Anda di halaman 1dari 112

Sub-projecto: Igualdade de Oportunidades

Manual do Formador Noes de Sade

Esta Publicao propriedade do GICEA - Gabinete de Gesto de Iniciativas Comunitrias do Emprego e ADAPT/EQUAL. Este produto protegido pelas leis em vigor e copyright, estando reservados todos os seus direitos. No pode ser reproduzido nem transcrito por qualquer processo seja ele qual for sem autorizao dos titulares do direito. Os infractores so passveis de procedimento judicial.

ndice
INTRODUO I PLANIFICAO DOS TEMAS 5 8

TEMA 0- APRESENTAO 9 SUB-TEMA - APRESENTAO DO FORMADOR/ DO GRUPO 9 SUBTEMA- APRESENTAO DA FORMAO 12 SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE - Conceitos 13 TEMA 1- PROMOO DA SADE 15 SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE - Alimentao 15 SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE - Tabagismo 18 SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE - lcool 20 SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE - Droga 22 SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE - Stress 23 SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE -Exerccio fsico 24 SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE - Autoestima e afectos 25 SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE - Vigilncia de sade 27 TEMA 2- SINAIS DE ALERTA/DOENA- CUIDADOS A TER 28 SUBTEMA- Gripe, Febre, Diarreia, Vmitos, 28 SUBTEMA- Diabetes 30 SUBTEMA- Hipertenso arterial 31 SUBTEMA- Acidente vascular cerebral 32 SUBTEMA- Enfarte do miocrdio 33 SUBTEMA- Cancro 34 SUBTEMA- Avaliao global do Tema 2 36 TEMA 3- PREVENO DE EPIDEMIAS 37 SUBTEMA- Conceitos gerais Epidemia, doenas infecto contagiosas 37 SUBTEMA- Higiene 38 SUBTEMA- Doenas infecto contagiosas 39 SUBTEMA- Tuberculose 40 SUBTEMA- Doenas Sexualmente Transmissveis - SIDA 41 SUBTEMA- Doenas Sexualmente Transmissveis Hepatite B 42 SUBTEMA- Doenas Sexualmente Transmissveis Outras 43 SUBTEMA- Doenas Sexualmente Transmissveis O preservativo 44 TEMA 4 - PRIMEIROS SOCORROS 45 SUBTEMA- Procedimentos gerais 45 SUBTEMA- Fracturas / Queimaduras 46 SUBTEMA- Queimaduras/Asfixia 47 SUBTEMA- Convulses/Mordedura de animais 48 3

SUBTEMA- Afogamento/ Intoxicao SUBTEMA- Leses oculares/Desmaio/Insolao SUBTEMA- Enfarte/Embolia/Choque elctrico TEMA 5- CUIDADOS A ACAMADOS SUBTEMA- Relao/ comunicao Mtodo participativo SUBTEMA- Cuidados de higiene e conforto Mtodo demonstrativo SUBTEMA- Cuidados especiais SUBTEMA- Imobilidade - Efeitos secundrios / Preveno SUBTEMA- Preveno de lceras de decbito TEMA 6- INSTITUIES DE SADE AVALIAO II - PROPOSTAS METODOLGICAS BRAINSTORMING ou tempestade de Ideias -T1 A UTILIZAO DE FOTOGRAFIAS COMO MTODO PEDAGGICO DRAMATIZAO T3 ESTUDO DE CASOS T4 DEBATE PR E CONTRA T5 PRTICA SIMULADA T6 JOGOS FICHAS DE TRABALHO III - AVALIAO:TIPOS E INSTRUMENTOS BIBLIOGRAFIA Anexos

49 50 51 52 52 53 54 54 55 57 58 59 60 61 63 65 72 77 81 83 84 94 108 109 111

INTRODUO
Chegados ao ano 2000, verificou-se que algumas Metas da Sade para Todos no foram atingidas na sua totalidade. O documento Sade XXI, da Organizao Mundial de Sade, e as Estratgias de Sade do Ministrio da Sade, referem como valores principais que contribuem para que cada pessoa atinja o melhor estado de sade que lhe possvel, a solidariedade, a equidade, a justia social, e uma ateno especial s questes do gnero. Refere ainda que para esse estado de sade ser atingido pela maioria, tem de ser dada ateno especial s pessoas desempregadas, s que vivem situaes de pobreza, aos desempregados, aos migrantes e s minorias tnicas. Deve igualmente ser adoptado o trabalho em parceria. Assim a formao que ir realizar, vai poder contribuir para uma melhor qualidade de vida dos/das futuros/as Tcnicos de Apoio Vida Familiar (TAVF). Vai tambm contribuir para que estes/as se insiram profissionalmente em estruturas que trabalhando em parceria, contribuem para o bem estar das pessoas mais desfavorecidas. Assim este mdulo, visa dotar os/as TAVF de saberes tericos e prticos, que lhes permitiro um bom desempenho e reconhecimento profissional, em diversos contextos de actuao como: Famlias com pessoas idosas. Famlias com crianas. Famlias com pais ausentes. Famlias com dificuldades econmicas. Instituies como lares, centros de dia e outras.

Assegurar tambm a mobilizao, reflexo, validao de antigos e novos saberes, garantir ao/ formando/a a visibilidade e a valorizao de capacidades e competncias, existentes ou adquiridas o que se traduzir num maior reconhecimento social, e, simultaneamente num acrscimo de auto estima e auto conceito. Valorizao pessoal

Valorizao social

Valorizao profissional 5

Esta valorizao social e profissional ir facilitar o acesso ao mercado de emprego uma vez que permite a creditao de saberes e competncias, anteriormente desenvolvidos mas no reconhecidos. Dentro desta abordagem, o mdulo validar profissionalmente as mulheres que ao longo da histria tm assumido os cuidados criana, ao adulto e ao idoso. Aos homens, que de um modo geral asseguram as tarefas ditas masculinas, dar oportunidade para adquirirem competncias no mbito dos cuidados de sade. Tudo isto contribuir para uma partilha mais alargada na vida profissional e familiar. Os/as potenciais frequentadores/as desta formao so adultos com as suas histrias, com as suas especificidade, com saberes e experincias prprias e da responsabilidade do formador faz-las emergir e mobilizar. Nesta ptica optou-se pelo mtodo activo, uma vez que este se baseia na actividade do formando, respeitando o seu ritmo, apelando sua motivao e criatividade, apoiando-se nas suas experincias e fazendo do formando o centro do processo de formao. Assim sendo, e de acordo com os objectivos do programa definimos como objectivos para este mdulo, que os/as formandos/as adquiram, desenvolvam e aprofundem saberes, com vista a promover a sua prpria sade e a das famlias com quem vo trabalhar. Pretende-se que cada formando/a fique apto a: Identificar os estilos de vida saudveis e ser capaz de os relacionar com a promoo e preveno da sade Identificar sinais de alerta e proceder aos respectivos cuidados. Identificar os sintomas de doena mais vulgares e proceder ao encaminhamento do doente. Actuar na preveno de doenas transmissveis. Identificar a importncia da higiene ambiental e pessoal na promoo da sade. Actuar perante uma situao de acidente ou doena sbita. Cuidar de pessoas doentes, deficientes ou acamadas no espao domstico. Utilizar as instituies prestadoras de sade. Este manual est dividido em trs partes: I - Planificao dos temas II - Propostas metodolgicas III Avaliao: Tipos e instrumentos A planificao dos temas, inclui os objectivos, contedos, as actividades pedaggicas e os materiais. Os temas foram divididos em cinco blocos temticos: os

Estilos de vida saudveis (alimentao, tabagismo, lcool, drogas, gesto do stress, exerccio fsico). Sinais de alerta de doenas e respectivos cuidados. Preveno de epidemias. Primeiros socorros. Cuidados a acamados. Instituies de sade.

O formando vai dispor de um manual, ao qual poder recorrer no desempenho das suas actividades futuras, e que simultaneamente voc poder utilizar como material pedaggico no decurso da formao. O grupo a que se destina a formao constitudo por mulheres e homens ao nvel do ensino obrigatrio ou secundrio. Neste manual preocupmo-nos sobretudo em estruturar as sesses, tendo como pressupostos que os contedos expressos no manual do formando so os contedos do mdulo. A planificao e as propostas metodolgicas que fazemos, so apenas propostas, uma vez que cada formador as adaptar em funo do grupo e das suas preferncias e vontade em utilizar as tcnicas propostas. Quisemos partilhar consigo uma lista bibliogrfica qual poder recorrer se considerar de interesse.

I PLANIFICAO DOS TEMAS Para a planificao dos temas centrmo-nos nas competncias que as/os AAVF precisam de desenvolver por forma a cuidarem de si prprios e dos outros (indivduos ou famlias). Para isso construmos uma grelha. Nesta, e a par com os objectivos gerais definidos para cada tema, so delineados os objectivos especficos, as actividades pedaggicas propostas e os materiais necessrios ao desenvolvimento destes.

TEMA 0- APRESENTAO
SUB-TEMA - APRESENTAO DO FORMADOR/ DO GRUPO
METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Que o grupo conhea o Quem sou Mtodo expositivo formador Percurso profissional Exposio oral Dados biogrficos OBJECTIVOS CONTEDOS MATERIAIS TEMPO OBS.

Quem so Que o grupo se conhea Percurso pessoal e estabelea relaes entre si

Mtodo participativo Jogos de apresentao: Atira a bola J1 Salada de frutas J2

Bola

TEMA - APRESENTAO SUBTEMA- APRESENTAO DO FORMADOR/ DO GRUPO ( Continuao) OBJECTIVOS Que o grupo estabelea relaes de confiana CONTEDOS METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo participativo Jogos de confiana Jogos da venda J3 Sempre em p J4 MATERIAIS TEMPO OBS.

Vendas

10

TEMA- APRESENTAO SUBTEMA- APRESENTAO DO FORMADOR/ DO GRUPO ( Continuao) OBJECTIVOS Que o grupo identifique as suas expectativas sobre a aco de formao CONTEDOS METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo participativo Jogo dos objectos J5 MATERIAIS Flipchart Canetas TEMPO OBS.

Brainstorming T1 Papis que espera vir a desempenhar como AAVF. Competncias e capacidades necessrias ao desempenho dos papeis referidos.

Flipchart Canetas Flipchart Canetas

11

TEMA- APRESENTAO

SUBTEMA- APRESENTAO DA FORMAO


OBJECTIVOS Que o grupo tome conhecimento dos contedos da formao CONTEDOS Programa Objectivos Metodologia Avaliao Durao Manual METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo Exposio oral Comparao das expectativas do grupo com os contedos do mdulo MATERIAIS Transparncias Retroprojector ou Diapositivos Projector diapositivos Flipchart Canetas TEMPO OBS.

de

12

TEMA 1- PROMOO DA SADE

SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE - Conceitos


OBJECTIVOS Que o grupo reflicta sobre o conceito de sade. CONTEDOS Conceito de sade METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo interrogativo Brainstorming T1 Sade - O que lhe lembra ? Construo do conceito de sade do grupo. Mtodo expositivo Exposio oral do conceito de sade OMS Que o grupo identifique comportamentos favorveis e desfavorveis sade. Estilos de vida saudveis - conceito Mtodo participativo Foto linguagem T2 Comportamento de risco (CR), Comportamentos promotores de sade (CPS). Conceito de CR e de CPS do grupo Mtodo expositivo Exposio oral do conceito de CR e CPS Mtodo interrogativo Brainstorming T1 Estilo de vida saudvel e no saudvel Motivos de escolha e adopo Mtodo expositivo Exposio oral sobre Processo de tomada de deciso (rvore de deciso) Mtodo participativo Transparncias 13 MATERIAIS Flipchart Canetas TEMPO OBS.

