Anda di halaman 1dari 2

N 1488, Q U A R T A F E I R A , 1 2 D E M A I O

D E 2 0 10

Aprovao do Ficha Limpa vitria da sociedade, destacam tucanos


A concluso da votao do projeto Ficha Limpa na Cmara representa uma vitria da sociedade e da democracia. A avaliao de deputados do PSDB, que comemoraram nesta tera-feira (11) a manuteno do texto inicial da proposta, aprovado em plenrio na semana passada. Por acordo, os deputados rejeitaram ontem as sete sugestes de modificao no projeto de iniciativa popular que conta com o apoio de cerca de 4 milhes de pessoas. A proposta segue para anlise do Senado. O PSDB havia apresentado um destaque para retirar do texto a possibilidade de o candidato pedir efeito suspensivo para o recurso que apresentar contra uma deciso colegiada que o tenha tornado inelegvel. No entanto, o partido foi convencido pelas demais legendas e os movimentos organizados da sociedade que era melhor deixar a proposta sem mudanas. Entendemos que quanto menos insegurana e instabilidade jurdica colocarmos neste texto, mais exitoso ser o esprito desta lei. Ou seja, mais conteremos os fichas-sujas na disputa de uma eleio popular, explicou o deputado Duarte Nogueira (SP). Veja abaixo um resumo do que os tucanos afirmaram em plenrio. O que fazemos hoje o sonho, a esperana iniciada pela sociedade civil que acredita na existncia de homens e mulheres srios que querem fazer do mandato poltico um instrumento de transformao. A aprovao do Ficha Limpa um momento de esperana e de fortalecimento da democracia. Deputada Rita Camata (ES) A noite de hoje foi memorvel para o Legislativo. O projeto dar ao pas a possibilidade de melhorar os nossos quadros polticos. Esta votao uma resposta do Congresso aos anseios da sociedade. Deputado Vanderlei Macris (SP) Hoje o cidado que ainda vota sem informao pelo menos ter uma certeza: a de que no vai votar em quem cometeu crime grave ou desviou dinheiro pblico." Deputado Carlos Sampaio (SP) uma vitria do pas, das organizaes sociais e dos movimentos contra a corrupo eleitoral. Esperamos j em 2010 ter uma triagem que permita ao eleitor saber, de maneira transparente, em quem ele vai votar. Deputado Zenaldo Coutinho (PA)

Direto do
@ricardotripoli Vitria na Cmara! Aprovado o #FichaLimpa! Sociedade teve papel fundamental. @RomuloGouveia Votamos todos os destaques do Projeto Ficha Limpa. O projeto segue agora para o Senado. AVANTE!!!! @fernandochucre No consegui embarcar para Braslia. Soube que o projeto Ficha Limpa foi aprovado. Agora vamos mobilizar o Senado! @marceloitagiba Aprovamos o Ficha Limpa. Viva a democracia. O texto amplia os casos de inelegibilidade e unifica em oito anos o perodo em que o candidato no poder se candidatar. Com isso, ficaram barradas as candidaturas de pessoas condenadas pela Justia em deciso colegiada por crimes como corrupo e homicdio.Atualmente, a lei prev inelegibilidade somente para as condenaes transitadas em julgado, e os prazos variam de trs a oito anos.

O que muda?

Presidente da CBF manifesta preocupao com infraestrutura para a Copa de 2014


A Confederao Brasileira de Futebol (CBF) manifestou nesta tera-feira (11) presidente da Comisso de Turismo e Desporto da Cmara, deputada Professora Raquel Teixeira (GO), preocupao com a infraestrutura do pas para receber a Copa de 2014. Em visita ao gabinete da tucana, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, tambm expressou sua inteno de comparecer comisso para falar sobre os preparativos relacionados ao Mundial. Inicialmente a audincia seria no dia 19, mas a data ser reagendada a pedido de Teixeira, que foi convidado oficialmente pelo colegiado. De acordo com Raquel, os problemas apresentados pelo dirigente sero objeto de debate nesta reunio. Ele tem preocupaes como o quadro eleitoral, que afeta a continuidade das obras, com a situao dos aeroportos, portos e hotelaria. Em quase todas as cidades-sedes possvel a hospedagem em navios, desde que os portos sejam modernizados, explicou. Outro grande desafio melhorar a mobilidade urbana. Toda a questo de logstica e esvaziamento de pessoas em megaeventos muito grave no Brasil, alertou a parlamentar do PSDB, que recebeu de Teixeira uma camisa da seleo autografada pelos jogadores. Segundo ela, a Comisso de Turismo ajudar a superar esses desafios, seja cobrando das autoridades, seja por meio de mudanas legais. O colegiado j est trabalhando, por exemplo, na legislao dos portos, que completamente atrasada e fora de sintonia com a era dos cruzeiros e dos transatlnticos tursticos. De acordo com Raquel, altamente vivel transformar navios em hotis durante a Copa.

e-mail: diariotucano@camara.gov.br Blog: http://diariotucano.blogspot.com Twitter: http://www.twitter.com/diariotucano

