Anda di halaman 1dari 8

PROCISSO DE ENTRADA SAUDAO KYRIE GLRIA IN EXCELSIS DEO ORAO COLECTA 1. LEITURA SALMO RESPONSORIAL 2.

IAL 2. LEITURA ALELUIA EVANGELHO HOMILIA PROFISSO DE F INTERVENO DE UMA CRIANA

Querido Bom Jesus, Companheiros e companheiras, Cristos e amigos.

Queremos dizer a todos a nossa alegria e a nossa f. H doze anos, viemos a esta igreja. Nessa altura no sabamos o que estvamos a fazer. ramos bebs, ao colo da nossa me ou da nossa madrinha, viemos para ser batizados. Nesse dia, comeamos a ser cristos, ficamos na graa de Deus e a pertencer grande famlia dos cristos, que se chama Igreja. Nesse dia, grande da nossa vida, foram os nossos pais e padrinhos que falaram por ns, prometendo a Deus Pai, que nos educariam na f de Jesus Cristo. Hoje, estamos aqui, por nosso p. Hoje, sabemos falar, sabemos o que estamos a fazer. Queremos dizer a Jesus, que aceitamos tudo o que os nossos pais e padrinhos fizeram por ns no dia do nosso batismo. Queremos dizer a Jesus, que nos vamos esforar para sermos bons cristos. Neste momento, queremos pedir-te perdo, Jesus, por no termos sido to bons como tu gostavas que fossemos.

Ajuda-nos a fazer o bem e a fugir do mal. Ajuda-nos a sermos Teus amigos pela vida fora.

(Aps a interveno da criana, as restantes dirigem-se ao crio pascal para acender as suas velas)

CERIMONIAL DA PROFISSO DE F

Celebrante (CEL.): Que pedis? Professantes (PROF.): Reverendssimo Padre, pedimos a graa de renovar solene e publicamente as promessas do nosso batismo. CEL.: Muito louvvel o vosso desejo. Considerai, porm, o que pretendeis fazer, porque a partir deste dia tereis de dar a todos os fiis o exemplo do cumprimento exato de todos os deveres da vossa profisso. PROF.: Confiados na misericrdia de Deus, esperamos cumprir tudo fielmente. CEL: OREMOS Considerai, Senhor, ns vo-lo pedimos, a devoo destas crianas aqui presentes, fazei-as adiantar e crescer na vossa graa e misericrdia e chegar felizmente f que desejam. Por Cristo Senhor Nosso. PROF.: Amem. CEL.: Hoje podeis falar, podeis responder s minhas perguntas, e vs mesmo me dissestes, h pouco, que quereis renovar solene e publicamente as promessas do vosso batismo. Se permaneceis nesse desejo, dizei-me: Que quereis da Igreja de Deus? PROF.: A f. CEL.: Mas para conseguirdes a vida eterna, tendes de observar os mandamentos. Conheceis os mandamentos da Lei de Deus e da Santa Igreja? PROF.: Sim, Padre.

CEL.: Dizei-os. PROF.: Os mandamentos da Lei de Deus so dez, os trs primeiros pertencem honra de Deus e os sete pertencem ns e ao prximo.
(Entretanto, as crianas enunciam os mandamentos da Lei de Deus)

1. - Amar a Deus e adora-lo sobre todas as coisas; 2. - No invocar o Santo nome de Deus em vo; 3. - Santificar os domingos e festas de guarda; 4. - Honrar Pai e Me e outros legtimos superiores; 5. - No matar, nem causar outros danos, no corpo ou na alma a si mesmo e ao prximo; 6. - Guardar castidade nas palavras e nas obras; 7. - No furtar ou danificar os bens do prximo; 8. - No levantar falsos testemunhos, no faltar verdade ou difamar o prximo; 9. - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos; 10. - No cobiar as coisas alheias. Estes dez mandamentos encerram-se em dois, que so: amar a Deus sobre todas as coisas, e amar o prximo como a ns mesmos. CEL.: Dizei agora os mandamentos da Santa Igreja. PROF.: Os mandamentos da Santa Igreja, so 5: 1. - Participar missa inteira e abster-se dos trabalhos servis, nos domingos e festas de guarda; 2. - Confessar-se um vez por ano; 3. - Comungar pela Pscoa da Ressureio; 4. - Guardar abstinncia e jejuar nos dias determinados pela igreja;

