Anda di halaman 1dari 29

1

FURTADO, Celso. Formao Econmica do Brasil. 30 ed. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2001 (Biblioteca Universitria. Srie 2, Cincias sociais, v. 23). Primeira edio: 1959.*

Primeira Parte Fundamentos econmicos da ocupao territorial


Os primeiros captulos do livro buscam apresentar as relaes econmicas e polticas que apontaram os rumos da colonizao portuguesa no Brasil e tambm os processos nas demais colnias da Amrica, dos sculos XVI ao XVIII. Primeiro, trata de explicar as razes que levaram a estabelecer-se na Amrica portuguesa uma empresa agrcola de larga escala. Assim como a Espanha, Portugal esperava que suas terras na Amrica pudessem fornecer grandes quantidades de metais preciosos. Estava claro que a ocupao das terras seria necessria para garantir sua posse. No entanto, diferentemente da Espanha, que j havia conseguido explorar metais preciosos de forma a sustentar a ocupao, Portugal dispunha de recursos relativamente escassos para realizar essa mesma tarefa. Para tanto, Portugal contava com a experincia da produo de acar uma especiaria em ascenso na Europaem suas ilhas do Atlntico, detendo o conhecimento tcnico que viabilizaria a ocupao com a explorao econmica. Alm disso, o monoplio do comrcio do acar, que no sculo XV era controlado pelos comerciantes das cidades italianas, foi rompido com a distribuio da produo portuguesa pelos comerciantes flamengos, que j era expressiva na segunda metade do sculo XVI. Essa participao dos holandeses no fluxo do acar por toda Europa no estava limitada etapa de comercializao, pois eles tambm contriburam com investimentos de capital nas instalaes produtivas localizadas no Brasil. Quanto questo da mo-de-obra, Portugal tambm detinha as condies para tornar o empreendimento agrcola da colnia economicamente vivel. Tanto pela falta de mo-de-obra na metrpole, quanto pela falta de condies econmicas capazes de atrair colonos, o empreendimento poderia ter se tornado invivel devido ao custo da mo-de-obra.
A possibilidade de reduzir custos, retribuindo com terras o trabalho que o colono realizasse durante um certo nmero de anos, no apresentava atrativo ou viabilidade, pois, sem grandes inverses de capital, as terras praticamente no tinham valia econmica (pp. 11-12).

Resumo elaborado por Christina Andrews para uso em aula.

2
Entretanto, Portugal j tinha experincia do comrcio de escravos africanos, experincia essa que se desenvolveu consideravelmente a partir do sculo anterior, no reinado de Dom Henrique. Estava, assim, solucionado o problema do fornecimento de mo-de-obra barata para o empreendimento aucareiro da colnia. Enquanto isso, diferentemente da estratgia portuguesa, os espanhis trataram de estabelecer os seus domnios nas terras americanas com um modelo que, alm de pretender ser auto-suficiente em termos locais, tambm deveria ser capaz de fornecer um excedente lquido, na forma de metais preciosos. Houve, assim, uma expanso dos gastos pblicos na Espanhae tambm dos gastos privados subsidiados por recursos pblicos, o que acabou por resultar em uma inflao crnica que se propagou para o restante da Europa. Sem uma estrutura produtiva e suprindo suas necessidades de consumo por meio de importaes, a Espanha acabou por transferir riqueza para os demais pases europeus. Com isso, tanto a metrpole como as colnias espanholas encontraram a decadncia econmica. Cabe, portanto, admitir que um dos fatores do xito da empresa colonizadora agrcola portuguesa foi a decadncia mesma da economia espanhola, a qual se deveu principalmente descoberta precoce dos metais preciosos. (p. 15) No entanto, o processo que veio a desarticular o monoplio da produo de acar nos trpicos teve lugar aps o apogeu alcanado na primeira metade do sculo XVII. A ocupao de Portugal pela Espanha seguiu-se de uma guerra entre Holanda e este segundo pas, motivada pela inteno dos holandeses de manterem o controle do comrcio de acar. Nesse contexto, a Holanda ocupa as regies produtoras de acar no Brasil (1630 1654). Isso representa o fim do sistema cooperativo que existiu at ento. A ocupao permitiu que os holandeses tivessem acesso s tcnicas de produo do acar e a seu sistema organizacional. Aps a expulso dos holandeses do Brasil, esses no tiveram dificuldade de estabelecer um sistema concorrente de produo de acar no Caribe. A partir desse momento, estaria perdido o monoplio, que nos trs quartos de sculo anteriores se assentara na identidade de interesses entre os produtores portugueses e os grupos financeiros holandeses que controlavam o comrcio europeu (p. 17). O sistema de produo de produtos tropicais no Caribe teve efeitos profundos na economia de toda a Amrica. De um lado, o sistema de produo baseado na pequena propriedade nas ilhas do Caribe desarticulado como a implantao da produo de acar que, assim com era o caso no Brasil, tinha sua viabilidade econmica em um sistema baseado na grande propriedade e na mo-de-obra escrava. Nesse caso,

3
porm, os holandeses no ocuparam as regies produtoras, mas se ocuparam de financiar e garantir know-how para a produo. Para isso contriburam as dificuldades econmicas das colnias inglesas e francesas que se agravavam com o isolamento em relao s metrpoles.
Dessa forma, menos de um decnio depois da expulso dos holandeses do Brasil, operava na Antilhas uma economia aucareira de considerveis propores, cujos equipamentos eram totalmente novos, e que se beneficiava de mais favorvel posio geogrfica. (p. 26)

Esse novo sistema produtivo nas Antilhas tambm teve conseqncias para as colnias americanas do norte. Ali ainda foi possvel manter-se uma colonizao baseada na pequena propriedade. Inicialmente, a colonizao baseada na auto-suficincia indicava um lento desenvolvimento. Como a produo aucareira no Caribe implicou a migrao de pequenos produtores dessa regio para as colnias do norte, estabelecese um contato mais prximo entre as duas regies. Alm disso, com a desarticulao da pequena propriedade, as ilhas caribenhas passaram a ser importadoras de alimentos, que passaram a ser fornecidos pelos pequenos produtores agrcolas do norte. Da outras formas de comrcio entre as regies foram sendo estabelecidos, o que fez prosperar outros setores nas colnias setentrionais, como a produo naval e a produo de bebidas alcolicas, a partir da matria-prima produzida nas Antilhas, entre a segunda metade do sculo XVII e a primeira metade do sculo XVIII. Furtado destaca a importncia da separao entre essas duas regies, pois isso permitiu que nem todos os recursos disponveis fossem canalizados para a produo de acar. Isso representou o aparecimento na Amrica do Norte de um tipo de economia similar da Europa na poca, baseada em uma produo voltada tanto para o consumo interno como para a exportao. Fatores como a guerra civil inglesa no sculo XVII e as prolongadas guerras entre Inglaterra e Frana favoreceram o fortalecimento do sistema formado entre as Antilhas e colnias setentrionais, devido ao isolamento das colnias em relao s metrpoles. As tentativas empreendidas pela Inglaterra no sculo XVIII para coibir a relao comercial entre as suas colnias e as Antilhas s fez por acirrar os atritos de uma relao j deteriorada pela existncia de um sistema econmico em flagrante contradio com a condio colonial. Com isso, precipitou-se a separao entre as colnias setentrionais e a Inglaterra. A diferena entre os sistemas econmicos entre a Amrica tropical e a Amrica do Norte estabeleceu tambm as diferenas entre os grupos sociais dominantes nessas

4
regies. Enquanto os interesses dos produtores das Antilhas inglesas permaneceram ligados a setores econmicos da Metrpole, nas colnias do norte os interesses econmicos j estavam internalizados, j que envolviam grupos comerciais situados em Boston e Nova York, que se encontravam freqentemente em conflito com a Metrpole.
Essa independncia dos grupos dominantes vis--vis da Metrpole teria sido um fator de fundamental importncia para o desenvolvimento da colnia [norte-americana], pois significava que nela havia rgos polticos capazes de interpretar seus verdadeiros interesses e no apenas refletir as ocorrncias do centro econmico dominante. (p. 31)

