Anda di halaman 1dari 2

Manual de Instrues

ESPECIFICAES
Gama Incremento Menor Mtodo de Anlise Tamanho da Amostra Nmero de Testes Dimenses da Mala Peso de Transporte 0 a 2.5 mg/L (ppm) Cloro 0.5 mg/L (ppm) Cloro Colorimtrico 5 mL 50 (mdia) 220x145x55 mm 205 g

INSTRUES
LEIA TODAS AS INSTRUES ANTES DE USAR O ESTOJO DE TESTES. Adicione 5 gotas de Reagente 1, 2 gotas de reagente 3 e 3 gotas de Reagente 2 ao cubo de comparao de cr.

REFERNCIAS
Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 18a Edio, 1992, pginas 445-446.

HI 3831T Estojo de Testes para Cloro Total

SADE E SEGURANA
Os qumicos contidos neste estojo de testes podem ser prejudiciais se manuseados incorrectamente. Leia a Ficha de Segurana antes de efectuar os testes.

SIGNIFICADO E USO
www.hannacom.pt

Encha o cubo de comparao de c at marca de 5 mL com amostra de gua. Coloque a tampa novamente e misture agitando o cubo cuidadosamente em circulos e invertendo vrias vezes. Determine qual a cr da paleta que melhor corresponde soluo no copo e registe os resultados de cloro total em mg/L (ppm). CLORO RESIDUAL A concentrao de cloro residual na amostra determinada subtrando o resultado de Cloro Livre (HI 3831F) ao resultado de Cloro Total (HI 3831T).

Estimado Cliente, Obrigado por escolher um produto Hanna Instruments. Por favor leia atentamente este manual de instrues antes de utilizar o Estojo de Testes qumicos. Este manual fornece-lhe a informao necessria para o correcto uso do estojo. Retire o estojo de testes qumicos da embalagem e examine-o cuidadosamente de modo a assegurar-se que no ocorreram danos durante o transporte. Em caso de verificar danos, notifique o revendedor. Cada estojo fornecido com: 1 cubo para comparao de cr; Reagente 1 (20 mL); Reagente 2 (15 mL); Reagente 3 (15 mL). Nota: Qualquer item defeituoso deve ser devolvido nas suas embalagens originais com os acessrios fornecidos.

Nas piscinas e redes de gua potvel, o cloro serve para matar ou desactivar micro-rganismos geradores de doenas. Pode ainda melhorar a qualidade da gua reagindo com amnia, ferro, sulfitos e algumas substncias orgnicas. No entanto, uma concentrao excessiva de cloro na gua pode originar condies adversas como a formao de clorofrmio cancergeno ou outras txinas. Para maximizar o objectivo da clorizao e minimizar quaisquer efeitos negativos, essencial controlar de perto os nveis de cloro. O Estojo de Teste para Cloro da Hanna determina a concentrao de Cloro Total na gua atravs do cubo de cr. Isto torna o estojo prtico para testes em campo. De modo a que este teste funcione correctamente no podem estar presentes na amostra de gua bromo ou iodo.

REACO QUMICA
A adio de Cloro na gua produz cidos hidroclrico e hipoclrico. O cido hipoclrico age como um agente desinfectante e desclorante. A formao de cloraminas e de tricloreto de nitrognio ocorrer se estiver presente amnia. Estes so conhecidos como cloro residual. O cloro total medido por um mtodo colorimtrico. A reaco tamponizada a aproximadamente pH 6.3; na presena de uma quantidade excessiva de ies de iodeto, o DPD (N,N-diethyl-p-phenylenediamine) oxidado pelo cloro produzindo uma colorao avermelhada. A intensidade de cr da soluo determina a concentrao decloro total.
IMPRESSO EM PORTUGAL ISTR3831TR1PO 03/02

Anda mungkin juga menyukai