Anda di halaman 1dari 3

Cincias Fsico-Qumicas 7Ano

Universo

1) Para cada uma das situaes seguintes, selecciona a alternativa correcta: a) O Big Bang a teoria mais aceite sobre a : - formao das galxias. - formao do Sistema Solar - origem do Universo. b) De acordo com a Teoria do Big-Bang, o Universo nasceu h: - 15 mil milhes de anos. - 15 mil anos. - 5 mil milhes de anos. c) De acordo com o conhecimento actual, o Universo encontra-se: - contraco. - expanso. - estacionrio. d) O Universo constitudo por milhes de : - asterides. - galxias. - planetas. e) As galxias so formadas por: - apenas estrelas. - estrelas e planetas. 2) Classifica em verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmaes seguintes relativamente nossa galxia. A- A Via Lctea a nica galxia que existe no Universo. B- H mais sistemas solares existentes na Via Lctea. C- As estrelas que se observam no cu nocturno fazem parte da nossa galxia. D- A Via Lctea uma galxia sem forma definida. E- A Via Lctea a maior galxia que existe no Universo.

3) Associa as colunas I e II, identificando outros corpos celestes que existem no Universo. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Nebulosa difusa Supernova Gigante vermelha Estrela de neutres Buraco negro An Branca Quasar A.Estrela envelhecida e expandida. B. Aglomerado de partculas fortemente agrupadas que resulta da exploso de uma supernova. C. Gigantescas nuvens de gs hidrognio e poeiras. D. Estrela que explode. E. Estrela com uma massa pequena que se contrai at ao tamanho de um pequeno planeta, acabando por se extinguir. F. Ncleo activo de uma galxia. G. Estrela que se contrai progressivamente e torna-se de tal modo densa que atrai tudo sua volta nem a luz nem a matria escapam da estrela.

4) A galxia onde nos encontramos uma galxia em espiral que contm mais de 150 milhes de estrelas. O dimetro desta galxia de cerca de 100 mil anos-luz. O Sol encontra-se a cerca de 30 mil anos-luz do centro da galxia. a) Como se chama esta galxia? b) Determina em bilies de km a distncia entre o Sol e o centro desta galxia.

5) Escolhe, entre as afirmaes seguintes, as verdadeiras e as falsas. A- A unidade astronmica igual distncia mdia entre a Terra e Saturno. B- A unidade astronmica igual distncia mdia entre os centros da Terra e do Sol. C- O ano-luz o intervalo de tempo que uma nave espacial demora a chegar ao seu destino. D- O nmero de unidades astronmicas indica quantas vezes a distncia mdia SolTerra corresponde a um dado comprimento do Espao. E- Um ano-luz corresponde distncia percorrida pela luz durante um ano.

6) As estrelas evoluem ao longo da sua vida: nascem, crescem e morrem. Observadas da Terra as estrelas parecem.nos todas iguais so pontinhos de luz a cintilar. No entanto, tm cores e tamanhos diferentes. Completa as frases seguintes, indicando qual a cor que apresentam as estrelas durante a sua vida. A- As estrelas muito massivas so de cor e encontram-se a elevadssima temperatura cerca de 20 000C. B- O Sol tem cor e a temperatura superfcie , aproximadamente, de 6000 C. C- As estrelas envelhecidas so de cor e a temperatura superfcie cerca de 3000 C.

7) Os asterides situam-se numa regio do Espao do nosso Sistema Solar, entre os planetas interiores e os planetas exteriores, que se chama cintura de asterides. a) O que so asterides? b) Quais so os planetas que se encontram mais prximos da cintura de asterides? c) Qual a diferena entre meteoros e meteoritos?
8) A figura 1 mostra a imagem do cometa Hale-Bopp obtida do observatrio Table Mountain no Sul da Califrnia, em 1997.

a) Faz a legenda da figura. b) Po que motivo possvel observar os cometas quando estes se aproximam do Sol durante a sua trajectria? 9) Observa a figura 2 que mostra riscas brilhantes, que, por vezes, se observam no cu nocturno. (10%)

a) Como se designam estas riscas? b) Comenta a seguinte notcia de jornal: Esta noite houve uma chuva de estrelas.

Anda mungkin juga menyukai