Aps a independncia em relao Espanha, Portugal viu-se em uma situao frgil na segunda metade do sculo XVII. A perda dos entrepostos orientais e a ocupao holandesa no Brasil colocavam em cheque a permanncia do pequeno reino de Portugal como Metrpole comercial. Era preciso buscar apoio em uma grande potncia para garantir a colnia na Amrica. Assim que Portugal firma diversos acordos com a Inglaterra, garantindo amplas vantagens comerciais em troca de apoio poltico e proteo militar. Com isso, Portugal torna-se um vassalo comercial da Inglaterra. Essa medida, porm, no solucionava o problema econmico da Metrpole, ainda abalada pela desorganizao do mercado de acar. Portugal chega a iniciar uma poltica para substituir importaes, mas essa acaba no se consolidando. O incio do ciclo do ouro no Brasil tornou vivel a continuidade dos acordos entre Inglaterra e Portugal. Assim como havia sido o caso da Espanha, Portugal obtm os produtos de que necessita, para si e tambm para a colnia, por meio de importaes, especialmente da Inglaterra, que se consolidava na Europa no sculo XVII como potncia manufatureira. Como observou o Marqus de Pombal, os prprios negros que trabalhavam nas minas tinham que ser vestidos pelos ingleses (p. 35). Quando a minerao de ouro no Brasil entra em decadncia, no ltimo quartel do sculo XVII, a Inglaterra j se encontravam em plena revoluo industrial. Para garantir os mercados para seus produtos manufaturados, a Inglaterra abandona a sua postura mercantilista, adotando uma posio liberal, com abolio de tarifas alfandegrias. Nesse contexto, Portugal, que tinha muito poucas vantagens comerciais segundo os tratados com a Inglaterra, se enfraquece ainda mais, com a abolio das vantagens na comercializao de vinho para a Inglaterra. A transferncia da corte portuguesa para o Brasil contou com o apoio dos ingleses. Deste modo, o incio sculo XIX mantm a relao de dependncia de Portugal em

5
relao Inglaterra. Essa situao de dependncia reproduz-se na emancipao do Brasil em relao a Portugal: a transio quase sem percalos fator que favorece a continuidade da dependncia da ex-colnia em relao Inglaterra. A tentativa da coroa portuguesa em fazer com que a Inglaterra interpretasse a independncia brasileira como um ato de agresso a Portugal foi infrutfera. A Inglaterra tinha interesse em manter suas vantagens comercias com o Brasil independente e, assim, decide trocar o reconhecimento da independncia por acordos vantajosos para si. Pelo tratado de 1827, o governo reconheceu Inglaterra a situao de potncia privilegiada, autolimitando sua prpria soberania no campo econmico (p. 37). No final do sculo XIX, o Brasil estabelece-se como principal fornecedor de caf aos EUA, estabelecendo vnculos que iriam alm das relaes comerciais. Isso favorece uma posio mais independente em relao Inglaterra. Quando expira em 1842 o acordo firmado com a Inglaterra, o Brasil revoga sua vassalagem ao no aceitar a renovao do mesmo. Contudo, do ponto de vista de sua estrutura econmica, o Brasil da metade do sculo XIX no diferia muito do que fora nos trs sculos anteriores (p. 38). Mantivera-se a estrutura da economia na produo agrcola com base no trabalho escravo, o que retardou o processo de industrializao. A expanso cafeeira da segunda metade do sculo XIX, durante a qual se modificariam as bases do sistema econmico, constituiu uma etapa de transio econmica, assim como a primeira metade desse sculo significou uma fase de transio poltica. das tenses internas da economia cafeeira em sua etapa de crise que surgiro os elementos de um sistema econmico autnomo, capaz de gerar o seu prprio impulso de crescimento, concluindo-se ento definitivamente a etapa colonial da economia brasileira. (p. 38)

Segunda Parte Economia escravista de agricultura tropical: sculos XVI e XVII


O ponto-chave da economia escravista deste perodo corresponde forma como so remunerados os fatores de produo. Em uma economia industrial, os investimentos se refletem diretamente na renda da coletividade por meio da remunerao dos fatores de produo. Assim, os investimentos em equipamentos e construes corres-

6
pondem tanto remunerao do capital utilizado, como ao pagamento da mo-deobra utilizada. Esses pagamentos a fatores, que so uma criao da renda monetria ou de poder de compra, somados, reconstituem a valor inicial da inverso. (p. 48). Como observa Furtado, a inverso feita numa economia exportadoraescravista fenmeno inteiramente diverso (p. 48). Isto porque uma parte desses investimentos feita na forma de importaes materiais de construo, equipamentos e mo-de-obra escrava, ou seja, pagamentos ao exterior e, por isso, no podem se refletir na renda da coletividade. Outra razo para a no converso de investimentos em renda para a coletividade se deve utilizao de trabalho escravo. O lucro do empresrio corresponde diferena entre o valor da produo e o custo de reposio e manuteno da mo-de-obra escrava. Assim sendo, quando aumentam os investimentos, o nico efeito corresponde ao aumento no lucro do empresrio, que no representa, entretanto, fluxo de renda, uma vez que no era objeto de nenhum pagamento (p. 49). Nesse sentido, a mo-de-obra escrava pode ser comparada com os ativos fixos de uma fbrica. Utilizando-se o maquinrio ou no, os custos so constantes (reposio e manuteno). Mesmo no caso em que o empresrio utiliza a mo-de-obra para outras atividades que no diretamente a produo, ainda que as atividades aumentem o ativo do proprietrio, tambm no h fluxo de renda monetria. O consumo tambm no representa um fluxo de renda, pois grande parte feita por meio de importaes de bens do exterior. O escravo, quando utilizado para servios pessoais de ser proprietrio, igualmente no representa fluxo de renda. Nesse exemplo, Furtado compara o escravo com um automvel: o desembolso de um valor inicial para sua aquisio o retorno pelo servio prestado. Mas, mais uma vez, no h fluxo de renda. Assim sendo, da mesma forma que um carro parado no afeta a renda da coletividade, a renda no se altera caso os escravos deixassem de prestar servios pessoais a seus donos. (p. 49) Assim sendo, no sistema escravista-exportador, a renda concentra-se em sua quase totalidade nas mos do proprietrio do engenho, correspondendo ao valor das exportaes do acar produzido deduzido dos custos dos fatores de produo que, como vimos, tm sua origem nas importaes. Assim sendo, a entrada lquida de capitais corresponde diferena entre importaes e exportaes, resultando em um fluxo de recursos entre a unidade de produo e o exterior. Essa simplificao nos fluxos monetrios corresponde a uma natureza puramente contbil dessa economia, o que no quer dizer que no seja uma economia monetria. Ela , mas sua manifestao

7
restrita ao fluxo externo, por meio de importaes e exportaes. Furtado critica as anlises que identificaram no sistema escravista-exportador um modelo de tipo semifeudal. Nesse modelo a economia est isolada e no possvel tirar partido da diviso do trabalho. Portanto, enquanto no sistema semifeudal a caracterstica fundamental a no-especializao, no sistema escravista-exportador trata-se de um caso extremo de especializao econmica que totalmente voltada para o fluxo externo. Assim, Furtado chega ao argumento sobre a expanso e evoluo estrutural do sistema escravista-exportador. Diferentemente do caso da produo de acar nas ilhas do Atlntico, que se viu limitada pela falta de capacidade de expanso dos mercados consumidores, a produo crescente do produto no Brasil logrou ser acompanhada de uma crescente expanso dos canais de distribuio. Ou seja, a produo realizada no Brasil colnia no sculo XVI no encontrou seus limites na superproduo. Assim sendo, a expanso pde ter lugar apenas por meio da expanso dos fatores de produo. Considerando-se que a rentabilidade do sistema escravista-exportador era suficiente para auto-financiar a sua prpria expanso, esta ocorreu principalmente pela ocupao crescente de terras, ento bastante abundantes. Portanto, a expanso foi possvel sem qualquer modificao da estrutura produtiva; um crescimento em extenso sem mudanas estruturais. Alm disso, mesmo nos perodos de recesso econmica, o fato de que a eroso do nvel de rentabilidade se dava de forma bastante lenta devido ao sistema escravista. A manuteno do escravo era feita pela utilizao de sua prpria mo-de-obra, ou seja, o escravo sustentava a si prprio e a famlia de seu senhoril com seu trabalho, permitindo que sistema sobrevivesse trs sculos sem que isso resultasse em uma mudana na estrutura produtiva. No havia, portanto, nenhuma possibilidade de que o crescimento com base no impulso externo originasse um processo de desenvolvimento de autopropulso (p. 52). Tal estrutura permaneceu como forma latente at o sculo XIX, quando condies propcias deram-lhe novo impulso. No obstante o carter eminentemente externo do sistema escravistaexportador do sculo XVII, outra atividade econmica desenvolveu-se, de forma dependente, junto produo aucareira. Trata-se da produo pecuria, que tinha na demanda dos engenhos por carne para alimentao e animais para trao uma forma de atividade econmica, em especial no Nordeste. Assim como no caso da produo de acar, trata-se de uma atividade que se expandia por ampliao da ocupao de terras. A rentabilidade da pecuria era muitas vezes menor do que a obtida na produo de acar. Assim sendo, a dominao da produo aucareira no s subordinou a produo pecuria a seu sistema, mas tambm implicou na penetrao da ocupao

