Anda di halaman 1dari 9

1

SILACC 2010 Simpsio Ibero Americano Cidade e Cultura: novas espacialidades e territorialidades urbanas

Ttulo do trabalho: Intervenes artsticas e micro-resistncia: dispositivos de percepo e reflexo na cidade contempornea Sesso temtica 3: Representao e interpretao da dimenso cultural da cidade e do territrio

Resumo: Ao se constatar que a cultura na contemporaneidade o foco das mais diversas reas, observa-se tambm que cada vez mais a arte atua sobre contextos diversos e expressa mltiplas conotaes da realidade. Este artigo visa analisar proposies artsticas no espao urbano que dialogam com discusses relativas ao urbanismo atual e que refletem a mutao das prticas de dispositivos disciplinares para modalidades de controle da sociedade. Essas manobras controladoras instigam um modo de concepo e produo artstica que se contrape a imposies subjetivas de controle e se ramifica cada vez mais na esfera da arte-vida. Assim, questionando o poder instaurado, que manipula valores, gostos, desejos, dentre outros substantivos, sero apresentadas aqui intervenes artsticas realizadas na cidade contempornea e que podem ser consideradas como micro-resistncias cotidianas.
Palavras chave s: Intervenes artsticas na cidade, micro-resistncia, cotidiano.

1. A centralizao da cultura e a transversalidade entre os domnios


Na conjuntura do capitalismo ps-moderno, a cultura est numa centralidade como jamais esteve. No capitalismo cultural, o que predomina o chamado trabalho imaterial, que solicita do trabalhador, mais que a fora fsica, requerendo, sobretudo, a inteligncia, a imaginao e a criatividade, tudo isso que era do domnio privado, do sonho, das artes, foi posto a trabalhar no circuito econmico. Assim, o capitalismo passou a mobilizar a subjetividade numa escala nunca vista (PELBART, 2003, p.132). No urbanismo, a intensa culturalizao das cidades, fez co m que a cultura reja, justifique e legitime intervenes que podem ser contrrias a uma produo de sentidos ou s necessidades de uma perspectiva social no espao urbano 1. Esse processo de culturalizao, no mais das vezes dando origem aos processos de gentrification (ou revitalizao urbana, conforme preferem falar seus promotores2), na maioria dos casos ocorre pelo reencontro glamouroso entre Cultura (urbana ou no) e Capital (ARANTES et al, 2007, p.14 -15). A autora ainda afirma que o tudo cultura pode ter se tornado de vez no que ela denomina de culturalismo de mercado3.

Cf. FERNANDES, Ana. Cidades e cultura: rompimento e promessa. In: JEYDI, Henri Pierre e JACQUES, Paola Berenstein (Org.). Corpos e cenrios urbanos . Salvador: EDUFBA; PPG-AU/FAUBA, 2006. 2 Para a autora, h a presena contnua da isca cultural no roteiro cumprido pelos dissidentes da racionalizao moderna nos processos urbanos de gentrificao. Em se tratando da cidade, hoje em dia, fala -se cada vez menos em racionalidade, funcionalidade, zoneamento, plano diretor etc., e cada ve z mais em requalificao , mas em termos tais que a nfase deixa de estar predominante na ordem tcnica do Plano e cai no passe-partout induzido por uma ampla aceitao de propostas que tem a cultura como mote. Menos bvio lembrar que aquela caudalosa fraseologia estetizante, a pretexto de respeitar os valores locais e sua morfologia, tenha servido de maquiagem para a entropia galopante das metrpoles (ARANTES, 2007, P. 15). 3 Grifo de Arantes.

A transversalidade entre os domnios tem ampliado as reas de atuao dos mais diversos segmentos, No se produz s na fbrica, no se cria s na arte, no se resiste s na poltica (PELBART, 2003, p.132). Nas artes visuais, o cruzamento com outros campos de conhecimento foi fortalecido a partir da dcada de 1960, mesmo perodo em que se deu incio os processos de culturalizao das cidades. Com o sistema denominado biopoltica, que mobiliza estrategicamente a gesto da vida, atuando no sobre o indivduo, mas sobre a populao enquanto espcie, que, conforme diz Foucault, a biopoltica se dirige multiplicidade dos homens enquanto massa global, afetada por processos prprios da vida, como a morte, a produo, a doena ( apud, PELBART, 2003, p.57), atingindo assim, o gerenciamento da prpria vida. H uma manipulao do ser na sociedade de controle 4, com mecanismos de comando mais difusos, que os dispositivos de disciplina 5, como as redes de informao e o sistema de comunicao incidindo diretamente sobre as pessoas, sobre os corpos e as mentes. A alienao de valores induzida de tal forma nos sujeitos que, com total liberdade, segue-se o que a mdia dita, sem senso crtico, permanecendo num estado de alienao autnoma, como coloca Pelbart ( idem , p.81/82). E mesmo tendo distino entre a disciplina e a biopoltica, elas acabam por se conflurem.

