Anda di halaman 1dari 56

Joo Paulo Cunha

Deputado Federal - PT - SP

A VERDADE

NADA MAIS QUE A VERDADE


Sobre a Ao Penal 470

02

A verdade, nada mais que a verdade


03

Em defesa da justia e da verdade

O Supremo Tribunal Federal julgou, no segundo semestre de 2012, a Ao Penal 470, o chamado mensalo. Foi o julgamento mais espetacularizado da histria do Brasil. Tambm foi o mais usado, poltica e eleitoralmente, pelos setores conservadores, amplamente amparados pelos grandes conglomerados da mdia nacional. Esta publicao do coletivo do mandato traz um conjunto de perguntas e respostas que buscam esclarecer a participao do Deputado Federal Joo Paulo Cunha neste episdio. Apresenta as respostas aos principais questionamentos jurdicos e comprova fatos com a publicao de vrias provas que esto nos autos do processo, confirmando o equvoco da sentena condenatria. O leitor ter acesso a detalhes jurdicos e parte substancial das provas que foram omitidas pela imprensa em sua sanha condenatria e desprezadas pelo relator Joaquim Barbosa. Ter a oportunidade de conhecer a verdade, sobre a participao de Joo Paulo Cunha, na Ao Penal 470; com a apresentao pblica de argumentos e documentos que comprovam a sua inocncia, a legalidade e lisura dos seus atos.
04

O caso surgiu na grande imprensa em junho de 2005 e, por quatro vezes serviu de arma eleitoral para a oposio, com o apoio de parte da grande mdia, atacar o PT, suas lideranas e candidatos em todo o pas nas disputas de 2006, 2008, 2010 e 2012. A ampla midiatizao e o uso poltico e eleitoral da Ao Penal 470 chegaram ao ponto mximo com a exposio ao vivo, diria e exaustiva do julgamento. A grande mdia apresentou um roteiro e textos que atuaram diretamente para levar condenao antecipada dos rus. Em regra, as informaes veiculadas pela imprensa sobre a AP 470 foram e so preconcebidas, enviesadas por um conservadorismo poltico, destitudas de contedo jurdico e sem o devido conhecimento dos autos do processo. Deste modo, a sociedade brasileira recebe h mais de oito anos um volume enorme de informaes a respeito do caso, amplamente contaminadas por uma disputa poltica e eleitoral; isto sem mencionar os interesses econmicos e comerciais de grupos miditicos, a ideologia dos conservadores e o preconceito contra o PT. O julgamento possibilitou tambm uma reexo sobre o papel do judicirio na atual quadra de nossa histria. O juiz no um agente poltico. Seria prprio de sua funo um certo recato e o anonimato, pois ele no deve disputar a opinio pblica, nem submeter seus atos ao julgamento popular. No deve ter preferencias pois, seu compromisso com a justia, a Contituio, as leis e o direito. No presente caso vrios ministros passaram a emitir opinio sobre tudo, exorbitando de suas funes. No se fez justia. Condenouse sem provas e tambm contra as provas. Prestaram conta, a maioria dos ministros, no s suas conscincias, justia e ao direito; mas sim mdia vampiresca e massa irracional que busca a justia pelas prprias mos. Ao final apresentado um breve resumo dos mais de trinta anos de um mandato parlamentar democrtico e popular, onde representante e representados lutaram por um Brasil melhor. Na luta pela justia verdadeira, desejamos a todos uma boa leitura.

Coletivo do Mandato do Deputado Federal Joo Paulo Cunha


05

O que

muita gente
no sabe sobre

o chamado caso do mensalo

06

O coletivo do mandato do Deputado Joo Paulo Cunha apresenta nesta publicao, A VERDADE NADA MAIS QUE A VERDADE, sobre a sua participao na Ao Penal (AP) 470. As prximas pginas esclarecem detalhes desse processo. Comprovam os fatos e as informaes com a apresentao de documentos que no foram divulgados pela grande mdia. Esses documentos podem ser acessados nos autos do processo da AP 470 (o chamado mensalo). So provas documentais que foram desconsideradas pelo relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF}, que usou de forma seletiva as informaes e os documentos. Quando interessava acusao, ele as admitia, mas, quando era em beneficio do ru, ele as desprezava. Embora fundamentais, esses documentos foras ignorados, ocultando-se informaes e provas que permitem um entendimento integral do caso, comprovando que o deputado Joo Paulo Cunha no pode ser considerado culpado.

07

Sobre o contrato de publicidade da Cmara dos Deputados


ACUSAO
O ministro-relator do STF, Joaquim Barbosa, arma, no seu voto condenatrio, que o Deputado Joo Paulo Cunha decidiu contratar uma agncia de publicidade para a Cmara dos Deputados. Esta armao correta?

A VERDADE
No! Pois a Cmara dos Deputados j mantinha, desde o ano 2001, um contrato de publicidade com a agncia Denison. Esse contrato foi assinado pela administrao anterior do presidente Acio Neves. Em 26 de Dezembro de 2002, esse contrato foi prorrogado. Portanto, quando Joo Paulo tomou posse, na presidncia da Cmara, em fevereiro de 2003, o contrato de publicidade estava em vigor e em plena vigncia.

O contrato de publicidade da Cmara j existia

08

Documento ocial que comprova a existncia anterior do contrato de publicidade na Cmara (2001), seu aditivo e prorrogao por mais 06 meses em 2002

ACUSAO
Segundo o ministro-relator, a deciso de abrir uma nova licitao foi, efetivamente, tomada pelo ru Joo Paulo Cunha. Procede essa armao?

A VERDADE
No! Legalmente, a Cmara no poderia realizar uma nova prorrogao do contrato de publicidade em vigor com a Denison. Ento, a Secretaria de Comunicao (SECOM) da Cmara dos Deputados, atravs de seu Diretor, solicitou a abertura de uma nova licitao.

