Anda di halaman 1dari 20

DEGRADAO AMBIENTAL URBANA: ALGUMAS CONSIDERAES

Desrespeito legislao ambiental, contaminao de bacias hidrogrficas, equvocos quanto deposio de resduos slidos, eroso e desmatamentos so alguns exemplos dos problemas vivenciados pela sociedade atual, principalmente nos grandes centros urbanos, fruto do modo de vida capitalista empreendido por essas sociedades. A degradao do ambiente e, consequentemente, a queda da qualidade de vida se acentuam onde o homem se aglomera: nos centros urbanos industriais (Mendona, 2010, p. 10), isso ocorre devido a falta de planejamento quanto ao uso e ocupao do solo, conseqncia do intenso crescimento das cidades, fazendo com que essa degradao interfira na qualidade de vida da populao e altere de forma latente os ecossistemas locais. Degradao ambiental, segundo a Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente Lei n 6938 de agosto de 1981, no inciso II do art. 3, a alterao adversa das caractersticas do meio ambiente. Assim, as transformaes causadas ao meio ambiente a partir da ao humana ocasionando conseqncias danosas ao mesmo, gerando a deteriorizao da qualidade ambiental so conceituadas como degradao ambiental. J o conceito de meio ambiente urbano definido por Rodrigues (1998) o conjunto das edificaes, com suas caractersticas construtivas, sua histria e memria, seus espaos segregados, a infraestrutura e os equipamentos de consumo coletivo (p. 105). Nesse sentido, o meio ambiente urbano o espao construdo, modificado, em oposio ao meio natural que acaba perdendo espao nas cidades.
Neste findar de sculo, o meio ambiente natural est cada vez mais ausente no meio ambiente urbano, porque dele foi banido atravs das formas concretas de desenvolvimento (enterrando-se os rios, derrubando-se vegetao, impermeabilizando terrenos, caladas, ruas, edificando-se em altura - criando solo urbano, etc.). O meio ambiente urbano parece, assim, referir-se ao ambiente construdo (Rodrigues, 1998, p. 90).

O homem, para suprir suas necessidades de moradia, trabalho, utiliza-se de determinado espao, apropriando-se do mesmo e modificando-o para os seus fins. Os problemas ambientais surgem em decorrncia dessas transformaes empreendidas pela ao humana no ato de produzir o lugar, a fim de garantir as condies necessrias para sua sobrevivncia, como nos afirma Carlos (2008, p. 45):

A cidade enquanto construo humana, produto social, trabalho materializado, apresenta-se enquanto formas de ocupaes. O modo de ocupao de determinado lugar da cidade se d a partir da necessidade de realizao de determinada ao, seja de produzir, consumir, habitar ou viver

Assim, a ocupao do solo, se d no sentido de criar uma estrutura de apoio para o exerccio das atividades humanas:
Para exercer a atividade de trabalhar, o homem constri fbricas, escritrios e oficinas; para divertir-se e recrear-se, constri parques, cinemas, clubes; para instruir-se, alimentar-se, zelar por sua sade ou governar-se, constri escolas, teatros, mercados, reparties pblicas, hospitais, prises, etc; para habitar, constri residncias e prdios de apartamentos. Para circular, constri avenidas e estradas (VILLAA, 1978, p. 09-10).

Segundo Pereira (2001, p.35), ao produzir o espao urbano, a sociedade se apropria da natureza e a transforma, criando mercadorias desejveis e indesejveis, isto , atravs do ato de produzir o espao urbano, o homem transforma-o, gerando atravs dessa transformao alguns aspectos negativos, prejudiciais ao ambiente. Assim, a compreenso da questo ambiental passa, portanto, pela compreenso da complexidade do processo de apropriao, produo e consumo do espao (idem). Logo, os problemas ambientais devem ser analisados no somente a partir da relao homem/natureza, mas tambm, a partir da relao homem/homem, uma vez que, os problemas ambientais dizem respeito s formas como o homem em sociedade apropria-se da natureza (Rodrigues, 1998).
Assim, a cidade aparece como um bem material, como uma mercadoria consumida de acordo com as leis de reproduo do capital. O processo de produo da cidade tem por caracterstica fundamental produzir um produto que fruto do processo social de trabalho, enquanto processo de valorizao, que aparece sob a forma de mercadoria, que se realiza atravs do mercado; isto , comprada e vendida no mercado imobilirio enquanto mercadoria (Carlos, 2008, 27-28).