Transparncias Retroprojector Fotografias Flipchart Canetas

Transparncias Retroprojector Flipchart Canetas

Que o grupo identifique as motivaes para a adopo de estilos de vida saudveis e no saudveis. Que o grupo reflicta sobre estratgias para incentivar

Presso social Hbitos de sade Atitudes e valores Conhecimento Influncias culturais Processo de decisoPassos e escolhas:

e manter a sade

Reconhecimento Avaliao Implementao Reviso

Role-playing (Dramatizao) T3 Processo de tomada de deciso relativamente a situaes de promoo / manuteno sade. O formador divide o grande grupo em 4, aos quais atribui 1 situao para dramatizar. Mtodo participativo Discusso e sntese, em grupo. Registo das concluses em acetato.

Retroprojector

Cartes com situaes propostas

Que o grupo reflicta a importncia do papel do AAVF na promoo e manuteno da sade

Acetatos Canetas Retroprojector

Caso 1 Tomada de deciso: Cries S1 Alcoolismo S2 Obesidade S3 Vigilncia / Proteco no trabalho. S4 NOTA: Avaliao Ficha 1 (F1)

14

TEMA 1- PROMOO DA SADE


SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE Alimentao
OBJECTIVOS Que o grupo identifique os seus padres alimentares CONTEDOS METODOLOGIAS / ACT. PEDAGGICAS Mtodo reflexivo Ficha de trabalho F2 Cada formando reflecte sobre os registos, e partilha com o grupo se os resultados coincidem com a percepo que tinha Mtodo expositivo Exposio oral MATERIAIS Ficha de trabalho Canetas TEMPO OBS.

Que o grupo identifique o tipo, a funo de cada nutriente e em que alimentos se encontram

Tipo de Nutrientes Hidratos de carbono, Protenas, Gorduras, Vitaminas, Sais minerais, Fibras, gua Funes dos nutrientes: Energtica, Construtora, Protectora. Alimentos onde se encontram os diferentes tipos de nutrientes

Acetatos Retroprojector Slides Projector

Mtodo participativo Jogo dos alimentos J6

Flanelgrafo, Velcro Cartes com as funes Cartes com os alimentos

15

TEMA 1- PROMOO DA SADE SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE - Alimentao OBJECTIVOS Que o grupo identifique os alimentos e quantidades que devem constar numa alimentao saudvel CONTEDOS Pirmide alimentos dos METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo Exposio oral Mtodo participativo Pirmide dos alimentos F3 Reflexo sobre F3, Detectar erros e associar mitos e hbitos culturais. Que o grupo identifique os principais erros e regras de uma alimentao saudvel a MATERIAIS Transparncias Retroprojector Ficha F3 Acetatos Canetas Retroprojector Ficha de trabalho a realizar em casa TEMPO OBS.

Erros alimentao Regras alimentao saudvel

da da

Mtodo expositivo Exposio oral

Transparncias Retroprojector

16

TEMA 1- PROMOO DA SADE SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE - Alimentao OBJECTIVOS Que o grupo identifique algumas formas de cozinhar Que o grupo identifique necessidades alimentares especiais em funo do ciclo de vida Que o grupo identifique Regras bsicas da higiene e manuseamento dos alimentos CONTEDOS Maneiras saudveis de cozinhar Necessidades especiais: Criana Idoso Grvida Higiene pessoal Higiene alimentar Delimitao de zonas limpas e sujas METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo Exposio oral Mtodo expositivo Exposio oral MATERIAIS Transparncias Retroprojector Transparncias Retroprojector TEMPO OBS.

Mtodo expositivo/participativo Trabalho de grupo (Em grande grupo ou pequenos grupos) F4- para deteco de sinais de falta de higiene na cozinha Exposio oral Mtodo expositivo Vdeo : O pesadelo que faz engordar

Canetas Flipchart Ficha 4

Transparncias Retroprojector Videograma Leitor de Vdeo Televiso

NOTA : Avaliao Ficha 5 (F5)

17

TEMA 1- PROMOO DA SADE

SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE Tabagismo


OBJECTIVOS Que o grupo identifique as desvantagens de fumar CONTEDOS Desvantagens de fumar Efeitos do tabaco na sade METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo interrogativo Brainstorming T1 Vantagens de no ser fumador MATERIAIS Canetas Flipchart TEMPO OBS.

Que o grupo reflicta sobre estratgias de reduo de hbitos tabgicos

Cigarros de ervas Adesivos Acupunctura Consultas de desabituao tabgica Educao s crianas

Mtodo interrogativo O formador promove a reflexo em grande grupo, lanando perguntas: J algum do grupo deixou de fumar? Que estratgia utilizou? Como se sentiu? Como ajudar algum a deixar de fumar? Que estratgias para a preveno do tabagismo? Trabalho de grupo Ficha 6 (F6) Discusso e reflexo em grande grupo

Transparncias Retroprojector

18

OBJECTIVOS Que o grupo reflicta sobre a importncia dos direitos do no fumador

CONTEDOS Defesa dos direitos do no fumador Conceito de fumador passivo

METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo Expositivo / participativo Reflexo em grande grupo Exposio oral

MATERIAIS

TEMPO

OBS.

Transparncias Legislao

NOTA: Avaliao Ficha 7 (F7)

19

TEMA 1- PROMOO DA SADE

SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE - lcool


OBJECTIVOS Que o grupo identifique as consequncias do alcoolismo Que o grupo identifique os principais mitos do lcool CONTEDOS Consequncias do alcoolismo: Acidentes viao Acidentes de trabalho Violncia e criminalidade Mitos sobre o lcool. O lcool: aquece mata a sede d fora ajuda a digesto um alimento medicamento facilita as relaes sociais Regras de consumo do lcool: Crianas /jovens grvida mulheres a amamentar alcolico tratado no trabalho na conduo METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo participativo Foto linguagem T2 lcool. Mtodo expositivo/participativo Discusso em grupo Exposio oral MATERIAIS Fotografias TEMPO OBS.

Canetas Flipchart Transparncias Retroprojector

Que o grupo identifique regras de consumo de lcool

Mtodo expositivo/participativo Discusso em grupo Exposio oral Transparncias Retroprojector

20

TEMA 1- PROMOO DA SADE SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE - lcool OBJECTIVOS Que o grupo identifique estratgias de ajuda em situao de alcoolismo. CONTEDOS Ajudar em situao de alcoolismo: Como, Recursos Papel da famlia METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo/ participativo Discusso em grupo Exposio oral MATERIAIS Flipchart Canetas Transparncias Retroprojector TEMPO OBS.

Que o grupo identifique estratgias e vantagens da preveno do alcoolismo

Educao: Famlia como modelo Papel dos media A escola O trabalho Legislao

Mtodo expositivo/ interrogativo Brainstorming T1 -Vantagens e estratgias preveno

da

Canetas Flipchart Legislao Nota: Avaliao Ficha 8 (F8)

21

TEMA 1- PROMOO DA SADE

SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE - Droga


OBJECTIVOS Que o grupo identifique sinais e sintomas de toxicodependncia e sndroma de abstinncia Que o grupo identifique sinais de risco e elabore estratgias de preveno CONTEDOS Definio Tipos de droga e formas de consumo Sintomas de abstinncia e toxicodependncia METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo participativo Foto linguagem T2 MATERIAIS Fotografias TEMPO OBS.

Sinais de risco Estratgias de preveno

Mtodo expositivo / participativo Discusso em grupo Exposio oral Videograma Os pais e a droga

Transparncias Retroprojector Videograma TV Leitor de vdeo

Que o grupo identifique recursos em situao de toxicodependncia

Recursos disponveis comunidade

na

Exposio oral

Nota: Avalia o Ficha 9 (F9)

22

TEMA 1- PROMOO DA SADE

SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE - Stress


OBJECTIVOS Que o grupo identifique factores de stress CONTEDOS Factores de stress Stress positivo negativo e stress METODOLOGIA/ACT. PEDAGGICAS Mtodo participativo Foto linguagem T2 Situaes geradoras de stress Situaes de stress positivos Situaes de stress negativo Mtodo participativo Estudos de casa T4 Dividir o grande grupo em trs. Cada grupo reflecte estratgias de lidar com o stress perante a situao atribuda, que partilhar com o grande grupo. MATERIAIS Fotografias Flipchart Canetas TEMPO OBS.

Que o grupo identifique estratgias de lidar com o stress

Algumas estratgias de lidar com o stress: Eliminar factores de stress Passear Ouvir msica Tomar Banho relaxante Fazer uma pausa Respirar fundo, pausadamente, 10 xs, com os olhos fechados Beber ch

Caso 2 -Stress: Espera demorada pelo autocarro S1 Obras na vizinhana S2 Chamada de ateno pelo chefe S3 Nota: Se o formador tiver conhecimentos e competncias, poder substituir a visualizao do vdeo pela prtica simulada de um treino de relaxamento. Nota: Avaliao Ficha 10

Vdeo:No rebentes 2 feira

Videograma Leitor de vdeo Televiso

23

TEMA 1- PROMOO DA SADE

SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE -Exerccio fsico


OBJECTIVOS Que o grupo reflicta o amplo campo de aco da actividade fsica CONTEDOS Desmistificar falsos conceitos: Actividade fsica no s exerccio fsico estruturado (ginstica, natao etc.) Exemplos de prticas de exerccio fsico no dia a dia: passear a p no seu bairro subir e descer escadas andar de bicicleta Que o grupo identifique os benefcios da actividade fsica Benefcios da Act. Fsica: melhorar o funcionamento cardaco melhorar o funcionamento articular prevenir a osteoporose peso equilibrado aumentar a vitalidade (fsica e psicolgica) descontrair e diminuir o stress fazer novas amizades METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo interrogativo Brainstorming T1 Actividade fsica. Que conceito? MATERIAIS TEMPO OBS.

Canetas Flipchart

Mtodo expositivo Exposio oral

Transparncias Retroprojector

Mtodo participativo Fotolinguagem T2 Benefcios da actividade fsica

Fotografias

Nota: Avaliao Ficha 11 (F11)

24

TEMA 1- PROMOO DA SADE

SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE Autoestima e afectos


OBJECTIVOS CONTEDOS Que o grupo reconhea Qualidade de vida a importncia de cuidar de si para poder cuidar Noo de autoestima dos outros e afecto Noo de sentimento de pertena METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo Exposio oral MATERIAIS Transparncias Retroprojector TEMPO OBS.

Que o grupo identifique Afectos: tipo e formas de expresso expresso de afectos

tipos

e Mtodo participativo Fotolinguagem - T2 Manifestaes de afecto e sentimentos Fotografias

25

TEMA 1- PROMOO DA SADE SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE Autoestima/ afectos OBJECTIVOS CONTEDOS METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo participativo Exposio oral Jogo Dar incentivos J7 MATERIAIS TEMPO OBS.

Que o grupo treine Capacidade de: competncias para a incentivar promoo da elogiar autoestima dos outros encorajar

Transparncias Retroprojector

Dar valor s nossas Jogo Dizer bem nas costas qualidades /sucessos J8

Papel Canetas Fita -cola

Competncias necessrias ajudar a atitudes persuaso elogio de vitrias

para mudar

pequenas

Nota: Autoavaliao Ficha 12 - (F12) Dizer bem de ns prprios Esta ficha ser repetida no fim do mdulo. Cada formando partilha com o grupo como se sentiu" e se foi difcil encontrar atributos positivos

26

TEMA 1- PROMOO DA SADE

SUBTEMA- ESTILOS DE VIDA E PROMOO DE SADE - Vigilncia de sade


OBJECTIVOS Que o grupo reflicta sobre a importncia da vigilncia de sade CONTEDOS Importncia da vigilncia de sade Vigilncia de sade: Infncia Adolescncia Idade adulta 3 Idade Gravidez Plan. Familiar Vacinao: Plano Nacional de vacinao METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo Exposio oral MATERIAIS Transparncias Retroprojector Boletim de sade infantil TEMPO OBS.

