Anda di halaman 1dari 4

Dos Bens Reciprocamente Considerados

Art. 92. Principal o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente; acessrio, aquele cuja existncia supe a do principal .

Bem principal - o que existe por si prprio, exercendo sua funo e finalidade sem depender de outro. Ex.: O solo.

Bem acessrio - o que, para existir juridicamente, supe a existncia de um bem principal. - Nos imveis, o solo o bem principal, sendo acessrio tudo aquilo o que nele se incorporar permanentemente. Ex.: Uma rvore plantada ou uma construo. - Nos mveis, principal aquele bem para o qual os outros de destinam, para fins de uso, enfeite ou complemento. Ex.: Numa jia, a pedra acessrio do colar.

Tal distino se aplica tambm aos bens incorpreos.

Art. 93. So pertenas os bens que, no constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao servio ou ao aformoseamento de outro .

J visto no art. 79.

Pertenas - So bens acessrios destinados, de modo duradouro, a conservar ou facilitar o uso ou prestar servio, ou, ainda, a servir de adorno do bem principal sem ser parte integrante. So todos os bens mveis que o proprietrio empregar intencionalmente na explorao industrial de um imvel, no seu aformoseamento ou na sua comodidade. Ex.: Moldura de um quadro que ornamenta o interior de um banco; piano num conservatrio; acessrios de automvel expostos numa concessionria; pra-raios de uma casa; rgo de uma igreja; mquinas de uma fbrica; trator em uso numa fazenda etc.

Partes integrantes - So acessrios que, unidos ao principal, formam com ele um todo, sendo desprovidos de existncia material prpria, embora mantenha sua identidade. Ex.: lmpadas de um lustre; frutos e produtos enquanto no separados da coisa principal; rodas e motor de um automvel etc.

Art. 94. Os negcios jurdicos que dizem respeito ao bem principal no abrangem as pertenas, salvo se o contrrio resultar da lei, da manifestao de vontade, ou das

circunstncias do caso.

Como as pertenas no so partes integrantes do bem principal, os negcios jurdicos alusivos a ele no as alcanaro, salvo se isso for determinado por lei, por manifestao de vontade ou for imposto pela circunstncia.

A relao de pertencialidade s existe entre coisas e no entre direitos.

Art. 95. Apesar de ainda no separados do bem principal, os frutos e produtos podem ser objeto de negcio jurdico.

Frutos - So utilidades que a coisa produz periodicamente, mantendo-se intacta a substncia do bem que as gera. So os produtos que, periodicamente, nascem e renascem da coisa, sem causar-lhe destruio no todo ou em parte. Ex.: o algodo, a l, o leite etc.

Classificao dos frutos

a) Quanto sua origem: - naturais - quando se renovam periodicamente pela prpria fora orgnica da coisa, sem contudo perder essa caracterstica se o homem usar processos tcnicos para melhorar a sua qualidade ou aumentar a produo. Ex.: frutos de uma rvore, crias dos animais etc. - industriais - advm do engenho humano. Ex.: os produtos feitos numa fbrica. - civis - quando se trata de rendimentos oriundos da utilizao de coisa frutfera por outrem que no o proprietrio. Ex.: rendas, aluguis, juros, dividendos e foros.

b) Quanto ao seu estado: - pendentes - se ligados coisa que os produziu. - percebidos - se j separados. - estantes - os armazenados em depsitos para expedio ou venda. - percipiendos - os que deviam ser mas no foram percebidos. - consumidos - os que no mais existem, por j terem sido usados.

Rendimentos - So os frutos civis, ou prestaes peridicas em dinheiro, decorrentes da concesso do uso e gozo de um bem que uma pessoa concede a outra.

Produtos - So utilidades que se pode retirar da coisa, alterando a sua substncia, com a

reduo da quantidade at o esgotamento, porque no se reproduzem periodicamente. Ex.: petrleo de um poo, pedras de uma pedreira etc.

Art. 96. As benfeitorias podem ser volupturias, teis ou necessrias .

1 So volupturias as de mero deleite ou recreio, que no aumentam o uso habitual do bem, ainda que o tornem mais agradvel ou sejam de elevado valor. 2 So teis as que aumentam ou facilitam o uso do bem. 3 So necessrias as que tm por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore .

Benfeitorias - So obras e despesas que se fazem num bem mvel ou imvel para conserv-lo, melhor-lo ou embelez-lo.

Elas podem ser: - Necessrias - So obras indispensveis conservao do bem, para evitar a sua deteriorao. Ex.: cerca de arame farpado colocada para proteger a agricultura; servio num alicerce de uma casa que cedeu; reconstruo de um teto que cedeu com a chuva etc. - teis - So as que visam aumentar ou facilitar o uso do bem, apesar de no serem necessrias. Ex.: instalao de aparelho sanitrio moderno; construo de uma garagem etc. - Voluptrias - So as de mero deleite ou recreio, tendo como objetivo to-somente dar comodidade quele que a fez. No tm qualquer utilidade, pois so obras feitas para embelezar a coisa. Ex.: construo de uma piscina numa casa particular; revestimento em mrmore de um piso de cermica em bom estado; decorao luxuosa de um aposento etc.

Dependendo das caractersticas do uso, as benfeitorias voluptrias podem passar a ser consideradas teis ou at a necessrias. Ex.: Se uma piscina feita numa casa particular para ser usada no tratamento de um paraplgico, ela til. Se o paraplgico manda fazer rampas para ter acesso piscina em sua cadeiras de rodas, essa rampa considerada necessria.

Art. 97. No se consideram benfeitorias os melhoramentos ou acrscimos sobrevindos ao bem sem a interveno do proprietrio, possuidor ou detentor .

Seria o caso, por exemplo, do aumento de uma rea de terra em razo do desvio natural de um rio. Trata-se de uma acesso natural.H benefcio da terra, mas no se trata de uma benfeitoria, pois o proprietrio em nada contribui para isso com seu esforo ou com seu

patrimnio.

A acesso natural o aumento do volume ou do valor do bem devido a foras eventuais. Em virtude disso, no indenizvel. Por ser coisa acessria, segue o destino da principal.

Formas de acesso natural em relao propriedade imvel: formao de ilhas, aluvio, avulso e abandono de lveo.

Diferena: A acesso altera a substncia do bem, enquanto a benfeitoria apenas objetiva a sua conservao ou valorizao ou o seu maior deleite.

Anda mungkin juga menyukai