Com o crescimento desordenado das cidades e a deteriorao da qualidade de vida nos centros urbanos, o meio natural, passa a ser um dos principais elementos de venda que alimenta a especulao imobiliria, uma vez que o meio ambiente natural se torna escasso e desejado na cidade.
O meio ambiente natural tem sido (re)incorporado como demonstrativo de qualidade de vida que pode ser comprada como: o ar puro e/ou a possibilidade de morar prximo ao verde, ao sossego etc. dos loteamentos modernos ou ao lazer dos parques pblicos ou de prdios inteligentes (Rodrigues, 1998, p. 90).

Nesse sentido, as desigualdades sociais e econmicas e os diversos interesses dos atores sociais na produo do espao, so alguns fatores que contribuem para o desencadeamento da degradao ambiental. Diante do exposto, entende-se que a degradao ambiental fruto, dentre outros fatores, da ocupao indiscriminada do solo urbano, da precariedade de servios bsicos e da falta de polticas ambientais efetivas. Assim, o espao produzido nas grandes cidades traz consigo alguns problemas ambientais como a reduo da cobertura vegetal, assoreamento e contaminao de rios, impermeabilizao do solo, corroborando para a constatao de que a degradao ambiental est intimamente ligada interao entre o meio natural e o construdo.

DEGRADAO AMBIENTAL URBANA EM BELM E ANANINDEUA

Para uma melhor qualidade de vida no meio urbano imprescindvel levar em conta o equilbrio entre o espao natural e o espao construdo, pois salienta Mascar & Mascar (2002), que esse equilbrio essencial para a qualidade de vida da populao, uma vez que em relao aos aspectos ambientais da vegetao a contribuio se d na melhoria dos ambientes urbanos atravs da amenizao da radiao solar, modificao da velocidade e direo dos ventos, alm de atuar como barreira acstica e contribuir para a reduo da poluio do ar. A relevncia dessa premissa est na questo de que, os centros urbanos, na atualidade, possuem poucas reas que demonstram a qualidade de vida atravs dos espaos preservados. Na maioria dos centros urbanos esses espaos tidos como naturais esto restritos a escassas praas e bosques e a algumas ruas arborizadas. As cidades de Belm e Ananindeua so hoje, reas com alto teor de urbanizao. Entre 1980 e 2000 Belm cresceu a uma taxa de 3,6% ao ano concentrando, segundo dados do IBGE (2000), 1,8 milhes de habitantes. J Ananindeua, no mesmo perodo, cresce a uma taxa de 12% ao ano (FAURE, 2002). Isso acaba por gerar inmeros problemas como a saturao das reas urbanizadas existentes, a inadequao das polticas institucionais responsveis pelo planejamento urbano (FAURE, TRAN, GARDEL, POLIDORE, 2003). Esses fatores acabam refletindo na qualidade do ambiente urbano que sofre com a diminuio dos espaos naturais, uma vez que, esses espaos precisam ser usados para algum fim, em sua maioria, para a construo de prdios comerciais e residenciais.

Esse modelo de desenvolvimento empreendido nos centros urbanos traz como conseqncia srios problemas ambientais, que contribuem para a m qualidade de vida dos habitantes das cidades, como salienta Lombardo (1985, p. 16):
A urbanizao desordenada causa problemas ecolgicos: o desequilbrio crescente entre a populao e os meios materiais e, em contrapartida, a contaminao em todas as suas manifestaes. A natureza humanizada, atravs das modificaes do ambiente, alcana maior expresso nos espaos ocupados pelas cidades, criando um ambiente artificial.

Assim, pode-se concluir que toda ao humana sob o meio, acaba por gerar algum tipo de alterao que por sua vez ir gerar algum impacto, que dependendo do nvel, trar conseqncias negativas ao meio modificado, devido aos diversos graus de agresso (Reis, Costa & Mouro, 2006). A presena de florestas nas grandes cidades um importante indicador de qualidade de vida. As florestas urbanas so fundamentais para o lazer e recreao da comunidade em geral, alm de diminuir os efeitos do calor excessivo, reduzir a poluio do ar, proteger as bacias hidrogrficas e mananciais de gua, conservar o solo contra a eroso, entre outros benefcios (Leo, Alencar e Verssimo, 2007). No trabalho Belm Sustentvel 2007, Leo, Alencar e Verssimo (2007) utilizam a conceituao de vrios autores para esclarecer o que so florestas urbanas:
De acordo com Miller (1997), floresta urbana a soma de toda vegetao lenhosa que circunda e envolve os aglomerados urbanos desde pequenas comunidades at grandes regies metropolitanas. Para Nowak (2001), as florestas urbanas so ecossistemas compostos pela interao entre sistemas naturais e sistemas antropogenicos. Grey e Deneke (1992) consideram floresta urbana toda vegetao presente nas ruas, residncias, praas, parques e UPAs, cujos benefcios para a populao so a esttica e os servios ambientais a elas associados.