1.1.

Metfora visual

Figura 1 No-propaganda, Carnaval de salvador, 2003.

Diante desse contexto, com uma postura irnica argumentao da mdia e numa provocao ao excesso de informaes contidas nas publicidades, o coletivo de arte GIA 6 (Grupo de Interferncia Ambiental) faz intervenes com o projeto No-propaganda 7, que tende a provocar uma reflexo sobre a imposio de gostos e necessidades disseminados pelas publicidades. O grupo produz peas publicitrias sem nenhuma informao. S uma caracterstica identifica o projeto, a cor. As peas so feitas em amarelo, com superfcie lisa, sem adereos, texturas, imagens ou palavras, e

(...) a sociedade de controle funciona atravs de mecanismos de monitoramento mais difusos, flexveis, mveis, ondulantes, imanentes, incidindo diretamente sobre os corpos e as mentes, prescindindo das mediaes institucionais antes necessrias, que de qualquer forma entram progressivamente em colapsso ( idem , p. 81). 5 Baseada no adestramento do corpo, na otimizao de suas foras, na integrao em sis temas de controle, as disciplinas o concebem como mquina (o corpo-mquina), sujeito assim a uma antomo-poltica (PELBART, 2003, p. 57). 6 Sobre o gia 7 Cf. http://giabahia.blogspot.com/.

inseridas no espao pblico, em eventos que tm aglomerao de pessoas e/ou excesso de propaganda, como o carnaval (Figura 1) ou numa campanha eleitoral (Figura 2), em Salvador.
A linguagem da comunicao est perdida eis o que expressa positivamente o movimento de decomposio moderna de toda arte, seu aniquilamento formal. O que esse movimento expressa negativamente o fato de uma linguagem comum ter de ser reencontrada, mas no na concluso unilateral que, para a arte da sociedade histrica, sempre chegava tarde demais, falando com outros do que foi vivido sem dilogo real, e admitindo essa deficincia da vida. Essa linguagem precisa ser reencontrada na prxis, que rene em si a atividade direta e sua linguagem. Trata-se de possuir efetivamente a comunidade do dilogo e o jogo com o tempo que foram representados pela obra potico-artstica (DEBORD, 1997, p. 122).

Essa atualizao da proposta artstica com o contexto local podemos denominar como arte contextual. Conforme Paul Ardene 8, a arte contextual no possui intermediao, tem relao direta com a realidade bruta. O que a distinguem a concepo do artista estar enraizada, nas circunstncias onde a proposta artstica est inserida, de forma consciente. O excesso de informaes e mdias de persuaso existentes na contemporaneidade proporcionou arte uma busca constante de argumentos que, em muitos casos, infiltrados nos meios de comunicao de massa, resgatam o sensvel, a reflexo e a percepo das pessoas. Para Deleuze e Guattari toda obra de arte um monumento. Considerando, neste caso, que monumento no aquela obra que faz referncia ao passado, e sim um bloco de sensaes presentes que s devem a si mesmas sua prpria conservao, e do ao acontecimento o composto que o celebra. O ato do Figura 2 - GIA, No-propaganda, Campanha eleit oral em monumento no a memria, mas a Salvador, 2008. fabulao (DELEUZE e GUATTARI, 1992, p. 218). Essa idia referente fabulao criadora [que] nada tem a ver com uma lembrana, mesmo amplificada, nem com um fantasma, o artista excede a percepo e as passagens afetivas do que viveu (idem , p. 222). O exceder do artista contemporneo vai alm da percepo e de suas relaes afetivas, a maneira de expressar sua criao usufrui de concepes artsticas inominveis . A fabulao conectada com a vida contempornea tem permitido ampliar, de maneira incomensurvel, as possibilidades da arte contempornea. A criao no precisa estar restrita a uma linguagem pr definida como pintura, escultura, performance, instalao, etc. O universo das artes visuais ampliou de tal forma que a curadora Cristina Freire fala do fim das narrativas hegemnicas na crtica de arte contempornea, por no haver mais formas nicas como acontecia com o modernismo. A arte deixa de ser uma disc iplina exclusivamente relacionada Histria e uma