8
para o interior do pas. A incompatibilidade entre o plantio da cana e a criao de gado, fez com que a pecuria se expandisse com a utilizao de terras do interior do territrio, o que implicava tambm uma correspondente queda de rentabilidade com o progressivo afastamento do litoral. Nesse sentido, nas suas origens, a atividade pecuria era principalmente uma atividade de subsistncia, qual se dedicavam colonos sem capital para investimentos e que tambm acabou por incorporar a mo-de-obra indgena. Furtado estima que a renda gerada pela atividade pecuria no sculo XVIII, quando j havia se expandido para a regio sul, era cerca de 20 vezes menor do que a renda gerada pela exportao de acar. A atividade pecuria, embora atrelada atividade aucareira, em longo prazo, teve um comportamento diverso da atividade exportadora. Como visto acima, no auge da rentabilidade do sistema escravista-exportador, na primeira metade do sculo XVII, o autofinanciamento tornava possvel dobrar a produo no prazo de dois anos. No entanto, a expanso dessa produo dependia de importaes. Com o fim do monoplio na produo de acar, a economia nordestina entra em lenta decadncia. Ainda que os custos de produo no fossem totalmente monetrios, a dependncia das importaes, principalmente devido necessidade de mo-de-obra escrava, levou ao processo de declnio do sistema produtivo. Gradualmente, a mo-de-obra que no podia mais se manter na atividade econmica predominante no litoral ia sendo absorvida pelo setor pecurio. Com isso, a atividade pecuria aprofundou a sua caracterstica de atividade de subsistncia. O fato de que o produto da pecuria era tambm a fonte de alimentos e de matria-prima para a produo artesanal, permitiu um crescimento vegetativo tanto dos rebanhos como da populao vinculada a esse setor. Isso foi possvel sem que a populao emigrasse, considerando que a atividade pecuria podia se expandir para o interior e no havia escassez de terras para essa atividade extensiva. O crescimento demogrfico, porm, foi acompanhado por um processo de regresso econmica, e o carter no-monetrio das atividades produtivas se aprofundava.
A expanso da economia nordestina, durante esse longo perodo, consistiu, em ltima instncia, num processo de involuo econmica: o setor de alta produtividade ia perdendo importncia relativa e a produtividade do setor pecurio declinava medida que ele crescia. [...] Dessa forma, de sistema econmico de alta produtividade em meados do sculo XVII, o Nordeste se foi transformando progressivamente numa economia em que grande parte da populao produzia apenas o necessrio para subsistir. (p. 64)

9
Em suma, o declnio econmico da colnia no representou uma retrao da expanso territorial. Pelo contrrio, as dificuldades enfrentadas pelos colonos no sculo XVII implicaram mesmo na penetrao do territrio, em especial no Nordeste e Norte. Durante o perodo de prosperidade, foi possvel povoar toda a costa brasileira. A fins do sculo XVI praticamente todas as terras tropicais do continente isto , as terras potencialmente produtoras de acar estavam em mos de espanhis e portugueses, por essa poca unidos sob um s governo (p. 65). A situao tornou-se difcil para os colonos aps a ocupao de Pernambuco pela Holanda. A colnia do Maranho ainda articulava-se com o sistema nordestino de produo de acar, mas o Par ficou totalmente isolado. Nos dois casos, foi necessrio lutar com seus prprios meios para garantir a sobrevivncia. Uma vez que todos os meios de subsistncia tinham que ser obtidos pelas unidades familiares, a captura de mo-de-obra indgena tornou-se fator decisivo de sobrevivncia. Isso implicava penetrar cada vez mais fundo nas florestas tropicais, o que resultou em um maior conhecimento do potencial econmico das mesmas.
Na primeira metade do sculo XVIII a regio paraense progressivamente se transforma em centro exportador de produtos florestais: cacau, baunilha, canela, cravo, resinas aromticas. A colheita desses produtos, entretanto, dependia de uma utilizao intensiva da mo-de-obra indgena, a qual, trabalhando dispersa na floresta, dificilmente poderia submeter-se s formas correntes de organizao do trabalho escravo. Coube aos jesutas encontrar a soluo adequada para esse problema. Conservando os ndios em suas prprias estruturas comunitrias, tratavam eles de conseguir a cooperao voluntria dos mesmos. Dado o reduzido valor dos objetos que recebiam os ndios, tornava-se rentvel organizar a explorao florestal em forma extensiva, ligando pequenas comunidades disseminadas na imensa zona. Essa penetrao em superfcie apresentava a vantagem de que podia estender-se indefinidamente. No se dependia de nenhum sistema coercitivo. (p. 67)

Ao se iniciar o sculo XVIII, a economia estava cada vez mais voltada para atividades de subsistncia, resultando na reverso da diviso do trabalho, na retrao da produtividade, na fragmentao das unidades produtivas e na desapario das formas mais complexas de convivncia social, substituio da lei geral pela norma local, etc. (p. 69)

10 Terceira Parte Economia escravista mineira: sculo XVIII


O processo de decadncia da produo de acar fez com que Portugal chegasse concluso de que s a explorao de metais preciosos poderia representar uma sada para a situao. Para tanto, foi particularmente til o conhecimento dos sertes que os habitantes de Piratininga dispunham. Mas esse conhecimento no era suficiente, e foi preciso enviar especialistas para que a explorao do ouro pudesse ter lugar. A tcnica de explorao do ouro tambm foi determinante para as mudanas econmicas e sociais do sculo XVII. Em primeiro lugar, h a questo da escala de produo. Enquanto a explorao da prata na Amrica espanhola acontecia por meio de grandes minas, no Brasil a extrao do ouro era feita em pequena escala, nos sedimentos de aluvio. Com isso, a explorao do ouro no Brasil atraiu de Portugal indivduos com posses modestas, compatveis com o sistema de explorao, que inclua desde a utilizao de mo-de-obra prpria, at um nvel empresarial com utilizao de numerosos escravos. Com isso, a populao de europeus aumentou consideravelmente na colnia, superando a populao de escravos. Outro efeito econmico importante do ciclo do ouro foi o considervel impulso produo pecuria. A forma de explorao do ouro em regies distantes dos portos de escoamentos, em reas geograficamente acidentadas implicou um aumento substancial da demanda por animais de carga. Considerando ainda que as regies de explorao no podiam suprir as necessidades de alimentos daqueles envolvidos na atividade mineira, a necessidade de transporte de alimentos tambm demandava a utilizao dos animais. Com isso, o rendimento da atividade pecuria cresceu, superando seu carter de subsistncia. O resultado foi uma sofisticao do sistema de produo, com o aparecimento de especializaes nas diversas fases de produo pecuria. A produo pecuria do sul do pas beneficiou-se especialmente da ecloso do ciclo do ouro, e a regio de So Paulo tornou-se o entreposto de comercializao dos animais, cujos compradores vinham de regies que hoje compreendem os estados de Minas, Gois e Mato Grosso. Uma vez que a atividade mineira era menos concentradora de renda do que a produo de acar, o ciclo do ouro possibilitou a formao de ncleos urbanos com densidade populacional significativa. Isso possibilitou a ascenso social de homens livres sem propriedade rural, at ento restrita aos donos de engenhos. No entanto, o desenvolvimento das atividades manufatureiras, que poderia dar dinmica economia local, no teve lugar. As razes para tal remontam o Tratado de Methuem firmado en-