Dados do Imazon revelam que de 2001 para 2005 a rea de floresta por pessoa sofreu uma queda, demonstrando o aumento das reas desmatadas na Regio Metropolitana de Belm, que em 2001 possua 211 metros quadrados de floresta por pessoa, j em 2005, esse nmero cai para 176 metros quadrados por pessoa. Assim, na Regio Metropolitana de Belm, a rea per capita de floresta sofreu uma reduo de 31 metros quadrados entre 2001 e 2005. O municpio de Belm possui o menor ndice de floresta per capita: apenas 85 metros quadrados por pessoa, em seguida est Ananindeua com 151 metros quadrados. Santa Brbara possui o melhor ndice dos municpios que compem a Regio Metropolitana de Belm, com um ndice de 6.219 metros quadrados por pessoa (Idem).

Atravs da anlise de vrios estudos sobre o ndice de cobertura vegetal no municpio de Belm, infere-se que em alguns bairros esse nvel est abaixo do padro aceitvel. De acordo com Lombardo (1985), estima-se que o ndice de cobertura vegetal aceitvel deve ser de no mnimo 30%, sendo o recomendvel para manter o equilbrio trmico em reas urbanas, j um ndice de arborizao inferior a 5% inferem caractersticas semelhantes a um deserto. Atravs dos estudos realizados, mostra-se uma disperso da cobertura vegetal no municpio de Belm e tambm escassez de reas verdes em vrios lugares, chega-se a essa concluso atravs de dados de pesquisas em alguns bairros do municpio. Dos 73 bairros que compem o municpio de Belm foram reconhecidos estudos em seis bairros, alm de uma pesquisa na rea central do municpio que analisou o ndice de cobertura vegetal atravs dos distritos que compem a rea central.

FIGURA X MAPA DOS BAIRROS DE BELM

Fonte: BELM (1996).

O Bairro da Cremao apresenta um ndice de cobertura vegetal de 9,92%, o que, atravs da pesquisa conclui-se que no referido bairro a vegetao encontra-se reduzida e mal distribuda e a carncia de reas verdes acaba comprometendo a qualidade de vida da populao residente. A perda da cobertura vegetal do bairro da Cremao est intimamente ligada a seu histrico de ocupao, caracteriza-se como bastante antiga, pertencente a Primeira Lgua Patrimonial do municpio de Belm (Dantas & Oliveira, 2007). No Bairro do Parque Verde localizado no Distrito Administrativo do Bengu-DABEN, o ndice de cobertura vegetal constatado foi de apenas 14,83% na rea total do bairro. A perda gradativa da vegetao ocorre durante o processo de urbanizao da rea, que ocorreu a partir da dcada de 1980. A construo de condomnios residenciais pelos atores imobilirios e assentamentos ilegais, so alguns dos fatores que contribuem para o baixo ndice de cobertura vegetal, uma vez que se utiliza de reas antes ocupadas pela vegetao nativa. A classificao da vegetao arbrea do bairro do Parque Verde estudada atravs das propostas de Pivetta & Filho (2002) que enquadra essa vegetao em quatro categorias de anlise: arborizao de parques, praas e jardins; arborizao de reas privadas; arborizao nativa residual; arborizao de ruas e avenidas. Os parques, reas destinadas ao convvio social e ao lazer, inexistem no bairro do Parque Verde, segundo o estudo empreendido. As praas pblicas, com a funcionalidade de lazer e recreao tambm no fazem parte do ambiente, devido a necessidade de utilizao do solo pela populao socialmente excluda e para atender as necessidades dos agentes imobilirios. So predominantes no bairro a arborizao de reas privadas, incluindo nessa categoria os jardins de decorao e representao, as reas verdes particulares, praas e quintais pertencentes a clubes, indstrias, condomnios horizontais e conjuntos residenciais populares. A arborizao nativa residual observada no bairro, em terrenos privados de pessoas jurdicas, que ainda no foram ocupados. A arborizao de ruas e avenidas no bairro do Parque Verde encontrada somente nos canteiros centrais da Rodovia Augusto Montenegro, sendo escassa, ou mesmo ausente nas outras reas do bairro (Correa & Costa, 2009).

