVIOS DE ENFERMAGEM E NORMAS, ROTINAS, MANUAIS, ELABORAO E UTILIZAO DA ENFERMAGEM.

Por ser considerada artes e cincias a Enfermagem, a cincia da administrao, principalmente na administrao de pessoal de enfermagem. Na evoluo tecnocientfica, o enfermeiro responsvel pela administrao de recursos materiais, visando a ser um burocrata, buscando sempre o resultado final, o paciente, com atendimento de qualidade.

O servio de Enfermagem deve seguir o organograma de cada Unidade de Sade - US. Existem vrios modelos de gesto, porm o mais adorado o da gesto participativa em que se estimula o fluxo de comunicao em todos os sentidos, tendo como fundamento:

- Mudanas nas organizaes tradicionais (polticas, econmicas e estruturais); - Organizaes; - Participao como novo paradigma da era ps- industrial - Novo modelo de liderana - Reengenharia das organizaes.

O organograma deve seguir tendo uma estrutura matricial, departamentalizao que tem como caractersticas: - Baixo nvel de formalizao; - Dupla ou mltipla subordinao; - Diversificao elevada; - Comunicao horizontal e diagonal.

Vale ressaltar que existe uma diferena entre gerenciar e liderar: Gerenciar: organizao de recursos materiais e Liderar: gerncia de pessoas.

O enfermeiro deve ter perfil a novas mudanas, treinamento constante dos integrantes da equipe, delegar funes, compartilha informaes, ser sensvel s diferenas sociais. De acordo

com a funo a exercer, enfermeiro deve ser gerente ou lder, ou assumir os dois papis simultaneamente. Na liderana deve dimensionar o pessoal pela qualificao profissional, adequando aos trabalhos quanto s experincias anteriores. Liderana influenciar pessoas a trabalhar com dedicao, amor e atingir os objetivos indentificados, para o bem comum.

Na gerncia de materiais devem ser usados fundamentos bsicos: previso, proviso, organizao e controle.

Previso: levantamento das necessidades da unidade de sade, identificando a quantidade para suprir as necessidades de cada unidade; Proviso: Reposia de materiais; Organizao: disposio dos materias; Controle: envolve quantidade de consumo, qualidade, conservao e reparos, at a proteo contra roubos, para a continuidade da assistncia ao paciente e a diminuio dos custos relacionados aos materiais. Custo o valor dos bens ou servios consumidos em produo de outros bens; Gastos o valor dos bens ou servios adquiridos pela instituio; Despesa o valor dos bens ou servios no relacionados a produo de outros bens em um determinado perodo; Desperdcio o consumo intencional que no foi direcionado produo de um bem ou servio.

Por isso na gerncia de pessoal devem ser levados em considerao o pessoal qualificado e capacitado que desempenha tarefas com menos desperdcios, maior eficincia e rapidez, gerando menos estresse e maior produtividade; material de boa qualidade gera menos gastos, pois reduz a margem de erros e agiliza procedimentos; controle do material, pessoal e equipamentos, evita desperdcio de tempo e dinheiro.

TEORIAS ADMINISTRATIVAS E TEORIAS DA ENFERMAGEM

As teorias divergem para cinco temas: pessoal, ambiente, estrutura, tarefas e tecnologias.

Teoria cientfica: Surgiu na revoluo industrial com base na diviso de trabalho, especializao do trabalhador, padronizao das tarefas, gratificao do salrio.

Teoria clssica: A organizao se estabelece adequando a estrutura e o funcionamento compatvel. As empresas tinham seis funes em comum: tcnica, contbil, comercial, financeira, segurana e administrativa. A funo administrativa tinha funo de prever o futuro e traar um projeto de ao, organizar de forma com o material da empresa. Enfatiza tambm a diviso de trabalho, liderana, autoridade, disciplina, remunerao, hierarquia e equidade. De modo a permanecer um preceito de idias eclesiticas e militares, de modo que concebe uma estrutura rgida, hierrquica, esttica e limitada.