11
tre Portugal e Inglaterra em 1703 e que estabeleceu a dependncia do primeiro em relao produo manufatureira do segundo. Cabe lembrar que a tentativa de Portugal de desenvolver suas atividades manufatureiras teve vida breve e foi definitivamente sepultada pelo Tratado. O ciclo do ouro no Brasil que forneceu as condies para que o tratado fosse mantido. Sem o afluxo de ouro da colnia, Portugal dificilmente teria tido condies de manter o acordo, uma vez que a exportao de vinho teria sido insuficiente para compensar as necessidades de importao de todo o tipo de manufaturas da Inglaterra. Assim, seria necessrio algum tipo de protecionismo para fomentar a produo manufatureira. O ciclo do ouro no Brasil resolveu a questo mantendo o padro de importaes. Quanto colnia, o no-desenvolvimento das atividades de manufatura no resultou apenas das tentativas de interdio impostas pela Metrpole. Faltavam conhecimentos tcnicos que pudessem ser aplicados em atividades manufatureiras. O declnio da produo de ouro tambm no favoreceu as condies para o desenvolvimento de atividades mais dinmicas. A explorao do ouro alimentava nos mineiros a esperana de fortuna rpida. Com o declnio da produo, os ativos utilizados na produo eram exauridos na manuteno da produo. Diferentemente do caso dos engenhos de acar, nos quais a rentabilidade, ainda que decrescente, ainda propiciava condies para a manuteno da produo, no caso da explorao do ouro a rentabilidade chegava rapidamente a zero, forando a sobrevivncia por meio de atividades de subsistncia. Aps o apogeu entre 1750 e 1760, a extrao de ouro entrou em rpido declnio, fazendo retroceder, mais uma vez, toda a economia para o nvel de subsistncia.
Uns poucos decnios foi o suficiente para que se desarticulasse toda a economia da minerao, decaindo os ncleos urbanos e dispersando-se grande parte de seus elementos numa economia de subsistncia, espalhados por uma vasta regio em que eram difceis as comunidades e isolando-se os pequenos grupos uns dos outros. Essa populao relativamente numerosa encontrar espao para expandir-se dentro de um regime de subsistncia e vir a constituir um dos principais ncleos demogrficos do pas. [...] Em nenhuma parte do continente americano houve um caso de involuo to rpida e to completa de um sistema econmico constitudo por populao principalmente de origem europia (p. 85 -86)

12 Quarta Parte Economia de transio para o trabalho assalariado: sculo XIX


O final do sculo XVIII foi rico em acontecimentos polticos mundiais que repercutiram no Brasil. A guerra da independncia na Amrica do Norte e a revoluo francesa alteraram a oferta de produtos tropicais e ofereceram novas oportunidades de desenvolvimento econmico para a colnia portuguesa. O Maranho tm perodo de prosperidade, beneficiando-se do apoio do Marqus de Pombal para desenvolver a produo e o comrcio de produtos em alta demanda devido guerra da independncia americana: arroz e algodo. Posteriormente, j no inicio do sculo XIX, com as guerras napolenicas e a transferncia da corte portuguesa para o Brasil, novo perodo de oportunidades econmicas tem lugar. A Metrpole deixa de ser o entreposto da produo da colnia e a abertura dos portos uma consequncia natural dos acontecimentos. A produo de acar ganha novo flego, devido revolta no Haiti e a desarticulao da produo naquela ilha. O primeiro decnio da independncia, no entanto, marcado por dificuldades. Como j mencionado acima, o Brasil independente herdou de Portugal a submisso econmica Inglaterra. Alm disso, a partir da abdicao de Pedro I em 1831, os proprietrios rurais se estabelecem definitivamente como a classe dominante que exerce o poder. O financiamento do governo central dependia das tarifas de importao, mas devido ao acordo firmado com a Inglaterra, essas no ultrapassavam o valor mdio de 15% ad valorem. Uma alternativa seria a taxao das exportaes, mas isso afetaria os lucros dos proprietrios rurais. A sada foi cobrir o dficit com a emisso de papel moeda. Os perdedores nesse esquema foram as camadas mdias urbanas, que empobreceram com a desvalorizao da moeda local frente libra-esterlina. Desta situao emergiram as primeiras revoltas sociais em ncleos urbanos. Um aspecto que Furtado procura destacar se refere s razes que levaram os EUA a ser tornarem uma potncia industrial, enquanto o Brasil se manteve subdesenvolvido, com uma economia baseada na produo e exportao de produtos primrios. Na sua anlise, no foram os acordos comerciais de 1810 e 1827 com a Inglaterra que impediram a industrializao. O fator decisivo foi o desequilbrio que o Brasil enfrentou com a queda dos preos dos produtos exportados. A isso se somou o fato de que, a partir da independncia que implicou a eliminao da Metrpole como entreposto, as importaes tornaram-se mais atrativas. Assim sendo, a queda no valor das exportaes e o estmulo inicial s importaes geraram o desequilbrio que afetou a balana comercial. Como mencionado acima, a estratgia para contornar o dficit foi a expanso

13
da emisso de moeda, o que resultou na desvalorizao cambial e, finalmente, na reduo da capacidade de importar, fator necessrio para aquisio de maquinrios. As diferenas entre Brasil e EUA remontam ao sculo XVII. Enquanto no Brasil a classe dominante era formada por grandes proprietrios rurais de produtos exportveis, nos EUA essa classe consistia de pequenos agricultores e de grandes comerciantes. O fator decisivo no desenvolvimento dos EUA teria sido o fato de que essa colnia desenvolveu algumas manufaturas que no competiam com as da Metrpole. Essa produo interna expandiu durante os anos da guerra da independncia, quando foi cortado o fornecimento de produtos manufaturados da Inglaterra. Na fase de formao da nao, cada pas teve sua prpria interpretao do liberalismo. Para ilustrar essa questo, Furtado recorre s ideias de dois representantes das classes dominantes nos EUA e no Brasil: Alexander Hamilton e Visconde de Cairu.
Ambos so discpulos de Adam Smith, cujas ideias absorveram diretamente e na mesma poca na Inglaterra. Sem embargo, enquanto Hamilton se transforma em paladino da industrializao, mal compreendida pela classe de pequenos agricultores norte-americanos, advoga e promove uma decidida ao estatal de carter positivo estmulos diretos s indstrias e no apenas medidas passivas de carter protecionista Cairu cr superticiosamente na mo invisvel e repete: deixai fazer, deixai passar, deixai vender. (p. 101)

Alm das interpretaes distintas de liberalismo, o fato de que as exportaes brasileiras entraram em declnio dificultou a possibilidade de acmulo de capital necessrio para a industrializao. A frota mercantil dos EUA expandiu-se substancialmente durante o perodo dos conflitos na Europa, o que favoreceu o comrcio com as Antilhas, isoladas da Inglaterra e Frana, o que contribuiu para favorecer o desenvolvimento dos EUA. A isso se soma a expanso da produo de algodo no territrio americano, que encontrou respaldo na revoluo industrial em curso na Inglaterra. O resultado foi uma reduo substancial nos preos dos tecidos, o que tambm acabou por ter consequncias no Brasil. A princpio, a base da manufatura s poderia vir de um produto com alta demanda, no caso, os tecidos. No entanto, no Brasil no havia nenhuma base de produo manufatureira e essa no poderia desenvolver-se devido queda dos preos dos produtos tropicais. Alm disso, a classe dominante no Brasil era dos grandes proprietrios rurais, sem qualquer interesse em fomentar a indstria. Com a baixa nos preos de tecidos importados da Inglaterra, seria ainda mais difcil estabelecer uma

14
poltica protecionista. Como a queda nos valores exportados representou uma reduo na renda per capita, percebe-se que no seria possvel competir com os preos dos tecidos ingleses em um contexto social no qual a populao urbana havia sofrido um empobrecimento significativo. Finalmente, cabe destacar o fato de que, se no incio do sculo XIX os EUA apresentavam um dficit na balana comercial em relao Inglaterra, mas a forma de financiamento deste dficit foi distinta. Em lugar de fazer uma expanso monetria, o os EUA emitiram bnus estaduais e federais que permitiram saldar as dvidas a mdio e longo prazo.
Formou-se assim, quase automaticamente, uma corrente de capitais que seria de importncia fundamental para o desenvolvimento do pas. Isto foi possvel graas poltica financeira do Estado, concebida por Hamilton, e ao pioneira do governo central primeiro e estaduais depois na construo de uma infraestrutura econmica e no fomento direto de atividades bsicas. (p. 105).