Videograma :O que a nossa me nunca nos ensinou Exposio oral

Videograma Leitor de vdeo TV Boletim Individual de sade Dentadura gigante Escova gigante Nota: Avaliao Ficha 13 (F13)

Sade oral: Tcnica de escovagem

Mtodo demonstrativo Prtica simulada

27

TEMA 2- SINAIS DE ALERTA/DOENA- CUIDADOS A TER


SUBTEMA- Gripe, Febre, Diarreia, Vmitos,
OBJECTIVOS Que o grupo identifique sinais de alerta e os cuidados a ter CONTEDOS Sinais de alerta mais comuns: Febre Diarreia Vmitos Gripe Como manifestam se METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo/participativo Brainstorming T1 Febre, diarreia, vmitos e gripe o que so? MATERIAIS TEMPO OBS.

Flipchart canetas

Exposio oral

Acetatos Retroprojector

Que o grupo treine a avaliao da temperatura

Como actuar perante um sinal de alerta Avaliao temperatura da Mtodo participativo Prtica simulada T6 avaliao da temperatura em pares Termmetros diferentes tipos de

28

TEMA 2- SINAIS DE ALERTA/DOENA- CUIDADOS A TER SUBTEMA- Febre, vmitos, diarreia, gripe OBJECTIVOS CONTEDOS METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS do Mtodo participativo Role-playing (Dramatizao) T3 Actuao perante uma situao de gripe, febre, vmitos e diarreia Aps a dramatizao discutir em grupo alargado: O que se passou Como procederiam Aspectos a melhorar MATERIAIS TEMPO OBS. Caso 2 sinais de alerta S1 Gripe e febre S2 Vmitos e diarreia

Que o grupo treine os Desempenho cuidados a prestar papel de AAVF perante os sinais de alerta mais comuns

29

TEMA 2- SINAIS DE ALERTA/DOENA- CUIDADOS A TER

SUBTEMA- Diabetes
OBJECTIVOS

CONTEDOS

Que o grupo identifique Diabetes: os principais sinais e O que , sintomas de Diabetes Sinais e sintomas Que o grupo identifique os cuidados a ter em caso de diabetes Cuidados a ter Que o grupo identifique os cuidados especiais Cuidados especiais: P do diabtico Sinais e sintomas de hipoglicmia Sinais e sintomas de Hiperglicmia Actuao em caso de hipo ou hiperglicmia

METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo Exposio oral

MATERIAIS Transparncias Canetas Retroprojector

TEMPO

OBS.

30

TEMA 2- SINAIS DE ALERTA/DOENA- CUIDADOS A TER

SUBTEMA- Hipertenso arterial


OBJECTIVOS CONTEDOS Que o grupo identifique Tenso arterial os principais sinais e O que sintomas de hipertenso arterial

METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo Exposio oral

MATERIAIS Transparncias Retroprojector

TEMPO

OBS.

Que o grupo identifique os cuidados a ter em Hipertenso arterial: caso de hipertenso Sinais e sintomas arterial Cuidados a ter

31

TEMA 2- SINAIS DE ALERTA/DOENA- CUIDADOS A TER

SUBTEMA- Acidente vascular cerebral


OBJECTIVOS Que o grupo identifique os principais sinais e sintomas de Acidente Vascular Cerebral CONTEDOS Acidente Cerebral: O que Sinais e sintomas Actuao

METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Vascular Mtodo expositivo Exposio oral

MATERIAIS Transparncia Retroprojector

TEMPO

OBS.

Que o grupo identifique os cuidados a ter em caso de Acidente Vascular Cerebral

32

TEMA 2- SINAIS DE ALERTA/DOENA CUIDADOS A TER

SUBTEMA- Enfarte do miocrdio


OBJECTIVOS CONTEDOS Que o grupo identifique Enfarte do miocrdio: os principais sinais e Sinais e sintomas sintomas de enfarte do Actuao miocrdio Que o grupo identifique os cuidados a ter em caso de enfarte do miocrdio

METODOLOGIA/ ACT. MATERIAIS PEDAGGICAS Mtodo expositivo Exposio oral Transparncias Retroprojector

TEMPO

OBS.

33

TEMA 2- SINAIS DE ALERTA/DOENA- CUIDADOS A TER

SUBTEMA- Cancro
OBJECTIVOS

METODOLOGIA/ ACT. MATERIAIS PEDAGGICAS Que o grupo identifique Recomendaes do Cdigo Mtodo participativo/expositivo formas de preveno do Europeu contra o cancro: Brainstorming T1 cancro No fumar Flipchart Como Canetas Reduzir o consumo de bebidas Cancro prevenir?. alcolicas Aumentar a ingesto diria de Transparncias Exposio oral vegetais e frutos frescos Retroprojector Evitar o excesso de peso Moderar a exposio solar Recomendaes de higiene e segurana relativamente a substncias cancergenas VideogramaCdigo Preveno do Cancro do colo Europeu contra o cancro uterino - Citologia Videograma Leitor de vdeo Videograma Palpao TV mamaria Preveno do cancro da mama Auto-exame da mama Preveno do cancro da prstata Cons. Mdica

CONTEDOS

TEMP O

OBS.

34

TEMA 2 - SINAIS DE ALERTA/DOENA- CUIDADOS A TER SUBTEMA- Cancro METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Que o grupo identifique Sinais de alerta de Mtodo Expositivo sinais de alerta de cancro Exposio oral cancro OBJECTIVOS CONTEDOS MATERIAIS Transparncias Retroprojector TEMPO OBS.

Que o grupo enuncie a Consulta mdica actuao a ter (como AAVF) perante a deteco de sinais de alerta

Mtodo participativo Estudo de caso T4 Formar grupos de 4/5 elementos dado a cada grupo um caso Discusso em pequeno grupo. Sinais de alerta do cancro Actuao a ter Um porta voz de cada grupo apresenta as concluses ao grupo alargado. Discusso em grande grupo

Caso 4 Cancro S1 Cancro da mama S2 Cancro da pele S3 Cancro da prstata S4 Cancro do colo do tero

35

TEMA 2 - SINAIS DE ALERTA/DOENA- CUIDADOS A TER

SUBTEMA- Avaliao global do Tema 2


OBJECTIVOS Avaliao global CONTEDOS

METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo Participativo Jogo Respondendo perguntas da populao J9

MATERIAIS s Cartes perguntas com

TEMPO

OBS.

36

TEMA 3- PREVENO DE EPIDEMIAS


SUBTEMA- Conceitos gerais Epidemia, doenas infecto contagiosas
OBJECTIVOS CONTEDOS Que o grupo identifique Epidemia conceitos como Doena epidemia e doena contagiosa infecto-contagiosa METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo infecto Exposio oral MATERIAIS Transparncias Retroprojector TEMPO OBS.

Que o grupo identifique as principais vias de Vias de contgio: contgio Area Oral Fecal - Oral Sangue Sexual Me-filho

Mtodo expositivo/participativo Brainstorming T1 Vias de contgioExposio oral Trabalho de grupo Dividir o grande grupo em grupo de 4 Ficha de trabalho 14 (F14) Apresentao das concluses para o grande grupo

Flipchart Canetas Transparncias Retroprojector Ficha 14 Acetatos Canetas retroprojector

37

TEMA 3- PREVENO DE EPIDEMIAS

SUBTEMA- Higiene
OBJECTIVOS

METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Que o grupo identifique Higiene pessoal Mtodo participativo formas de preveno de Higiene ambiental Dividir o grande grupo em trs epidemias Higiene ao comer e grupos mais pequenos. Cada grupo trabalha um dos ao beber temas e apresenta-o ao grupo alargado.

CONTEDOS

MATERIAIS Manual formando Cartolinas, marcadores, tesouras Cola do

TEMPO

OBS.

Tcnica de lavar as Que o grupo treine a mos Mtodo demonstrativo tcnica de lavar as Prtica simulada T6 mos

38

TEMA 3- PREVENO DE EPIDEMIAS

SUBTEMA- Doenas infecto contagiosas


OBJECTIVOS CONTEDOS Que o grupo identifique Parasitses as parasitoses mais comuns: comuns Escabiose Pediculose METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS mais Mtodo expositivo Exposio oral MATERIAIS Transparncias Retroprojector TEMPO OBS.

scaris Que o grupo identifique Oxiros formas de preveno das parasitoses O que so Sinais e sintomas Preveno Tratamento Que o grupo identifique os principais cuidados a ter durante o tratamento

Nota : Avaliao / consolidao de conhecimentos Ficha 15 (F15)

39

TEMA 3- PREVENO DE EPIDEMIAS

SUBTEMA- Tuberculose
OBJECTIVOS CONTEDOS Que o grupo identifique Tuberculose: as caractersticas da Magnitude do tuberculose problema Sinais e sintomas Importncia do Que o grupo relacione a rastreio cura com o rastreio e a Adeso ao adeso ao tratamento tratamento METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo Exposio oral MATERIAIS Transparncias Retroprojector TEMPO OBS.

40

TEMA 3- PREVENO DE EPIDEMIAS

SUBTEMA- Doenas Sexualmente Transmissveis - SIDA


OBJECTIVOS Que o grupo Identifique atitudes perante situaes de Sida CONTEDOS Mitos, valores Grupos de risco versus comportamentos de risco METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo participativo Debate pr e contra T5 No final o formador lana perguntas: O que sentiram? Conhecem situaes iguais ou semelhantes? O formador deve utilizar os argumentos utilizados durante o debate, clarificando e desmistificando ideias erradas e preconceitos. MATERIAIS TEM PO OBS. Caso 1 - SIDA S1- Despedimento S2- Expulso de casa S3- Expulso da escola

Que o grupo identifique Conceito de seropositividade e doena, vias de contgio, sintomas, tratamento e preveno

Sida: Seropositividade e Doena Vias de contgio Sintomas Tratamento Preveno

Mtodo expositivo/ participativo Exposio oral

Diapositivos Projector de diapositivos PPED

41

TEMA 3- PREVENO DE EPIDEMIAS

SUBTEMA- Doenas Sexualmente Transmissveis - Hepatite B


OBJECTIVOS CONTEDOS METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo Exposio oral MATERIAIS TEMPO OBS.

Que o grupo identifique as vias de contgio, sintomas, e estratgias de preveno da Hepatite B

Hepatite B : Vias de contgio Sintomas Preveno

Transparncias Retroprojector

42

TEMA 3- PREVENO DE EPIDEMIAS

SUBTEMA- Doenas Sexualmente Transmissveis Outras


OBJECTIVOS CONTEDOS Que o grupo identifique Doenas o que so doenas Sexualmente sexualmente transmissveis: transmissveis, como Cuidados gerais prevenir e atitude a Preveno tomar. METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo Exposio oral MATERIAIS Transparncias Retroprojector TEMPO OBS.

Que o grupo identifique Gonorreia as principais doenas Condilomas sexualmente (HPV) transmissveis Sfilis Herpes Clamdea Tricomoniase

Exposio oral

Transparncias Retroprojector

43

TEMA 3- PREVENO DE EPIDEMIAS

SUBTEMA- Doenas Sexualmente Transmissveis O preservativo


OBJECTIVOS CONTEDOS Que o grupo identifique o preservativo como a principal meio para Preservativo: prevenir as DST Como utilizar METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo/ participativo Videogramas O salva vidas (APF) Discusso em grande grupo MATERIAIS TEMPO OBS.

Videograma Leitor de vdeo TV

44

TEMA 4 - PRIMEIROS SOCORROS


SUBTEMA- Procedimentos gerais
OBJECTIVOS CONTEDOS Que o grupo identifique Procedimentos a atitude a ter perante Gerais uma situao de emergncia METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo Exposio oral MATERIAIS Transparncias Retroprojector TEMPO OBS.

Que o grupo identifique os procedimentos a Hemorragia executar em caso de Controle hemorragia e hemorragia ferimentos Ferimentos Limpeza Desinfeco

Mtodo de expositivo/demonstrativo Exposio oral Demonstrao da tcnica limpeza e desinfeco

Transparncias Retroprojector

de Compressas Betadine Soro fisiolgico

45

TEMA 4 - PRIMEIROS SOCORROS

SUBTEMA- Fracturas / Queimaduras


OBJECTIVOS CONTEDOS Que o grupo identifique Fracturas: os procedimentos a ter Tipos em caso de fracturas Cuidados Preveno complicaes Que o grupo identifique os procedimentos a ter em caso de queimadura Queimaduras Definio Critrios gravidade Tipos queimadura Cuidados gerais Preveno complicaes METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo Exposio oral de MATERIAIS Transparncias Retroprojector TEMPO OBS.