Solicitao de novo processo licitatrio

Documento comprova quem solicitou a abertura de novo processo licitatrio, em 07 de Maio, para a contratao da nova agncia de publicidade para a Cmara.

09

ACUSAO
Segundo o ministro Joaquim Barbosa, foi o Deputado Joo Paulo Cunha quem autorizou o processo licitatrio. verdade essa armao?

A VERDADE
No! Depois de passar pelos rgos tcnicos e permanentes da Camara dos Deputados, o Diretor Administrativo solicita (10/07/2003) autorizao ao Diretor Geral que solicita (11/07/2003) ao Deputado Primeiro Secretrio da Casa que autoriza (14/07/2003). Todos, com base nos pareceres produzidos no processo, autorizam a abertura do procedimento licitatrio.

Autorizao do processo licitatrio

10

Documentos que mostram os pareceres da Diretoria Administrativa, da Diretoria geral e do Primeiro Secretrio da Cmara, que autoriza a licitao para a contratao da agencia de publicidade em 2003

ACUSAO
O ministro Joaquim Barbosa conduz as acusaes para induzir que foi o Deputado Joo Paulo Cunha quem assinou o contrato de publicidade da Camara dos Deputados. Esse contrato foi assinado pelo Deputado Joo Paulo Cunha?

A VERDADE
No! O contrato foi assinado pela prpria administrao da Camara dos Deputados, representada pelo seu Diretor Geral. O Edital para a licitao foi aprovado pelo ncleo jurdico da Assessoria Tcnica da Diretoria Geral.

Assinatura do contrato de publicidade de 2003

Aprovao do edital para a licitao assinado em 15 de setembro 2003 e contrato de publicidade assinado em 31 de dezembro de 2003 pela Diretoria Geral da Cmara com a agncia SMP&B

11

ACUSAO
O ministro-relator arma que Joo Paulo Cunha praticou ato de ofcio, nomeando a comisso especial de licitao. Isso verdade?

A VERDADE
Absolutamente, no! A Diretoria Geral da Cmara explicou com clareza sua opo por esse modelo, de plano h que se ressaltar a existncia de norma legal expressa na lei de licitaes, que autoriza tal procedimento administrativo (art. 6, XVI e art. 51, caput), que, nas condies particulares do que a administrao pretendia, mostravase como o caminho mais natural e eciente. Tambm esclareceu que o tipo melhor tcnica no se descuida do aspecto do menor preo. Alm disto, observou: no tocante contratao tratada, a avaliao das propostas era eminentemente tcnica e intelectual, necessitando execuo por pessoas com capacitao especca e elevado nvel de conhecimento da matria. Como os membros da Comisso Permanente de Licitao no eram versados no tema objeto da licitao, demandando a instalao de uma Comisso Especial de Licitao composta por tcnicos com habilitao especca na rea de publicidade e comunicao social. Exatamente por isso, o Ato assinado por Joo Paulo Cunha, em agosto de 2003, de carter administrativo, foi uma mera repetio do Ato assinado pelo deputado Acio Neves quando presidente da Cmara, em junho de 2001, conforme a experincia administratica da prpria casa. Alis, dos cinco membros que compuseram a Comisso Especial de Licitao, indicados em 2001, trs continuaram em 2003 (veja documentos ao lado), o que comprova a impossibilidade absoluta de inuenciar no resultado final da comisso. Alm disso, o presidente das duas comisses foi a mesma pessoa. Deste modo, ca claro que no h nenhum ato de ofcio praticado pelo Deputado Joo Paulo Cunha que caracterize base jurdica para uma possvel condenao. Alias, se houvesse, deveria alcanar os atos praticados pela comisso da gesto anterior. Porque razo o ministro Joaquim Barbosa no viu irregularidade na comisso especial de licitao de 2001 e somente na de 2003?
12

As portarias que nomearam as comisses em 2001 e 2003

Portarias que constituiram as comisses em 2001, com Acio Neves e em 2003 com Joo Paulo, conrmando a correo dos procedimentos administrativos

Observe que na composio da comisso de 2003, a maioria de trs membros, so os mesmos de 2001.

As assinaturas e as composies das duas CEL (Comisso Especial de Licitao)


13

ACUSAO
O ministro-relator arma que apenas onze dias depois do recebimento do dinheiro por Joo Paulo Cunha, o presidente da Comisso Especial de Licitao, Sr. Ronaldo Gomes de Souza, assinou o edital de concorrncia. Isso procede? Quanto tempo durou esse processo?

A VERDADE
mais uma falcia do ministro Joaquim Barbosa! O processo licitatrio, como o prprio nome diz, um processo. Ele teve o incio em 7 de maio e terminou em 31 de dezembro de 2003. Ou seja: antes de 4 de setembro de 2003 (data da retirada dos 50 mil) e aps 7 de maio, todos os atos ocorridos guardam certa relao. Assim como entre 4 de setembro e 31 de dezembro de 2003 todos os atos so consequncia do processo. So despachos necessrios para a garantia da legalidade do processo. A seguir esto algumas datas em ordem cronolgica com respectivos despachos inseridos no processo: 7 de maio de 2003: pedido de abertura de procedimento licitatrio. 12,13 de maio: 17,18,26 de junho e 01,02,07,08 e 10 de julho de 2003: despachos burocrticos de vrios rgos da Cmara. 10 de julho de 2003: a Diretoria Administrativa pede autorizao para a abertura de procedimento licitatorio Diretoria Geral. 11 de julho: o diretor geral pede ao 1 Secretrio autorizao para a abertura da licitao e se posiciona favoravelmente. 14 de julho: o 1 secretrio da Cmara dos Deputados autoriza, com base nas manifestaes e informaes dos rgos tcnicos da Casa. 16,30 de julho: ocorrem os despachos protocolares. 1 de agosto: o diretor geral autoriza o DEMAP (Departamento de Materiais e Patrimnio) a abrir a concorrncia. 8 de agosto: o Presidente Joo Paulo Cunha, repetindo o Ato da Mesa assinado pelo ex-Presidente Aecio Neves, resolve constituir a Comisso Especial de Licitao. 11 de agosto: realiza-se a 1 reunio da Comisso Especial de Licitao (CEL). 12 de agosto: a CEL solicita o parecer da ATEC (Assessoria Tcnica da Diretoria Geral). 15 de setembro: a ATEC apresenta o parecer jurdico favorvel minuta do Edital. 16 de setembro: publicado Edital de concorrncia. 31 de outubro: aberto o certame e oito empresas concorrem. 05 de dezembro: a CEL classifica as empresas e apresenta o resultado das propostas. 08 de dezembro: publicado o resultado, sem nenhum recurso que conteste a licitao. 18 de dezembro: declarao da empresa (agncia) vencedora. 19 de dezembro: homologada a concorrncia. 31 de dezembro de 2003: assinado o contrato. Vale destacar, que at hoje o Deputado Joo Paulo Cunha no conhece o servidor que presidiu a Comisso Especial de Licitao.
14