FIGURA X - MAPA DA COBERTURA DO BAIRRO PARQUE VERDE

Fonte: ORG: RODRIGUES, CORRA & COSTA, 2008.

Nos Bairros da Pedreira e Marambaia, com o intuito de compreender a espacializao da cobertura vegetal dos dois bairros, verificou-se no Bairro da Pedreira, um ndice de cobertura vegetal de 4,65%, que corresponde a 2,48m de rea arborizada por habitante, reflexo da falta de planejamento com vista a uma boa qualidade devida. A disposio da vegetao se faz de forma isolada e dispersa, j que a disposio das rvores, em sua maioria se d em quintais e pequenos pontos das caladas, conforme classificao de Jim (1989) que atravs de estudos realizados em Hong Kong, criou uma forma de classificao das manchas de
cobertura vegetal, definindo-as em trs tipos: isolada, linear e conectada. Os critrios para tal classificao foram, a forma da cobertura vegetal, a conectividade e a contigidade . Apesar do baixo

ndice de cobertura vegetal detectado no bairro, verificaram-se dois corredores arborizados e adequados ao espao urbano, possuindo uma vegetao conectada e contnua, presentes quase que totalmente na Avenida Marqus de Herval e em alguns quarteires da Avenida Pedro

Miranda. A vegetao na Avenida Marqus de Herval composta por rvores de grande porte, que promovem sombreamento, acompanhada por uma via de circulao de pedestres e ciclistas, o que faz da rea um ambiente com certo conforto trmico, apesar de ser cercada pelo asfalto, concretos e edificaes. A arborizao na Avenida Pedro Miranda centraliza-se no permetro que corresponde a Travessa Humait at a Lomas Valentina. Esses so os dois corredores que representam a cobertura vegetal do bairro da Pedreira. H pequenos trechos arborizados no bairro, porm, no com a mesma expressividade que os citados. Estes trechos ocorrem na Avenida Dr. Freitas, a Travessa Baro do Triunfo e em um curto arruamento na Vila do Arame, que apresenta um canteiro central com rvores de grande porte. Outra deficincia verificada no bairro a ausncia de praas, demonstrando a carncia de espaos para a realizao de atividades ldicas, culturais e de educao ambiental, que consistiria numa melhoria da qualidade de vida da populao do bairro. Verificou-se somente a Praa Eduardo Angelim, j parcialmente impermeabilizada, com a presena de algumas rvores, o que obviamente no atende a necessidade da totalidade do bairro. Verificou-se tambm a ausncia de parques e clubes, resultado de uma desestruturao dos espaos verdes. Essa carncia de espaos verdes so reflexos da configurao espacial desordenada, sem planejamento ou preocupao para a implementao e conservao de espaos verdes (Borges & Marim, 2010). J no Bairro da Marambaia, o ndice de cobertura vegetal foi de 11,56%, o que compreende a 9,32m por habitante, demonstrando que, embora possua um ndice visivelmente superior ao bairro da Pedreira, est longe de possuir as condies ideais de arborizao. Este ndice j foi mais elevado, conforme estudos de (Souza et. al. 2004) sendo de 13, 23% em sua rea total, decrescendo em funo da especulao imobiliria e comercial, e tambm a falta de planejamento urbano. O bairro possui diversas praas e reas remanescentes de mata nativa, abrangendo uma poro de cobertura vegetal aprecivel em nvel de bairro. Apesar da perda considervel da cobertura vegetal, fruto da dinmica de expanso urbana, o modelo de ocupao do bairro no promoveu de forma acentuada a devastao das reas verdes. A constituio de reas verdes adotada no bairro historicamente tem influncia em considerar grandes reas destinadas ao verde, pois nessa formao j h certo planejamento em resguardar essas reas (Borges & Marim, 2010, p. 64). A distribuio irregular da vegetao encontrada principalmente em reas como, o Conjunto Mdice, o Conjunto da COHAB, o Parque Ecolgico do Municpio de Belm- PEMB e a rea de Lazer ST/SGT GU Belm, pertencente ao exercito. As outras reas de mancha verde encontram-se