Mtodo expositivo Exposio oral de de de

Transparncias Retroprojector Diapositivos com imagens dos trs tipos de queimaduras Projector de diapositivos

46

TEMA 4 - PRIMEIROS SOCORROS

SUBTEMA- Queimaduras/Asfixia
METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Que o grupo identifique os Atitude a ter no caso de Mtodo expositivo cuidados especficos : Exposio oral segundo o tipo de Queimadura por queimadura produtos qumicos Queimaduras por calor OBJECTIVOS CONTEDOS MATERIAIS Transparncias Retroprojector TEMPO OBS.

Asfixia Que o grupo identifique os Como retirar um objecto procedimentos a ter em estranho Mtodo expositivo/ Transparncias demonstrativo caso de asfixia por Retroprojector Exposio oral objectos estranhos Demonstrao Que o grupo seja capaz de Manobra de Heimlish executar a manobra de No adulto Heimlish Na criana

Prtica simulada T6 Treino em pares Discusso em grande grupo das dificuldades sentidas

47

TEMA 4 - PRIMEIROS SOCORROS

SUBTEMA- Convulses/Mordedura de animais


OBJECTIVOS CONTEDOS Que o grupo identifique Convulses os procedimentos a ter Sinais e sintomas em caso de convulses Procedimentos METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo/Demonstrativo Exposio oral MATERIAIS Transparncias Retroprojector TEMPO OBS.

Que o grupo seja capaz Posio Lateral de de executar a Posio Segurana (PLS) Demonstrao Lateral de Segurana (PLS) Prtica simulada Treino em pares Discusso em grande grupo das dificuldades sentidas Mordedura de Que o grupo identifique animais Exposio oral os procedimentos a ter Atitude a ter em caso de mordedura Transparncias de animais Retroprojector

48

TEMA 4 - PRIMEIROS SOCORROS

SUBTEMA- Afogamento/ Intoxicao


METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Que o grupo identifique Afogamento Mtodo expositivo os procedimentos a ter Procedimentos a ter Exposio oral em caso de afogamento OBJECTIVOS CONTEDOS MATERIAIS Transparncias Retroprojector TEMPO OBS.

Que o grupo identifique os procedimentos a ter Intoxicao por: em caso de Intoxicao Medicamentos lcool Intoxicao por Ingesto Inalao Atravs da pele

Mtodo expositivo Exposio oral

Transparncias Retroprojector

49

TEMA 4 - PRIMEIROS SOCORROS

SUBTEMA- Leses oculares/Desmaio/Insolao


OBJECTIVOS Que o grupo identifique os procedimentos a ter em caso de leses oculares CONTEDOS Leses oculares qumicos Corte, ferida, corpo estranho METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo Exposio oral MATERIAIS Transparncias Retroprojector TEMPO OBS.

Que o grupo identifique Desmaio os procedimentos a ter em caso de desmaio

Mtodo expositivo Exposio oral

Transparncias Retroprojector

Que o grupo identifique os procedimentos a ter Insolao em caso de insolao e como prevenir

Mtodo expositivo Exposio oral

Transparncias Retroprojector

50

TEMA 4 - PRIMEIROS SOCORROS

SUBTEMAEnfarte/Embolia/Choque elctrico
OBJECTIVOS CONTEDOS Que o grupo identifique Enfarte e Embolia: os procedimentos a ter Sinais e sintomas em caso de Enfarte e Procedimento Embolia Choque elctrico Mtodo expositivo Exposio oral Transparncias Retroprojector METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo Exposio oral MATERIAIS Transparncias Retroprojector TEMPO OBS.

Que o grupo identifique os procedimentos a ter em caso de choque elctrico

Que o grupo identifique Caixa de o contedo de uma Socorros caixa de 1 Socorros

1 Mtodo expositivo Exposio oral Transparncias Retroprojector

51

TEMA 5- CUIDADOS A ACAMADOS


SUBTEMA- Relao/ comunicao
OBJECTIVOS CONTEDOS Que o grupo identifique Comunicao os tipos de comunicao O que comunicar e a sua importncia na Como se comunica relaes interpessoais Comunicao verbal: deturpao da mensagem Que o grupo identifique Comunicao no verbal: formas de comunicao Contacto visual verbal e no verbal Expresso facial Toque Postura Espao interpessoal METODOLOGIA/ ACT. MATERIAIS PEDAGGICAS Mtodo Expositivo/ participativo Brainstorming T1 O que comunicar? Flipchart Como se comunica? Canetas Jogo - Histria do sargento J10 Jogos de comunicao - J11 Cartes com ordens Flipchart Canetas Cartes ordens TEMPO OBS.

com

Comunicao verbal e para verbal Exposio oral Voz tom e ritmo Entoao

Transparncias Retroprojector

52

OBJECTIVOS

CONTEDOS

METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo participativo Role-playing Dramatizao T3 Relao com um doente acamado Discusso em grande grupo sobre as atitudes presentes na dramatizao.

MATERIAIS

TEMPO

OBS.

Caso 3 S1 Boa comunicao S2 M comunicao

53

TEMA 5- CUIDADOS A ACAMADOS

SUBTEMA- Cuidados de higiene e conforto


OBJECTIVOS Que o grupo identifique as vertentes a ter em conta na prestao dos cuidados de higiene e conforto CONTEDOS Cuidados de higiene conforto: Importncia Cuidados relativos ao Ambiente Material necessrio METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS e Mtodo expositivo Exposio oral MATERIAIS Transparncias Canetas Retroprojector TEMPO OBS.

Que o grupo identifique os diferentes tipos de Banho na cama Mtodo demonstrativo banho e a sua Demonstrao adequabilidade Banho na casa de banho Prtica simulada com ajuda Que o grupo identifique: A importncia da Higiene oral higiene oral Importncia Tcnicas a utilizar Tcnicas de escovagem Material necessrio

Cama, 2 bacias manpula, avental lenis, toalhas fralda, / Copo, escova gigante, Dentadura gigante, esptula, compressas

Mtodo expositivo demonstrativo Demonstrao

54

TEMA 5- CUIDADOS A ACAMADOS

SUBTEMA- Cuidados especiais


OBJECTIVOS CONTEDOS Que o grupo identifique Cuidados especiais: os cuidados especiais a Mudana de fralda indivduos acamados METODOLOGIA/ ACT. MATERIAIS PEDAGGICAS Mtodo expositivo / demostrativo Demonstrao Fralda, manpula, cama, toalha. Alglia, saco colector, compressas, luvas, TEMPO OBS.

Cuidados a indivduos com Exposio oral Demonstrao sonda vesical: Despejar saco colector Mudana de saco Cuidados gerais Cuidados a indivduos com Exposio oral colostomia Demonstrao higiene

Saco de compressas

colostomia,

55

TEMA 5- CUIDADOS A ACAMADOS SUBTEMA- Cuidados especiais METODOLOGIA/ ACT. MATERIAIS PEDAGGICAS Que o grupo identifique Cuidados especiais (Cont.): Mtodo expositivo / os cuidados especiais a Cuidados a indivduos com demonstrativo Transparncias Exposio oral indivduos acamados entubao naso-gstrica Retroprojector alimentao pela sonda Demonstrao Sonda naso-gstrica, higiene da sonda seringa (50cc), copo, outros cuidados guardanapos Cuidados a indivduos com dificuldades respiratrias ambiente postura Exposio oral oxigenoterapia em casa Demonstrao Cuidados a administrao medicao ter na de OBJECTIVOS CONTEDOS TEMPO OBS.

Sonda nasal, mscara, bala de oxignio ( ou modelo com debitmetro e depsito de gua destilada) Embalagem medicamento de

Exposio oral

56

TEMA 5- CUIDADOS A ACAMADOS

SUBTEMA- Imobilidade - Efeitos secundrios / Preveno


OBJECTIVOS CONTEDOS Que o grupo identifique a importncia de Consequncias favorecer a mobilizao imobilidade METODOLOGIA/ ACT. MATERIAIS PEDAGGICAS Mtodo expositivo / da demonstrativo Transparncias Exposio oral Retroprojector TEMPO OBS.

Preveno dos efeitos secundrios da imobilidade: Demonstrao Posicionamentos: Decbito dorsal, semidorsal, lateral Movimentos activos e passivos

Cama, lenis,

Almofadas,

57

TEMA 5- CUIDADOS A ACAMADOS

SUBTEMA- Preveno de lceras de decbito


OBJECTIVOS CONTEDOS Que o grupo identifique lcera de presso: a importncia da O que preveno e tratamento Localizao habitual de lceras de presso Factores precipitantes Preveno Tratamento METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo Exposio oral MATERIAIS Transparncias Retroprojector TEMPO OBS.

58

TEMA 6- INSTITUIES DE SADE


OBJECTIVOS CONTEDOS Que o grupo identifique Servio Nacional de Sade: os servios do SNS Centro de sade Hospital Urgncias Apoio domicilirio METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Mtodo expositivo Exposio oral MATERIAIS TEMPO OBS.

Mtodo participativo Visita de estudo ao Centro de Guio da visita sade

59

AVALIAO
OBJECTIVOS CONTEDOS METODOLOGIA/ ACT. PEDAGGICAS Teste de Avaliao MATERIAIS TEMPO OBS.

Avaliao global conhecimentos

de Contedos do mdulo

Ficha de Avaliao

ENCERRAMENTO

"Dizer bem de si"

Mtodo reflexivo Ficha n. 12: "Dizer (Re)elaborao da ficha n. bem de si" 12 e confronto de registos

60

II - PROPOSTAS METODOLGICAS As propostas metodolgicas deste manual tiveram em conta os princpios de educao de adultos tal como foram definidos por Malcom Knowles: A necessidade de aprender: Antes de iniciar um processo de aprendizagem os adultos necessitam de compreender porque razes essa aprendizagem lhes ser til. O conceito de si: Os adultos tm conscincia de que so responsveis pelas suas decises e pela sua vida e necessitam ser tratados como indivduos capazes de se auto gerir. Papel da experincia: Os adultos iniciam a formao com um vasto leque de experincias. Estas so o recurso mais rico do processo de formao; Vontade de aprender: Os adultos esto disponveis para iniciar um processo de aprendizagem, se este lhes permite adquirir formas de enfrentar melhor as situaes do seu quotidiano. Orientao da aprendizagem: Os adultos orientam as suas aprendizagens para a resoluo de problemas e tarefas da sua vida quotidiana (por isso as aprendizagens devem ser centradas nas competncias). Motivao: Os adultos so sensveis a motivaes externas, mas as motivaes internas (satisfao profissional, auto estima, etc.) so o principal factor para a realizao das suas aprendizagens. Outros autores referem que os adultos aprendem melhor: Com os seus iguais, isto , com uma histria, experincia e idade semelhante; Atravs de debates: Os adultos tm maior capacidade de observar, pensar e analisar, se o fizerem em conjunto com outros adultos; Pela descoberta: Perante a totalidade de um problema, o adulto descobre-o por si mesmo. O formador deve ser um facilitador das capacidades dos formandos, em vez de os assoberbar com informao como se estes fossem uma tbua rasa. Em situaes de cooperao: Um grupo tem muito mais ideias e capacidades do que apenas um indivduo; Com o divertimento: As pessoas aprendem melhor quando se sentem descontradas e quando se divertem. O humor saudvel numa situao de aprendizagem, ajuda a manter o equilbrio e a olhar a realidade com uma perspectiva mais ampla e optimista;

61

Com um processo contnuo de aco reflexo: Isto , pensar acerca do problema, reflectir acerca da aco. Significa olhar para uma situao, pensar sobre ela, planear formas de a melhorar, actuar, avaliar e voltar de novo a analisar a situao. Estes princpios de educao de adultos so facilitadores de um modo mais igualitrio de participao e remetem-nos para a utilizao de mtodos activos, na aquisio de atitudes, competncias e conhecimentos. Os mtodos activos desenvolvem no formando maior: Autonomia. Iniciativa. Motivao. Criatividade. Memorizao.

