Anda di halaman 1dari 15

Segmentos de reta e semi-retas

Lembramos que um segmento de reta orientado AB um segmento de reta que tem incio em A e final em B.

Uma semi-reta orientada AB a parte de uma reta que tem incio em A, passa por B e se prolonga indefinidamente.

O conceito de ngulo

ngulo a reunio de dois segmentos de reta orientados (ou duas semi-retas orientadas) a partir de um ponto comum.

A interseo entre os dois segmentos (ou semi-retas) denominada vrtice do ngulo e os lados do ngulo so os dois segmentos (ou semi-retas). Observao: Mostraremos nas notas histricas que no existe uma definio bem estabelecida de ngulo. Podem ser usadas trs letras, por exemplo ABC para representar um ngulo, sendo que a letra do meio B representa o vrtice, a primeira letra A representa um ponto do primeiro segmento de reta (ou semi-reta) e a terceira letra C representa um ponto do segundo segmento de reta (ou semi-reta).

Usamos a notao < para um ngulo, como por exemplo: <ABC. O mesmo ngulo poderia ser representado pelas letras CBA, e neste caso, deve ficar claro que foi escolhido como primeiro segmento (ou semi-reta) aquele que contm o ponto C, enquanto que o segundo segmento (ou semi-reta) foi escolhido como aquele que contm o ponto A, sendo o vrtice do ngulo o mesmo da situao anterior. Um ngulo pode ser orientado da seguinte forma. Centramos um compasso no vrtice O do ngulo e com uma certa abertura positiva (raio) traamos um arco de circunferncia a partir de um ponto A localizado em um dos segmentos (ou semi-retas) at que este arco toque o outro segmento de reta (ou semi-reta) em um ponto B.

O AB est orientado positivamente se o arco foi construdo no sentido anti-horrio enquanto o ngulo BOA est orientado negativamente, isto , o arco foi construdo no sentido horrio, aquele sentido seguido pelos ponteiros de um relgio. Quando no houver dvida ou necessidade de orientao, podemos indicar o ngulo simplesmente pela letra que representa o vrtice, como por exemplo: . Uma outra notao para ngulo AB, sendo O o vrtice do mesmo e as letras A e B localizadas nos lados do ngulo.

Notas histricas sobre ngulos

O conceito de ngulo aparece primeiramente em materiais gregos no estudo de relaes envolvendo elementos de um crculo junto com o estudo de arcos e cordas. As propriedades das cordas, como medidas de ngulos centrais ou inscritas em crculos, eram conhecidas desde o tempo de Hipcrates e talvez Eudoxo tenha usado razes e medidas de ngulos na determinao das dimenses do planeta Terra e no clculo de distncias relativas entre o Sol e a Terra. Eratstenes de Cirene (276 a.C.194 a.C) j tratava de problemas relacionados com mtodos sistemticos de uso de ngulos e cordas. Desde os tempos mais antigos, os povos vm olhando para o cu na tentativa de encontrar respostas para a vida tanto na Terra assim como entender os corpos celestes que aparecem nossa vista. Assim, a Astronomia talvez tenha sido a primeira cincia a incorporar o estudo de ngulos como uma aplicao da Matemtica. Na determinao de um calendrio ou de uma hora do dia, havia a necessidade de realizar contagens e medidas de distncias. Frequentemente, o Sol servia como

referncia e a determinao da hora dependia da inclinao do Sol e da relativa sombra projetada sobre um certo indicador (relgio de Sol). Para obter a distncia que a Lua estava acima do horizonte, dever-se-ia calcular uma distncia que nunca poderia ser medida por um ser humano comum. Para resolver este problema, esticava-se o brao e se calculava quantos dedos comportava o espao entre a Lua e o horizonte ou ento, segurava-se um fio entre as mos afastadas do corpo e se media a distncia. Os braos deveriam permanecer bem esticados para que a resposta fosse a mais fiel possvel. A medida era diferente de uma medida comum e este modo foi o primeiro passo para medir um ngulo, objeto este que se tornou importantsimo no contexto cientfico. Na verdade, no se sabe quando o homem comeou a medir ngulos, mas se sabe que estes eram medidos na Mesopotmia e eram muito bem conhecidos quando Stonehenge foi construda, 2000 a.C. Quanto ao conceito de ngulo, temos algumas definies: Grcia antiga: "Um ngulo uma deflexo ou quebra em uma linha reta". Euclides: "Um ngulo plano a inclinao recproca de duas retas que num plano tm um extremo comum e no esto em prolongamento". Em 1893, H.Schotten resumiu as definies de ngulo em trs tipos: 1. A diferena de direo entre duas retas; 2. A medida de rotao necessria para trazer um lado de sua posio original para a posio do outro, permanecendo entrementes no outro lado do ngulo; 3. A poro do plano contida entre as duas retas que definem o ngulo. Em 1634, P.Henrigone definiu ngulo como um conjunto de pontos, definio esta que tem sido usada com mais frequncia. Neste trabalho, aparece pela primeira vez o smbolo "<" para representar ngulo.