*** O processo de transformao econmica do Brasil s iria acontecer na segunda metade do sculo XIX, com o desenvolvimento da produo do caf em uma escala capaz de reinserir o pas no comrcio internacional. Trata-se de atividade econmica que fazia uso especialmente do fator terra, o nico capital em abundncia no pas, alm de fazer uso de fatores ento subutilizados, como a mo-de-obra escrava e o transporte animal. Mesmo com a reduo dos preos mdios do caf, a expanso cafeeira continuou firme, favorecida pelo fato de que possua custos monetrios ainda menores do que a produo de acar, o que permitiu a sua expanso mesmo nos perodos de queda dos preos internacionais. J cultivado para consumo interno desde o sculo XVIII, o caf encontra condies favorveis para a sua expanso na segunda metade do sculo XIX. Para isso contribuiu decididamente a emergncia de uma nova classe empresarial. As mudanas sociais e polticas do incio do sculo fizeram com que a cidade do Rio de Janeiro se tornasse um centro urbano com uma capacidade de consumo suficientemente grande para desenvolver atividades comerciais. Foi a partir desse ncleo de comerciantes urbanos que se formou a nova classe dirigente, tanto em termos econmicos como polticos. Enquanto os proprietrios rurais na poca da economia do acar estavam totalmente isolados das atividades comerciais !principalmente porque

15
pertenciam a uma poca em que as atividades comerciais eram monoplio da Holanda ou Portugal, os empresrios do caf eram capazes de dominar todas as etapas do processo, da produo comercializao. Isso foi decisivo para a mudana que viria representar a economia cafeeira.
Desde o comeo, sua vanguarda esteve formada por homens com experincia comercial. Em toda etapa da gestao os interesses da produo e do comrcio estiveram entrelaados. A nova classe dirigente formou-se numa luta que se estende em uma frente ampla: aquisio de terras, recrutamento da mode-obra, organizao e direo da produo, transporte interno, comercializao nos portos, contatos oficiais, interferncia na poltica financeira e econmica. A proximidade da capital do pas constitua, evidentemente, uma grande vantagem para os dirigentes da economia cafeeira. Desde cedo eles compreenderam a enorme importncia que podia ter o governo como instrumento de ao econmica. Essa tendncia de subordinao do instrumento poltico aos interesses de um grupo econmico alcanar sua plenitude com a conquista da autonomia estadual, ao proclamar-se a Repblica. O governo central estava submetido a interesses demasiadamente heterogneos para responder com a necessria prontido e eficincia aos chamados dos interesses locais. A descentralizao do poder permitir uma integrao ainda mais completa dos grupos que dirigiam a empresa cafeeira com a maquinaria poltico-administrativa. [...] por essa conscincia clara de seus prprios interesses que eles se diferenciam de outros grupos dominantes anteriores ou contemporneos. (pp. 115-116).

Uma vez que o fator terra no era impedimento para a expanso da produo, as preocupaes se voltaram para o problema da escassez da mo-de-obra. Em primeiro lugar, as condies em que a agricultura de subsistncia se estabeleceu no pas no permitiam a mobilizao dessa mo-de-obra. Alm disso, os grandes proprietrios no tinham interesse em deslocar essa mo-de-obra para a iniciante atividade cafeeira. A mo-de-obra escrava tambm no se mostrava mais vivel, uma vez que sua populao, no se expandiu: a taxa de mortalidade superava a taxa de natalidade, indicando as condies precrias a que era submetida a populao de negros africanos no Brasil. Ficou evidente, portanto, que a soluo se encontrava na atrao de imigrantes europeus.

16
Ainda no perodo do imprio, a primeira tentativa do governo brasileiro de fomentar a imigrao de europeus foi considerada um fracasso. Por causa da ausncia de um mercado interno para absorver o excedente de produo das colnias formadas por imigrantes alemes, elas regrediram a uma agricultura de subsistncia. Posteriormente, as tentativas feitas por cafeicultores para importar diretamente mo-de-obra, submetendo-a a uma forma de servido, tambm fracassaram. Esses fracassos iniciais levaram ao estabelecimento de formas de contratao de mo-de-obra mais atrativas, como o pagamento de salrios como uma parte fixa e outra varivel. A imigrao passou a contar com a ajuda do governo, que custeou a viagem dos imigrantes. Essas medidas coincidiram com as dificuldades econmicas da unificao italiana, que resultaram na depresso econmica no sul da Itlia, com grande presso sobre a terra, dado o excedente da populao agrcola. Isso deu forte impulso imigrao italiana para o Brasil.
Estavam, portanto, lanadas as bases para a formao da grande corrente imigratria que tornaria possvel a expanso da produo cafeeira no Estado de So Paulo. O nmero de imigrantes europeus que entraram nesse estado sobe de 13 mil, nos anos setenta, para 184 mil no decnio seguinte e 609 mil no ltimo decnio do sculo. O total para o ltimo quartel do sculo foi 803 mil, sendo 577 mil provenientes da Itlia. (p. 128)

Outros dois aspectos relativos mo-de-obra so destacados por Furtado: referem-se ao deslocamento migratrio do Nordeste para a regio Amaznica e ao fim da escravido e seu impacto na redistribuio de renda. Quanto primeira questo, ela se refere ao ciclo da borracha, impulsionado pelos altos preos dessa matria-prima no final do sculo XIX e incio do sculo XX. Cabe destacar que o papel da produo de borracha na Amaznia, foi de carter emergencial, para suprir a demanda internacional imediata at que fosse dada uma soluo definitiva que veio com a produo asitica. Apesar desse carter quase provisrio, o fluxo migratrio foi um dos maiores da histria do pas, sendo que na ltima dcada do sculo XIX pelo menos 200 mil pessoas se deslocaram para a regio amaznica. No entanto, como havia sido em outros ciclos de expanso econmica, passadas as condies favorveis, a populao ocupada nessa atividade retraiu-se a um nvel extremamente bsico de subsistncia, enfrentando ainda as dificuldades de um ambiente de floresta tropical, sensivelmente mais inspito do que aquele existente nas grandes propriedades cultivadas.

17
Com relao ao fim da escravido, Furtado destaca que duas alternativas extremas ilustrariam o efeito da abolio na atividade econmica. De um lado, a abolio no representaria nenhuma distribuio de renda, uma vez que a remunerao oferecida aos escravos libertos seria correspondente ao nvel de subsistncia j existente. Esse foi o caso de algumas ilhas inglesas nas Antilhas. No outro extremo, o fim da escravido representaria uma real distribuio de renda aos trabalhadores libertados, correspondendo a um processo semelhante a uma reforma agrria, sendo que o ativo distribudo seria a prpria mo-de-obra. Nesse caso, os ex-escravos receberiam uma remunerao consideravelmente superior ao nvel de subsistncia. No caso do Brasil, no teria ocorrido nem uma situao nem outra, mas no Nordeste, teria ocorrido uma aproximao do primeiro caso, e na produo de caf em So Paulo, seria uma aproximao do segundo caso. No que se refere aos engenhos de acar, os deslocamentos de mo-de-obra devido abolio foram pequenos, predominando a permanncia na propriedade rural original, mediante uma remunerao mnima. No caso das fazendas de caf, a possibilidade de reteno de mo-de-obra mediante remuneraes mais altas encontrou barreiras em questes culturais. Depois de sculos de escravido, era de se esperar que os escravos liberados no tivessem qualquer compreenso de um sistema que possibilitasse acumular rendimentos para usufru-los no futuro. A concepo de trabalho estava contaminada com a ideia de opresso e a libertao significou tambm a libertao do trabalho que excedesse as necessidades de subsistncia. De fato, essa era a nica forma de sobrevivncia que os escravos conheciam. Alm disso, uma vez que a poltica de imigrao de mo-de-obra europeia j estava em andamento, no havia razo, do ponto de vista econmico, para que fossem criadas condies para o aproveitamento da mo-de-obra dos ex-escravos. Assim que a populao descendente dos escravos africanos foi deixada sua prpria sorte e no houve alteraes estruturais na distribuio de renda como consequncia da abolio.
Observada a abolio de uma perspectiva mais ampla, comprova-se que a mesma constitui uma medida de carter mais poltico que econmico. A escravido tinha mais importncia como base de um sistema regional de poder que como forma de organizao da produo. Abolido o trabalho escravo, praticamente em nenhuma parte houve modificaes de real significao na forma de organizao da produo e mesmo na distribuio da renda. Sem embargo, havia-se eliminado uma das vigas bsicas do sistema de poder formado na poca colonial e

18
que, ao perpetua-se no sculo XIX, constitua um fator de entorpecimento do desenvolvimento econmico do pas. (p. 141)