5. - Contribuir para as despesas do culto e sustentao do clero. CEL.: Prometeis observar todos estes mandamentos? PROF.: Sim, prometemos. CEL.: Vs sois todos batizados. J desde a vossa infncia mostraste que sois cristos pela vivncia da Palavra de Deus, pela participao na Eucaristia, pelo amor que tendes aos outros, pelo desejo de construres um mundo mais feliz para todos os homens. Hoje, ides proclamar a vossa f diante dos vossos pais e de toda a comunidade. No dia do vosso batismo, os vossos pais e padrinhos, falaram em vosso nome. Hoje sois vs quem falais. Dizei-me pois: Renunciais a Satans? PROF.: Sim, renuncio. CEL.: Renunciais ao pecado, para viverdes na liberdade dos filhos de Deus? PROF.: Sim, renuncio. CEL.: Renunciais a Satans, que o autor do mal e pai da mentira? PROF.: Sim, renuncio. CEL.: Credes em Deus Pai, todo-poderoso, criador do cu e da terra? PROF.: Sim, creio. CEL.: Credes em Jesus, seu nico Filho, Nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e est sentado direita do Pai? PROF.: Sim, creio. CEL.: Credes no Esprito Santo, na Santa Igreja Catlica, na comunho dos santos, na remisso dos pecados, na ressurreio da carne e na vida eterna? PROF.: Sim, creio.

CEL.: Esta a nossa F. Esta a f da Igreja que nos gloriamos de professar em Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amm. OREMOS: Suplico-vos, Senhor, Pai Santo, Deus Eterno e Onipotente, fonte de luz e de verdade. Derramai a vossa bondade eterna sobre estes servos e servas. Dignaivos ilumin-los com a luz da vossa verdade, purificai-os e santificai-os. Dai-lhes a cincia verdadeira, esperana firme, juzo reto e doutrina santa, para que sejam dignos de gozar da graa do seu batismo, conservando-a sempre intacta. Por Cristo Nosso Senhor. PROF.: Amem. CEL.: Fazei agora a vossa Profisso de F. PROF.: Eu, nesta Igreja de Nossa Senhora dos Remdios, na presena de Deus e dos seus Santos, do reverendo proco e de todos estes assistentes, renovo as promessas do meu batismo, confesso a minha f em tudo o que Deus revelou e a Santa Igreja ensina. Ofereo-me a Deus, meu criador e meu Pai e, fao profisso de morrer como catlico. Assim, Deus me ajude com a sua santa graa. (Terminada a frmula da Profisso de F, os professantes apagam as velas e regressam aos seus lugares, a fim de dar continuidade Missa Solene)

ORAO UNIVERSAL OFERTRIO ORAO SOBRE AS OBLATAS PREFCIO SANCTUS ORAO EUCARSTICA PAI-NOSSO ORAO E SAUDAO DA PAZ AGNUS DEI COMUNHO AO DE GRAAS ORAO DEPOIS DA COMUNHO

SPLICA A NOSSA SENHORA

Av Maria, eleita do Senhor. Oh cheia de Graa. Me de Deus e nossa me. Movidos pela alegria de sermos Teus filhos, aceitamos o convite santidade, esta a razo que nos anima e de termos como herana o cu. Acolhidos ao teu amor de Me, queremos que os nossos trabalhos de cada dia, decorram sob o teu olhar. Olhar de Me, repleto de ternura que seduz, cativa e transforma. Olhar que confiana, segurana e alento. Olhar de Me, que nos embala e faz-nos sentir que em teu regao o corao mais inquieto pode repousar. Me, fixa os teus olhos em ns, deixa-nos cativar pelo teu doce olhar. Entregamos-te o nosso corao disponvel, ao Esprito Santo, para dizer-mos como disseste, SIM, eis-me aqui, faa-se em ns a vontade de Deus. Com Maria, alegramo-nos pelas maravilhas que o Senhor faz em ns. Senhora dos Remdios, s Me, s Rainha, acolhe tua proteo todas as crianas do mundo. Confiamos em Ti, esperana da Humanidade. Oh estrela da manh, Oh estrela da noite, Roga por ns, Pelo grande amor, Obrigado Me.

ENTREGA DOS DIPLOMAS AGRADECIMENTOS/ANNCIOS/AVISOS BENO FINAL HINO DE NOSSA SENHORA DOS REMDIOS

I Virgem Santa Rainha adorada Me Suprema de amor e de luz s o bero da nossa alvorada Meiga estrela que ao cu nos conduz.

II Mensageira de graa divina Vem ouvir nosso canto sentido Adoando com a mo peregrina Os espinhos de cada gemido.

Refro: Assim junto de vs agrupados Neste ninho de f e calor D remdio pros nossos pecados Lenitivo e conforto na dor.

III s a fora que o mal afugenta Porto firme de doce esperana Sol formoso que rasga tormenta Pra deixa antever a bonana.

IV Carinhosa e Celeste Maria Na sade e tambm na doena Vem guardar toda a nossa alegria

No sorriso doirado da crena.

V Abre o cu a linda faixa de cor No aviso que terra se faz Porque a Virgem, Me do Senhor Pede aos homens o trilho da Paz.

VI Tua bno nos deixa Senhora E teu nome nos lega tambm Que s tu podes ser nossa Aurora Que s tu deves ser nossa Me.

Anda mungkin juga menyukai