Anda di halaman 1dari 2

DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i1.

0012

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competncias. Traduo de Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artmed, 2010. 197 p.
Geraldina Porto Witter*
O tema do livro aqui resenhado surgiu na rea do trabalho e posteriormente alcanou a rea educacional de maneira rpida e abrangente. justamente seu uso educacional que Antoni Zabala e Laia Arnau focalizam. Ambos lecionam na Universidade de Barcelona. O livro composto por apresentao, 11 captulos, eplogo e glossrio, sendo o ltimo de uso prtico. Na apresentao, o leitor ca informado de aspectos gerais e questes bsicas trabalhadas ao longo dos captulos. estabelecido que:
A competncia, no mbito da educao escolar, deve identicar o que qualquer pessoa necessita para responder ao problema aos quais ser exposta ao longo da vida. Portanto, a competncia consistir na interveno ecaz nos diferentes mbitos da vida, mediante aes nas quais se mobilizam, ao mesmo tempo e de maneira inter-relacionada, componentes atitudinais, procedimentais e conceituais. (p. 11).

dispor, na base, de contedos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Esses contedos devem viabilizar o planejamento de vrias possibilidades de esquemas para atuao competente. Segundo Zabala e Arnau, a pessoa precisa selecionar um desses esquemas para usar, mas manter-se exvel para uso de outro se for necessrio. A escolha deve levar em considerao a anlise da situao que gerou a necessidade de um comportamento competente. Alm disso, quadros com snteses e guras facilitam a compreenso das propostas apresentadas. No captulo 3, os autores comeam a entrelaar os vrios aspectos do tema. Nele, descrevem as inter-relaes entre habilidades e atitudes, imprescindveis para se alcanar a competncia. So descritas as caractersticas da escola tradicional, enfocadas as falsas dicotomias entre memorizao vs. compreenso; conhecimentos vs. procedimentos e feitas sugestes sobre encaminhamentos mais produtivos.
O termo competncia representa a alternativa que supera as dicotomias: memorizar e compreender; conhecimentos e habilidades; teoria e prtica [...] A melhoria da competncia implica a capacidade de reetir sobre sua aplicao e, para alcan-la, necessrio o apoio do conhecimento terico. (p. 49)

Os autores acrescentam que qualquer competncia implica em conhecimentos relacionados a habilidades e atitudes. O primeiro captulo recupera aspectos que nortearam o surgimento e o uso de competncias como propostas para superar as limitaes detectadas no ensino, buscando mudanas nos referenciais educacionais vigentes at o comeo dos anos 70 do sculo passado. Vale lembrar que no Brasil foram necessrias quase duas dcadas a mais do que em pases europeus, mesmo os de tradio catlica como a Espanha. Foram os pases de tradio calvinista os primeiros a adotarem uma nova percepo da matria. Neste, como nos demais captulos, o leitor encontra, nas margens esquerda e direita, chamadas para aspectos relevantes da matria que o texto apresenta. Tambm, em todos eles, o leitor encontra um quadro com questes prticas envolvendo os aspectos tratados no captulo. O captulo seguinte comea por um esforo em denir, mais especicamente, competncia. bem conduzido e traz tambm uma breve caracterizao do processo desenvolvido para que a pessoa tenha uma ao competente diante de uma situao real. Os autores defendem que, para tanto preciso
* Professora emrita da Universidade Federal do Par, do Centro Universitrio de Joo Pessoa e da Universidade Camilo Castelo Branco. E-mail: gwitter@uol.com.br

Neste captulo os autores expem necessidades estudadas no seguinte (captulo 4), no qual retomam o tema do objetivo essencial da educao por competncia, que o desenvolvimento pleno da pessoa, e alertam que na literatura muitas expresses foram usadas, muito se discutiu e se discute com relao aos papis desempenhados pela escola, e que modismos substituem modismos, especialmente no discurso pedaggico. O prprio uso das competncias pode cair nesse mesmo limbo se no for adequadamente trabalhado desde o estabelecimento dos objetivos educacionais e dos sistemas educacionais e escolar. Apresentam um quadro muito til de como as nalidades da Educao so vistas por instituies como a ONU, pela Constituio Espanhola, pela Declarao dos Direitos da Criana, pela UNESCO e pelo Frum de Dakar. Os autores do prosseguimento ao tema, no captulo 5, ao descreverem que no mundo escolar as competncias devem abarcar o mbito social, interpessoal, pessoal e prossional. Vale dizer que

Prxis Educativa, Ponta Grossa, v.6, n.1, p. 133-134 , jan.-jun. 2011. Disponvel em <http://www.periodicos.uepg.br>