Apesar da permanncia da estrutura econmica em suas formas gerais ou seja, economia de exportao de produtos primrios, a eliminao do trabalho escravo e sua substituio pelo trabalho assalariado vieram modificar profundamente a economia brasileira. *** A expanso do setor exportador de caf foi, na segunda metade do sculo XIX, responsvel pelo crescimento da renda nacional. Entretanto, esse crescimento, como seria de se esperar, foi desigual nas regies brasileiras. Os principais produtos de exportao do Nordeste, o acar e o algodo, no lograram obter os preos to favorveis quanto o caf. Nesse nterim, outros setores da economia brasileira seriam afetados pela grande expanso do setor cafeeiro. Para ilustrar essas mudanas, Furtado analisa o desenvolvimento de trs setores da economia brasileira da poca, a saber: 1) a economia do acar e do algodo e a economia de subsistncia a ela associada; 2) a economia de subsistncia do sul do pas e 3) a economia cafeeira. Como j mencionado, o primeiro setor logrou uma expanso lenta, possivelmente abaixo da taxa de crescimento populacional, o que marca o incio das diferenas de desenvolvimento regional que iriam se aprofundar nas dcadas seguintes. O setor de subsistncia do sul teve melhor destino. O trabalho assalariado permitiu que uma parte considervel da economia se integrasse economia monetria, formando o embrio de um mercado interno. Os pequenos produtores rurais puderam aferir vantagens de uma melhora da produtividade, uma vez que o mercado interno se expandia. A produo pecuria no sul tambm encontrou novas oportunidades no aumento do consumo interno. Tambm o comrcio urbano beneficiou-se com a chegada do poder de compra dos trabalhadores ligados ao setor cafeeiro. O resultado foi o desenvolvimento geral da economia e a expanso do setor urbano. Apesar dessa expanso na segunda metade do sculo XIX, a estagnao e mesmo o retrocesso observados na primeira metade desse mesmo sculo vieram a ter efeitos duradouros. Furtado estima que, se a taxa de crescimento da economia observada na segunda metade do sculo XIX tivesse sido observada tambm na primeira metade, o Brasil teria chegado a 1950 com uma renda per capita similar observada nos pases da Europa Ocidental.
Os dados apresentados no pargrafo anterior projetam alguma luz sobre o problema do atraso relativo da economia brasileira

19
na etapa atual. Esse atraso tem sua causa no no ritmo de desenvolvimento dos ltimos cem anos, o qual parece haver sido razoavelmente intenso, mas no retrocesso ocorrido nos trs quartos de sculo anteriores. No conseguindo o Brasil integrar-se nas correntes em expanso do comrcio mundial durante essa etapa de rpida transformao das estruturas econmicas dos pases mais avanados, criaram-se profundas dissimilitudes entre seu sistema econmico e os daqueles pases. (p. 150)

O desenvolvimento subsequente da economia brasileira ser marcado, como foi mencionado acima, pelo surgimento do trabalho assalariado. Apesar do setor cafeeiro continuar dependente do comrcio exterior, a introduo da mo-de-obra assalariada representou uma mudana fundamental. Da em diante, os efeitos dos momentos de expanso e retrao do setor exportador tero reflexos distintos nas rendas dos assalariados e na renda dos proprietrios. No momento inicial de expanso do setor cafeeiro, o efeito uma melhor utilizao dos fatores j existentes no pas, em especial a terra e a mo-de-obra. Como efeito paralelo, h o aumento da produtividade do setor de subsistncia. A partir dessa primeira fase, a expanso do setor cafeeiro teve lugar mantendo-se os salrios estveis, pois no existiam presses internas para um aumento real dos salrios devido emigrao em massa; ainda assim, a remunerao da mo-deobra agrcola representou uma expanso da massa salarial e dos salrios mdios. A expanso tambm pde acontecer pela existncia de terras abundantes. Desse modo, a perda de produtividade devido ao esgotamento dos solos pde ser contornada pela ocupao de novas terras, sem que para isso fosse necessrio aumentar o capital por unidade de produo.
Destarte, o fato de que o crescimento do setor exportador fosse extensivo no impedia que o salrio mdio do conjunto da economia se elevasse. Em sntese, como a populao crescia muito mais intensamente no setor monetrio que no conjunto da economia, a massa de salrios monetrios base do mercado interno aumentava mais rapidamente que o produto global (p. 153)

O funcionamento de todo o sistema tinha por base o fato de que o setor exportador podia reter todos os lucros nas fases de expanso e sofrer os menores prejuzos nas fases de retrao. Isso era possvel uma vez que a queda no preo internacional do caf era compensada pela desvalorizao cambial, uma vez que o setor exportador era

20
tambm vendedor de reservas cambiais. Considerando que pelo menos parte do consumo de produtos importados pela massa assalariada tinham uma demanda inelstica tratava-se de produtos ou matrias-primas de gneros de primeira necessidade a desvalorizao cambial resultava em uma transferncia de renda do setor assalariado para o setor exportador. Nos momentos de expanso, porm, no havia transferncia de renda dos exportadores para os assalariados, e os primeiros logravam reter praticamente toda a renda relativa expanso. No que se refere s polticas de equilbrio, Furtado aponta para a ausncia de uma compreenso pelas elites polticas do processo real da economia. A doutrina dominante na poca era aquela que se aplicava aos processos de expanso e contrao nas economias dos pases desenvolvidos que, via de regra, eram pouco dependentes das importaes. Nesse contexto, o pensamento econmico recomendava a aplicao do padro-ouro, que pressuponha que cada pas tivesse uma reserva nesse metal (ou em moeda conversvel) para fazer frente aos perodos de desequilbrio na balana de pagamentos. O problema que tal modelo no poderia ser aplicvel a uma economia como a cafeeira, com uma fonte de recursos externos varivel, mas com pelo menos uma parte dos gastos em importaes fixas. Para que o modelo do padro-ouro pudesse ter algum efeito no desequilbrio da balana de pagamentos no Brasil, seria necessria uma reserva de recursos enorme. Uma vantagem da economia cafeeira que ela podia continuar a funcionar nos perodos de crise, justamente porque acumulava nos momentos de expanso e transferia suas perdas nos momentos de recesso para os assalariados. Com isso, a economia podia continuar em funcionamento, ainda que s custas das camadas dependentes do trabalho assalariado, em especial a populao urbana.
O processo de correo do desequilbrio externo significava, em ltima instncia, uma transferncia de renda daqueles que pagavam as importaes para aqueles que vendiam as exportaes. Como as importaes eram pagas pela coletividade em seu conjunto, os empresrios exportadores estavam na realidade logrando socializar as perdas que os mecanismos econmicos tendiam a concentrar em seus lucros. (p. 165)

Como fator agravante da crise, no entanto, estava a entrada de capitais na forma de emprstimos o que, com a crise cambial, aumentava o peso relativo do servio da dvida. Na ltima dcada do Imprio, visando controlar o processo inflacionrio, o governo passou a financiar o dficit principalmente por meio de emprstimos externos,

21
mantendo apertada a expanso da base monetria. Aprofundam-se, ento, os conflitos de interesse entre os empresrios do caf e os polticos do imprio, esses ltimos ainda ligados ao antigo setor escravista-exportador. O resultado ser uma poltica de descentralizao com o fim do Imprio e a constituio da Repblica.
A proclamao da Repblica em 1889 toma, em consequncia, a forma de um movimento de reivindicao da autonomia regional. Aos novos governos estaduais caber, nos dois primeiros decnios da vida republicana, um papel fundamental no campo na poltica econmico-financeira. A reforma monetria de 1888, que o governo imperial no executou, na forma como foi aplicada posteriormente pelo governo provisrio, concedeu o poder de emisso a inmeros bancos regionais, provocando subitamente em todo o pas uma grande expanso de crdito. (p. 171)

Essa medida provocou a depreciao cambial que veio a atingir fortemente os assalariados urbanos. A poltica monetria do governo federal, por sua vez, mostrouse totalmente inadequada, uma vez que se limitava a expandir a base monetria visando cobrir o dficit do governo, sem levar em considerao a expanso da economia que se verificava ento. Trata-se de um perodo marcado por revoltas militares, que estavam vinculados s emergentes camadas mdias urbanas. Assim tm incio os conflitos que iro desafiar as esferas de poder da Repblica Velha.
Os interesses diretamente ligados depreciao externa da moeda grupos exportadores tero a partir dessa poca que enfrentar a resistncia organizada de outros grupos. Entre estes se destacam a classe mdia urbana empregados do governo, civis e militares, e do comrcio os assalariados urbanos e rurais, os produtores agrcolas ligados ao mercado interno, as empresas estrangeiras que exploram servios pblicos, das quais nem todas tm garantias de juros. Os nascentes grupos industriais, mais interessados em aumentar a capacidade produtiva (portanto nos preos dos equipamentos importados), que em proteo adicional, tambm se sentem prejudicados com a depreciao cambial. [...] Tem incio assim um perodo de tenses entre os dois nveis de governo estadual e federal que se prolongar pelos primeiros decnios do sculo atual (pp. 172-173)