Teorias das relaes humanas: preocupada com as relaes interpessoais, prioriza o bem estar, interao, os sentimentos dos indivduos e sua insero no grupo de trabalho, deixando de lado o rigor das regras compatveis com as teorias anteriores. A produtividade estava relacionada a fatores psicolgicos quando comparados aos fatores ambientais ( iluminao, ventilao), baseado nisso passou a saleintar a estrutura informal, onde o bem estar social passou a servir como incentivo a maior produo, contrariando teorias anteriores se baseando em recompensas salariais. Tratou a utilizar: motivao humana, liderana, comunicao, dinmica. O homem econmico desaparecera e passou a chama-se homem social.

Teoria burocrtica: Fortalecimento da estrutura organizacional, de forma a ordenar e controlar rigorosamente suas atividades, visando a eficincia como objetivo bsico, com enfoque na racionalizao e na adequao de instrumentos usados no objetivo desejado. Surgiu com o desapontar do capitalismo, recebendo influncia dos sociolgos que acreditavam que o trabalho rduo era ddiva de Deus e poupana para ostentar a vaidade. Recebeu influncias nas ideias protestantes, esta no se enquadra em um sistema social, mas tambm tem uma forma diferenciada de autordade e poder.

Teoria comportamentalista: Dar nfase ao comportameto do individuo e relaes interpessoais, priorizando a motivao humana, tem como pressusposto " homem administrador" deixando de lado o homem econmico, satisfazendo a melhor forma de realizar o trabalho e no mais da sua maneira satisfatria. Determinou que os homens possuem necessidades bsicas que dever ser priorizadas e outras que so secundrias, dispostas de forma hierrquica, sendo as necesidades fisiolgicas e de segurana como prioritrias, seguidas das necessidades sociais, autoestima e de autorealizao que so secundrias, que s poderiam estar presentes depois que a anterior fosse imediatamente sanada.

Teoria dos sistemas: trs vertentes: os sistemas existem dentro dos sistemas os sistemas so abertos as funes dos sistemas dependem de sua estrutura Esto relacionados e reage globalmente quando uma de suas partes estimulada, se caracterizam pela proposio de objetivos, globalismo, entropia, homestasia, tendendo ao desgaste e desintegrao levado pela entropia e ao equlbrio entre as partes garantindo o equilbrio.

* A entropia uma grandeza termodinmica . Ela mede a parte da energia que no pode ser transformada em trabalho e ento dissipada na forma de calor. Entalpia a grandeza fsica que descreve a energia interna total de um sistema (contedo calorfico de uma substncia qumica), a unidade da entalpia o Joule por mol.

Teoria contigencial: Uma mesma empresa funciona de formas diferentes em diferentes situaes, partindo desse ponto de vista, estudos concluram que as condies que uma organizao opera ditada de fora para dentro, ou seja, o ambiente externo contribui para estruturar os processos organizacionais.

Teoria de Enfermagem: Forma de relacionar conceitos, por meio do uso de definies que sejam tais ao desenvolvimento inter- relaes significativas para a descrio ou classificao da prtica. Conjunto de conceitos inter- relacionados que visualizam a sistemtica de um fenmeno, que, por sua natureza, explcito.

ORGANIZAO DOS SERVIOS DE ENFERMAGEM

A avaliao da qualidade se constitui em prtica nas organizaes pblicas e privadas, de qualquer porte, em materiais, produtos, processos ou servioes da rea de sade, indicadores eleitos para mensurar qualitativamente e quantitativamente estes indicadores quanto aos servios . a gesto de qualidade total e acreditao.