Como se percebe pelas datas, o processo tem um percurso administrativo prprio, autnomo, regular e livre de qualquer interferncia

Alguns dos despachos, que asseguram a legalidade do processo licitatrio.


15

NTIGO JORNAL A

ACUSAO
O ministro Joaquim Barbosa arma que este contrato de publicidade em nada benefciou a Cmara dos Deputados. Isso procede? Quais benefcios foram proporcionados ao legislativo?

ADO EFORMUL JORNAL R

A VERDADE
A afirmao demonstra desconhecimento do relator pela no leitura dos autos, ou pura maldade! Os benefcios so diversos. O Jornal da Cmara passou por uma completa reforma grfica e editorial que mantida at hoje. A TV Cmara ganhou nova estrutura, sendo completamente renovada, incluindo auditrio, programas, vinhetas, cenrios, trilhas sonoras, que permanecem sendo utilizadas at hoje. Foram desenvolvidas, campanhas e programas de visita monitorada s instalaes da Cmara dos Deputados, criou-se o novo Portal da Cmara, o servio 0800, o Site Plenarinho, para a participao do pblico infanto-juvenil. Pela primeira vez na histria da Cmara todos os contratos e relatrios de viagem foram expostos na internet, com total transparncia. Todas essas aes foram reconhecidas com a conquista de diversos prmios, inclusive internacionais.

Relatrio de benefcios obtidos pela Cmara com o contrato de publicidade


16

Algumas publicaes da Cmara dos Deputados no binio 2003-2004

17

ACUSAO
Segundo o ministro-relator, a denio da poltica de comunicao da Cmara dos Deputados foi determinada pelo deputado Joo Paulo Cunha. Isso verdade?

A VERDADE
No! Em ofcio enviado ao Conselho de tica da Cmara, a Secretaria de Comunicao explicou que: fundamentou-se na poltica de comunicao, construda pela Secretaria de Comunicao da Cmara em 2003, a partir de um amplo processo de discusso e estudos. Foram dois seminrios, reunies com assessores das comisses tcnicas e dos gabinetes parlamentares, uma pesquisa realizada junto a 102 deputados e estudos de vrias pesquisas de opinio pblica e monograas sobre o Legislativo Brasileiro. Essa poltica de comunicao serviu de referncia para a SECOM na elaborao do novo edital para a concorrncia que selecionaria a agncia de propaganda para a Cmara. Assim, de forma coletiva, democrtica e transparente, foi definida a nova poltica de comunicao para a Cmara dos Deputados.

Relatrio enviado ao Conselho de tica, esclarecendo como foi denido a poltica de comunicao da Cmara dos Deputados
18

ACUSAO
O ministro-relator arma que Joo Paulo Cunha atuou na execuo contratual e, portanto, era o gestor do contrato. Essa armao verdadeira?

A VERDADE
No! Em 21 de junho de 2004, o Sr. Mrcio Marques de Arajo solicitou ao diretor geral sua designao para ser o gestor do referido contrato. Em 22 de junho de 2004, o Sr. Srgio Sampaio, diretor geral da Cmara, nomeou o servidor Sr. Mrcio Marques de Arajo para ser o gestor. (Os documentos comprobatrios tanto da solicitao quanto da nomeao podem ser verificados abaixo). Alm disso, em depoimento no Ministrio Pblico Federal, o Sr. Mrcio Marques Arajo diz que foi nomeado para ser gestor do contrato em junho de 2004.

Solicitao e nomeao do gestor do contrato

19

ACUSAO
O ministro-relator acionou a Policia Federal (PF) para analisar a licitao e a execuo do contrato. Qual o resultado produzido pela Polcia Federal?

A VERDADE
Laudo pericial de exame contbil do instituto Nacional de Criminalistica, rgo da Polcia Federal, constatou que os servios contratados foram efetivamente executados. Concluram que o contrato previa clusulas que garantiam a execuo da forma como foi realizado. Esse laudo afirma que a tercerizao dos servios foi real, ocorrendo em conformidade com a legislao vigente (pg 12). Que a tercerio da rotina operacional dos contratos firmados entre os orgos pblicos e as agncias de publicidade (pg 15). O contrato admitia tercerizao de servios (pg 17). E que os gastos com veiculao correspondem a 65,53% do contrato (pg 19). Veja ao lado. Observe a situao contraditria que a maioria do STF criou. O nico item que o laudo da PF questiona, os servios prestados pela IFT, o Supremo considerou regular e absolveu o Deputado Joo Paulo. Por outro lado, todos os outros servios contratados pela Camara, foram atestados pelo laudo da Polcia Federal, como efetivamente executados. Entretanto a maioria do Supremo ignorou este laudo da PF para condenar.

Laudos do Instituto Nacional de Criminalistica, da Polcia Federal

20

21

ACUSAO
O ministro Joaquim Barbosa usa informaes preliminares e parciais do TCU para sustentar a condenao. Quantos relatrios sobre o contrato de publicidade da Cmara e sua execuo foram produzidos pelo TCU? O que dizem esses relatrios?