Esta interaco do grupo contribui para reduzir a distncia entre formador e formando, tornando-se uma aprendizagem entre iguais. As actividades de aprendizagem que propomos, tm como objectivo facilitar as aprendizagens atravs da utilizao de processos dinmicos, individuais e de grupo, que como j referimos ajudam a reflectir, mobilizar, a adquirir ou transferir atitudes, competncias e conhecimentos. O quadro que se segue, indica aprendizagem propostas de acordo pretendidos. OBJECTIVO as actividades de com os objectivos

Descontrair

ACTIVIDADE DE APRENDIZAGEM Atira a bola J1 Salada de frutas J2 Jogo da Venda J3 Sempre em P J4 Jogo dos Objectos J5 Brainstorming T1 Fotolinguagem T2 Brainstorming T1 Fotolinguagem T2 Jogo dos Alimentos J6 Conhea o seu padro alimentar F2 Higiene da cozinha F4 Estilos de Vida Saudveis/Tabaco F6 Dramatizao T3 Fotolinguagem T2 Estudos de Caso T4 Debate Pr e Contra T5 Dramatizao T3 Dar Incentivos J7 Dizer bem nas costas J8 62

Estimular a Discusso

Partilhar informao

Clarificar e debater valores, opinies e atitudes Treinar Competncias

Dizer bem acerca de si prprio F12 Prtica Simulada T6 Como se transmitem ordens no Exrcito J10 Cartes com Ordens J11 Promoo de Sade F1 Pirmide dos Alimentos F3 Manipulao de Alimentos F5 Estilos de vida Saudvel/lcool F8 Estilos de vida Saudvel/Droga F9 Estilos de vida Saudvel/Stress F10 Estilos de vida Saudvel/Exerccio Fsico F11 Vigilncia de Sade F13 Formas de contgio F14 Responder a Perguntas da Populao J9

Avaliar/Consolidar Conhecimentos

BRAINSTORMING ou tempestade de Ideias -T1


Objectivo: Identificar ou clarificar conceitos Identificar conhecimentos Identificar possveis solues para um problema Tempo: Varivel, dependendo dos objectivos, pode ir de 10 at 45 minutos Material: Quadro, Flipchart (Bloco gigante) e canetas Descrio da tcnica: 1 Passo O formador esclarece o grupo sobre o objectivo que se pretende atingir com esta tcnica e explica as regras de Brainstorming As pessoas exprimem as suas ideias, tal como lhes vm cabea, em inteira liberdade (ex.: digam o que lhe lembram a palavra Sade) No se aceitam crticas durante o Brainstorming No alterar as ideias, cada ideia aceite tal como surge, quanto mais fantstica e interessante, melhor Quanto mais ideias melhor 2Passo Pea aos formandos que digam em que palavras pensam, quando ouvem por exemplo a palavra autoestima. O formador solicita a um voluntrio para escrever no quadro ou no bloco gigante, as palavras ditas pelos participantes, sem alteraes. A recolha de ideias s termina quando o grupo no tiver mais nada para dizer. 3Passo 63

O formador l alto para o grupo alista das palavras ou frases e elimina aqueles com que o grupo no concorda 4Passo O formador procura em conjunto com o grupo, o consenso para as palavras, ideias chave ou opinies, que podero ser organizadas e sujeitas ao debate do grupo 5 Passo O formador faz as concluses e a sntese

64

A UTILIZAO DE FOTOGRAFIAS COMO MTODO PEDAGGICO


Introduo Vamos apresentar as fotografias enquanto tcnica pedaggica que promove a participao do sujeito e do grupo num contexto de formao. Iniciamos com a Fotolinguagem, abordando o seu conceito, potencialidades, e descrio do mtodo. Referimos em seguida outras aplicaes do trabalho com fotografias. I - FOTOLINGUAGEM - Um instrumento de comunicao que contribui para o desenvolvimento pessoal e socialConceito Trata-se de uma tcnica inserida nas metodologias activas do trabalho de grupo a qual facilita uma abordagem especfica das representaes, atravs de um trabalho de comunicao em grupo tendo como base fotografias. Objectivos Fazer emergir as representaes, experincias e sentimentos das pessoas, atravs da sua capacidade de se identificarem e projectarem na e com as fotografias. Motivar e facilitar a expresso livre e a participao.

Facilitar a reflexo com vista clarificao e reformulao das suas opes. Facilitar o trabalho e a comunicao no grupo. Servir de suporte ao desenvolvimento de temas especficos

Descrio do mtodo 1 - Esta tcnica baseia-se em material fotogrfico seleccionado, constitudo por um total aproximado de 50 fotografias cuja dimenso ideal de 15x20, podendo tambm ser utilizada a dimenso de 10x15, e que devem ter as seguintes caractersticas: Poder sugestivo forte. Capacidade projectiva. Qualidade esttica. 65

Valor simblico.

2 Requer um tempo relativamente longo, cerca de uma hora, e de um animador por cada grupo de trabalho. 3 O nmero de fotografias a apresentar deve ser proporcional dimenso do grupo ( ex.: para sete pessoas catorze fotografias, ou para doze pessoas vinte e quatro fotografias ) 4 - Procedimento As fotografias espalham-se em cima de uma mesa. O grupo coloca-se volta da mesma de modo a que todos se vejam entre si, e possam observar as fotografias. Explica-se ao grupo a tarefa que lhe pedida. ( importante que se estabelea um ambiente que permita que cada um interaja livremente com as fotografias, sem ser incomodado pelos comentrios dos outros elementos. ) Cada pessoa escolhe uma imagem de acordo com as suas preferncias e vai reflectir sobre ela durante 2 a 3 minutos . Cada elemento mostra a fotografia ao grupo e refere: Motivo de escolha. Como interpreta a imagem. Tudo o que esta lhe lembra.

O grupo aps cada apresentao, comenta a mensagem que retira de cada fotografia. (A fotografia o objecto mediador que vai facilitar a partilha das experincias pessoais no grupo. O animador ajuda a desenvolver a capacidade de escuta do grupo ). O formador/a, vai registando no quadro ou numa folha de papel de cenrio aquilo que verbalizado pelo grupo. ( O formador/a ajuda a desenvolver a capacidade de escuta do grupo ). Em seguida o formador/a, estabelece uma ligao entre o que foi dito, e faz uma sntese global de acordo com a utilizao que pretende dar a esta tcnica ( por exemplo: para iniciar um tema, para identificar as necessidades e expectativas do grupo ). Fotografias necessrias As fotografias devero contemplar as seguintes situaes: 1. Pessoas - Diferentes: idades, sexos, raas, etnias, origens sociais, culturas, meio urbano e rural. 66

Grupos: famlia, amigos, alunos, trabalhadores ( fabris, rurais, comrcio, servios), crianas na escola, no jardim infantil. 2. Lazer, trabalho 3. Ambiente Zona rural e urbana, bem cuidada, degradada:

Espaos verdes, cursos de gua, mar, paisagem cultivada, desertificada, poluio - fumo de fbricas, lixos, esgotos a cu aberto. Habitaes: prdios, barracas, zonas de realojamento por fora e no interior dos prdios, elevador. 4 . Espao domstico Divises da casa, objectos de casa.

5 . Situaes Tarefas domsticas (cozinhar, lavar roupa, loia, engomar, arrumar a roupa, fazer camas, limpar a casa, costurar, consertar uma torneira, mudar uma lmpada, pregar um prego, furar com berbequim... ) Vida familiar: Refeies: em famlia

Conversar, rir Higiene: dar banho um beb, a uma criana, a um idoso, cuidados aos ps Relaes sociais ( festas, danar, refeies com amigos, fazer pratos tradicionais...) Religio: assistir a um culto catlico, judeu, protestante, muulmano,...) ) Espiritualidade: meditao Expresses de afecto ( amor, amizade, ternura, sexualidade Emoes ( alegria, raiva, medo, zanga, clera )

Solido ( uma mulher s, um sem abrigo, um menino de rua, ... ) Situaes de stress Violncia ( domstica, rua, servios, guerra ) Negligncia ( crianas ) Situaes de Sade/Doena: 67

Indivduos com sade/estilos de vida saudveis: Exerccio fsico: Jovem a saltar ou correr, adulto a fazer corrida, andar a p, de bicicleta, nadar, deficiente a fazer corrida em cadeira de rodas. Alimentao equilibrada: prato com refeio equilibrada, copo de leite, cesta de fruta, pessoa a comer uma ma, verduras, beber um copo de vinho ou cerveja, refeio com bolos e refrigerantes. Conviver: pessoa a conversar com amigos, passeio a p, festa Relaxar: pessoa a olhar para uma paisagem bonita, andar beira mar, ver cinema, ler um livro ou revista, tricotar, bordar..) Vigilncia de sade: consulta de um adulto, enfermeira a pesar um beb, a dar uma vacina a uma criana e a um adulto, a aconselhar uma grvida, mdico ou enfermeira a ouvir o foco a uma grvida, mostrar a uma mulher os mtodos contraceptivos, mulher a amamentar, pai a dar bibero Estilos de vida no saudveis: Pessoa a fumar sozinha e no meio de outros, maos de tabaco, sala com fumo, cinzeiro cheio de cigarros. Beber socialmente( um grupo de jovens, homens e mulheres com vrios copos vazios frente, um bbado ) Jogos de cartas, poker, damas Pessoa a injectar-se, grupo de jovens na praia a fumar Fotos de portas onde se pode ler famlias annimas, alcolicos annimos, narcticos annimos. Situaes de acidentes: domsticos, na rua, de viao, no trabalho Indivduos doentes: Doente na cama ( em casa, no hospital). Deficientes( cego, cadeira de rodas, ... ) em situaes de trabalho, de convvio, ss. Pessoa mais velha com ligadura numa perna Pobreza/excluso: Dinheiro, supermercado com prateleiras de alimentos com preos, mercearia com fruta e vegetais na rua com preos. 6 . Instituies/Servios da comunidade

68

Centro de Sade, Hospital, Cmara Municipal, Junta de Freguesia, Parquia, Escolas, Associao de Jovens, Associao de Doentes de Alzheimer. 7 - Prticas de higiene 8- Diferentes alimentos A Fotolinguagem uma linguagem que renova o olhar e a palavra. As fotografias suscitam um trabalho psquico de associao, de apreciao, de interpretao, de lembrana, de compreenso, de ligao a partir de elementos figurativos e de um posicionamento no grupo, atravs da palavra e do empenhamento de todos A Fotolinguagem tem trs dimenses especificas e complementares : a expresso de cada indivduo, a escuta activa a linguagem fotogrfica 1 No contexto da promoo de sade e da preveno da doena, uma tcnica que ajuda a que cada um se aperceba dos seus sentimentos, e opinies em relao sade e doena, nomeadamente em situaes como a adopo de um estilo de vida mais saudvel, as toxicodependncias, a SIDA, a diabetes, o cancro e outras doenas. II - EXPOSIES As fotografias podem ser utilizadas pelos formandos na realizao de exposies temticas. Nesta situao, elas estaro directamente relacionadas com o tema e no devero ser susceptveis de outras interpretaes. A exposio pode ser utilizada para: - Aprendizagem de determinados conhecimentos, atitudes e inclusive de competncias. - Avaliao de uma temtica tratada. uma tcnica muito rica do ponto de vista pedaggico porque os formandos produzem algo que socialmente til. III QUADROS MOTIVADORES Os quadros motivadores reflectem as caractersticas, necessidades e interesses do grupo, as quais foram identificadas anteriormente. Objectivo Para lanar um tema a introduzir.

BLISLE, C.(1999) Photolangaje. La Sant de LHomme, n344, pp 39-40 69

Para aprofundar um determinado contedo.