134

Geraldina Porto Witter

um educar para a vida, portanto requer muito mais do que informar e compreender a informao. Apenas deve-se fazer uma ressalva pouca ateno dada dimenso afetiva ou emocional das atitudes, estando as cognitivas e comportamentais bem trabalhadas. Os autores acrescentam, no entanto, que embora haja variao conceitual quanto s competncias denominador comum que devem abranger todas as capacidades do ser humano. No captulo seguinte o leitor chamado a atentar para o fato de que a aprendizagem de competncias sempre funcional, o que implica em dar aprendizagem o maior grau de relevncia e funcionalidade possvel. Consequentemente, isso requer mudanas nos princpios psicopedaggicos e a anlise estrutural das competncias e respectivas aprendizagens de seus componentes (aprendizagem de fatos, de conceitos, de procedimentos e de atitudes). Enfocam vrios aspectos correlatos decorrentes do empenho do educador ao trabalhar dentro da proposta de desenvolvimento das competncias nos seus alunos. De acordo com os autores, para ensinar competncias o ponto de partida deve ser trabalhar o contexto de situaes e problemas reais (Captulo 7). Zabala e Arnau lembram ainda que o ensino por competncias tem por caractersticas essenciais: a relevncia do que vai ser ensinado; a complexidade da situao, possuir um carter procedimental; e a combinao dos componentes aprendidos considerando a funcionalidade. Isso implica em atender a critrios especcos sobre o signicado do que vai ser ensinado, de sua complexidade, dos procedimentos a serem usados e dos componentes envolvidos, bem como os compromissos a serem assumidos. imprescindvel o envolvimento dos alunos e o respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem. Pelo exposto ca evidente que cuidar apenas do contedo das disciplinas insuciente para que o aluno aprenda competncias. o que os autores procuram mostrar no captulo 8. Destacam como dimenses geralmente relevantes a social, a interpessoal, a prossional. O ensino, tendo em vista o desenvolvimento de competncia, deve considerar os procedimentos metadisciplinares, interdisciplinares e de cada disciplina individualmente. O ncleo de disciplinas um suporte ou ncleo para a organizao curricular. A anlise do exerccio prossional na realidade oferece o conhecimento dos domnios de conhecimentos e domnios de habilidades que precisam compor as competncias dos alunos que so formados para uma dada prosso. O ncleo comum tratado no captulo seguinte. Como no h uma disciplina cientca para trabalhar as competncias e seus componentes, essa preocupao deve ser comum a todas as disciplinas. preciso considerar esses aspectos ao selecionar as metodologias e estratgias de ensino a serem usadas na prtica educativa. O ensino inclui exerc-

cios, aplicao, modelos de vivncias em todas as reas, de modo que todas as disciplinas requeiram agir conforme as atitudes e valores desejados. No que concerne aos mtodos de ensino (captulo 10), os autores indicam a necessidade de um enfoque globalizado. Essa a matria do penltimo captulo, no qual so expostos os critrios gerais para as escolhas metodolgicas:
relacionados necessidade de que as aprendizagens sejam mais signicativas possvel; relacionados complexidade da prpria competncia, especialmente, de todo o processo de atuao competente; relacionados ao carter procedimental do processo de atuao competente; relacionados s caractersticas dos componentes das competncias. (p. 144).

Alm disso, os critrios precisam levar em conta que desenvolver competncias tem carter interdisciplinar. necessrio tambm considerar as variveis da prtica educacional, as sequncias de conhecimento, as relaes interativas entre professores e alunos e entre os alunos. So caracterizados na organizao social da classe: o grande grupo, as equipes heterogneas xas, as homogneas ou heterogneas exveis e o trabalho individual. O espao e o tempo, a organizao do contedo e os materiais a serem usados tambm representam cuidados a serem tomados pelos responsveis pelo ensino-aprendizagem. A avaliao das competncias o tema tratado no ltimo captulo, no qual os autores lembram que a nfase deve ser no tipo de avaliao cujos resultados precisam ser considerados para enfocar a soluo de problemas. Assim, explicitam que ela deve ter um carter prospectivo, alm de propor que seja avaliado se o aluno, diante de uma situao da realidade, capaz de solucionar e/ou propor um problema, analisar a situao, selecionar um esquema para atuao e agir exvel e estrategicamente. Consideram imprescindvel que os alunos frequentemente sejam informados de como esto sendo competentes. (p. 180). O eplogo uma retomada da proposta como uma nova oportunidade para a Educao. Inclui a formao docente; a estrutura, a organizao e gesto acadmica; o envolvimento da escola-famliasociedade. Zabala e Arnau nalizam propondo a escola como o rgo que projete, coordene e supervisione as aes educacionais realizadas nos mbitos formal, informal e no formal. (p. 188). O livro de leitura agradvel. A bibliograa adequada, mas poderia ser mais atual. Considerando o nvel e relevncia do tema obra til para professores, administradores e pesquisadores que atuam em qualquer nvel educacional e lecionem qualquer disciplina.

Prxis Educativa, Ponta Grossa, v.6, n.1, p. 133-134, jan.-jun. 2011. Disponvel em <http://www.periodicos.uepg.br>

Anda mungkin juga menyukai