22

Quinta Parte Economia de transio para um sistema industrial (sculo XX)


A situao extremamente favorvel produo de caf na ltima dcada do sculo XIX com a diminuio da oferta da produo asitica e a descentralizao poltica que possibilitou a expanso da poltica de emigrao pelos estados produtores veio a ser tambm, como no poderia deixar de ser, o incio de seu declnio. Com o estmulo fornecido pelos preos externos atraentes, os investimentos na produo aumentaram. Paralelamente aos investimentos privados, eram investidos recursos pblicos na expanso da infra-estrutura estradas de ferro, portos e transporte martimo. Uma vez que, da perspectiva do investidor privado, no se encontravam barreiras expanso da produo, devido abundncia de terras ociosas e mo-de-obra, a produo cresceu substancialmente. Isso indicava, naturalmente, uma tendncia baixa dos preos internacionais, o que veio efetivamente a acontecer no final dos anos 1880. Em 1883, a saca de caf era vendida por 4,09, mas em 1886 esse preo caiu para 2,91 e em 1899 para 1,48 . Diferentemente da estratgia anterior, porm, j no era mais possvel compensar as perdas pela depreciao cambial, uma vez que se tornou politicamente invivel aumentar a presso sobre os setores urbanos. A confortvel situao dos produtores brasileiros, que forneciam cerca de trs quartos da produo mundial, permitiu que fosse implementada uma poltica de manuteno de preos do caf. Essa poltica, concebida pelos governos e produtores foi oficializada em 1906, por meio do Acordo de Taubat que determinava: (a) caberia ao governo comprar os excedentes da produo, para restabelecer o equilbrio entre oferta e demanda; (b) essa compra seria viabilizada por meio de emprstimos externos; (c) a amortizao dos juros dos emprstimos seria realizada por meio de novo imposto sobre a saca de caf (determinado no padro-ouro); e (d) visando estabilizar o preo no longo prazo, o governo deveria desestimular a expanso de novas plantaes. Inicialmente, o acordo foi posto em prtica pelos governos estaduais, em especial o do estado de So Paulo. O mecanismo funcionou a contento, exceto no que se referia questo de inibio da expanso da produo. Uma vez que os preos possibilitavam lucros atraentes e continuavam abundantes os fatores que possibilitavam a expanso da produo cafeeira, os investimentos continuaram e, com isso, a tendncia de queda de preos no longo prazo. Esse mecanismo, entretanto, entrou em colapso com a crise de 1929. O aumento da produo correspondeu a um aumento dos estoques, mas a exportao se manteve estvel, devido a uma certa inelsticidade da demanda pelo caf. Com a Grande Depresso e a queda dos preos de todos os produtos

23
primrios (o preo do caf entre setembro de 1929 e setembro de 1931 caiu cerca de 280%), a possibilidade de que a compra dos estoques pudesse continuar se afigurava ainda menor.
Era perfeitamente bvio que os estoques que se estavam acumulando no tinham nenhuma possibilidade de serem utilizados economicamente num futuro previsvel. Mesmo que a economia mundial lograsse evitar nova depresso, aps a grande expanso dos anos vinte, no havia nenhuma porta pela qual pudesse antever a sada daqueles estoques, pois a capacidade produtiva continuava a aumentar. A situao que se criara era, destarte, absolutamente insustentvel. (p. 182)

Furtado observa que tal situao s poderia ter sido evitada se tivessem sido criados incentivos para o redirecionamento dos investimentos gerados pelo lucro na produo do caf para outros setores igualmente ou mais lucrativos do que o setor cafeeiro. No entanto, fatores conjunturais vieram a encaminhar a questo para uma soluo que, ainda que de forma absolutamente inconsciente e tendo em vista a defesa dos interesses dos produtores de caf, correspondiam aos interesses da prpria economia do pas. Essa sada evitou o aprofundamento da crise e mesmo fomentou o desenvolvimento da produo industrial para o abastecimento do mercado interno. Para que seja compreendido o mecanismo que veio a ser implementado, preciso inicialmente examinar alguns aspectos da conjuntura econmica da poca. Uma vez que j haviam sido feitos investimentos para o aumento da produo nos dois anos anteriores crise, com a maturao dos cafezais a produo atinge seu pico em 1933. Nesse momento, j no era mais possvel expandir os estoques de caf por meio de emprstimos externos, que se evaporaram como conseqncia da crise de 1929. As reservas cambiais do governo tambm se esgotaram rapidamente. Assim, a questo central passou a ser: o que fazer com a produo cafeeira. Esta deveria simplesmente apodrecer nos ps de caf? Deveria ser colhida? Se colhida, qual seria o destino da produo: armazenamento ou destruio? A situao peculiar foi que, do lado do consumidor no houve uma queda to acentuada dos preos e a demanda, apesar da crise, manteve-se relativamente constante. Na verdade, o prejuzo com a queda dos preos desta vez havia ficado com os produtores. Os setores compradores, percebendo a fragilidade dos fornecedores devido grande quantidade de estoques, souberam impor os seus preos e recolher os lucros com o comrcio. Em um primeiro momento, a crise cambial resultou na desvalorizao

24
na moeda, o que, mais uma vez, representou um alvio para o setor exportador. Aliado a isso, fez-se um esforo para aumentar as exportaes, que cresceram 25% entre 1929 e 1937. No entanto, quando a queda de preos acabou por superar a depreciao da moeda, ficou patente que outra alternativa teria que ser apresentada para solucionar a crise.
A destruio dos excedentes das colheitas se impunha, portanto, como uma conseqncia lgica da poltica de continuar colhendo mais caf do que se poderia vender. A primeira vista parece um absurdo colher o produto para destru-lo. Contudo, situaes como essas se repetem todos os dias na economia dos mercados. Para induzir o produtor a no colher, os preos teriam que baixar muito mais, particularmente se se tem em conta que os efeitos da baixa de preos eram parcialmente anulados pela depreciao da moeda. Ora, como o que se tinha em vista era evitar que continuasse a baixa de preos, compreende-se que se retirasse do mercado parte do caf colhido para destrulo. Obtinha-se, dessa forma, o equilbrio entre a oferta e a procura a nvel mais elevado de preos. (p 189)

A recuperao econmica mundial que se inicia a partir de 1934 no ir alterar o preo do caf, que se mantm constante durante toda a dcada. Embora os preos de outros produtos primrios, como o algodo, aumentaram substancialmente com a recuperao econmica, os preos do caf em 1937 ainda eram inferiores aos preos praticados em 1932. No entanto, a poltica de manuteno de preos do caf aps a crise de 29 pode ser considerada um sucesso devido a seu efeito mais amplo. Uma vez que toda a dinmica da economia estava ligada ao setor exportador de caf, a poltica da continuidade da produo juntamente com a destruio do caf excedente permitiu que a gerao de renda fosse mantida no conjunto da economia. Assim, os trabalhadores rurais continuaram a receber seus salrios e a consumir produtos manufaturados. O resultado global dessa poltica ainda que no planejada foi que a queda da renda monetria no Brasil no perodo mais agudo da crise foi entre 25 e 30%, enquanto nos EUA e outros pases industrializados, essa queda ultrapassou os 50%. Isso em um contexto no qual a queda nos preos de atacado de manufaturas tinha sido consideravelmente menor que a queda dos preos dos produtos primrios, em especial o caf.
A diferena est que nos EUA a baixa de preos acarretava enorme desemprego, ao contrrio do que estava ocorrendo no Brasil, onde se mantinha o nvel do emprego se bem que se ti-

25
vesse de destruir o fruto da produo. O que importa ter em conta que o valor do produto que se destrua era muito inferior ao montante da renda que se criava. Estvamos, em verdade, construindo as famosas pirmides que anos depois preconizaria Keynes. (p. 192)