A VERDADE
O relator Joaquim Barbosa usa seletivamente as informaes. No busca, assim, a verdade e a justia, usando quando lhe interessa as informaes para condenar. Quando as provas so a favor dos rus ele as despreza. O TCU produziu dois relatrios. O primeiro, parcial e provisrio, feito com base num documento doloso, de um relatrio tendencioso elaborado por um funcionrio da Cmara, inimigo declarado do ento Diretor de Comunicao, feito no calor das denncias, em poucos dias, entre 25/07 e 03/08 de 2005. Trazia recomendaes, solicitava vrias informaes e a oitiva de funcionrios e deputados. Este relatrio provisrio e preliminar foi amplamente usado pelo ministro Joaquim Barbosa para sustentar parte das acusaes que resultaram na condenao. Neste relatrio no se ouviu o contraditrio! Posteriormente, tivemos o relatrio definitivo do Tribunal de Contas da Unio em 19 de maro de 2008 que, aps ouvir o contraditrio, analisar as informaes e checar documentos, aprovou a licitao e a execuo do contrato. Esse relatrio do contrato de publicidade foi aprovado pelo Plenrio do Tribunal de Contas da Unio, de forma unnime, inclusive com a presena do MP (Ministrio Pblico). Deste relatrio definitivo, e oficial do TCU, o ministro-relator no fez referncia em seu voto. Depois, o TCU tambm aprovou as contas da Cmara, no perodo da Presidncia do Deputado Joo Paulo Cunha. Fica evidente, ento, que o ministro-relator s usou informaes processuais quando lhe interessava. Tratou de maneira seletiva as informaes do processo, usando-as quando lhe era conveniente, para condenar antecipadamente revelia das provas do processo.
22

Parecer preliminar do TCU em seu primeiro e parcial relatrio

Parecer defintivo do TCU em seu segundo relatrio arquivando o processo

O segundo, ocial e denitivo relatrio do TCU, aprovado pelo plenrio, em 19 de maro de 2008, que aps os devidos esclarecimentos, aprovou a licitao e a execuo do contrato, encaminhou pelo arquivamento, armando que os indcios de irregularidades no eram procedentes.
23

ACUSAO
Quem solicitou a auditoria do Tribunal de Contas da Unio (TCU) no contrato de publicidade na Cmara?

A VERDADE
Foi o prprio Deputado Joo Paulo Cunha, no dia 5 de julho de 2005. O pedido foi formalizado ao TCU por meio do ento presidente da Cmara Federal Severino Cavalcanti. Abaixo, esto os documentos comprobatrios: o pedido de auditoria feito pelo Deputado Joo Paulo Cunha ao Presidente da Cmara e a solicitao deste ao TCU.

Pedido de auditoria no contrato de publicidade feito pelo Deputado Joo Paulo Cunha
24

ACUSAO
E houve uma auditoria na Cmara sobre o contrato de publicidade?

A VERDADE
Sim! Nesta, foi dado o direito de manifestao do contraditrio e, aps exaustivo e intenso trabalho, a auditoria oficial da Cmara dos Deputados concluiu que no existiram irregularidades (exceto uma infrao dos deveres funcionais sem dolo). Essa auditoria comprovou a regular execuo do contrato, determinando assim, o arquivamento do processo. O nome do Deputado Joo Paulo nem chegou a ser mencionado.

Relatrio ocial da auditoria interna da Cmara dos Deputados determinando o arquivamento do processo

25

ACUSAO
O ministro-relator, Joaquim Barbosa, utiliza tambm o relatrio provisrio e incompleto da Secretaria de Controle Interno da Cmara. O que diz esse relatrio?

A VERDADE
Todas as informaes ali apontadas so inteis, tendenciosas e judicialmente nulas. Veja por qu: o ato de nomeao do secretrio foi irregular, portanto, os efeitos dos atos produzidos so ilegais. A portaria que o nomeou foi publicada em 10/03/2005 e condicionava sua investidura no cargo aprovao da Mesa da Cmara. Esta exigncia est contida no Ato n 69 de 21/06/1994, que criou a Secretaria de Controle Interno da Cmara, e expressa o seguinte: O Secretrio de Controle Interno ser nomeado pelo Presidente da Cmara dos Deputados, aps escolha pelo voto da maioria absoluta dos membros da Mesa Diretora. Ocorre que esta escolha no aconteceu e sequer foi apreciada pela Mesa Diretora, conforme certido de 19/03/2007, que diz que a Mesa Diretora da Cmara dos Deputados no votou a escolha do servidor Alexis Sales de Paula Souza para ocupar as funes de Secretrio de Controle Interno, e disse tambm que no h registro de autorizao da Mesa ou aprovao do Plenrio da Cmara dos Deputados para que a Secretaria de Controle Interno promovesse auditoria no contrato celebrado entre a Cmara dos Deputados e a empresa SMP&B. (O documento que comprova isso pode ser observado ao lado). Esta resposta da Secretaria Geral da Mesa deixa transparecer a razo motivadora do Sr. Alexis em realizar uma falsa auditoria por conta prpria e conduzida com uma virulncia muito grande. Pois, conforme vrios depoimentos do servidor Sr. Mrcio Marques de Arajo, o Sr. Alexis era seu desafeto e trabalhava para prejudic-lo. Diante deste contencioso pessoal entre os servidores, a falsa auditoria foi usada para um acerto de contas das suas pendncias pessoais.
26

Auditoria irregular motivada por rixa pessoal foi usada pelo ministro-relator para condenar

Esclarecimento Camara e ao Ministrio Pblico, do ento Diretor de Comunicao, destacando que o Secretrio de Controle Interno, irregularmente investido no cargo, agiu motivado por desavenas pessoais

Documento comprovando que o Secretrio de Controle Interno, investido irregularmente no cargo, nunca foi ocialmente nomeado pela Mesa que tambm no autorizou qualquer auditoria

27

ACUSAO
De quanto seria o suposto desvio de recursos apresentado pelo procurador-geral e admitido pelo ministro-relator, na Ao Penal 470? E qual a parte supostamente desviada da Cmara para compor este desvio?