ngulos consecutivos e adjacentes

ngulos consecutivos: Dois ngulos so consecutivos se um dos lados de um deles coincide com um dos lados do outro ngulo.

AC e BC so consecutivos

AB e BC so consecutivos

AB e AC so consecutivos

OC o lado comum

OB o lado comum

OA o lado comum

ngulos adjacentes: Dois ngulos consecutivos so adjacentes se, no tm pontos internos comuns. Na figura em anexo, AB e BC so ngulos adjacentes.

ngulos opostos pelo vrtice

Consideremos duas retas concorrentes cuja interseo seja o ponto O. Estas retas determinam quatro ngulos. Os ngulos que no so adjacentes so opostos pelo vrtice.

Na figura acima, AB e CD so ngulos opostos pelo vrtice e tambm AD e BC so ngulos opostos pelo vrtice.

ngulos congruentes

A congruncia entre ngulos uma noo primitiva. Dizemos que dois ngulos so congruentes se, superpostos um sobre o outro, todos os seus elementos coincidem.

Na figura em anexo, temos que ABC e DEF so ngulos congruentes. Usamos a notao para denotar ngulos congruentes. Dois ngulos opostos pelo vrtice so sempre congruentes.

Medida de um ngulo

A medida de um ngulo indicada por m(AB) um nmero real positivo associado ao ngulo de tal forma que satisfaz as segintes condies: 1. ngulos congruentes possuem medidas iguais e reciprocamente ngulos que possuem medidas iguais so congruentes. AB DF equivale a m(AB)=m(DF)

2. Quando afirmamos que um ngulo maior do que outro, sua medida maior do que a medida deste outro. Assim: AB>DF, equivale a m(AB) > m(DF) 3. A partir de dois ngulos dados, podemos obter um terceiro ngulo, cuja medida corresponde soma das medidas dos ngulos dados.

Se m(AB) a medida de AB e m(BC) a medida de BC, ento AC AB+BC. Alm disso: m(AC) = m(AB) + m(BC)

Unidades de medida de ngulos

A unidade de medida de ngulo no Sistema Internacional o radiano e o processo para obter um radiano o seguinte: Tomamos um segmento de reta OA. Com um compasso centrado no ponto O e abertura OA, traamos um arco de circunferncia AB, sendo que B deve pertencer ao outro lado do ngulo AOB. Se o comprimento do arco for igual ao comprimento do segmento OA, diremos que este ngulo tem medida igual a 1 radiano (1 rad). Uma forma prtica de visualizar isto, tomar uma reta horizontal passando pelo centro de uma circunferncia (no importa a medida do raio). Indicamos o ponto A como uma das intersees da circunferncia com a reta horizontal. Tomamos um barbante com a mesma medida que o raio OA da circunferncia. Fixamos uma das extremidades do barbante sobre o ponto A e esticamos o barbante sobre a circunferncia. O ponto B coincidir com a outra extremidade do barbante. Traamos ento o segmento de reta OB, que representa o outro lado do ngulo AOB. A medida do ngulo AOB 1 radiano. Uma outra unidade muito utilizada nos primeiros nveis educacionais o grau. Ela obtida pela diviso da circunferncia em 360 partes iguais, obtendo-se assim um ngulo de um grau, sendo que a notao desta medida usa um pequeno o colocado como expoente do nmero, como 1. Exemplo: Em geral, associa-se um nmero a um ngulo estabelecendo a razo entre este ngulo e outro ngulo tomado como unidade.

Por exemplo, se um ngulo com 1 radiano de medida for considerado um ngulo unitrio, ento o ngulo =6 tem a medida 6 vezes maior, isto , tem 6 unidades de medida. Pergunta: Voc conhece a razo pela qual o crculo dividido em 360 partes? Leia as notas histricas que seguem.