No novo contexto da crise, as condies sinalizavam para uma alterao no direcionamento dos investimentos. Era claro para os setores que detinham capital para investimento que o mesmo no deveria ser dirigido para o setor cafeeiro. Nos quinze anos aps a crise de 29 foram contidos no s os investimentos na expanso dos cafezais, mas tambm na sua manuteno, o que acabou por reduzir a capacidade produtiva em 50% nesse perodo. Ao mesmo tempo, com a depreciao da moeda, os produtos manufaturados importados se tornaram demasiadamente caros para o consumo no mercado interno. Assim, criaram-se as condies para o estmulo produo de manufaturados no Brasil. Esse processo foi possvel devido oferta a preos convidativos de equipamentos de empresas que fecharam suas portas nos pases industrializados. Essa fase de expanso da indstria deu-se tambm por meio do uso mais intensivo da estrutura produtiva j instalada (como parece ter sido o caso do setor txtil). Alm disso, houve uma expanso da indstria de bens de capital, o que viabilizou a expanso da produo industrial mesmo com as substanciais redues nas importaes. Assim que, de maneira totalmente inconsciente, implementara-se no pas a primeira poltica de desenvolvimento industrial por meio da substituio de importaes.
A deciso de continuar financiando sem recursos externos a acumulao de estoques [isto , sua eliminao fsica. C.A.], qualquer que fosse a repercusso sobre a balana de pagamentos, foi de conseqncias que no se podiam suspeitar. Mantinha-se assim a procura monetria em nvel relativamente elevado no setor exportador. Esse fato, combinado ao encarecimento brusco das importaes (conseqncia da depreciao cambial), existncia de capacidade ociosa em algumas indstrias que trabalhavam para o mercado interno e ao fato de que j existia no pas um pequeno ncleo de indstrias de bens de capital, explica a rpida ascenso da produo industrial, que passa a ser o fator dinmico principal no processo de criao de renda. (p. 202)

***

26
Na dcada seguinte, o sistema econmico passa a apresentar elementos de desequilbrio, que se manifesta no recrudescimento do processo inflacionrio. As razes para isso se localizam nas restries ao comrcio externo resultantes da Segunda Guerra mundial. Como foi visto anteriormente, a economia brasileira logrou reduzir a queda na renda monetria por meio da poltica de manuteno do preo do caf, destruindo seus estoques. Ao mesmo tempo, a expanso da produo para o mercado interno se acentua, graas desvalorizao da moeda que altera os preos relativos dos produtos manufaturados. Durante a Segunda Guerra, porm, as condies j no so to favorveis. As condies que favoreceram a expanso da indstria voltada para o mercado interno deixam de existir e a capacidade de produo atinge sua capacidade mxima. Ao mesmo tempo, o setor exportador continua a expandir-se: entre 1937 e 1942 o aumento da renda do setor de exportao foi de 45%. Assim sendo, h a acumulao de uma renda monetria que no pode ser utilizada, pois as importaes eram contidas pelas restries ao transporte martimo e pela economia de guerra dos pases exportadores.
Ora, como a economia estava funcionando plena utilizao de sua capacidade produtiva, mesmo sem ter em conta os efeitos da baixa geral de produtividade, era inevitvel que a presso resultante do desequilbrio entre o nvel da renda monetria e o da oferta de bens e servios se resolvesse numa alta de preos. (p. 209)

Como os pases em desenvolvimento se recuperaram mais lentamente da crise dos anos 30, a situao de desequilbrio teve um desenvolvimento mais lento, possibilitando a introduo de mecanismos para reorientar a utilizao dos recursos excedentes. No caso do Brasil, a soluo s foi encontrada com o fim da guerra, quando se tornou possvel voltar s importaes. Duas opes colocaram-se ao governo diante desse quadro: permitir a desvalorizao da moeda e com isso o estabelecimento de um novo patamar de preos relativos ou manter estvel a taxa de cmbio, mas impor uma poltica de restrio importao de produtos manufaturados. A escolha pela segunda alternativa teve conseqncias importantes para o processo de desenvolvimento industrial. Na verdade, a escolha foi motivada mais pelo temor que a desvalorizao teria sobre o custo de vida do que por uma poltica deliberada de incentivo ao setor industrial. De todo o modo,

27
ao serem mantidas a taxa de cmbio e a restrio s importaes criaram-se condies extremamente favorveis aos investimentos na produo interna de manufaturados.
Dessa forma, a conseqncia prtica da poltica cambial destinada a combater a alta de preos foi uma reduo relativa das importaes de manufaturas acabadas de consumo, em benefcio da de bens de capital e de matrias-primas. O setor industrial era assim favorecido duplamente: por um lado, porque a possibilidade de concorrncia externa se reduzia ao mnimo atravs do controle das importaes; por outro, porque as matrias-primas e os equipamentos podiam ser adquiridos a preos relativamente baixos. (p. 218)

Embora essa poltica no tenha sido totalmente bem sucedida no que se refere ao controle da inflao, teve pelo menos como efeito redistribuir parte dos ganhos em produtividade do setor industrial para a populao como um todo. Assim que, entre 1945 e 1953, a elevao dos preos do setor industrial foi de 60% enquanto que na economia como um todo foi de 130%. Mesmo assim, o desnvel entre os preos internos dos produtos industriais e os das importaes continuava a ser substancial, comparativamente paridade de 1939 (p. 219). Assim sendo, o setor que colheu maiores benefcios da poltica cambial foi o setor industrial.
A poltica cambial acompanhada de controle seletivo de importaes resultou, destarte, no somente em concentrao, na mo do empresrio industrial, de parte substancial do aumento de renda de que se beneficiava a economia, mas tambm em ampliao das oportunidades de inverses que se apresentavam a esse empresrio. (p. 222)

A situao de desequilbrio tendeu a agravar-se com uma melhora substancial no preo internacional do caf em 1949. Com isso, o setor exportador voltava a aumentar a renda monetria interna sem que com isso houvesse um mecanismo capaz de restabelecer o equilbrio entre essa renda e a oferta de bens de consumo internamente economia. Furtado chama a ateno para o fato de que esse processo inflacionrio principalmente um mecanismo de distribuio da renda real. Entretanto, diferentemente do que havia ocorrido em situaes anteriores, nas quais o setor claramente beneficiado foi o setor exportador, na situao mais complexa da economia industrial os ciclos de distribuio e redistribuio da renda tornaram-se mais curtos, tendo uma durao de um ano, levando sugesto de que existiria uma inflao neutra, ou seja,

28
idia de que todos preos aumentariam com a mesma taxa ao mesmo tempo. Essa situao teria dificultado a escolha de polticas de combate inflao.
A dificuldade que existe em deter a alta de preos, numa inflao neutra de circuito anual, est em que a estabilizao teria como resultado aquilo contra o que o sistema econmico se est defendendo, isto , a redistribuio da renda real. Em qualquer dia ou ms do ano existe um grupo que est na frente, na luta pela redistribuio da renda. Esse grupo seria o beneficirio da estabilizao do nvel de preos. Mesmo que fosse possvel estabelecer a padro mdio de distribuio da renda no perodo de um ano, e que se pretendesse estabilizar os preos tomando com base esse padro vale dizer, introduzindo uma srie de reajustamentos de preos e salrios dificilmente se lograria contentar todos os grupos. (p. 228)

nesta parte final do livro que Furtado deixa de lado sua abordagem de interpretao histrica e apresenta, em breves linhas, o que seria uma alternativa para o Brasil nesse ponto de seu desenvolvimento. Sua viso est no desenvolvimento da indstria de bens de capital.
A transformao estrutural mais importante que possivelmente ocorrer no terceiro quartel do sculo XX ser a reduo progressiva da importncia relativa do setor externo no processo de capitalizao. Em outras palavras, as indstrias de bens de capital particularmente as de equipamentos tero de crescer com intensidade muito maior do que o conjunto do setor industrial. Essa nova modificao estrutural, que j se anuncia claramente nos anos cinqenta, tornar possvel evitar que os efeitos das flutuaes da capacidade para importar se concentrem no processo de capitalizao. essa uma condio essencial para que a poltica econmica se permita visar ao duplo objetivo de defesa do nvel de emprego e do ritmo de crescimento. Somente assim alcanar o sistema econmico uma maior flexibilidade, e estar em condies de tirar maiores vantagens do intercmbio externo, pois poder mais facilmente adaptar-se s modificaes da procura que se exerce nos mercados internacionais. (p. 236)

29
tambm nesse ponto do livro que Furtado discorre sobre as desigualdades de desenvolvimento entre as regies brasileiras. Na sua anlise, a concentrao do setor industrial e, portanto, da renda na regio sudeste tem explicaes no processo de desenvolvimento econmico e, deixada em seu rumo natural, tende a aprofundar-se. Ele sugere uma nova forma de integrao nacional, que superaria a mera articulao entre as economias regionais como se observara no passado. Em outras palavras, a superao das desigualdades regionais e, em especial, do subdesenvolvimento do nordeste, deveria ser uma poltica deliberada, capaz de fomentar a industrializao nessa regio e, ao mesmo tempo, garantir a oferta de alimentos para abastecer os centros urbanos em expanso.

Anda mungkin juga menyukai