A VERDADE
A denncia da Ao Penal 470 fala em aproximadamente um suposto desvio de R$ 141 milhes no total. A parte da Camara dos Deputados nesse total corresponderia a R$ 536 mil. Ou seja: do valor supostamente desviado a parte da Camara corresponderia a 0,38%.

ACUSAO
Como o ministro-relator sustenta que o dinheiro teria sido desviado da Cmara?

A VERDADE
A verdade provada nos autos do processo que no ocorreu nenhum desvio de recursos da Cmara dos Deputados, e todos os repasses foram feitos em consonncia com a legislao vigente para contratao de agncia de publicidade. O Relator sustenta equivocadamente que o suposto desvio teve como fonte as comisses recebidas pela agncia em decorrncia de trs tipos de comisses, previstas no contrato: 15% das veiculaes (clusula 9 - pargrafo nico), no valor de R$ 948.338,41; 5% dos servios pagos a terceiros (clusula 8 - alnea b), no valor de R$ 129.519,40 e os servios prestados pela prpria agncia (clusula 8 - alnea a), no valor de R$ 14.621,41. Esse total perfaz R$ 1.092.479,22. O STF no explica como chegou ao valor de R$ 536 mil, que supostamente teria sido desviado da Cmara. Tambm no aponta em quais servios prestados ocorreram os desvios. A lista completa dos fornecedores com os respectivos valores, que consta nos autos do processo, est aqui publicada nas pginas 31 a 35.
28

ACUSAO
O Relator arma que o Deputado Joo Paulo Cunha assinou dezenas de autorizaes para a contratao de servios de terceiros. Conduzindo a gastos de R$ 10.745.902,17. Isso verdade?

A VERDADE
No! A Cmara dos Deputados possui a seguinte rotina administrativa: o diretor da SECOM solicita (20/01), a Presidncia autoriza (30/01) e remete para a Diretoria Geral que toma as providncias (03/02). Veja a seguir um exemplo de rotina administrativa para a contratao de consultoria de comunicao para a Camara, comprovando que os documentos assinados por Joo Paulo Cunha estiveram rigorosamente de acordo com a legislao vigente.
2

4 3

Rotina administrativa da Cmara. O diretor da SECOM solicita, a Presidncia autoriza e remete para a Diretoria Geral que, por sua vez, toma as providncias para a realizao dos servios.
29

Ministro Joaquim Barbosa transforma comisso legal da agncia (remunerao oficial do mercado publicitrio) em desvio de recurso
DISTORO DOS FATOS
Nas pginas seguintes (de 31 at 35) sero apresentados para o conhecimento da sociedade, todos os pagamentos feitos pela Cmara dos Deputados. Ou seja: o contrato assinado pela Cmara com a agncia SMP&B de R$ 10.745.902,17 foi totalmente executado com os respectivos recebedores dos recursos. Tudo com documentos apresentados no processo. A regra para pagamento agncia a estabelecida no contrato e a prticada do mercado, inclusive regulado por lei. A regra do contrato a seguinte: 15% das veiculaes (clusula 9 - pargrafo nico), no valor de R$ 948.338,41; 5% dos servios pagos a terceiros (clusula 8 - alnea b) no valor de R$ 129.519,40 e os servios prestados pela prpria agncia (clusula 8 - alnea a), no valor de R$ 14.621,41. Por esses nmeros, chegamos conta usada pelo ministro Joaquim Barbosa para condenar erroneamente o Deputado Joo Paulo Cunha. Ou seja: a Cmara, dentro da legalidade, veiculou os anncios, pagou os servios e os contratados pagaram as comisses para a agncia. O Ministro Relator contabiliza equivocadamente as comisses pagas pelos veculos SMP&B como se fossem desvios de recursos.

EXEMPLOS DE SUBCONTRATAES DE VECULOS DE COMUNICAO


SUBCONTRATADA VALOR BRUTO VALOR LQUIDO

HONORRIOS LEGAIS DA SMP&B VALOR LQUIDO QUE O RELATOR AFIRMA SER BENEFICIRIA DESVIO

TV Globo - pg. 35

R$ 2.733.845,60

R$ 2.453.914,21

R$ 2.084.629,22

R$ 369.284,99

Grupo de Emissoras SBT - pg. 35, TV Record - pg. 34 RTV Bandeirante - pg. 34 R$ 1.375.627,92 Abril Cultural Revista Veja - pg. 32 A Folha da Manh Folha de S. Paulo - pg. 32 Correio Braziliense - pg. 31 Fundao Victor Civita - pg. 33 R$ 334.362,00 R$ 247.325,40 R$ 92.085,60 R$ 56.128,56

R$ 1.237.463,74 R$ 300.125,14 R$ 222.000,62 R$ 82.656,56 R$ 62.514,83

R$ 1.051.240,43 R$ 254.959,88 R$ 188.592,18 R$ 70.217,55 R$ 53.582,26

R$ 186.223,31 R$ 45.165,27 R$ 33.408,46 R$ 12.439,00 R$ 8.932,57

Portanto, s conferir nas planilhas a seguir: A primeira coluna corresponde ao valor bruto cobrado pela empresa. A segunda coluna o valor lquido que a empresa recebe, descontados os impostos. A terceira coluna o valor que fica efetivamente com a empresa, descontando a comisso da agncia que est expressa na quarta coluna. Ou seja: aquilo que a agncia recebeu legalmente pelos servios prestados a ttulo
30

de comisso foi absurdamente considerado como desviado. Observe que a lista inclui todos os anunciantes e fornecedores, bem como o total do contrato. Logo, o STF precisa dizer quem desviou e para quem. Fica uma pergunta: quer dizer que toda grande imprensa ajudou a abastecer os cofres da agncia que, segundo a acusao, teria servido para comprar deputados?