Notas histricas sobre o grau e o radiano

Acerca de elementos geomtricos relacionados com a Astronomia pouco se conhece. Sabe-se que Aristarco props um sistema que tinha o Sol como centro pelo menos 1500 antes de Coprnico, no entanto este material histrico se perdeu na noite do tempo. O que ficou, do ponto de vista histrico foi um tratado escrito por volta de 260 a.C. envolvendo tamanhos e distncia do Sol e da Lua. A diviso do crculo em 360 partes iguais aparece mais tarde e no existe qualquer razo cientfica. Talvez exista uma razo histrica que justifique a existncia de tal nmero no contexto de estudos do povo babilnio, que viveu entre 4000 a.C. e 3000 a.C. Este povo realizava muitos estudos no trato de terrenos pantanosos e construes de cidades e tinha interesse pela Astronomia assim como pela sua relao com conceitos religiosos (eram politeistas) e para viabilizar tais procedimentos, criaram um sistema de numerao com base 60 (sistema hexagesimal). No se sabe ao certo quais as razes pelas quais, foi escolhido o nmero 360 para se dividir a circunferncia, sabe-se apenas que o nmero 60 um dos menores nmeros menores do que 100 que possui uma grande quantidade de divisores distintos, a saber: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 10, 12, 15, 20, 30, 60, razo forte pela qual este nmero tenha sido adotado. O primeiro astrnomo grego a dividir o crculo em 360 partes foi Hipsicles (180 a. C.), seguido pelos caldeus. Por volta de 150 a. C. encontramos uma generalizao de Hiparco para este procedimento. Dividir um crculo em 6 partes iguais era algo muito simples para os especialistas daquela poca e possvel que se tenha usado o nmero 60 para representar 1/6 do total que passou a ser 360.

Outro fato que pode ter influenciado na escolha do nmero 360 que o movimento de translao da Terra em volta do Sol se realizava em um perodo de aproximadamente 360 dias, o que era uma estimativa razovel para a poca. Hiparco mediu a durao do ano com grande exatido ao obter 365,2467 dias, sendo que atualmente esta medida corresponde a 365,2222 dias.

Nosso entendimento que o sistema sexagesimal (base 60) tenha influenciado a escolha da diviso do crculo em 360 partes iguais, assim como a diviso de cada uma dessas partes em 60 partes menores e tambm na diviso de cada uma dessas subpartes em 60 partes menores. Uma garantia para isto que os babilnios usavam fraes com potncias de 60 no denominador. As fraes sexagesimais babilnicas, usadas em tradues rabes de Ptolomeu, eram traduzidas como: "primeiras menores partes" = sexagsimos "segundas menores partes" = sexagsimos de sexagsimos

Quando tais palavras foram traduzidas para o Latim, que foi a lngua internacional dos intelectuais por muito tempo, passamos a ter: "primeiras menores partes" = partes minutae primae "segundas menores partes" = partes minutae secundae

de onde apareceram as palavras minuto e segundo. De um modo popular, usamos a unidade de medida de ngulo com graus, minutos e segundos. Na verdade a unidade de medida de ngulo do Sistema Internacional o radiano, que foi uma unidade alternativa criada pelo matemtico Thomas Muir e o fsico James T. Thomson, de uma forma independente. Na verdade o termo radian apareceu pela primeira vez num trabalho de Thomson em 1873. Em 1884, muitos cientistas ainda no usavam este termo. Outros termos para o radiano eram: Pi-medida, circular ou medida arcual, o que mostra a forma lenta como uma unidade implementada ao longo do tempo.

Alguns ngulos especiais

Com relao s suas medidas, os ngulos podem ser classificados como: reto, agudo, obtuso e raso. ngulo Caractersticas Grfico

ngulo cuja medida maior do que 0 graus e agudo menor do que 90 graus. Ao lado temos um ngulo de 45 graus. Um ngulo reto um ngulo cuja medida reto exatamente 90. Assim os seus lados esto localizados em retas perpendiculares. um ngulo cuja medida est entre 90 graus e obtuso 180 graus. Na figura ao lado temos o exemplo de um ngulo obtuso de 135 graus.

ngulo que mede exatamente 180, os seus lados so semi-retas opostas. Neste caso os raso seus lados esto localizados sobre uma mesma reta. O ngulo reto (90) provavelmente o ngulo mais importante, pois o mesmo encontrado em inmeras aplicaes prticas, como no encontro de uma parede com o cho, os ps de uma mesa em relao ao seu tampo, caixas de papelo, esquadrias de janelas, etc... Um ngulo de 360 graus o ngulo que completa o crculo. Aps esta volta completa este ngulo coincide com o ngulo de zero graus mas possui a grandeza de 360 graus (360 ).