- Para avaliar a evoluo do grupo relativamente a um assunto que se tem vindo a tratar. Descrio do mtodo Como desafio/introduo para iniciar um tema: - Afixa-se uma fotografia, sem qualquer legenda, numa folha de papel de cenrio, de cartolina, num quadro ou placar. - Pede-se ao grupo que decida qual a legenda que colocaria na foto, o que leva a que se gere um debate em torno da mesma. A deciso do grupo escrita por baixo da fotografia

Para aprofundar um tema que se tem vindo a tratar: - Aps afixada a fotografia pedido ao grupo para elaborar uma legenda. - Em seguida a fotografia legendada ser pretexto para debate e recolha de elementos, que complementam ou contradizem a imagem texto. - Na sequncia do debate no mesmo, ou noutro dia, o grupo volta a apreciar a fotografia e o texto, e vai decidir se a legenda se deve manter ou alterar. - Caso haja mudana, devem ser analisados os motivos que levaram mesma. IV OUTRAS UTILIZAES As fotografias podem tambm ser utilizadas para montagem de pequenas histrias, ilustrao de jornais de parede ou de um tema, trabalhos com fotografias de famlia entre outras aplicaes.

Quando se seleccionam fotografias, deve-se ter presente que de um modo geral as pessoas no gostam de se ver confrontadas com a sua prpria realidade. A escolha das fotografias deve versar sobre situaes semelhantes existente, para que os participantes se possam identificar com elas. No se devem mostrar locais e pessoas onde se desenvolve o trabalho, nomeadamente se tratam de situaes negativas. Quando se querem documentar aspectos em que se verificaram melhorias significativas, poderemos fotografar os prprios ou 70

situaes locais, consentimento.

desde

que

estes

nos

dem

seu

71

DRAMATIZAO T3
uma representao de papis em que se improvisam diversas situaes de interaco, tendo o formando a total liberdade de improvisao. Objectivos: Possibilita uma vivncia nova e ou experimentar diferentes formas de actuar numa dada situao em anlise Promove uma tomada de conscincia do vivido emocional Identifica emoes e sentimentos nas condutas e decises no contexto da sua vida pessoal e profissional Treinar a aquisio de competncias relativamente a situaes com que os formandos se vo deparando na sua vida profissional Reflectir nas prticas do dia a dia, tendo em vista uma mudana, facilita a aprendizagem activa atravs da sua componente ldica Tempo: Cerca de 30 minutos dependendo da situao Descrio da tcnica: 1Passo O animador explica os objectivos da representao, dizendo que vai haver uma representao de uma situao, a partir da qual se debater o tema em estudo 2Passo Pede-se a colaborao de voluntrios, para dramatizar a situao, os quais combinam a apresentao do contedo, do contexto, das personagens envolvidas e a distribuio dos papis 3Passo O formador lembra aos actores os traos principais dos personagens, as atitudes e comportamentos a realar durante a dramatizao. Pode ser favorecido aos autores um pequeno texto com a caracterizao dos personagens. 4Passo O formador pede para o restante grupo se manter se manter como observador e tentar no interferir, quer verbal quer no verbalmente durante a representao. Por exemplo pode ser distribudo um guio que ajuda os formandos a analisarem a dramatizao posteriormente. 5Passo Indicar-se- que a dramatizao dever ter lugar num espao prprio e parte do grupo. 6Passo O formador indica que a dramatizao durar idealmente entre dois a vinte minutos

72

7Passo O formador encerra a dramatizao 8Passo O formador inicia o debate sobre a situao vivenciada, podendo perguntar a cada um dos actores, como se sentiram no papel que desempenharam, esse foi fcil? Seria mais fcil ter representado outro papel, qual, porqu? Se a dramatizao tivesse continuado qual poderia ter sido o final? Esta dramatizao foi parecida com situaes da sua vida? Esta dramatizao trouxe algo de novo, ou poder vir a ajud-la? Nota: Como sequncia deste exerccio, podem ser planeadas e realizadas outras actividades de aprendizagem que ajudem a aprofundar o tema em debate. DRAMATIZAO T3 CASO 1- Processo de tomada de deciso S1 A Ana tem 29 anos e sabe que tem dentes cariados, que por vezes lhe provocam muitas dores e abcessos. No vai ao dentista, nem sempre lava os dentes e come muitos doces. Actuao TAVF O Manuel conhecedor da gravidade e possveis complicaes de uma crie dentria, quer ajudar a Ana a mudar a sua atitude Objectivos/Metas Comear por melhorar a higiene oral j importante S2 O Sr. Abel tem 45 anos e alcolico. Raramente entrega dinheiro sua famlia, a qual vive com muitas dificuldades. Frequentemente violento em casa, agredindo a mulher e as filhas. A Clara a filha do Sr, Abel, tem 21 anos, tem duas filhas e vive na casa dos pais. Tem feito tentativas em conjunto com a me e com as irms para que o pai deixe de beber, que no resultaram. Pensa, no entanto que importante continuar a insistir. Objectivos/Metas O Sr.Abel admitir que bebe Admitir que agressivo Admitir que no comparticipa nas despesas da casa S3 A Maria tem 29 anos, pesa 90 kg e mede um metro e sessenta. Apesar de ter peso a mais, tem sempre muito apetite, gosta muito de doces e po. A Teresa uma colega de trabalho da Maria e que tem o mesmo problema. Como j est a conseguir diminuir um 73

pouco o seu peso quer tambm ajudar a Maria a melhorar esta situao. Combinaram as duas comear por comer um po ao pequeno almoo em vez de dois. Comer uma pea de fruta a meio da manh em vez de um bolo e combinaram s falar disto uma vez por semana S4 A Isabel cantoneira da Cmara Municipal de Lisboa. Adia constantemente a sua vacinao contra o ttano, e como no gosta de usar a farda da Cmara, usa roupa velha que lava conjuntamente, com a roupa l de casa. Tambm detesta usar luvas no trabalho, porque lhe atrapalham os movimentos. O filho que TAVF reconhece que a me est proceder mal. Tenta convenc-la da importncia do uso das luvas, dos riscos de se no vacinar e da falta de higiene do no uso das fardas. Tenta explicar-lhe ainda as vantagens da lavagem destas separadamente das outras roupas de casa. Nota J importante o reconhecimento da necessidade de mudar um destes comportamentos, que pelo menos faa a vacina (por exemplo)

74

DRAMATIZAO-T3 CASO 2 Sinais de alerta/doena Situao 1 Um dos elementos do grupo simula uma situao de estar com gripe e com febre elevada, o outro elemento simula a actuao perante a situao, desempenhando o papel de TAVF. Situao 2 Um dos elementos do grupo simula uma situao de estar com vmitos e diarreia, outro elemento simula a actuao perante a situao. desempenhando o papel de TAVF.

75

DRAMATIZAO -T3 CASO 3 Comunicao verbal e no verbal Situao 1 - M comunicao A Angelina TAVF e vai a casa da D. Ana, para lhe dar banho e preparar a refeio. Bate porta com grande brusquido, de tal modo que esta, que apenas estava encostada, projectada contra a parede. A D, Ana grita assustada, sem perceber quem est a entrar em casa Quem ? Quem ?. A vizinha de cima, de bigodis e robe desce as escadas precipitadamente, pensando que se trata de um assalto. Angelina, ignorando a vizinha, entra de rompante no quarto da senhora, quase escorrega no tapete, no a cumprimenta e comea de imediato a preparar o ambiente para dar o banho. No apanhou o cabelo, e mesmo com a roupa da rua e com pulseiras nos pulsos, inicia o banho da senhora. Olha apressada para o seu relgio A D. Ana fala continuamente, queixando-se com dores e tentando em vo dialogar com Angelina que no lhe responde. Esta ltima repara que se esqueceu do sabonete e do creme, deixa a senhora destapada e vai casa do banho, buscar o material. Entretanto, chega o senhor da mercearia que alertado pela vizinha de cima, entra no quarto e encontra a D. Ana despida e a tiritar de frio. Situao 2 Comunicao adequada A Anglica TAVF, e dirige-se a casa da D. Ana para lhe dar banho e fazer o almoo. Bate porta com cuidado, repara que esta est encostada, e entra dizendo D. Ana, sou eu, a Anglica. Entra no quarto da senhora, que lhe faz um grande sorriso, mostrando o seu contentamento por a ver chegar. A Anglica cumprimenta-a como est, mostra-se disponvel para ouvir a senhora, respondendo com lentido ao que lhe perguntado. Vai cozinha tira as pulseiras, prende o cabelo, lava as mos e veste a bata. Prepara o material para o banho. Enquanto d o banho, procura que a senhora colabore, dentro dos limites das suas capacidades e vai conversando animadamente com a D. Ana, que acha muita piada s coisas que Anglica lhe diz. Entretanto a vizinha do andar de cima que gosta muito da Anglica, desce as escadas e vem conversar um pouco com a Anglica.

76

ESTUDO DE CASOS T4
Objectivo: Ensinar competncias Identificar problemas Ajudar a tomar uma deciso Tempo:30 a 45 minutos Material: Folhas de papel com os casos Descrio da tcnica: 1 Passo O formador explica o objectivo e as regras do exerccio. 2Passo O formador e/ou grupo inventam as situaes 3Passo O formador divide o grupo em subgrupos. 4 Passo Pede-se aos grupos que debatam as situaes e apresentem uma ou mais solues possveis 5Passo O resultado do trabalho de grupo discutido num grande grupo. 6Passo O formador faz uma sntese e a concluso desta actividade

77

ESTUDOS DE CASO T4 CASO 1 - STRESS Situao 1 - Atraso no emprego Espera demorada pelo autocarro. O Joaquim est h mais ou menos meia hora espera do autocarro. Est atrasado para o emprego e como sempre, ouve as pessoas indignadas pela espera. O Joaquim est irritado, pois imagina a reaco do chefe quando o vir chegar tarde ao emprego. Que estratgias pode o Joaquim utilizar para diminuir o stress? Solues _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ ____________________________________________ Situao 2 - Obras em casa do vizinho O vizinho da Maria est a fazer obras na sua casa. A Maria est a duas semanas dos seus exames escolares, no conseguindo concentrara-se no seu estudo devido ao barulho ensurdecedor. Ao fim de semana e depois de uma noitada, o vizinho comea a fazer buracos na parede com o berbequim elctrico. A Maria est irritada e preocupada com os possveis resultados dos eus exames. Que estratgias pode a Maria utilizar para diminuir o stress? Solues _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ ____________________________________________ Situao 3 - Chamada de ateno para o chefe A secretria do patro da Ana, participou-lhe que precisava falar-lhe. A Ana ficou nervosa, inquieta e pensou em tudo: 1. Seria por ter chegado atrasada? 2. Iriam despedi-la por faltar quando o filho est doente? 3. Ter-se-ia enganado em alguma coisa? 4. Se no nada disto, o que ser?

