Anda di halaman 1dari 3

Aula dia 13/08

Biodireito
Conjunto de normas jurdicas que visa preservar a vida, integridade fsica e sade. Princpios normativos dignidade da pessoa humana art. 1, III da CR/88, principio basilar do Biodireito. Fontes do biodireito. (imediatas) 1)

biotica 1 fonte - filosfico,

tico primordialmente relacionadas moral, tica ,

bons costumes, bom senso. Voltado a dignidade da pessoa humana Ilimitado Desenvolvimento da biomdica pesquisa das clulas tronco A biotica no uma cincia autnoma, e sim um ramo da filosofia que se ocupa com aspectos da vida e morte do ser humano, para hierarquizao social, com princpios voltados dignidade e valorizao da pessoa humana. Tenta agrupar e harmonizar valores e princpios que esto em conflitos, tais como: Valores cientficos, filosficos, culturais, religiosos, etc. Vrios princpios jurdicos voltados ao direito cannico. Verificados atravs da anlise do caso concreto. Objetivos: limitar o avano desordenado da cincia humana, porm, no deve negar e nem excluir este avano. Regulamentar e promover esse avano, atravs do ps-positivo. Adequar o biodireito dignidade da pessoa humana. Pessoa humana e utilizada como objeto, instrumento da atividade cientifica, vai contra o principio da dignidade humana, j que o homem um ser capaz, titular de direito e deveres. Mtodos mdicos cientficos- constitucional de acordo com os valores cientficos, filosficos, culturais e religiosos dependendo da poca. Objetivo: humanizar o progresso cientifico e viso tcnico instrumental. Evitar: desumanizao e despersonificao do prprio homem.

2) Biogentica.
Gentica, genoma humano (DNA). Clonagem, art. 6, IV da Lei 11.105/05 veda expressamente a clonagem de qualquer forma ou espcie, seja para a reproduo ou teraputica. Princpios: 4 princpios fundamentais - beneficncia visa fazer sempre o bem -no maleficncia no causar dano ou o mau a outrem -autonomia toda e qualquer prtica mdica deve ser precedido de consentimento livre e esclarecido, autonomia da vontade da pessoa. Face da personalidade jurdica. Prevalece a vontade da pessoa. -justia- quando a vitima impossibilitada de dar seu consentimento em caso de emergncia. Com base no principio da igualdade e equidade.

- microbiotica macrobiotica Micro- voltada para o estuda da relao tica do mdico e do paciente (individualizadas), instituies que prestam servio de sade, ex: hospitais Macro analise das relaes do direito s questes de sade, como um todo, do meio ambiente equilibrado, ecossistemas, desenvolvimento das reas mdicas e cientificas. 4 gerao 1 direitos bsicos, 2 sociais, 3 evoluo dos direitos sociais, 4 direito coletivo (sade, meio ambiente e cincia mdica) difusos (meio ambiente, presentes e futuras geraes), preservar as futuras geraes. - fontes do biodireito Biotica Biogentica - inviolabilidade constitucional do direito vida - tutela civil e penal do direito vida tutela civil tem enfoque diferente da penal, pois a penal, diz respeito matria, ao organismo vivo, j no civil voltado vida com dignidade, no basta o aspecto fsico, biolgico, estudado a luz da Constituio, sempre voltados dignidade da pessoa humana, e no s a vida fsica e sim que esta vida seja digna, Bem de famlia, usucapio, moradia, lazer, educao so institutos do patrimnio mnimo (mnimo para sobreviver). Tambm os direitos personalidade, objeto o estado civil da pessoa (conjunto do estado fsico, psquico, moral e intelectual), mesmo sendo um direito patrimonial, no deixa de cumpri sua funo social, constitucional. - Princpio do primado da vida HUMANA Existncia essencial da vida humana como objeto do biodireiro, preservar a vida humana. Vida melhor, vida mais digna, voltado para a dignidade da pessoa humana. - direito de nascer CC/02 , art. 2 - inicio da personalidade capacidade de adquirir direitos e titularizar deveres na ordem jurdica, atributo da vida. Direitos desde a concepo. Direitos de nascituro embrio que tenha expectativa de direito que venha a nascer com vida. Protegido no direito penal, pela criminalizao do aborto, no civil, tem o direito aos alimento gravdicos, no ECA, neonatal. Vida digna amplo, direito sucessrios para fins patrimoniais, exigi-se o nascimento com vida. Aborto e eutansia atenta contra vida - o aborto na tica legal - possibilidade jurdica de aborto sentimental ou humanitrio somente at o inicio do parto - o aborto eugnico e a dignidade da pessoa humana. Aborto necessrio coloca em risco a prpria da me, igual valor o bem protegido. Aborto resultante de crime sentimental ou humanitrio em caso de estupro, conflito entre bens jurdicos distintos, vida e dignidade e honra de me. Sacrifico jurdico maior para salvaguardar de menor importncia. Ofensa ao bem jurdico, ou liberta, dignidade sexual da vitima.

Durante a gestao que se permite o aborto nas hipteses do art. 128 do CPB. Impossibilidade de utilizar-se das mesmas prerrogativas para o infanticdio, ou seja, o no mais aborto com o iniciando-se o parto e sim infanticdio, devendo ser imputado como crime. Atenta a vida da no seu aspecto fsico e moral. Vida-moral Aborto eugnico - no se enquadra em nenhuma das duas hipteses, quando verificado que no possvel a sobrevivncia do feto clinicamente, anencfalos, no existe previso legal expressa. O entendimento predominante vedado tal aborto, constituindo-se em crime. Tipicidade penal Tipicidade formal + tipicidade conglobante Teoria da imputao objetiva do resultado Desvalor da ao Desvalor do resultado fala que uma conduta no pode ser imputada legalmente a algum se no afetou o bem jurdico tutelado tutelado s a me quando permite

Eutansia
Pessoa que vive biologicamente, mas no tem condies mnimas de potencializar a sua vida no aspecto da dignidade, simplesmente orgnico, sem chance de cura, doena terminal, assim quem tira a vida cometer homicdio. - como crime - questo da dignidade da pessoa humana - possibilidade de aborto x impossibilidade da eutansia, na tica mdica da dignidade humana. A legislao penal de 1940, e a CR/88 embora o CP deva ser interpretado de acordo com a CR/88, mesmo assim no aceitam a possibilidade deste devido a tipificao como crime no CP. Assim legalmente, impossvel a tal pratica sendo esta interpretada como crime. Decises em carter excepcional com base no principio da dignidade da pessoa humana a favor do aborto eugnico, j a eutansia no permitida em hiptese alguma, nem em deciso judicial.

Anda mungkin juga menyukai