Anda di halaman 1dari 6

Citar este texto: Rocha, Ana Paula (2010), A Comunidade de Prtica na Aprendizagem. A Colaborao em Educao.

As trajectrias da construo de uma identidade profissional. Instituto de Educao: Lisboa

A Comunidade de Prtica na Aprendizagem. A Colaborao em Educao. As trajectrias da construo de uma identidade profissional.

Realizado com base em textos de Etienne Wenger e Andy Hargreaves

2010

ndice

Introduo A relao entre comunidade de prtica na aprendizagem, segundo Wenger, e a colaborao em educao, segundo Hargreaves A relevncia das trajectrias da construo de uma identidade profissional na teoria de Wenger. Concluso Referncias

2 3 4

Ana Paula Rocha: A Comunidade de Prtica na Aprendizagem. A Colaborao em Educao. As trajectrias da construo de uma identidade profissional.

ii

Ana Paula Rocha: A Comunidade de Prtica na Aprendizagem. A Colaborao em Educao. As trajectrias da construo de uma identidade profissional.

Introduo
Segundo Wenger refere, no seu stio da internet, o termo community of practice foi criado recentemente apesar de se relacionar com um fenmeno antigo, porm, temse revelado til no sentido de permitir uma perspectiva relevante sobre a aprendizagem e o saber. Hargreaves, por seu turno, destaca a colaborao, por oposio colegialidade artificial, como a medida mais virtuosa para melhorar a escola e provocar o desenvolvimento profissional e do currculo. Definir o que o conceito de comunidade de prtica na aprendizagem, segundo Etienne Wenger, e de colaborao em educao, segundo Hargreaves, o ponto de partida para cumprir o objectivo deste trabalho: estabelecer as relaes entre estes dois conceitos no contexto do ensino. No texto que se segue iremos ainda apresentar um comentrio crtico fundamentado sobre a relevncia das trajectrias da construo de uma identidade profissional.

A relao entre comunidade de prtica na aprendizagem, segundo Wenger, e a colaborao em educao, segundo Hargreaves
As comunidades de prtica so constitudas por grupos de pessoas que tm certos factores em comum. Wenger refere que estes tm de, necessariamente, estar relacionados com os seguintes elementos: the domain - um certo domnio ou campo de interesses e uma competncia especfica partilhada pelos seus membros; the community - o estabelecimento de relaes e interaces regulares em comunidade que os envolvero em actividades conjuntas, discusses, entreajuda; e the practice o facto de partilharem uma prtica comum por terem um repertrio de recursos comuns. , ao desenvolverem os elementos mencionados em paralelo, que os seus membros cultivam uma certa comunidade o que provocar a aprendizagem entre todos, segundo o autor. O conceito de colaborao em educao, do ponto de vista de Hargreaves, o modelo, segundo o qual, os professores colaboram entre si, por sua prpria iniciativa, enquanto grupo social. A sua tendncia para ser voluntria, uma vez que as relaes de trabalho no so de constrangimento nem de coao, isto , no so calendarizadas

-1-

Ana Paula Rocha: A Comunidade de Prtica na Aprendizagem. A Colaborao em Educao. As trajectrias da construo de uma identidade profissional.

administrativamente, mas, sim, susceptveis de se desenvolverem de uma forma agradvel e proveitosa. So os professores que estabelecem as tarefas e as finalidades do seu trabalho em conjunto e podem revestir-se de um carcter imprevisvel. So orientadas para o desenvolvimento porque se prolongam no tempo, tendo reflexos na melhoria da prtica profissional. Por conseguinte, tanto Wenger como Hargreaves, apontam a colaborao e as comunidades de prtica como uma forma de colegialidade no artificial, ocasional, de associao por grupo ou simples participao em equipa, mas sim como um modelo em que a negociao, o dilogo, a mutualidade e a confiana entre todos os intervenientes, insere a diferena, uma vez que permite aos professores aprender uns com os outros numa partilha de saberes que amplia o conjunto das suas competncias, fomentando o desenvolvimento profissional dos mesmos e das escolas. Tanto o modelo de Hargreaves, como o de Wenger, so frmulas de colaborao que podem impulsionar e desenvolver projectos escolares, programas de interveno educativa centrados em problemas especficos, ou contribuir para a concretizao de projectos de investigao. Ambos os autores partilham uma concepo de colaborao que se constitui como orientada para um conhecimento mais eficaz e para uma aprendizagem que melhora a educao e o desenvolvimento profissional ao longo da vida.

A relevncia das trajectrias da construo de uma identidade profissional na teoria de Wenger.


