Anda di halaman 1dari 3

A globalizao atravs da perspectiva do Milton Santos Por Alberto Kirilauskas

A globalizao um fenmeno no to moderno. A primeira globalizao pode ser entendida como a expanso do colonialismo que ocorreu em torno do sculo XVI. Aquela globalizao possua como base a demarcao territorial, era um processo de conhecimento das dimenses do mundo e uma vez conhecidas eram ocupadas num processo de expanso do continente europeu estrutura capitalista. Por sua vez a segunda globalizao que ocorreu no final do sculo XX tem como base a fragmentao do territrio. As empresas globais agem sobre o territrio o fragmentando, uma vez que elas so detentoras de poder que desfazem a estrutura poltica territorial, criando uma regulao para si prpria. Detentoras de grande poder j no mais precisam do territrio nico para sua produo, h uma rede de fornecedores que atendem suas demandas sem necessariamente estar no mesmo lugar, isso se torna possvel pela livre fluxo de informaes e mercadorias. Segundo Milton Santos (2001 p.23)[i]

a globalizao , de certa forma, o pice do processo de internacionalizao do mundo capitalista. Para entend-la, como, de resto, a qualquer faz da histria, h dois elementos fundamentais a leva em conta: o estado das tcnicas e o estado da poltica.

Milton Santos. Autor no identificado. As tcnicas possuem seu uso poltico. Se Postman no seu livro tecnoplio traz elementos que nos fazem pensar que as tcnicas sero utilizadas em todas as suas possveis formas, para Milton Santos os elementos existentes em seus textos indicam que o uso poltico definir o seu uso. a lgica capitalista, da economia poltica, que orienta quais tcnicas sero utilizadas e o local. Apesar da aparente oposio entre os discursos, entendo que eles no se contradizem em sua essncia, uma vez que ambos autores pensam a tcnica sobre bases diferentes, no caso do Postman a tcnica se apresenta sobre a base da capacidade criativa humana de se apropriar de algo para atender os seus fins almejados, e j para Milton Santos a tcnica est assentada numa base social j construda, onde ser o social influenciando no individual. A compreenso da influncia da sociedade no indivduo, assim como o entendimento de que a sociedade composta por indivduos, relevante para entender as aes sociais. Sobre uso poltico das tcnicas discorre Milton Santos (2001 p.23)

as tcnicas so oferecidas como um sistema e realizadas combinadamente atravs do trabalho e das formas de escolha dos momentos e dos lugares de seu uso. isso que fez a histria.

E completa dizendo que

(...) a globalizao no apenas a existncia desse novo sistema de tcnicas. Ela tambm o resultado das aes que asseguram a emergncia de um mercado dito global, responsvel pelo essencial dos processos polticos atualmente eficazes. (SANTOS, 2001 p.24)

A globalizao que se iniciou no final do sculo XX, possui um conjunto de tcnicas presididas pela tcnica da informao. Para Santos (2001 p.24) no desenvolvimento da histria as tcnicas no so nicas, elas so criadas em conjuntos, assim entendo o termo presidido utilizando por Milton Santos para se referir as tcnicas da informao.

Em nossa poca, o que representativo do sistema de tcnicas atual a chegada da tcnica da informao, por meio da ciberntica, da informtica, da eletrnica. Ela vai permitir duas grandes coisas: a primeira que as diversas tcnicas existentes passam a se comunicar entre elas. A tcnica da informao assegura esse comrcio, que antes no era possvel. Por outro lado, ela tem um papel determinante sobre o uso do tempo, permitindo, em todos os lugares, a convergncia dos momentos, assegurando a simultaneidade das aes e, por conseguinte, acelerando o processo histrico. (SANTOS, 2001 p.25)