A seguir, a relao completa dos servios realizadas dentro da lei

31

32

33

34

va Essa tabela ocial compro e ad cid bli pu de que o contrato da foi executado dentro ma legalidade vigente e de for o transparente. Portanto, n de vio ocorreu nenhum des lor recursos da Cmara. O va encia pago como comisso da ag e de publicidade foi totalment to, tra legal e previsto no con nas regras do mercado e da administrao pblica

35

Sobre o saque de R$ 50 mil do Banco Rural


ACUSAO
O ministro-relator armou que o Deputado Joo Paulo Cunha negou ter recebido qualquer quantia, mas, depois mudou sua verso inicial. A armao do ministro-relator a de que ela (Sra. Mrcia, esposa do Deputado Joo Paulo Cunha) teria ido quele banco (Rural) para pagar uma fatura de TV a cabo. Houve ento uma verso inicial que depois foi mudada?

A VERDADE
No. Mrcia Regina Milanesio Cunha era assinante da TVA. Na ocasio, o banco da compensao era o Rural. A nica agncia em Braslia era aquela. O valor da fatura do ms de setembro de 2003 veio diferente dos meses de agosto e outubro de 2003 (confira nos documentos ao lado). Esta pendncia a prpria TVA pediu para tentar solucionar em qualquer agncia. E foi assim que a esposa de Joo Paulo Cunha foi tentar resolver um problema na conta de TV a cabo, conforme descrito em ofcio enviado pelo deputado CPMI dos Correios. Portanto, o deputado nunca disse que sua esposa Mrcia foi quele banco pagar uma fatura de TV a cabo, como afirma o ministro-relator, que no leu os autos e nem o ofcio enviado por Joo Paulo Cunha CPMI dos Correios, e repetiu o que ouviu por setores da imprensa. Neste ofcio, Joo Paulo no mencionou esse dinheiro porque estava seguro que eram recursos do PT.

Segue a ordem dos jornais que explicitam poca, os acontecimentos. Comprovando que Joo Paulo em nenhum momento negou o saque.

36

Contas da TVA comprovam os valores discrepantes que evidenciam o erro da empresa

37

ACUSAO
Ento, por que a Sra. Mrcia foi buscar o dinheiro no Banco Rural?

A VERDADE
O dinheiro solicitado a Delbio Soares, (tesoureiro do PT Nacional) foi disponibilizado nessa agncia. Mrcia estava to segura da correo e que os recursos eram do PT que se identificou, tirou cpia do documento e assinou o recibo. No depoimento de Delbio Soares, fica confirmado que ele pediu a Marcos Valrio para disponibilizar a quantia. No depoimento de Marcos Valrio, confirma-se que ele recebeu e atendeu a um pedido de Delbio. Ou seja, no h contradio nos depoimentos dos dois, que atestam que um pediu e o outro disponibilizou os recursos para as pesquisas.

Declarao e depoimentos de Delbio Soares e de Marcos Valrio sobre os R$ 50 mil

38

ACUSAO
Quem solicitou o dinheiro?

A VERDADE
Irineu Casimiro, que era o coordenador do PT da Macro Regio de Osasco. Veja depoimento ao lado.

ACUSAO
Quem contratou e quem pagou essas pesquisas?

A VERDADE
Gelso de Lima, que cuidava poca desta rea no mandato do Deputado Joo Paulo Cunha. Veja depoimento ao lado.

ACUSAO
O relator considera irrelevante o destino dado aos recursos. Ele est correto?

A VERDADE
Claro que no! Para nossa histria e para a populao que acompanha o trabalho do Deputado, certamente importante saber a destinao, pois assim fica provado, de forma cabal, que esses recursos no foram apropriados pelo Deputado Joo Paulo Cunha. Portanto, as pesquisas foram feitas, como est provado no processo, com as notas e os relatrios das quatro pesquisas.
39

ACUSAO
O ministro Relator desconsiderou a destinao dos recursos. O que foi feito com os 50 mil?

A VERDADE
Esse dinheiro foi utilizado para pagar quatro pesquisas sobre a situao poltica nas seguintes cidades: Osasco, Carapicuba, Cotia e Jandira. Confira ao lado, documentos que comprovam que os servios foram executados, bem como a nota fiscal dos servios prestados, e a declarao da empresa de pesquisa Datavale.

Nota scal e declarao de servios prestados pela empresa contratada para realizao das quatro pesquisas

40

Pesquisas realizadas nas cidades de Carapicuba e Osasco

41

Pesquisas realizadas nas cidades de Cotia e Jandira

42

Questes gerais sobre o Julgamento


ACUSAO
O Deputado Joo Paulo Cunha responde pelo crime de formao de quadrilha?

A VERDADE
No! E essa uma contradio que a imprensa desconsidera e a acusao no explica. Se o Deputado sabia da origem criminosa do dinheiro (segundo o ministro-relator), mantinha uma relao com Marcos Valrio (segundo o ministro-relator) e ajudou a criar um caixa para abastecer o esquema (segundo o ministrorelator), por que ele no foi denunciado nem condenado pelo crime de formao de quadrilha?

ACUSAO
O relator arma que houve compra de voto na Cmara dos Deputados. Houve?

A VERDADE
No! E o ministro-relator sofisma sobre isso, porque no pode provar. Ele apresenta trs casos de votaes que teriam sido contaminadas. Entre os quais a Reforma da Previdncia e a Reforma Tributria. A verdade que ambas foram aprovadas, igualmente como a Lei de Falncias, com absoluta maioria, inclusive com boa parte da oposio votando favoravelmente. Graas a articulao e convencimento poltico. Alm de serem matrias de interesse do Pas, vale a pena verificar as votaes e suas respectivas bancadas, da situao e da oposio que votaram a favor. Alm disso, tanto a Reforma Tributria como a Previdenciria, antes da apreciao final no plenrio, foram discutidas em Comisses Especiais. Essas Comisses tiveram comandos divididos entre oposio e situao. Na Previdncia, o relator era o Deputado Jos Pimentel (PT-CE) e o presidente da Comisso Especial era o deputado Roberto Brandt (PFL-MG); e na Tributria, o presidente era o Deputado Mussa Demes (PFL-PI) e o relator, o Deputado Virglio Guimares (PT-MG).