A participao em comunidades desenvolve uma identity of participation de acordo com Wenger, ou seja, uma identidade constituda atravs das relaes de participao. Para os indivduos participarem efectivamente em comunidades de prtica tem de existir um empenhamento mtuo (mutual engagement), um empreendimento partilhado (a joint enterprise) e um reportrio partilhado (shared repertoire) existindo uma ligao muito forte entre a construo da identidade, do eu, e o g rau de participao na prtica em comunidades. Portanto, a identidade de um profissional constitui-se pela riqueza e complexidade da prtica. Uma vez que atravessamos uma sucesso de formas de participao nas comunidades de prtica, as nossas identidades delineiam trajectrias de vrios tipos.

-2-

Ana Paula Rocha: A Comunidade de Prtica na Aprendizagem. A Colaborao em Educao. As trajectrias da construo de uma identidade profissional.

Estas apresentam uma coherence through time that connects the past, the present, and the future constitundo a nossa identidade professional. (Wenger, p. 154, 1998) Parece-nos de enorme relevncia partilhar actividades em comunidade pela circunstncia de, em primeiro lugar, nos dar um sentimento de pertena e, em segundo lugar, nos ajudar a construir o conhecimento por via de uma aprendizagem partilhada, potenciada pelo pensamento reflexivo. As trajectrias individuais de aprendizagem podem transportar, de umas para outras, as vivncias construdas em comunidades diferentes, gerando, assim, uma rede de influncias que melhora o desenvolvimento profissional individual e colectivo. A nossa experincia aponta no sentido da mais valia que representam as diferentes constelaes de prticas em comunidades diversas, mesmo naquelas que se constituem como colegialidades artificiais (segundo a designao de Hargreaves), uma vez que tambm so necessrias no desenvolvimento do trabalho colectivo, na aferio de procedimentos que se pretendem comuns. Numa entrevista a Etienne Wenger, qual acedemos online, este refere que a web tambm abriu o campo para as comunidades de uma forma incrvel. De certa forma, o conceito de comunidade de prtica est muito bem alinhado com a forma como a web funciona. Ligamo-nos s pessoas, no porque vivem na nossa rua ou porque trabalham no nosso piso, mas porque estamos interessados em interagir e aprender. Por isso a web adequa-se muito bem s comunidades de prtica. No podemos discordar do autor, at pela circunstncia de que a modernidade aponta para a construo, cada vez mais usual, de comunidades virtuais. Estas no tm de ser disfuncionais (o que poder suceder se forem muito massivas no nmero de participantes), antes pelo contrrio, permitem uma liberdade aos cooperantes que decorre, logo partida, da flexibilidade da gesto temporal e da inexistncia de constrangimentos geogrficos. Podem, por conseguinte, ser muito mais globais e enriquecidas pelos seus participantes de origens e com experincias muito diversas e levar construo de trajectrias individuais engrandecidas por vivncias em diferentes comunidades de prtica, sejam elas virtuais ou no.

Concluso

A colaborao em comunidades de prticas surge como uma rede de indivduos que partilham um domnio, ou interesses comuns, sobre os quais interagem, partilhando recursos, experincias, problemas, solues, metodologias. Tanto no conceito de Wenger, como no modelo de Hargreaves, a associao entre profissionais, com vista ao

-3-

Ana Paula Rocha: A Comunidade de Prtica na Aprendizagem. A Colaborao em Educao. As trajectrias da construo de uma identidade profissional.

trabalho colaborativo, resulta na melhoria do conhecimento dos participantes de uma comunidade e no desenvolvimento do seu conhecimento. Ambos os modelos destes autores trazem benefcios ao ensino, seja pela aprendizagem informal, contnua, cclica, que flui - a qual pode ocorrer sem ter sido planificada seja pela aquisio de conhecimento que constituiu o propsito da criao de uma determinada comunidade.

Referncias

Entrevista online a Etienne Wenger sobre Comunidades de prtica datada de 3/11/2003: http://www.knowledgeboard.com/cgi-bin/item.cgi?id=458 [acedido pela ltima vez a 20 de Novembro de 2010] HARGREAVES, Andy (1998), Os professores em tempos de mudana o trabalho e a cultura dos professores na idade Ps-moderna, Alfragide, Mc Graw Hill.

WENGER, Etienne [stio da internet do autor] http://www.ewenger.com/theory/ [acedido pela ltima vez a 20 de Novembro de 2010] WENGER, Etienne (1998). Communities of practice: learning, meaning, and identity. Cambridge: Cambridge University Press.

Ana Paula Rocha

-4-

Anda mungkin juga menyukai