Observao: possvel obter ngulos maiores do que 360 mas os lados destes ngulos coincidiro com os lados dos ngulos menores do que 360 na medida que ultrapassa 360. Para obter tais ngulos basta subtrair 360 do ngulo at que este seja menor do que 360.

Por exemplo um ngulo de 400 equivalente a um ngulo de 40 pois: 400360=40.

O transferidor

Para obter a medida aproximada de um ngulo traado em um papel, utilizamos um instrumento denominado transferidor, que contm um segmento de reta em sua base e um semicrculo na parte superior marcado com unidades de 0 a 180. Alguns transferidores possuem a escala de 0 a 180 marcada em ambos os sentidos do arco para a medida do ngulo sem muito esforo. Para medir um ngulo, coloque o centro do transferidor (ponto 0) no vrtice do ngulo, alinhe o segmento de reta OA (ou OE) com um dos lados do ngulo e o outro lado do ngulo determinar a medida do ngulo, como mostra a figura.

O ngulo AC mede 70 graus. Na figura acima, podemos ler diretamente as medidas dos seguintes ngulos: m(AB)=27 m(AC)=70 m(AD)=120 m(AE)=180 m(EB)=153 m(EC)=110 m(ED)=60 m(EA)=180 Observao: Os ngulos AB e EB so suplementares. O mesmo acontece com os pares de ngulos: AC e EC, AD e ED. Exemplos: 1. O ngulo BC pode ser medido mudando a posio do transferidor ou subtraindo dois ngulos conhecidos. m(BC) = m(AC) - m(AB) = 70 - 26 = 44 2. O ngulo DB pode ser medido mudando a posio do transferidor ou subtraindo dois ngulos conhecidos. m(DB) = m(EB) - m(ED) = 154 - 60 = 94

Subdivises do grau

Em problemas reais, os ngulos nem sempre possuem medidas associadas a nmeros inteiros, assim precisamos usar outras unidades menores como minutos e segundos. A notao para 1 minuto 1' e a notao para 1 segundo 1". Unidade de ngulo Nmero de subdivises Notao 1 ngulo reto 90 graus 90 1 grau 60 minutos 60' 1 minuto 60 segundos 60" Assim

1 grau 1 minuto

= 1 ngulo reto dividido por 90. = 1 grau dividido por 60.

1 segundo = 1 minuto dividido por 60. Exemplo: Expressar a medida do ngulo 35 48' 36" como frao decimal do grau. 3548'36" = 35 + 48' + 36" = = 35 + (48/60) + (36/3600) = 35 + 0,80 + 0,01 = 35,81

Alguns exerccios resolvidos

1. Nos relgios desenhados, qual a medida do menor ngulo formado pelos ponteiros de cada relgio?

Soluo: No relgio lils, o menor dos ngulos formados pelos ponteiros de aproximadamente 120 enquanto que no relgio verde o menor dos ngulos formados pelos ponteiros de aproximadamente 150. 2. Para expressar 2/3 de 1 grau (1) em minutos, basta tomar: (2/3) = 2/3 x 60' = 40'. 3. Para escrever 48' como uma parte fracionria do grau, basta tomar: 48'=(48/60)=(4/5)=(4/5) de 1. 4. Para expressar 3/4 de 1' em segundos, tomamos (3/4)'=(3/4)x60" = 45"

5. De acordo com a figura, complete as medidas dos ngulos que esto faltando em cada linha da tabela abaixo: m(AC) 6220' 6142' 6418' m(AB) 3240' m(BC)

193' 20" 4342' 20" 2149' 52" 4525' 34"

6. Posicione o mouse sobre a palavra "Resposta" e aps alguns segundos voc ver se acertou a questo. 7. Na figura abaixo as retas AC e BD se interseptam no ponto O. Pergunta-se:

a. b. c. d. e.

Quais so ngulos agudos? Quais so ngulos obtusos? Quais so os nomes de quatro pares de ngulos suplementares? Quais ngulos so opostos pelo vrtice? Identifique dois ngulos que so adjacentes ao ngulo DA.