dispersas no bairro. Segundo a classificao de Jim (1989), o bairro da Marambaia possui cobertura vegetal Isolada, Linear e Conectada. A vegetao isolada representada por locais onde h um extenso nmero de residenciais, predominando apenas ramificaes verdes. A forma Linear encontrada nos corredores de arborizao, tendo como exemplo a Avenida Santarm, no Conjunto Mdici. J a Conectada representada pelo Parque Ecolgico do Municpio de Belm e na rea de Lazer do Exrcito. Com a criao de um viaduto na Avenida Jlio Csar, o bairro da Marambaia teve perdas na sua cobertura vegetal numa rea correspondente ao interior do PEMB. (Borges & Marim, 2010). aqui que entra o mapa do trabalho do Cezar e do George, o nome do trabalho Anlise da cobertura vegetal como indicador de qualidade ambiental em reas urbanas: um trabalho comparativo entre os bairros da Pedreira e Marambaia. Se houver um mapa pra cada bairro tu colocas o da Pedreira no fim do pargrafo anterior e o da Marambaia aqui. Se houver apenas um mapa, tu colocas aqui. O mapa o da cobertura vegetal, como esse de So Braz e do Tenon. Acha o trabalho e bate uma foto do(s) mapa(s).

FIGURA X MAPA DA COBERTURA VEGETAL DO BAIRRO DA MARAMBAIA

Fonte: BORGES, C. A. R. F.; RODRIGUES, J. E. C. (2010).

Ainda sobre a cobertura vegetal no municpio de Belm, Mitoso (2012), trabalha o bairro de So Braz, que incorpora parte dos distritos da Sacramenta, de Belm e do Guam, que so os setores Norte, Centro-Nordeste e Leste, respectivamente do Bairro. Constata-se que o ndice de cobertura do Bairro est muito abaixo do recomendado, que de no mnimo 30%. Os ndices dos setores que formam o Bairro de So Braz so os seguintes: setor Norte (DASAC) tem 0,46% de cobertura vegetal, o setor Centro-Nordeste (DABEL) 9,68% e o setor Leste 1,77%. Calculando a mdia, teremos no Bairro de So Braz como um todo, o ndice de 11,91% de cobertura vegetal. A intensa formao antrpica e reas concretadas so alguns dos fatores que explicam a escassez de vegetao no Bairro, que um dos mais movimentados do municpio, possuindo importantes avenidas de intensa circulao de automveis, alm de abrigar inmeros prdios comerciais. De 2006 para 2010, o bairro de So Braz sofreu alteraes quanto a sua cobertura vegetal caindo de 11,91% para 11, 27%, sendo que o setor que mais sofreu com a perda de cobertura vegetal foi o setor Norte, que passou de 0,46% para 0,28% seguido do setor Leste que passou de 1,77% para 1,53%. As menores alteraes verificadas foram no setor Centro-Nordeste que passou de 9,68% para 9,46%. A cobertura vegetal perdida est intimamente ligada a falta de planejamento e apresentam a maior parte de sua cobertura vegetal em reas privativas, que so reas extremamente suscetveis a perda da cobertura vegetal, o que acaba comprometendo a qualidade ambiental no bairro.

FIGURA X - MAPA DA COBERTURA DO BAIRRO DE SO BRAZ DIVIDIDO EM SETORES

Fonte: BORGES, C. A. R. F.; RODRIGUES, J. E. C. (2010). MITOSO, A.Q. (2012)

No bairro do Tenon, atravs da pesquisa de Arajo (2011), verificou-se o ndice de cobertura vegetal nos anos de 1998, 2006 e 2010, que alcanou os seguintes ndices: 54,9%, 41,98%, 36,12%, respectivamente. O bairro do Tenon tem sua evoluo ligada construo de conjuntos habitacionais promovida pelo processo de expanso urbana, que devido o preo baixo da terra, tornou-se plo de expanso da cidade. Com a construo dos conjuntos Bela Manuela I e II, o bairro comea a contar com melhorias na infraestrutura e nos servios pblicos, o que acaba por contribuir na atrao e formao de ocupaes espontneas. O processo de valorizao imobiliria de fundamental importncia para a constituio do bairro, atravs da construo de moradias populares. a partir da dcada de 1990 que a populao de alto poder aquisitivo passa a se interessar pela rea, com o intuito de habitar em