DIRIO TUCANO

12 de maio de 2010

Cooperados comprovam que foram lesados pela direo da Bancoop


Em audincia nesta tera-feira (11) na Comisso de Fiscalizao Financeira e Controle (CFFC), representantes de dez associaes e condomnios comprovaram com vasta documentao que milhares de cooperados da Cooperativa Habitacional dos Bancrios de So Paulo (Bancoop) foram lesados. Para receberem os imveis, os cooperados precisaram pagar muito alm do previsto. Muitos dos que j receberam ainda sofrem por no possurem escrituras. Presente reunio, o deputado Vanderlei Macris (SP) destacou que necessrio saber do ex-presidente da Bancoop e tesoureiro do PT, Joo Vaccari Neto, de que forma o dinheiro dos cooperados e fundos de penso era supostamente desviado para campanhas polticas do partido. Queremos saber a mecnica de utilizao dos recursos para alimentar essa articulao poltica-partidria que existia dentro da Bancoop, cobrou. Para isso, Macris e vrios integrantes da CPI defendem a vinda de Vaccari ao colegiado. J o deputado Silvio Torres (SP) afirmou que vai apresentar um requerimento CFFC para que se descubra o grau de comprometimento da direo da Bancoop no desvio de recursos. Torres levantou alguns pontos que precisam ser esclarecidos. preciso apurar o salrios dos diretores e dos presidentes da Bancoop. Investigar se eles so filiados a partidos polticos para saber se realmente procedem as denncias de que houve dinheiro da cooperativa doado para legendas, ponderou o tucano.

Cobranas ilegais

Em depoimento comisso, o representante dos cooperados Marcos Migliaccio afirmou que 2 mil pessoas questionam na Justia uma cobrana ilegal feita pela Bancoop. Cerca de trs anos aps o recebimento das chaves, disse ele, os cooperados foram surpreendidos com a cobrana de R$ 5 mil a R$ 200 mil.

Fruet quer esclarecer quebra de sigilo de oficiais do Exrcito pela Receita


O lder da Minoria na Cmara, deputado Gustavo Fruet (PR), anunciou que apresentar requerimentos de informao para esclarecer denncias veiculadas pela imprensa sobre a suposta quebra de sigilo fiscal, pela Receita Federal, de seis generais do Exrcito crticos ao governo Lula a pedido do Gabinete de Segurana Institucional (GSI) da Presidncia da Repblica. Segundo o tucano, o fato sem precedentes um alerta para os limites que devem ser impostos ao do governo e ao papel da inteligncia do GSI. Chama muito a ateno para qual a razo de os rgos terem agido dessa maneira e desse pedido ter sido direcionado a oficiais crticos ao governo, afirmou Fruet nesta tera-feira (11). Um pedido de informao ser dirigido Receita Federal e o outro ao GSI. Algo que pode parecer banal merece a reflexo do Congresso e da comisso que regula os rgos de fiscalizao e controle do governo federal. Pela primeira vez se tem notcia na democracia que oficiais do Exrcito tiveram o sigilo quebrado sem ordem judicial para prestar alguma informao ao governo, justificou Fruet da tribuna. Segundo o jornalista Cludio Humberto, o trabalho foi feito pela Coordenao-Geral de Pesquisa e Investigao da Receita Federal, conforme documento em poder de sua coluna. O GSI nega a acusao. Leia tambm em nosso blog:

Roberto Rocha chama ateno para necessidade de conscincia ambiental


O deputado Roberto Rocha (MA) chamou a ateno, em discurso nesta tera-feira (11), para a necessidade de preservao do meio ambiente e o uso consciente das fontes renovveis de energia. O tucano citou nmeros que mostram o crescimento populacional das prximas dcadas e lembrou que a populao brasileira tem uma srie de desafios de ordem ambiental, social e logstica a serem enfrentados. Rocha lembrou que o ritmo de consumo dos recursos naturais encontra-se acelerado, o que preocupante. Estamos vivendo alm dos meios ecolgicos disponveis para a sustentao da vida. Est claro que a simples projeo do crescimento populacional, mantido o ritmo de consumo, nos levar a uma completa exausto dos recursos naturais, observou. O tucano cobrou que o Brasil formule um compromisso como nao, perante o mundo, para assegurar um crescimento sustentvel e virtuoso. Ele destacou que o pas tem potencial para isso. O Brasil no sculo XXI poder tornarse o maior produtor de energia renovvel e de alimentos do mundo, lembrou. O deputado tambm destacou a necessidade de um modelo de governana territorial, no qual desenvolvimento econmico e a questo ambiental no fiquem em permanente conflito.

Otavio Leite quer definir regras de segurana na internet para lan houses Tucanos defendem educao fsica especial para portadores de deficincia Educao em tempo integral nas escolas tem apoio no PSDB No TCU, Raquel Teixeira defende fiscalizao dos recursos para a Copa Deputados propem reduo do consumo de combustvel em veculos Projeto corrige critrio para recebimento de benefcio assistencial Para presidente do PSDB-MA, aprovao de reajuste para aposentados justa
EXPEDIENTE - Cmara dos Deputados - Anexo II, sala 131 CEP 70160-900 Braslia (DF) Telefone: (61) 3215-9351 Fax: (61) 3215-9350 Coordenadores de redao/Editores: Marcos Crtes e Thas Antonelli Subeditor:Rafael Secunho Reportagem: Alessandra Galvo, Arthur Filho, Djan Moreno, Letcia Boga e Renata Guimares Diagramadores: Marco Caetano e Xico Maia Op. de udio: Elyvio Blower Fotos: Eduardo Lacerda

As notas com contedo adicional no blog esto identificadas com

, enquanto aquelas com boletim de rdio disponvel em nosso site tm o smbolo

e-mail: diariotucano@camara.gov.br Blog: http://diariotucano.blogspot.com Twitter: http://www.twitter.com/diariotucano

Anda mungkin juga menyukai