Cf. ARDENNE, Paul. Art contextual: creation artistique en milieu urbain, en situation, dintervention, de participation. Paris: Champs arts, 2002.

afasia9 lingstica domina o discurso crtico (FREIRE in GONALVES e LISBETH, 2005, p. 65). As proposies dos artistas contemporneos no tm definies estanques, h proposies com mltiplas definies, isso, quando se tem uma definio. Essa abertura na arte pode ser fruto de uma luta constante de contraposio ao que vem sendo imposto, de maneira subjetiva, s sociedades contemporneas. Se h uma interveno que vai de encontro a um poder extra-oficial como a No propaganda do GIA, h tambm intervenes mais diretas, contra o poder institudo, como Inseres em circuitos ideolgicos 10, que o artista Cildo Meireles realizou. Esta interveno dividida em dois projetos. O Projeto: Coca-Cola (1970) consiste em decalcar em garrafas de Coca-Cola frases ideolgicas e devolv-las circulao. Realizada num perodo em que as garrafas de refrigerante eram todas de vidro e sempre retornveis, aproveitou-se o circuito que chegava at a casa do cidado, at a mesa no almoo de domingo, com inscries como Yankees go home! e gravar nas garrafas informaes e opinies crticas e devolv-las circulao, complementando a gravura original do produto. Diz a lenda, que havia garrafas com receita de coquetel molotov gravada nelas. Num perodo em que as lutas ideolgicas polticas estavam muito acirradas, uma ao como essa pode ter feito algumas diferenas. Com as letras brancas e a mesma fonte que as que j se encontravam nas garrafas, essas novas inscries ficavam despercebidas quando as garrafas estavam vazias e ento passavam pela fbrica e voltavam circulao. O Projeto: Cdula (1970), veio da ao de carimbar notas de dinheiro com frases relacionadas ao contexto e, assim como as garrafas, devolv-las circulao. Como o contexto era a dcada de 1970 no Brasil, as relaes com a ditadura foram diretas. E quando se anunciou o suicdio do jornalista Vladimir Erzog, as notas de dinheiro circularam com a indagao: Quem matou Erzog?. Segundo o artista, a idia era p oder dar vazo ao pensamento do indivduo em meio a um circuito altamente centralizado pelo poder vigente:
A idia fundamental era isolar e fixar a noo de circuito. Acho que esta noo sempre existiu. A singularidade de INSERES est exatamente em funci onar no interior de circuitos de controle de informao no centralizada, onde o indivduo pode se fazer ouvir numa escala muito grande, desproporcional condio individual ( in HERKENHOFF, p. 56, 2001).

A subverso de um circuito comercial e de um circuito financeiro atinge dois pontos. O primeiro, atravs do produto escolhido, sendo a Coca-Cola o smbolo do The american way off life! e do capitalismo americano de consumo, numa situao em que os EUA j estavam sob suspeita de financiar a ditadura no Brasil, o que veio a pblico recentemente. Ditadura essa que assassinou o jornalista Vladimir Erzog, dentre muitas outras pessoas que desafiavam o sistema implantado no pas. Sendo o outro ponto, os mortos e desaparecidos polticos do Brasil. Informao, questionamento e sensibilidade foram injetados diretamente no cotidiano do cidado brasileiro, na maioria das vezes alheio ao circuito das artes.

1.2.
9

Atravesse as aparncias

afasia (...) a incapacidade de achar palavras exatas para descrever ou designar os objetos (...) Dicionrio Houais da Lngua Portuguesa , Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2001. 10 Cf. COSAC N AIFY. Cildo Meireles: catlogo. So Paulo, 1999.

Figura 5 Grupo Poro, Srie de faixas de anti-sinaliza o, 2009.

