Anda di halaman 1dari 2

Verdades Absolutas e Tolerncia

Embora o mundo no seja como voc gostaria que fosse, lembrese de que o seu ideal de mundo talvez no seja o que outros esto almejando.
Teremos sempre guerras de f, de crena, de ideologia? Um dos flagelos do mundo moderno a crena em que alguns podem mudar o mundo, nossa revelia, simplesmente porque acham que descobriram teorias que explicam e resolvem os nossos problemas. A certeza dessas teorias os induz a tomar o poder por qualquer meio, inclusive o terror, para colocar as suas teorias e ideias em prtica. A cincia vencer tem sido uma bandeira de muito intelectual. Quando essas teorias fracassam, especialmente as econmicas, polticas e sociais, a culpa atribuda a uma varivel que no foi considerada, uma relao de causa e efeito esquecida, ou a um erro do modelo empregado. No se questiona que talvez no exista o Santo Graal da verdade absoluta. Mais pessoas morreram no ltimo sculo em guerras ideolgicas, como o fascismo, o nazismo e o socialismo que tinham fundamentos elaborados por grandes intelectuais do que em todas as guerras de conquistas territoriais promovidas por tiranos incultos. Hoje, j se comea a desconfiar que ningum jamais ser o dono da verdade. Nunca mais haver algum que saber o todo, nem Fernando Henrique Cardoso nem ningum. O mundo por demais complexo para tal. Ningum poder mais afirmar que sabe o que melhor para voc, pois no existem verdades absolutas, somente hipteses que ainda no foram refutadas, a sugesto de Karl Popper. Kurt Goedel piorou ainda mais a situao quando provou que nenhum sistema ou teoria consegue provar as premissas nas quais se baseia. A melhor teoria depende infelizmente de uma premissa no comprovvel. O que no significa que no possamos acreditar em mais nada. Simplesmente precisamos ter mais cuidado com aquilo em que acreditamos. Professores gastam mais tempo apresentando teorias do que discutindo as premissas em que elas se baseiam, s vezes nem chegam a ser mencionadas. No futuro, pea a seu professor para devotar mais tempo discutindo as premissas iniciais, pois normalmente a que reside o ponto fraco. muito mais fcil provar os teoremas de Pitgoras do que discutir a premissa da existncia de Deus. Por isso, a verdade absoluta sempre uma questo de f, e f no se discute. A verdade, como argumentam os existencialistas, sempre uma escolha pessoal. A verdade, por incrvel que parea, individual. Para complicar ainda mais nossas incertezas e confuso, no h, segundo Goedel, cientista, acadmico ou professor totalmente neutro, por mais que tente s-lo. O mundo seria menos confuso se todo professor ou intelectual informasse em que partido milita, antes de emitir uma opinio ou verdade absoluta.

Os conflitos religiosos e culturais sero sempre crueis e no se resolvero por dilogo. No d para provar quem tem a razo. As verdades religiosas so to poderosas porque a premissa bsica sempre Deus, premissa inquestionvel por definio. Osama bin Laden se considera esclarecido e tico, ope-se aos americanos que ele, e muitos ao redor do mundo, consideram antiticos. Ele consegue justificar plenamente as mortes que causou, porque os fins justificam os meios, frase repetida nas nossas universidades. Ele no tem dvida de que est absolutamente certo, como muita gente por a. Embora o mundo no seja como voc gostaria que fosse, lembre-se de que o seu ideal de mundo talvez no seja o que outros esto almejando. A soluo dos conflitos no reside na guerra, mas na tolerncia, ningum sabe qual mundo o melhor, por mais convicto que esteja. Portanto, se voc pretende fazer um mundo melhor, desconfie um pouco mais das teorias, aprimore seu prprio faro e senso de observao, reavalie de tempos em tempos as suas premissas, e seja muito tolerante.

Anda mungkin juga menyukai