Soluo: f. ngulos agudos so BA e CD. g. ngulos obtusos so BC e DA. h. Quatro pares de ngulos suplementares so DC e CB, CB e BA, BA e DA, BA e CD. i. ngulos opostos pelo vrtice: DC e AB, AD e BC. j. Dois ngulos adjacentes ao ngulo DA so: BA e DC. 8. Mostre que ngulos so opostos pelo vrtice so congruentes. Soluo: Se m(AB)=x, m(CD)=y e m(CB)=z, como os pares de ngulos AB, BC e BC, CD so suplementares, temos que x+z=180 e y+z=180, portanto x=y, o que implica que os ngulos AB e CD so congruentes.

9. A soma de dois ngulos adjacentes 120 graus. Calcule a medida de cada ngulo, sabendo que a medida de um deles o triplo da medida do outro menos 40 graus. Soluo: Sejam x e y as medidas dos ngulos. Assim, temos duas equaes: x+y=120 e x=3y-40. Resolvendo este sistema, obtemos x=40 e y= 80.

10. Dois ngulos so suplementares, a medida de um deles 24 graus menor do que o dobro da medida do outro.Calcule a medida de cada ngulo. Soluo: Sejam x e y as medidas dos ngulos. Desse modo: x+y=180 e x=2y24. Assim: x=112 e y=68. 11. Um entre dois ngulos complementares tem medida 18 menor do que o dobro da medida do outro. Calcule as medidas de cada ngulo. Soluo: Medidas dos ngulos: 36 e 54. 12. Dois ngulos complementares tm medidas respectivamente iguais a 3x-10 e 2x+10. Determinar a medida de cada ngulo. Soluo: Os ngulos medem 44 e 46. 13. Em quantos graus, a medida do suplementar de um ngulo agudo excede a medida do complementar deste ngulo? Soluo: Se x a medida do ngulo, ento a medida do suplementar de x igual a (180-x) e a medida do complementar de x igual a (90-x), portanto, a medida do suplementar de x que excede a medida do complementar de x igual 90.

14. Se (3x-15) graus a medida de um ngulo agudo, que restries devemos ter para o nmero x? Soluo: O ngulo agudo mede 3x-15. Temos que um ngulo agudo deve medir mais do que zero graus e menos do que 90 graus, assim, 0<(3x-15)<90, logo 5<x<35. 15. A soma das medidas de dois ngulos complementares 86 maior do que a diferena de suas medidas. Calcule a medida de cada ngulo. Soluo: As medidas dos ngulos: 43 e 47.

Interior e exterior de um ngulo

Interior de um ngulo: O interior do ngulo AB a interseo de dois semi-planos. O semi-plano 1 com origem na reta OA e que contm o ponto B e o semi-plano 2 com origem em OB e que contm o ponto A.

Dessa forma, podemos obter o interior do ngulo AB, como a interseo desse semiplanos, isto :

Interior de AB =

Se um ngulo for menor do que um ngulo raso, o interior deste ngulo uma regio convexa, o que significa que quaisquer dois pontos contidos no interior do ngulo so extremidades de um segmento de reta inteiramente contido nesta regio.

Os pontos do interior de um ngulo so pontos internos ao ngulo e a reunio de um ngulo com seu interior um setor angular, tambm conhecido como ngulo convexo. Alguns autores definem desta forma um ngulo. Exterior de um ngulo: O exterior do ngulo AB o conjunto de todos os pontos que no pertencem nem ao ngulo AB nem ao interior de AB.

O exterior de AB a reunio de dois semi-planos, o semi-plano

com origem na

reta OA e que no contm o ponto B e o semi-plano 2 com origem em OB e que no contm o ponto A. Assim, basta tomar a reunio desses dois semi-planos:

Exterior de AB =

1U

Se um ngulo for menor do que um ngulo raso, o exterior deste ngulo uma regio cncava, isto quer dizer que no uma regio convexa. Os pontos do exterior de um ngulo so pontos externos ao ngulo e a reunio do ngulo com seu exterior, tambm conhecida como ngulo cncavo.

ngulos complementares, suplementares e replementares

Dois ngulos so denominados: Complementares: se a soma de suas medidas igual a 90 e neste caso, um ngulo o complemento do outro. Suplementares: se a soma de suas medidas igual a 180 e neste caso, um ngulo o suplemento do outro. Replementares: se a soma de suas medidas igual a 360 e neste caso, um ngulo o replemento do outro. Complemento de x Suplemento de x Replemento de x

90 - x

180 - x

360 - x

Anda mungkin juga menyukai