43

ACUSAO
O ministro-relator arma, que o sr. Joo Paulo Cunha j havia utilizado os servios dos mesmos rus em sua campanha para a presidncia da Cmara dos Deputados. Foram utilizados esses servios?

A VERDADE
Sim! E no houve aqui nenhuma irregularidade. Quando o Deputado Joo Paulo Cunha foi candidato Presidncia da Cmara Federal, o PT contratou os servios da agencia DNA para executar sua campanha. Esta custou R$ 150 mil reais e foi paga com trs cheques do PT, tendo o partido prestado contas junto ao TSE.

Documentos referentes campanha de Joao Paulo para a Presidncia da Cmara que comprovam que o PT pagou os gastos

44

ACUSAO
Por que o Deputado Joo Paulo Cunha foi o primeiro a ser julgado e o ltimo a ter a pena denida?

A VERDADE
O ministro-relator no conseguiu responder e foi seguido de um silncio ensurdecedor. Como ele fez do 15 ru o 1 a ser julgado? Ele transformou o captulo III em 1 a ser apreciado. Porque sendo o primeiro a ser julgado foi o ltimo a ter sua pena definida? A denncia, as alegaes finais e o acrdo do recebimento da denncia mantm a ordem. No fim, ele resolveu julgar Joo Paulo em primeiro lugar. Uma hiptese que no seu roteiro deveria comear com o PT para chegar na semana da eleio com o PT. E nada melhor que comear pelo nico ru que era candidato. E, ainda segundo seus clculos, as penas culminariam na semana de definio do segundo turno. Afinal, por que ele marcou sua viagem ao exterior exatamente ao final do segundo turno?

A Ao Penal 470 em sua ordem e a estranha inverso do ministro-relator

45

O julgamento da AP 470 e a defesa do Estado de Direito Democrtico


O captulo definitivo sobre os significados do julgamento da Ao Penal 470, no Supremo Tribunal Federal, ainda est por ser escrito na histria da poltica e da justia brasileira. A definio inicial das sentenas pelos juzes no encerrou o julgamento. Recursos sero analisados, antes que se defina a sentena final e o transitado em julgado de todo o processo. O devido processo legal e o legtimo direito de defesa, sistematicamente agredidos, foram mais uma vez desrespeitados quando se aprovou o fatiamento do trnsito em julgado para o cumprimento das penas. Seguindo-se os trmites jurdicos normais, deveria-se aguardar a etapa de anlise, pelo plenrio do STF, dos embargos infringentes; um tipo de recurso que leva a um novo julgamento que pode efetivamente mudar a deciso inicial. Portanto, no juridicamente correto que os embargos infringentes sejam relegados no curso do processo. O estado de direito democrtico prev a garantia da ampla defesa e a ocorrncia normal do devido processo legal. Portanto, plenamente legtimo e democrtico que a defesa tenha garantido o seu direito a todos os fruns jurdicos para provar a inocncia do ru. Podendo evidenciar, como o caso aqui apresentado, que a sentena condenatria foi injusta e equivocada, ocorrendo em desacordo com as provas dos autos. Assim, considerando-se as bases legais, os argumentos jurdicos e um exame atento e imparcial das provas documentais e testemunhais contidas nos autos do processo - parte delas reproduzidas nesta revista - o

46

coletivo do mandato mantm a expectativa de que os seus recursos sejam acolhidos, com a sua consequente absolvio das infundadas acusaes. Por isso, a defesa do Deputado Federal Joo Paulo Cunha, visando rever as decises, protocolou embargos infringentes para os trs casos em que ele acusado. Esse recurso j foi garantido pelo STF para o caso de lavagem de dinheiro e um novo julgamento deve acontecer em 2014. O mesmo procedimento jurdico, deveria ocorrer, propiciando um novo julgamento, tambm para as acusaes de corrupo passiva e peculato. Garantindo, assim, o amplo direito de defesa e o direito constitucional de ter um segundo grau de jurisdio. Para provar que Joo Paulo no praticou nenhuma ilegalidade, em quantos fruns jurdicos e polticos forem necessrios, l estar se manifestando a voz de um coletivo que tem uma histria de mais de trinta anos de um mandato democrtico e popular. Um mandato parlamentar atuante que se expressa nas lutas democrticas, pela garantia de direitos, pela incluso Social e melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. Bem como, em inmeras conquistas sociais, polticas e econmicas, que ficaro marcadas para sempre na forma de melhorias em vrias cidades do Estado de So Paulo.

Coletivo do Mandato do Deputado Federal Joo Paulo Cunha Dezembro de 2013


47

Uma histria de lutas e conquistas

Joo Paulo Cunha, um parlamentar democrtico, popular e atuante

Joo Paulo, em 1989, discursa na Cmara Municipal de Osasco

48

Joo Paulo, em 1983, organizando movimento de moradia

49

Em 1981, Joo Paulo convocando trabalhadores na Cobrasma, em Osasco, para assembleia do sindicato

Vereador em Osasco: 1983-1988


Joo Paulo foi um dos primeiros vereadores eleitos pelo PT. Realizou um mandato democrtico, popular e participativo pautado pela luta em defesa dos direitos humanos, da justia e da solidariedade. A militncia nas Comunidades Eclesiais de Base, no Centro de Defesa dos Direitos Humanos e nos movimentos sindicais, em especial na categoria dos metalrgicos e nos movimentos populares, com destaque aos movimentos de moradia, contribuiu para que seu mandato fosse um efetivo instrumento para conquista das reivindicaes sociais.