78

Quando entrou no gabinete, o seu corao batia fortemente, as mos estavam suadas e tremiam, a voz no saa e as lgrimas teimavam em querer cair.. No ouviu, seno ao fim o que lhe foi dito: "Iria ser aumentada". Como podia ter evitado todo este sofrimento? _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ ____________________________________________

Situao 4 - Um dia cansativo A Sr.. D. Emlia enquanto vai no autocarro, e aps um dia de trabalho na fbrica, vai imaginando o que vai ter de fazer quando chegar a casa. Da paragem do autocarro, vai para o supermercado, onde pensa no jantar. Aguarda na fila para pagar, carrega os sacos, passa pela pastelaria, para comprar os chupa-chupas para os seus trs filhos, que a aguardam em casa. Chegada a casa, cansada, sem tempo para mais nada e assaltada pelos filhos, um que chora, outro que quer dinheiro e outro que com a televiso altssima insiste em ver os desenhos animados. Um filho de castigo, outro para o quarto e outro para o banho. Quando comea a fazer o jantar, repara que no tem arroz e que vai ter de ir rua, e tudo comea de novo. Como podia ter evitado ou atenuado esta situao Solues _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ ____________________________________________

79

ESTUDOS DE CASO T4 CASO 2 - Cancro Situao 1 Cancro da Mama Maria tem 30 anos. Quando um dia estava a tomar banho, com a mo a espalhar o sabonete pelo seio, sentiu qualquer coisa de diferente. Parecia um caroo de azeitona. Aflita corre a dizer ao marido, que a sossega dizendo que sempre a ouviu dizer que tinha qualquer coisa assim. Maria, mais descansada, deixou passar trs meses. O que ter sucedido Maria? O que a Maria poderia ter feito? Situao 2 Cancro da pele Francisco faz bodyboard. Assim que o sol aparece, larga o fato de borracha, e pe-se ao sol, durante a maior parte do dia incluindo a hora de almoo. Ultimamente, aparecem-lhe uns sinais nas costas que tm mudado de cor, tamanho e formato. O que que o Francisco deve fazer? Que cuidados poderia ter tido? Situao 3 Cancro da Prstata Horcio tem 50 anos, e sempre foi saudvel. Um dia surpreendentemente no acto de urinar, sente uma dor sbita. A pouco e pouco, a dificuldade em urinar aumenta, levantando-se inclusivamente de noite para ir casa de banho. Horcio, j se sente bastante infeliz, porque a relao com a sua mulher piorou, os amigos dizem-lhe a rir que est a sofrer a menopausa dos homens (andropausa). Horcio sabe que tem de ir ao mdico mas tem medo de ter alguma coisa m. O que que Horcio deve fazer? Situao 4 Cancro do colo do tero Josefa tem 22 anos, sexualmente activa desde os 18. Comeou a usar plula por iniciativa prpria. Nunca foi a uma ginecologista. Desde h cerca de quatro meses, perde muito sangue, fora do perodo menstrual. Ao desabafar com uma amiga mais velha, que fica preocupada, e imediatamente lhe diz que a vai ajudar. Como poder esta amiga ajudar a Josefa?

80

DEBATE PR E CONTRA T5
Objectivo: Identificar atitudes relacionadas com juzos de valor ou temticas polmicas Tempo: 30 a 60 minutos Material: Casos Descrio da tcnica: 1 Passo O formador esclarece o grupo sobre o objectivo que se pretende atingir com o exerccio, e explica as regras 2Passo O formador divide o grupo em dois subgrupos 3Passo O formador coloca os grupos perante situaes relacionadas com juzos de valor, ou temticas polmicas do ponto de vista social, tais como segregao de uma pessoa que tem SIDA 4Passo Um dos grupos defender a situao proposta e o outro estar encarregue de discordar da mesma. 5Passo No final so relatados e registados pelo grupo e pelo formador, os argumentos que estava na base da concordncia e da discordncia (ex.: ideias preconcebidas, ideias erradas, representaes, etc.) e os possveis pontos de encontro entre os opositores 6Passo importante perguntar como se sentiram a ser opositores e defensores 7Passo No final o formador faz a sntese e a concluso

81

T5 Caso 1 SIDA Situao 1 Despedimento O seu irmo, de quem voc gosta muito contraiu o vrus da Sida e querem despedi-lo do emprego. Situao 2 - Expulso de casa Vai cuidar de uma famlia em que uma das filhas de 15 anos, contraiu o vrus da Sida. Os pais esto revoltados e no aceitam a situao. Querem p-la fora de casa. Situao 3 - Expulso da escola O seu filho frequenta a escola primria. Foi-lhe diagnosticado o vrus da Sida. Gerou-se um movimento de pais para o expulsar da escola

82

PRTICA SIMULADA T6
Consiste na simulao de situaes reais em sala de aula. Aps ter observado uma demonstrao, o formando sob orientao do formador, procura reproduzi-la o mais fielmente possvel.

83

JOGOS
J 1 - JOGO DAS APRESENTAES Atira a Bola Objectivo: Aquecimento e apresentao do grupo Tempo: 5 a 10 minutos Material: uma bola Descrio do jogo: Todos os elementos formam uma roda, conseguindo-se ver uns aos outros. O participante que tem a bola (voluntrio), ir colocar-se no centro e arbitrariamente escolher outra pessoa, fixando-a nos olhos, dizendo o seu prprio nome alto e bom som e dizendo a cor dos olhos de quem est na sua frente, lanando-lhe a bola. Este passa para o centro Ex.: Maria est no centro e pe-se em frente de Joo e diz: Maria olhos castanhos (que so a cor de olhos de Joo). Joo recebe a bola de Maria e passa para o centro, escolhendo outra pessoa que ainda no tenha sido apresentada. O jogo acaba quando todas as pessoas j tiverem sido apresentadas.

84

J 2 - SALADA DE FRUTAS Objectivo: Descontraco/ quebra gelo/aquecimento Tempo: Cerca de 10 Material: O nmero de cadeiras inferior em um ao total de pessoas do grupo Descrio do Jogo: Os formandos esto sentados em crculo, excepo de uma pessoa que se encontra de p e no centro. O formador atribui a cada formando o nome de um fruto, com o objectivo de constituir pequenos grupos de cada fruto (ex. se so doze participantes, haver dois frutos de cada espcie ). A pessoa que se encontra no centro, grita por um ou por dois dos grupos de frutos, e estes tero de mudar de lugar. O elemento que estava em p tentar ocupar uma das cadeiras que ficou livre. Quem ficar sem lugar vai repetir a operao e assim sucessivamente. Tambm se pode gritar salada de frutas o que muito divertido, porque todos se levantam e tm de mudar de stio.

85

J 3 - JOGO DA VENDA Objectivos: Estabelecer relao de confiana, Promover a entreajuda no grupo Tempo: 30 minutos Material: Vendas para metade do grupo Descrio do Jogo: O formador pede aos participantes para constituir pares em que um ser o A o outro ser o B. Os As colocam as vendas nos olhos dos Bs. De seguida pedir-se- aos As que conduzam os Bs. O silncio uma das regras do jogo. Os As so responsveis pela segurana dos Bs, guiando-os pela sala. Os pares devem continuar a circular. Aps 5 minutos, os As e aos Bs devem trocar de papis durante mais 10. No final o formador rene todo o grupo e proceda a um debate colocando algumas questes como por exemplo: Como se sentiram a conduzir? E a ser conduzidos? Aprendeu alguma coisa de novo acerca de si prprio?

86

J 4 - SEMPRE EM P Objectivo: estimular a confiana no grupo Tempo: 10 minutos Material: Nenhum Descrio do jogo: O formador pede aos formandos, que se organizem em pequenos grupos, e se coloquem em pequenas rodas, de modo a que os elementos fiquem bem junto uns dos outros. Um dos participantes fica no meio, e de olhos fechados, vaise deixando cair, sendo amparado pelos braos dos outros participantes que o vo enviando suavemente de um lado para o outro. O jogo termina quando todos tiverem participado (se o desejarem).

87

J 5- JOGO DOS OBJECTOS Objectivos: Conhecer relativamente ao mdulo Tempo: 20 Material: Diversos objectos em n. igual ao dos formandos, mesa Descrio do jogo: O formador espalha os objectos em cima da mesa. Cada elemento tem 2 a 3 minutos para observar os objectos, e sem os retirar da mesa, escolhe um ou dois que tenham significado para si, e que estejam relacionados com as suas expectativas no mdulo. Cada formando refere qual(ais) o(s) objecto(s) escolhido(s), o motivo da sua escolha e tudo o que este(s) lhe lembra(m). O formador far o registo do que dito. Nota: Mais tarde (aps a apresentao do programa), relaciona o mesmo com as expectativas do grupo. as expectativas do grupo

88

J 6 - JOGO DOS ALIMENTOS Objectivo: Identificar o tipo e funo de cada nutriente Tempo:15 Material: Flanelgrafo, velcro, cartes com as funes e cartes com alimentos 1 (Anexo 1) Descrio do jogo: A cada elemento so distribudos dois ou trs cartes de alimentos. Em simultneo, todos os participantes, devem colocar no flanelgrafo, na coluna correspondente funo os respectivos alimentos. Aps a colocao de todos os cartes, proceder-se- a uma discusso e reflexo das correspondncias, e correco se necessria. Funo protectora Funo construtora Funo energtica

Migration Sant (19 ). Dossier Petite Enfance,Paris, Migration Sant 89

J 7 DAR INCENTIVOS Encorajar uma pessoa a ter um comportamento mais saudvel, uma forma de ajudar. O/a TAVF para alm de escutar activamente a pessoa, compreender as suas dificuldades, deve tambm dar incentivos treinando esta competncia Objectivo:Treinar formas de encorajar uma pessoa Tempo: 20 minutos Material: Transparncias, folhas de papel de cenrio ou cartolinas com a definio de encorajar e incentivar. Descrio do jogo: Perguntar ao grupo o que significa Incentivar e encorajar O formador complementa dizendo que incentivar e encorajar, significa dar coragem e confiana, fazer com que a pessoa saiba que a TAVF acredita que as pessoas podem ultrapassar os seus problemas Por exemplo: apontar para aspectos que lhe dem esperana, demonstrar que a pessoa j se est a ajudar quando diz que tem um problema, etc. Leia alto algumas situaes e pea ao grupo que d incentivos: PROCURAR EXEMPLOS

90

J 8 Escrever bem nas costas Objectivo: Aprender a elogiar, incentivar a autoestima Tempo: 5 a 10 minutos Material: Papel, canetas, fita cola Descrio do jogo: Cada participante dever ter colada nas suas costas um papel. Cada participante dever tambm possuir uma caneta. Ao sinal do formador cada participante dever escrever nas costas de todos os participantes uma qualidade positiva que o outro participante lhe desperta. Ex.: tem uns olhos bonitos, simptico, tem um riso contagiante, solidrio, muito amigo do outro, etc. Quando todos os participantes tiverem escrito um elogio nas costas de cada um dos outros elementos, o jogo d-se por terminado. Sugesto 1: No final do jogo sentam-se todos numa roda e o formador recolhe as folhas (previamente identificadas) e l alto o que est escrito. Os participantes tentaro adivinhar a quem pertence as folhas. Tenta-se retirar algum feed back dos participantes. Sugesto 2 Cada participante l em voz alta o que tinha escrito nas costas e faz a sua apreciao: se condiz ou no com a sua prpria apreciao Nota: sugerido a todos os participantes que guardem estes papis e que em dias menos bons releiam o que algum escreveu sobre eles. J 9- RESPONDER A PERGUNTAS DA POPULAO Tempo 90 Objectivo Treinar respostas a perguntas dos indivduos /famlias Clarificar reas de confuso ou falta de informao por parte dos indivduos /famlias Avaliar/identificar dvidas dos formandos/as aps ter sido tratado um tema Como resultado de uma sesso utilizando este exerccio os formandos/as devem ser capazes de: Responder com clareza e de forma adequada s principais perguntas que os indivduos /famlias podem fazer sobre um determinado tema. Identificar as reas mais habituais de falta de informao dos indivduos /famlias Material: Papel de cenrio e canetas ou quadro e canetas. 91

Folhas A4, lpis ou canetas Descrio do jogo: Em grande grupo utilizando a tcnica da tempestade de ideias/brainstorming, pedir aos participantes que faam uma listagem de perguntas que as pessoas fazem com mais frequncia sobre determinados temas em estudo: sinais de alerta de doenas, doenas, seu tratamento e como as evitar, planeamento familiar, etc. Escrever as perguntas em pequenas tiras de papel, tantas quanto o n. de participantes. Dividir o grupo ao meio e pedir que os participantes se coloquem em duas filas face a face: o grupo A e o grupo B. Distribuir a cada participante um pedao de papel dobrado que tem no interior a pergunta. Pedir aos participantes que no vejam logo as perguntas, e que cada um vai ter oportunidade de agir como uma pessoa da comunidade e como Tcnico de apoio vida familiar(TAVF) . Isto , na primeira parte do exerccio o grupo A ser o da comunidade e o B o dos TAVF. Na segunda parte trocam de papis. Quando um participante no souber responder s perguntas os outros TAVF do seu grupo podem ajudar. Quando os dois grupos tiverem actuado faz-se um debate. Podem ser formuladas algumas perguntas, para estimular a discusso: O que sentiram ao fazer este exerccio? Quais os objectivos do exerccio? Sugestes para melhorar algumas respostas NOTA O exerccio pode ser encurtado, se durante o desenvolvimento do tema, j tiverem sido identificadas dvidas ou prticas menos adequadas, por parte da comunidade. Estas dvidas/perguntas sero escritas em tiras de papel. Sugestes de Perguntas: O meu filho tem 39 graus de febre, o que que hei-de fazer? Ao chegar a casa o meu filho de doze anos, disse-me que esteve toda a manh a vomitar. O que que eu lhe posso fazer? A minha me desde ontem que est com diarreia, que posso fazer? Tenho uma ferida num p, h mais de seis meses que no sara. O que fazer? Que posso fazer para prevenir o cancro? Quais so as horas menos perigosas para a exposio solar? Gostava que em explicasse como se faz o autoexame da mama. O que a diabetes? O que que um diabtico pode fazer para evitar complicaes da doena? Que cuidados deve ter um diabtico com os seus ps? 92

Como se pode prevenir a hipertenso arterial? O que que uma pessoa com ataque cardaco sente? Como que se sabe que algum tem febre? Como que se mede a temperatura? O que desidratao? Se uma pessoa que diabtica, e desmaia na minha frente, o que devo fazer ....

