Anda di halaman 1dari 3

Krugman & Wells (2007, cap. 17, p.

351-358 e 366-370)
O comrcio faz as economias se especializarem nas reas que tem menor custo de oportunidade para eles do que para outros pases (vantagem comparativa). "O potencial de produo de outros bens aos quais os pas te de renunciar para produzir uma rosa o custo de oportunidade dessa rosa." Em outras palavras, para produzir um produto preciso alocar recursos produtivos que poderiam estar sendo utilizados na produo de outros bens. Autarquia um termo utilizado por economistas para definir o mercado de um pas auto-suficiente. Para criticar esse modelo, dizem que se o comrcio fosse livre a produo seria maior com uma quantidade de trabalho similar realizada na autarquia (maior eficincia produtiva). As fontes da vantagem comparativa so: diferenas internacionais de clima, diferenas internacionais de disponibilidade de fatores e diferenas internacionais de tecnologia Baixos salrios seriam resultado da baixa produtividade da economia do pas. Segundo economistas os salrios das pessoas devem ser comparados apenas ao que eles ganhariam sem o comrcio internacional e no ao que outros ganham em pases mais desenvolvidos economicamente . Muitos pases adotam protees comerciais s suas indstrias. Os principais meios utilizados so tarifas e cotas de importao. As primeiras consistem em impostos cobrados sobre importaes para que o preo do produto domstico se torne compatvel ao internacional. J as cotas de importao so limites quantitativos sobre importaes. Os argumentos mais comuns a favor da proteo comercial so: a segurana nacional, criao de empregos e o argumento da indstria nascente. O primeiro "baseado na proposio de que fontes externas de bens esto sujeitas a interrupo em tempos de conflito internacional". O segundo, que empregos adicionais seriam criados nas indstrias nacionais que estariam competindo com as internacionais. Esse ponto bastante criticado por economistas que afirmam que outros empregos em potencial seriam perdidos por empresas que utilizariam produtos importados como meio (maquinas por exemplo). Por fim, o terceiro considera que indstrias nascentes teriam um tempo para poderem se estabilizar no mercado e necessitariam de proteo nesse meio tempo. Apesar de todos os argumentos, o que mais acontece na prtica que as indstrias protegidas, ao invs de investir em um aumento da produtividade, investem em lobby nos congressos para manter o benefcio. O prejuzo ento vai para o consumidor final que paga mais por um produto de qualidade inferior.

A Organizao Mundial do Comrcio (OMC) foi criada para regular o comrcio internacional. Ela admite o livre comrcio como sendo o ideal a ser atingido. Entretanto, por no poder aplicar sanes aos pases, se constitui em um rgo meramente poltico.

Gonalves, Rodrigues (2009, caps. 6 e 13): Adam Smith e os benefcios da globalizao (p. 26-30)
Segundo Adam Smith, "comrcio troca, e troca preciso porque apenas assim podemos nos especializar em produzir aquilo que fazemos com mais eficincia." Alguns benefcios do mercado so bem visveis: a reduo dos custos ao produzir em larga escala; a especializao e consequente aumento de produtividade; e maior variedade de bens disponveis para o consumo so alguns exemplos disso. As importaes introduzem, indiretamente, novas tecnologias, beneficiam os produtores domsticos ao possibilitar o emprego de bens intermedirios e mquinas produzidas no exterior em seu processo produtivo. Estudos de Adriana Schor e de Mary Amiti e Josef Konings demonstraram que reduzir tarifas de importao sobre insumos de produo gera um aumento da eficincia na produo do bem final. O resultado disso, geralmente, so preos menores para o consumidor e salrios mais altos para os funcionrios envolvidos na produo. Sabe-se que o comrcio de fato causa mais desenvolvimento econmico, mas o protecionismo ainda forte em grande parte dos pases. Isso se d pelo fato de as perdas de um grupo (indstrias ineficientes que precisaro ser fechadas) ser maior do que o benefcio do consumidor em sua singularidade (mesmo que no conjunto o beneficio para a sociedade seja superior). O primeiro ento tem forte incentivo para montar lobby nos congressos nacionais para defender a oposio ao livre comrcio. A diminuio de tarifas de importao juntamente com esquemas de proteo social e recolocao profissional so de fundamental importncia para o bom desenvolvimento da economia e combate ao lobby de empresas cujos interesses ferem o da sociedade em geral.

O contrabando a servio da sociedade (p. 64-71)


A discrepncia entre os preos praticados nos Estados Unidos e no Brasil (ao se tratar do mesmo produto) se d devido s barreiras que o governo impe para a entrada de produtos estrangeiros no pas. Essas restries incluem elevados impostos sobre importao, requerimento de que o equipamento possua certos componentes nacionais, e uma pesada burocracia. A proteo tarifria propicia que empresas relativamente ineficientes tornem-se lucrativas e passem, assim, a participar do mercado. Entretanto, para isso elas atraem

insumos de produo importantes que poderiam estar sendo utilizadas por outras atividades mais produtivas. A imposio da tarifa traz um custo para o pas como um todo ("ineficincia esttica) na medida em que os recursos deixam se ser alocados nos setores mais produtivos da economia. O detalhe que esse custo no distribudo igualmente na sociedade. Os grandes beneficirios so os empresrios e funcionrios que passam a lucrar e receber salrios mais altos com o declnio da competio internacional. O custo, ento, recai sobre outros setores da economia que precisam competir com insumos das empresas protegidas e, principalmente, sobre o consumidor que acaba pagando preos altos por uma mercadoria de menor qualidade. Em setores caracterizados por contnuo avano tecnolgico, existe uma aceitao maior de protees comerciais por entender-se que, com o tempo, os custos unitrios de produo decrescem (na medida do desenvolvimento dessa indstria). Nesse caso, "termina-se com um setor eficiente e dinmico, mesmo que, para isso, seja necessrio conviver por algum tempo com a tal ineficincia esttica." "Note que, nesse esquema, a proteo deve ser imposta apenas temporariamente." A proteo comercial gera um incentivo perverso para as empresas locais: a busca por favores polticos em vez de eficincia produtiva (lobby poltico) devido ao fato de ela inflar os lucros domsticos. A tecnologia costuma beneficiar quem tem mais acesso a ela. Impedir que bens de alta tecnologia entrem no pas deixa diversas empresas nacionais em desvantagem em relao a seus competidores internacionais que tem acesso a equipamentos mais baratos e de melhor qualidade. Alm disso, ao deixar o produto caro, impede-se o acesso da populao de baixa renda a esses produtos, o que, aumenta a desigualdade social. Caso no existisse o mercado ilegal de eletrnicos, um nmero muito maior de brasileiros estariam margem do desenvolvimento tecnolgico mundial.

Anda mungkin juga menyukai