Indicadores: Valorizar o cumprimento dos objetivos e metas. Qualidade: conjunto de atributos que inclui um nvel de excelncia profissional, uso eficiente de recursos e satisfao por parte dos clientes, considerando os valores sociais existentes. O objetivo discutir e identificar as responsabilidades do profissional quanto a qualidade e organizao de sade, apresentar propostas para qualidade, diferenciar a qualidade na viso do paciente e na viso da enfermagem, sugerir propostas para integrar a qualidade na viso do enfermeiro e do cliente.

A qualidade nas organizaes de sade observa a busca de fatores diferenciados que outorguem credibilidade, avanos tecnolgicos e cientficos atualizados, com isso melhorias contnuas quanto a qualidade da assistncia. O avano tecnolgico permite programar e identificar dados dos indicadores com mais segurana as medidas adequadas em um centro cirrgico ou mudar a rota de um possvel problema.

um conjunto de atributos que inclui o nvel de excelncia profissional, uso eficiente de recursos, mnimo risco e alto grau de satisfao dos usurios, considerando-se essencialmente, os valores sociais e morais existentes.

Os indicadores de qualidade em uma instituio de sade so verificados na qualidade dos servios, mostrando resultados que evidencia na monitorao da qualidade.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS SERVIOS DE ENFERMAGEM

Possuem quatro caractersticas principais: Diferenciao, formalizao, centralizao e integrao.

Diferenciao: Diviso de trabalho que se divide em trs formas. Departamentos diferenciao horizontal: parte fsica Diferenciao vertical: n de nveis hierrquicos Diferenciao por tarefas especializadas

Formalizao: presena de regras, instrues, normas e regulamentos que pretendem determinar e controlar o comportamento dos trabalhadores. A diferenciao de cargos, manual e regras em geral podem diminuir a formalizao.

Centralizao: Distribuio de autoridade e do poder decisrio da empresa de acordo com a hierarquia. Uma organizao centralizada pode haver desvantagens em relao a descrentralizao, pois as pessoas situadas no topo da organizao esto afastadas dos trabalhadores e dos problemas cotidianos e a comunicao no adequada a minimizar as falhas, com possibilidade de erros e distores de informaes.

Integrao: meios utilizados para promover coordenao entre atividades desenvolvidas em cada departamento, para que todos estejam sintonizados ao objetivo da instituio. Quanto mais a estrutura for heterogenea maior a necessidade de integrao. A burocratizao pode dificultar o fluxo de informao e a tomada de deciso, deixando intervir em processos vitais, porm devem ser evitadas a informalidade em demasia para no faltar a direo dos objetivos na falta de informaes e tomada de deciso.

Falhas nas instituies: concentrao de poder, falhas de comunicao, demora nas respostas nos problemas emergenciais, estruturas verticais e centralizadas, custos e enfermeiras que usam prncipios de Escola tcnico cientfico e clssico no gerenciamento.

DENOMINAES DE ENFERMAGEM: Diretoria de Enfermagem, Departamento de enfermagem, diviso de enfermagem, coordenao de enfermagem, chefia de enfermagem. ESTRUTURA HIERRQUICA: Chefe de servio, assistente de chefia, superviso de enfermagem, enfermeira chefe, tcnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e secretarias.

* A responsvel tcnica (RT) a chefia do servio de enfermagem pelos servios de enfermagem em todo o hospital, responde legalmente no COREN por todas as atividades tcnicas e administrativas. Na maioria dos hospitais baseado no modelo Fayolismo, com poder centralizado, uma vez que so passados por todos os setores do hospital at chegar as pessoas detentoras do poder decisrio. O que geralmente no est de acordo com a deciso proferida, pois esto distantes do contato com os trabalhadores e com as situaes vivenciadas nos setores.

Quando a deciso formalizada de ordem descendente assim so distorcidas e se perdem e faz com que os trabalhadores no tenham um retorno imediato e os problemas no so resolvidos. E a maioria dos problemas tambm no so levados Chefia do Hospital, produzindo assim efeitos negativos instituio hospitalar, interferindo tambm na qualidade dos servios prestados.

Anda mungkin juga menyukai