Joo Paulo discursa por uma Constituinte democrtica e popular, em 1986, em ato da Cmara de Vereadores

Joo Paulo sempre persente nas mobilizaes por melhores condies de vida da populao em 1988

Da tribuna da Cmara de vereadores de Osasco, Joo Paulo sada o Movimento Negro, em 1985

50

Deputado Estadual: 1991-1994


A confiana, o respeito e o apoio conquistados em Osasco e regio levaram Joo Paulo a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, onde foi uma das revelaes polticas, assumindo logo no primeiro ano de mandato a liderana da bancada do PT. Naquela casa afirmou sua prtica poltica democrtica, estimulando um dilogo respeitoso entre as foras polticas do Estado. Destacou-se, assim por fazer uma oposio combativa e apresentando alternativas para os problemas do Estado de So Paulo.
Joo Paulo como coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), do Partido dos Trabalhadores nas eleies municipais de 2000, em todo Brasil Joo Paulo participa do movimento por melhores condies de sade em Osasco em 2001

Joo Paulo discursa, em 1991, como Lder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa de So Paulo.

Em 2000, Joo Paulo discursando em ato poltico

Joo Paulo discursa para movimento em favor da luta pela reforma agrria

Joo Paulo assume a presidncia do Diretrio Estadual do PT em So Paulo, em 1995


51

Joo Paulo, em 2004 na campanha de Emidio Prefeito de OSasco

Deputado Federal: 1995-1998 / 1999-2002 / 2003-2006 / 2007-2010 / 2011


Exercendo seu quinto mandato como Deputado Federal, Joo Paulo hoje uma destacada liderana poltica do pas. No seu primeiro mandato, conquistou credibilidade com sua defesa e propostas de reforma poltica. No segundo mandato, destacou-se ao assumir o cargo de lder da bancada do PT e, aps a vitria de Lula, contribuiu para viabilizar uma adequada transio entre os governos. Foi eleito presidente da Cmara dos Deputados, em 14 de fevereiro de 2003, com 434 votos (84.6% dos deputados federais). Em 2006, Joo Paulo foi o Deputado Federal mais votado do PT no Estado de So Paulo e foi o relator da MP que tratou da crise econmica de 2008. Em 2010 foi eleito, pela segunda vez, o Deputado Federal mais votado do PT no estado de So Paulo, com mais de 255 mil votos, nessa legislatura presidiu a CCJ (Comisso de Constituio e Justia) a principal da Camara dos Deputados.

Joo Paulo na tribuna da Cmara, em 1999, no seu segundo mandato como Deputado Federal

Joo Paulo no 1 de maio em 2002

Joo Paulo presidindo a Comisso de Constituo e Justia (CCJ), da Cmara dos Deputados em 2011
52

2003-2004: Presidente da Cmara dos Deputados

Joo Paulo presidindo a sesso da Camara dos Deputados em 2003

Primeiro operrio a presidir a Casa do Povo, Joo Paulo realizou uma gesto marcada pela democratizao e agilizao do processo legislativo e pela administrao transparente e aberta participao da sociedade civil brasileira. Estimulou e viabilizou o dilogo entre o governo e a oposio, reafirmando o importante papel da Cmara dos Deputados no cenrio poltico brasileiro.
Joo Paulo com o secretrio Geral da ONU Ko Anan

Joo Paulo na presidncia da Cmara dos Deputados, comanda, em 2003, uma reunio de lderes partidrios

Joo Paulo conversa com Lula

Assim, criou as condies, com a ajuda dos lderes partidrios e de todos os deputados, para aprovar temas muito relevantes para a agenda econmica e social do pas. Entre esses temas, poderiam se destacar: a aprovao das primeiras etapas das Reformas da Previdncia, Tributria e do Judicirio; a Lei de Falncias; a Lei que criou as PPPs; a Lei de Preservao da Mata Atlntica; a Lei de Inovao Tecnolgica; o Programa de Erradicao do Trabalho Infantil; e os Estatutos do Desarmamento, do Idoso e do Torcedor, O ProUni e o Bolsa Famlia. Em sntese, os anos de 2003 e 2004 caracterizaram-se como um perodo em que os trabalhos da Cmara dos Deputados foram marcados por uma situao de estabilidade e previsibilidade democrtica, realidade que estimulou e possibilitou uma intensa e qualificada produo legislativa a favor do Brasil.

Joo Paulo recebendo um beijo de sua filha Juliana em 2003

Joo Paulo com o Papa Joo Paulo II


53

Principais aes e projetos aprovados pela Cmara no binio 2003-2004


Modernizao e novas instalaes da TV Cmara; a retirada dos vidros que separavam o plenrio das galerias, onde fica a populao; a publicidade de todos os atos administrativos e contratos na internet, pela primeira vez na histria da Cmara; produo de vdeos de Florestan Fernandes, Contos da Resistncia e o Gabinete de Artes.

Ao lado do Presidente Lula, Joo Paulo participa do evento de promulgao do Estatuto do Idoso

Estatuto do Desarmamento para reduzir a violncia

54

Esporte nacional ganha Estatuto do Torcedor

Viso do plenrio da Cmara sem a proteo de vidro que, desde 1994, separava a populao dos parlamentares. A retirada foi feita a pedido de Joo Paulo, em 2003

Como Presidente da Cmara, em 2003, Joo Paulo recebe do Presidente Lula as propostas das Reformas Tributria e da Previdncia

Lei de Inovao Tecnolgica: um estmulo pesquisa nacional

55

Coletivo do Mandato do Deputado Federal Joo Paulo Cunha PT-SP

www.joaopaulo.org.br Escritrio Poltico


Praa Duque de Caxias, 104 06086-010 - Osasco So Paulo - Brasil Fone: (11) 3653-1832 joaopaulo@joaopaulo.org.br

Anda mungkin juga menyukai