condomnios horizontais em reas mais afastadas do centro da cidade, em busca de conforto, segurana, lazer e presena de vegetao, atrados pelo marketing das empresas imobilirias que vem nessas reas um mercado em expanso devido a m qualidade de vida oferecida pelos grandes centros urbanos. Atravs da ocupao do bairro, primeiramente pela camada popular e atualmente pela populao de alto poder aquisitivo, o bairro do Tenon vem perdendo parte de sua cobertura vegetal. Apesar de seu ndice de cobertura vegetal estar acima do valor determinado por Lombardo (1985), percebe-se que esse nmero vem decrescendo. FIGURA X MAPA DE COBERTURA VEGETAL DO BAIRRO TENON

Fonte: ARAJO, 2010.

Rodrigues & Luz (2007) fazem um estudo mais abrangente quanto ao ndice de cobertura vegetal, com uma pesquisa na rea central do municpio de Belm, englobando os seguintes distritos: Distrito Administrativo da Sacramenta (DASAC), Distrito Administrativo

de Belm (DABEL) e Distrito Administrativo do Guam (DAGUA). A rea central corresponde a 6% do municpio de Belm e abriga 57% da populao do municpio. O Distrito Administrativo de Belm, nas ltimas dcadas, foi o que menos apresentou perda da cobertura vegetal se comparados com os outros distritos da pesquisa. Em 1984 apresentava 72% de ausncia de vegetao. Em 2004 a rea de ausncia de vegetao ampliase para 79,3%, resultado, em grande parte, da verticalizao em direo do Bairro do Marco e do Umarizal. A rea possui apenas 20% de cobertura vegetal, fruto principalmente da renovao urbanstica do inicio do sculo XX. Apenas 1% do distrito apresenta vegetao de alta densidade, representado pelo Bosque Rodrigues Alves e pelo Parque Zoobotnico do Museu Emlio Goeldi, nos bairros do Marco e de So Brs, respectivamente (Rodrigues e Luz, 2007). O Distrito Administrativo do Guam apresentava em 1984 27,7% de cobertura vegetal. J em 2004, esse numero decresce para 9, 25%, em decorrncia, entre outros fatores, de ocupaes espontneas e tambm por se tratar do distrito com maior contingente populacional do municpio de Belm. nesse distrito que se localiza a Universidade Federal do Par com seus vrios terrenos institucionais (Idem). O Distrito Administrativo da Sacramenta apresentava em 1984 apenas 21,8 % de perda de vegetao. Porm, em 2004 esse nmero ampliado para 85%, sendo o distrito que apresentou a maior variao de perda de cobertura vegetal nos ltimos 20 anos. O aumento no ndice de perda de cobertura vegetal se deve em grande parte macrodrenagem da bacia do Una na dcada de 1990 (Idem). A bacia do Una a maior bacia hidrogrfica de Belm. O programa de recuperao da Bacia do Uma iniciou-se em 1992 e teve seu trmino em 2005. Consistia da instalao de micro e macrodrenagem com aes de saneamento bsico, aterramento e pavimentao de vias (LOPES, 2008).

FIGURA X- EVOLUO DA COBERTURA VEGETAL NA REA CENTRAL DE BELM PELO CLCULO NDVI NDICE DE VEGETAO PELA DIFERENA NORMATIZADA. - ANOS

Fonte: RODRIGUES & LUZ, 2007.

FIGURA X- MAPA DE COBERTURA VEGETAL DA REA CENTRAL BELM/PA, ANO 2004.

Fonte: RODRIGUES & LUZ, 2007. Nota-se que em todas as reas pesquisadas, com exceo do bairro do Tenon, o ndice de cobertura vegetal inferior a 30%, ou seja, est abaixo da porcentagem mnima, o que acarreta srios problemas, pois:
A arborizao urbana atua sobre o conforto humano no ambiente por meio das caractersticas naturais das rvores, proporcionando sombra para pedestres e veculos, reduo da poluio sonora, melhoria da qualidade do ar, reduo da amplitude trmica, abrigo para pssaros e equilbrio esttico, que ameniza a diferena entre a escala humana e outros componentes

arquitetnicos como prdios, muros e grandes avenidas (Arajo, Rodrigues & Luz, 2011, p.6787).