A fuso entre escrita e artes visuais escrita por utilizar texto e artes visuais por utilizar meios inusitados e vinculados arte contempornea, se tornaram uma constante desde a afirmao da arte conceitual 11, onde o que importa o conceito, no a habilidade manual aplicada ao trabalho. Na linha da arte conceitual o Grupo Poro, utilizando frases de ao afirmativa, possibilita desvios de um padro de pensamento cognitivo. Distribuindo a sugesto Siga sem pensar, frase impressa em panfletos e distribuda a transeuntes, a ao possibilita a desestrutura de um suposto equilbrio do pensamento e permite ao receptor do panfleto, uma experincia sensorial reflexiva.

Essas estratgias artsticas burlam um meio de arte institudo e muitas vezes, limitador. A ao na cidade e a relao direta com o indivduo possibilitam uma criao sem amarras, com tticas prprias da concepo do artista. Segundo RANCIRE, A diferena da arte s existe se ela construda caso a caso, passo a passo, nas estratgicas singulares do artista ( in LINS, 2007, p. 136). Em outro trabalho, o Grupo Poro explicita o estgio de superficialidade do consumo e da pressa, na qual se encontra a sociedade contempornea, inserindo atravs de faixas, frases com indicaes de aes simples, que carregam um grau de complexidade enorme em relao vida Figura 6 - Grupo Poro, Srie de faixas de anti urbana cotidiana 12. sinalizao, 2009. Em tom imperativo, as frases metafricas, Perca tempo, Enterre sua TV, Veja atravs, Desenho risco e Atravesse as aparncias puderam ser vistas pelas ruas de Belo Horizonte (Figuras 5, 6 e 7). Para RANCIRE a metfora no e apenas um simples ornamento de linguagem; ela , como sua etim ologia indica, uma passagem ou um transporte (2004, p. 128). Esse deslocamento confere com as indicaes de Jorge Lus BORGES no conto O jardim de caminhos que se bifurcam onde o escritor diz que Omitir sempre uma palavra, recorrer a metforas ineptas e a perfrases evidentes, qui o modo mais enftico de indic-la (1972, p. 10). As frases do Poro enfatizam o descontrole do indivduo sobre sua prpria vida, sem se dar conta do quanto se autmato. So frases curtas e afirmativas que ao tempo que podem implantar questes sobre

Figura 7 - Grupo Poro, Srie de faixas de anti-sinalizao, 2009

11 12

Cf. WOOD, Paul. Arte Conceitual. So Paulo: Cosac Naify, 2002. Cf. http://poro.redezero.org/.

o modo de vida, tambm estimulam percepes, singelas e importantes sobre o cotidiano. Para DELEUZE e GUATTARI, A sensao composta, feita de perceptos e de afectos, desterritorializa o sistema da opinio que reunia as percepes e afeces dominantes num m eio natural, histrico e social (1992, p. 252). Essas propostas artsticas podem ser consideradas um bloco de sensaes , composto de perceptos e afectos , j que Os perceptos no mais so percepes, so independentes do estado daqueles que os experimentam; os afectos no so mais sentimentos ou afeces, transbordam a fora daqueles que so atravessados por eles (idem , p. 218). Quando se diz que a sensao desterritorializa o sistema da opinio, abordando por uma esttica contempornea, pode-se considerar que a desterritorializao de um senso individual ou de um senso coletivo vira um detonador de uma micro-revoluo, gerando uma micro-resistncia nas entranhas da sociedade. A resistncia da arte, como uma resistncia poltica, no sentido de tomada de posio do artista, no confere com a resistncia passiva da pedra e sim com a oposio ativa dos homens. Sabendo que resistncia uma postura que contrape ordem das coisas, RACIRE fala da rejeio do risco de subverter essa ordem:
E sabe-se que, hoje em dia, a postura herica daquele que resiste corrente democrtica, comunicacional e publicitria se acomoda de bom grado deferncia no que tange as dominaes e exploraes em vigor. Conhecemos, de resto, a dupla dependncia da arte em relao aos mercados e aos poderes pblicos, e sabemos que os artistas no so nem mais nem menos rebeldes que as demais categorias da populao (2004, p.126 -127).

A arte corre sempre o risco de ser cooptada pelo sistema, no s da arte, mas pelo econmico e pelo poltico tambm. Subverter esses sistemas faz da ao do artista, um desvio no condicionamento, uma ao poltica. Considerando que A resistncia da obra no o socorro que a arte presta poltica. Ela no a imitao ou antecipao da poltica pela arte, mas propriamente a identidade de ambas (idem , p.129). Essa definio de Rancire, no d uma funo poltica arte, pois como coloca Adorno, a funo da arte no ter funo, seu poder esttico, de sensibilizao, da juno entre poesia e estesia que compe sua resistncia.