Pensar na globalizao apenas como um processo deletrio do desenvolvimento da humanidade enxerga-la sob um nico ponto de vista, o da perversidade. Mesmo esse sendo o modelo atual da globalizao, necessrio enxerga-la como possibilidade para a construo de uma humanidade planetria de fato, onde se faz necessrio observar que ir contra o processo de globalizao se apresenta como ineficaz, uma vez que o desenvolvimento da mesma extenso e ela se fundiu sociedade mundial. Para Milton Santos (2001 p.18),

de fato, se desejarmos escapar crena de que esse mundo assim apresentado verdadeiro, e no queremos admitir a permanncia de sua percepo enganosa, devemos considerar a existncia de pelo menos trs mundos num s. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem v-lo: a globalizao como fbula; o segundo seria o mundo tal como ele : a globalizao como perversidade; e o terceiro, o mundo como ele pode ser: uma outra globalizao.

O mundo como nos fazem ver: a fbula

A falsa noo de que as informaes que so transmitidas ao mundo so reais, e no uma interpretao do mundo daqueles que so detentores da mdia de massa, somada ao encurtamento das distncias para os que possuem recursos e podem se deslocar livremente por entre as barreiras existentes entre Estados difundem a noo de tempo e espao contrado. Sobre essa base se propaga a idia da aldeia global, todavia o que observa a instalao de um mercado avassalador que acentua as desigualdades existentes nos locais, os tornando como apresentado por Milton Santos, espaos esquizofrnicos.

O mundo como ele : a perversidade

A perversidade sistmica que est na raiz dessa evoluo negativa da humanidade tem relao com a adeso desenfreada aos comportamentos competitivos que atualmente caracterizam as aes hegemnicas. Todas essas mazelas so direta ou indiretamente imputveis ao presente processo de globalizao. (SANTOS, 2001 p.20)

Os exemplos de perversidade so diversos, h desde o aumento da desigualdade entre pases ou regies dentro dos prprios pases, assim como a falta de acesso servios bsicos de qualidade como educao, sade etc. A lgica pagar pelo o que se usufrui, onde num mundo desigual o acesso ser restrito aos que detm recursos monetrios para pagar.

O mundo como ele pode ser: outra globalizao.

(...)podemos pensar na construo de um outro mundo, mediante uma globalizao mais humana. As bases materiais do perodo atual so, entre outras, a unicidade da tcnica, a convergncia dos momentos e o conhecimento do planeta. (SANTOS, 2001 p.20)

A globalizao pode ser diferente se o uso das tcnicas possuir outra forma de uso poltico. Aqui cabe apresentar o que Enrique Leff aponta como necessrio para a construo de uma racionalidade ambiental, que seria uma outra globalizao. Leff*ii+ (2006 p.250) diz que necessrio existir uma reforma democrtica do Estado para canalizar a participao da sociedade na gesto dos recursos; a reorganizao transversal da administrao pblica. Esse aspecto importante para se pensar em outro uso poltico, tal uso tem de ser definido democraticamente. A possibilidade de um novo discurso ganha esperana ao se pensar que h uma realidade emprica de universalidade. O perodo presente permite com que se veja a diversidade e que muitas vezes a sinta ao realizar deslocamentos em torno do planeta, que so possveis com o aprimoramento dos meios de transporte. Para ver essa realidade possvel buscar apoio na tcnica da informao, segundo o Milton Santos hoje muito mais fcil ser universal aqui mesmo (...) hoje qualquer pessoa com uma curiosidade mais aguada acaba percebendo com o mundo . (SANTOS, 2006 4430)*iii+ Destarte, a globalizao se apresenta como um processo definitivo. Ir contra o a globalizao em si, esse fenmeno de contato entre as diversas partes do mundo, se torna ineficaz, o que trar um desgaste do movimento que buscar seguir por esse caminho. Por sua vez, ir contra a globalizao da forma que est sendo forada pelos poucos detentores de poder organizado no mundo contemporneo, fundamental para a construo de uma nova sociedade, cuja a base seja a democracia real, o que incorporar o valor da diversidade dentro de sua estrutura, onde o diferente deve ser assegurado independentemente de ser maioria ou minoria.

Anda mungkin juga menyukai