93

FICHAS DE TRABALHO
So actividades pedaggicas que podem assumir diversas formas como: questionrios, puzzles, palavras cruzadas, correspondncias, Verdadeiro e Falso, entre outras, que podem ser realizadas na sala de aula ou como trabalho para fazer em casa. Objectivos: Partilhar informao Consolidar conhecimentos Avaliar conhecimento Tempo: varivel de acordo com o objectivo da actividade pedaggica Material: Fichas Descrio da tcnica: 1Passo Informar o grupo sobre o objectivo da actividade e as suas regras 2Passo Os resultados do trabalho so debatidos individualmente, em pequeno e em grande grupo

94

Ficha n. 1 Tema: Promoo da Sade - Estilos de Vida Saudveis Ficha de Consolidao de Conhecimentos 1 - Conceito de Sade Indique por palavras suas, o que para si a Sade: _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ ____________________________ 2 Assinale com uma cruz quais os comportamentos/atitudes que esto relacionados com Estilos de Vida Saudveis:

Comportamentos Comer s bolos Comer po com manteiga Comer um bolo e uma cerveja Andar sempre de carro Andar a p: sair do autocarro duas paragens antes Consumir menos lcool Fazer vacinas Ir ao mdico antes de estar doente Nunca ir ao mdico Comportamentos Sentar-se a ler uma revista Repousar 15 minutos num stio sossegado Encontrar-se com amigos Dormir para se sentir descansado Beber 6 cervejas por dia Viver bem a sua sexualidade Fumar um mao de tabaco por dia

Saudveis

No Saudveis

Saudveis

No Saudveis

95

Ficha n. 2 CONHEA O SEU PADRO ALIMENTAR Tendo como base a pirmide da alimentao saudvel, assinale com cruzes o nmero de vezes que nos ltimos dois dias, ingeriu os alimentos nela referidos. Atendendo a que numa alimentao saudvel h alimentos que se devem ingerir em maior quantidade (a parte mais larga da pirmide), moderadamente e em menor quantidade (o topo da pirmide), verifique se est a fazer uma alimentao equilibrada.

Adaptado de: Programa de Alimentao e Sade da ARAP (1996), Caderno pedaggico, Lisboa:Associao dos Refinadores de Acar Portugueses 96

Ficha n3 PIRMIDE DA ALIMENTAO SAUDVEL (actividade a ser realizada em casa) Desenhe a pirmide da alimentao saudvel, tendo em conta os alimentos que se devem comer em maior quantidade, moderadamente e em menor quantidade. Se possvel realize esta actividade em conjunto com a sua famlia.

97

FICHA -4

HIGIENE DA COZINHA Faa uma lista de todos os exemplos de falta de higiene que encontrar na figura. Diga duas coisas que poderia fazer para melhorar a higiene da cozinha representada nesta figura.

LOUREIRO,I MIRANDA,N.(1993). Manual de Educao para a Sade em Alimentao . Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian 98

222

Ficha n51 MANIPULAO DE ALIMENTOS

Escreva aqui quais os cuidados que o manipulador de alimentos devia ter tido ? _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ ____________________________________________ Como evitaria que as moscas transportassem micrbios para a cozinha? _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ ____________________________________________Como evitaria que os ratos contaminassem a comida? _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ ____________________________________________

LOUREIRO, I ; MIRANDA, N. (1993). Manual de Educao para a Sade em Alimentao. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian 99

Ficha n. 6 Estilos de Vida Saudveis TABACO Escreva uma frase correspondente a cada situao:

100

Ficha n. 7 - Estilos de vida Saudveis - TABACO Das seguintes frases assinale, com um X, as que correspondem a atitudes correctas, para ajudar um indivduo a deixar de fumar. Fechar um indivduo num quarto at que a vontade lhe passe ..........

Fornecer maos e maos de tabaco at o indivduo se enjoar e deixar de fumar.

Ajudar a que em cada dia, o indivduo fume menos um cigarro .........................................................................

Evitar fumar perto de algum que est a fazer um esforo para deixar de o fazer. ...................................................................................

Fazer com que o indivduo fume trs cigarros ao mesmo tempo.....................................................................

Ajudar com tcnicas de relaxamento a diminuio do desejo de fumar ......................................................

101

Ficha n. 8 Estilos de Vida Saudvel LCOOL Faa corresponder um V (verdadeiro) ou um F de falso s seguintes afirmaes: O lcool d fora ..........___ Beba vinho refeio........................................................................_ __ Muito lcool a beber d sade e faz crescer.___ O lcool mata muitas pessoas na estrada....___ Uma grvida deve beber quatro cervejas por dia___ Os alcolicos annimos ajudam a deixar de beber...___ O alcoolismo uma doena___ Se conduzir no beba___ Um copo de vinho por dia faz a criana crescer.___ Se uma grvida beber, o beb pode nascer com deficincias..................___ A um jovem de 16 anos faz bem beber vinho___ Um copo de vinho por dia est proibido a um idoso.___

102

Ficha n. 9 Estilos de Vida Saudveis DROGA

Palavras cruzadas Verticais: 1 Substncias que so tomadas para provocarem desinibio, bem estar, aumento de energia fsica e psquica 2 Uma das Doenas comuns nos toxicodependentes 3 Droga cujo nome tem um X 4 Vrus da Sida Horizontais: 1 Um dos tipos de droga mais consumida em Portugal 2 Objecto que permite injectar droga 3 Doena actualmente sem cura 4 Diz no h droga, diz sim vida

103

Ficha n. 10 Estilos de Vida Saudveis - STRESS

Seleccione palavras da caixa de texto e com elas complete as frases seguintes: Quando tenho alguma coisa que me preocupo sinto _____________e______________ o que muito me aflige. Tenho sempre o hbito de ___________________ quando tenho problemas e parece que fico logo mais aliviado. Das coisas que mais me __________________ tomar um banho de imerso
Relaxamento Conversar com outras pessoas Palpitaes Mos suadas

Refira trs factores de stress positivo: _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ ____________________________________________

104

Ficha n. 11 Estilos de Vida Saudveis EXERCCIO FSICO Complete as frases colocando os nmeros correspondentes, tornando as afirmaes verdadeiras:

Melhora o ritmo do corao ...__ Melhora as articulaes ....___ Fazer amigos .............. ____

1 A Natao 2 Andar a p 3 - Fazer exerccio 4 - Andar a p 20 minutos todos do dias

Diminui a osteoporose.........___ Um desporto saudvel___

5- O exerccio fsico Estimular a circulao___ 6Actividade fsica fundamental para Diminui a osteoporose____ Melhore as articulaes

105

Ficha n12 DIZER BEM ACERCA DE NS PRPRIOS3

Tendo como base o desenho da Estrela (que representa a estrela que existe em ns) responda s perguntas que lhe so feitas. Com o preenchimento desta ficha preta pretende-se que cada formando encontre aspectos positivos acerca de si prprio. A ficha para ser preenchida individualmente, no necessrio entregar ao formador, nem comparar com as dos seus colegas. Guarde-a para si.

Adaptada de exerccio de cursos , da Associao de Jovens Promotores da Amadora Saudvel 106

Ficha n13 VIGILNCIA DE SADE Relacione com setas: que remediar Menos acares e mais lavagens preservativo Mais leite menos osteoporose Jovem Preveno de doenas sexuais vigilncia Desejar ter filhos quando quer Plula Mais vale prevenir O Leite materno Mulher Imunidade/Defesas do organismo Citologia anual Palpao da mama Consulta de Adolescentes Gravidez Beb Bons dentes Planeamento Familiar 5 dia aps a menstruao Homem preveno do cancro vacinas

107

III - AVALIAO:TIPOS E INSTRUMENTOS A avaliao ser de dois tipos: avaliao da aprendizagem e avaliao da formao. A avaliao da aprendizagem ser do tipo formativo e ter lugar no final de cada temtica. Como instrumentos utilizaremos: questionrios de atitudes e conhecimentos, escolha mltipla. Damos especial relevncia prtica simulada, para avaliar a aquisio de competncias. Consideramos ainda como avaliao da aprendizagem, as concluses de trabalhos de grupo, relatrios, debates, dramatizaes, elaborao de projectos entre outras tcnicas participativas. Propomos uma avaliao da formao ao longo do processo( por ex.diria), que permite ao formador avaliar a utilidade dos contedos, a clareza da sua exposio, as metodologias utilizadas fazendo se necessrio adaptaes especificidade do grupo. A avaliao do impacto da formao s poder ser feita posteriormente, quando os formandos j estiverem a desempenhar as funes para as quais foram formados. fichas, questionrios Verdadeiro/Falso, fichas de correspondncias, de associaes, perguntas de

108

BIBLIOGRAFIA ABBAT, F (1993). Enseigner pour mieux apprendre. Genve: OMS BLISLE, C (1999). Photolangaje. La Sant de LHomme, n344, pp 39-40 CABRITO, B (1994). Formaes em Alternncia. Lisboa: Educa CANRIO, R (1999). Educao de Adultos um campo e uma problemtica Lisboa: Educa CRONE et al (1979). From the Field: Tested Participatory Activities for Trainers. . New York: World Education DIAZ, M (1989). Manual de treinamento para Orientadores de planejamento Familiar Campinas: CEMICAMP/UNICAMP DIRECO GERAL DE SADE (1999). Noes de Pedagogia da Sade- Manual de Apoio. Lisboa: Direco Geral da Sade ESPINOZA et al (1994). Educacin Afectivo-Sexual en las Etapas Infantil y Primria. Canarias: Gobiernode Canrias FONN, S (1995). Health Workers for Change. Geneva: WHO KNOWLES, M (1971). The Modern Practice of Adult

Education. New York: Association Press MARQUES,A (1997). Dramatizao em Educao para a

Sade. Lisboa: Direco Geral da Sade MATOS, M.G. (Coord.) (1997). Manual de Utilizao

Programa de Promoo da Competncia Familiar. Lisboa: Programa de Promoo e Educao para a Sade Ministrio da Sade

109

MENEZES, M et al (sd). Caderno de Fotolinguagem n1. Lisboa: Santelmo Cooperativa Artes Grficas NVOA et al ( 1992 ). Formao para o Desenvolvimento. Lisboa: Edies Fim de Sculo SRINIVASAN, L (1980). Perspectivas acerca del Aprendizaje Non Forma.l del Adult. .New York: World Education. TEIXEIRA, T (s/d). Fotografia. Boletim Educao Sanitria. Lisboa: Direco Geral da Sade VAZ, J et al (1996). Educao Sexual na Escola. Lisboa: Universidade Aberta

110

Anexos Anexo 1 Cartes para Jogo de Alimentos (J6)

111

Participaram neste trabalho os formadores abaixo referidos que cederam os respectivos direitos de propriedade e autoria: Ana Paula Alves Ftima Esteves Helena Jdice Rosrio Horta

112

Anda mungkin juga menyukai