2. Micro-resistncia
Partindo da concepo de que a criao uma ruptura daquilo que est estabelecido, diversas intervenes artsticas so possuidoras de elos com contextos urbanos mltiplos e questionam sistemas impostos sociedade verticalmente, muitas vezes sobrepondo as reais necessidades para uma qualidade de vida urbana satisfatria. Intervenes potencialmente capazes de deflagrar o sensvel sobre o cotidiano, de fazer com o que antes estava opaco ou era visto como banal, passe a ser evidenciado. Essa so estratgias artsticas potencialmente capazes de se chegar s intra-estruturas urbanas com micro-resistncias. Se seguirmos o conceito de Hakim BEY (2001), essas micro-resistncias se encaixariam melhor na descrio de Zona Autnoma Temporria (TAZ):
A TAZ uma espcie de rebelio que no confronta o Estado diretamente, uma operao de guerrilha que libera uma rea (de terra, de tempo, de imaginao) e se dissolve para re fazer em outro lugar e outro momento, antes que o Estado possa esmag-la. Uma vez que

o Estado se preocupa primordialmente com a Simulao, e no com a substncia, a TAZ pode, em relativa paz e por um bom tempo, ocupar clandestinamente essas reas e realizar seus propsitos festivos (BEY, 2001, p. 17-18).

A idia da TAZ pode ser facilmente relacionada a intervenes artsticas efmeras realizadas na cidade. Percebendo a possibilidade de ser um dispositivo capaz de ampliar as percepes no espao urbano, de indicar condies que at ento no haviam sido notadas, podendo gerar uma forma de reao imposio de normas e regras ou mesmo padres de comportamento consensual com uma baixa qualidade de vida. Sair de uma condio passiva, reagir a algo, um tipo de resistncia. De difcil definio categrica, a resistncia vem se estendendo formulada por diversos autores, conforme diz Joo FREIRE Filho:
Conc ebida e valorizada, geralmente, como expresso mais palpvel e significativa de agenciamento, a multifacetada noo de resistncia des frut a, hoje em dia, de notvel projeo no campo das cincias sociais, da histria, da geografia, da literatura, dos estudos culturais e da crtica feminista (2007, p. 14).

Na contemporaneidade, o significado de resistncia ampliou a empregabilidade do termo, ao tempo que projetado sobre aes de extenso menor que as aes identificadas anteriormente. A resistncia sempre foi associada a protestos ou insurreies em larga escala. Mas a partir da dcada de 1980, a resistncia vem sendo relacionada a atitudes e aes mais singelas, sem grandes aes hericas. No se luta mais contra um grande inimigo cara a cara, utiliza-se estratgias mais sutis para o todo e profunda para o pouco13. Para uma compreenso direta do vocbulo, denominamos essa nova conotao de resistncia como microresistncia, aqui vinculadas s intervenes artsticas no espao urbano, que questionam e potencializam esse espao, que se relacionam com o cotidiano e com a vida que se tem na cidade. So intervenes artsticas que se contrape ao estabelecido, com um posicionamento crtico, mesmo que tenha um perfil ldico nas tticas de atuao, criando possibilidades de se conturbar o ambiente consensual e enriquecer o pensamento heterogneo sobre a cidade. Paola B. Jacques fala das aes artsticas como micro resistncias urbanas que podem
Figura 3 GIA, Degrau do GIA , 2009

se apropriar do espao pblico para construir outras experincias sensveis e, assim, perturbar essa imagem

13

Cf. FREIRE Filho, Joo. Reinvenes da resistncia juvenil: os estudos culturais e as micropolticas do cotidiano. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

traquilizadora e pacificada do espao pblico que o espetculo do consenso tenta forjar (JACQUES, 2009).

2.1.