O que se apreende dos estudos citados acima que grande parte do municpio de Belm sofre com ausncia de cobertura vegetal suficiente para garantir uma boa qualidade de vida urbana, pois como nos cita Rodrigues & Luz (2007, p. 1068), as reas de alta densidade ocupacional das baixas latitudes so as que mais necessitam de benefcios proporcionados pela cobertura vegetal para a melhoria da qualidade de vida e adequado balano trmico. Em relao s bacias hidrogrficas no municpio de Belm, em geral, so caracterizadas pela presena de populao de baixa renda habitando assentamentos subnormais o que acaba gerando transformaes no ambiente natural, como o comprometimento das guas, interferindo na vida aqutica e formando zonas de

detritos, favorecendo o assoreamento. Com a deficincia ou ausncia de servios pblicos os problemas nessas reas intensificam-se atravs do lanamento de esgotos domsticos in natura e deposio de resduos slidos s suas margens, contribuindo assim para a infestao de doenas (LOPES, 2008). No municpio de Ananindeua, os problemas com a retirada da cobertura vegetal e poluio das guas tambm so pertinentes. Devido expanso urbana, o aumento demogrfico do municpio, e as reas de ocupao desordenadas, Ananindeua perde grande parte de sua cobertura vegetal, fator intensificado pelos desmatamentos e queimadas para a fabricao de carvo. Segundo dados do IBGE, o desmatamento no municpio, alcana o ndice de 82,4% (Ferreira e Santos, 2009), o que acaba por gerar problemas decorrentes da perda dessa vegetao como o calor excessivo, a poluio do ar, eroso do solo, entre outros fatores que atingem diretamente a qualidade de vida da populao. Em entrevista ao Jornal Liberal (26/09/2011), Luz salienta que, grande perda da cobertura vegetal se d atravs de condomnios horizontais planejados, como, por exemplo, a Cidade Nova. Voc pode observar que na Cidade Nova no h arborizao, e por isso uma das reas da RMB onde se registra maiores temperaturas, frisa a pesquisadora. Atravs de estudos na rea de ocupao desordenada denominada de Novo Aur no municpio de Ananindeua, verificou-se srios problemas relacionados a qualidade ambiental da regio. O processo de invaso da rea inicia-se a partir de 1990 em terras devolutas. Com a intensificao do processo de ocupao e o adensamento populacional, verificou-se forte

perda da vegetao original, permanecendo raros trechos de mata original, geralmente em reas privadas (Azevedo, 1998). A expanso da invaso em direo ao igarap Aur acabou provocando o desmatamento da vegetao s margens desse igarap, intensificando os processos erosivos e contribuindo para o assoreamento do mesmo. O depsito de lixo domstico em grande quantidade por moradores nas proximidades do curso dgua tambm contribui para degradao do referido igarap (Idem). Na localidade do Aur em Ananindeua est situado o chamado Lixo do Aur, aterro sanitrio no qual so depositados resduos slidos dos municpios de Belm, Ananindeua e Marituba. O aterro do Aur foi fundado em 1987 e est localizado no bairro guas Lindas ocupando uma rea de aproximadamente 130 ha, constitudo de 10 clulas de deposio em que est em uso a ultima clula. Este aterro recebe diariamente cerca de 1700 toneladas de lixo, jogadas em reas que em pouco tempo estaro saturadas, incluindo lixo domiciliar, comercia, industrial, podas de rvores animais mortos, alimentos deteriorados, etc. Vale ressaltar que no permitido o depsito de lixo hospitalar que depositado no lixo indiscriminadamente. Essa deposio de lixo sem o devido tratamento acaba gerando problemas ambientais, devido degradao ou decomposio do lixo e a reao com o solo, alm de provocar srios problemas sade da populao que mora prximo ao lixo.

FIGURA X COLETORES DE LIXO DO AUR

Foto: BORGES, A. D. (2010).

FIGURA X LIXO HOSPITALAR DEPOSITADO NO LIXO DO AUR

Foto: BORGES, A. D. (2010).

Os problemas ambientais urbanos decorrentes da ao antrpica nos municpios de Belm e Ananindeua so inmeros, no s relacionados a questo da perda da cobertura vegetal, mas tambm relacionadas a poluio de igaraps e bacias, principalmente por esgotos sem tratamento, deposio de resduos slidos em locais imprprios, aterros sanitrios sem o mnimo de tratamento, falta de polticas pblicas efetivas relacionadas ao saneamento bsico e aes ainda escassas e pouco eficientes relacionadas a educao ambiental da populao em geral.

Anda mungkin juga menyukai