Um degrau de acesso percepo

Um detalhe sutil da vida urbana no transporte pblico: a constatao e indagao do porque os nibus urbanos de Salvador tm os acessos de entrada e sada dos veculos to altos, acionou o GIA e ativou a criao de uma forma de interveno/ performance incomum, a insero de um degrau porttil, que facilita o acesso ao transporte coletivo pblico, diminuindo assim, a altura entre o cho e a porta do nibus. Ao ampliar a acessibilidade a um servio pblico urbano, a interveno ativa a percepo e gera uma reao que atina o participante/espectador para o fato. O simples objeto pode ser o elemento propulsor de um questionamento pertinente ao direito do cidado: a acessibilidade fsica. A ao artstica pode provocar conexes com outras estruturas equivocadas que contrape ao que Henri Lefebvre (2001) formula como o direito cidade. a arte contempornea situada com questes sociais sutis do cotidiano de uma grande cidade. Atravs do Degrau do GIA14 (Figura 8), aquilo que est determinado e padronizado no transporte pblico violado pela interveno artstica. Essa linha de proposio pode ser considerada arte contextual, conforme j falamos anteriormente. As intervenes artsticas na cidade, que esto focadas num determinado contexto, se distinguem pelo artista ter a sua concepo, de forma consciente, relacionada com as circunstncias tratadas por ele. O que fica claro no Degrau do GIA.

3. Concluso
Assim, diferenciada da resistncia na modernidade e submetida a uma matriz dialtica, no contexto ps-moderno, a micro-resistncia demandada uma sinuosidade e uma fluidez em posicionamentos mais hbridos. A micro-resistncia no pontual nem uniforme, ela se dilui no cotidiano, na multiplicidade dos comportamentos que no cedem a imposies do poder. O crescimento de artistas e coletivos de arte, que constroem seus trabalhos problematizando a composio da cidade contempornea, com uma arte que reflete no argumento do seu tema e tem relao direta com as pessoas no espao urbano, pode ampliar as discusses em torno do urbanismo que vem sendo praticado. A transversalidade dos domnios, se por um lado utiliza a cultura como instrumento apaziguador de conflitos urbanos, necessrios para uma verdadeira democracia, por outro permite que reas como a arte sensibilizem cidados para questes polticas, como o direito cidade, e sua condio em relao a modalidades de controle da sociedade. No queremos dizer aqui que essas intervenes esto fora desse controle, mas que de dentro dele, elas podem deflagrar dispositivos de resistncias.

14

Cf. http://giabahia.blogspot.com/2009/08/degrau-do-gia.html.

Referncias citadas
ADORNO, Theodor W. Teoria Esttica. Lisboa: Edies 70, 1970. ARANTES, Otlia. Uma estratgia fatal: a cultura nas novas geraes urbanas. In: ARANTES, Otla; VAINER, Carlos; MARICATO, Ermnia. A cidade do pensamento nico: desmanchando consensos. Petrpolis, RJ: Vozes, 2007. ARDENNE, Paul. Art contextual: creation artistique en milieu urbain, en situation, dintervention, de participation. Paris: Champs arts, 2002. BORGES, Jorge Lus. Fices. So Paulo: Abril, 1972. DELEUZE, Guilles e GUATTARI, Flix. O que filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. FERNANDES, Ana. Cidades e cultura: rompimento e promessa. In: JEYDI, Henri Pierre e JACQUES, Paola Berenstein (Org.). Corpos e cenrios urbanos. Salvador: EDUFBA; PPGAU/FAUBA, 2006. FREIRE, Cristina. Afasias na crtica de arte contempornea. In: GONALVES, Lisbeth Rebollo e FABRIS, Annatereza. Os lugares da crtica de arte. So Paulo: ABCA: Imprensa Oficial do Estado, 2005. HERKENHOFF, Paulo. Cildo Meireles, a geografia do Brasil. Rio de Janeiro: Artviva Produo Cultural, 2001. JACQUES, Paola Berenstein. Notas sobre Espao Pblico e Imagens da Cidade . Disponvel em: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq110/arq110_02.asp. Acesso em: 30 jan 2010. LEFEBVRE, Henri. O direito cidade . So Paulo: Centauro, 2001. PALBERT, Peter Pl. Vida Capital: ensaios de biopoltica. So Paulo: Iluminuras, 2003. RANCIRE, Jacques. Ser que a arte resiste a alguma coisa? In: LINS, Daniel. Nietzsche/Deleuze: arte, resistncia. Rio de Janeiro: Forense Universitria; Fortaleza, CE: Fundao de Cultura, Esporte e Turismo, 2007.

Anda mungkin juga menyukai