Anda di halaman 1dari 5

REVISTA PRXIS

ano I, n 2 - agosto 2009

37

Ensino da Prtica Semiolgica Peditrica na Enfermagem: Desao para o Docente

Education of the Semiology Pediatrics practice in Nursing: Challenge to the Professor


Rosane Belo Carvalho de Castro 1 Mrcia Ribeiro Braz 2

Resumo Trata-se de um estudo numa abordagem qualitativa, que objetivou identicar, no discurso de acadmicos de enfermagem, quais os fatores que dicultam a realizao do exame fsico e estratgias utilizadas para a abordagem da criana. A populao deste estudo foi constituda de 26 alunos do curso de graduao em enfermagem que cursam o 7 perodo. O instrumento para coleta de dados foi um questionrio com duas questes abertas. Como resultado, vericou-se que um grande nmero de sujeitos da amostra relatou a necessidade de um treinamento em exame fsico peditrico antes de irem para o campo de estgio, que se sentem inseguros para comunicar com a criana e cuidador. Os resultados tambm demonstraram que os acadmicos realizam a apresentao e orientao sobre o procedimento do exame fsico, mas, poucos relataram o uso do brinquedo como elemento facilitador na abordagem da criana, assim como a participao do cuidador para favorecer o processo da interao. Cabe ao docente programar estratgias de ensino que conduziro melhor participao do acadmico no exame fsico peditrico. Palavras-chave: Enfermagem peditrica, Semiologia, Educao em enfermagem.

Abstract This study is a qualitative approach, which aimed to identify in the discourse of undergraduate nursing students, the factors that add diculties for the correct physical examination and also to identify strategies used to approach the child. The subjects were composed of 26 undergraduate students from the 7th period of nursing course. The data were collected by applying a questionnaire with two open questions. According to the data colected, it was observed that the majority of the students reported the need for training in pediatric physical examination before going to the eld of training; they also reported to feel uneasy in communicating with both child and caregiver. Moreover, it was also observed that although all the students have performed a correct presentation and guidance on the procedure of physical examination, only a few reported to have used a toy as a facilitator in addressing the child or had the assistance of a caregiver to facilitate the process of interaction. Based on this study it is suggested that teachers should to plan strategies in advance for teaching which will improve the performance of the students in the pediatric physical examination. Keywords: Pediatrics nursing, Semiology, Nursing Education.

1 Professora (Mestranda do Programa de Mestrado em Ensino de Cincias da Sade e do Meio Ambiente - UniFOA) Professora Doutora (Orientadora do Programa de Mestrado em Ensino de Cincias da Sade e do Meio Ambiente UniFOA)

38

REVISTA PRXIS
ano I, n 2 - agosto 2009

1. Introduo O acadmico do curso de Enfermagem possui conhecimentos possui conhecimentos tericos que corroboram para associao pratica, e quando esto diante de uma situao envolvendo o cuidar do cliente estabelecem esta relao, construindo conhecimentos. A leitura compreensiva da realidade implica fundamentalmente duas capacidades: a capacidade de observar e a capacidade de interpretar (ALARCO e RUA, 2005). O docente deve estar ao lado do aluno para facilitarlhe o desenvolvimento da capacidade de observao e percepo dos fenmenos envolvidos no examinar da criana e, motivar o acadmico, explicando o que dele esperado como decorrncia da aprendizagem e da construo de um corpo de conhecimentos necessrios a essa prtica. Especicamente na Enfermagem, o docente deve enfatizar o cuidar da criana, essncia da dicotomia entre cincia e arte, que so os nossos pilares prossionais. Cuidar estar aberto ao outro, utilizar-se dos conhecimentos tcnico, cientco e expressivo; relacionar-se com a criana com respeito e sensibilidade, expressando-se num toque, num olhar, num cantarolar de uma cano, contando uma histria, ou quem sabe, brincando. (RAVELLI e MOTTA, 2005). O exame fsico peditrico s se completa com a prtica, em que os acadmicos, tendo o embasamento cientco, conhecimentos sobre as peculiaridades da fase de desenvolvimento da criana, podero identicar alteraes, traando um plano de cuidados de enfermagem, realizando avaliaes do quadro da criana e se fortalecendo como prossional. A semiologia deve ser incorporada prtica de enfermagem como primeiro passo de uma assistncia sistematizada. Torna-se, assim, necessrio aprimor-la cada vez mais no contedo de ensino a ser ministrado nos diferentes nveis de formao, sobretudo na graduao, a m de que sejam desenvolvidas as habilidades para a sua execuo, num nvel compatvel com a segurana dos pacientes (SOUZA & BARROS, 1998). O exame fsico na criana, alm dos conhecimentos integrados com as disciplinas de pr-requisitos, como princpios de anatomia, siologia, patologia, biologia e microbiologia, utiliza-se de estratgias para abordar a criana nas diversas fases de desenvolvimento. Para realiz-lo na criana, o enfermeiro deve considerar a abordagem bsica para o exame, o ambiente e o instrumento utilizados, a interao com criana e me, o preparo da criana e a exibilidade na sequncia cefalocaudal; em geral iniciando por procedimento indolor (BRETAS et al., 2005). Para realizar o exame fsico peditrico, necessrio que o enfermeiro conhea a fase de desenvolvimento da criana e suas peculiaridades, porque, assim, saber conduzir a sua

realizao, utilizando-se de meios adequados para facilitar a sua aproximao e relao com a criana. Para conseguir conversar com a criana e examin-la, preciso compreender as crianas e o seu desenvolvimento em geral. As crianas so anatmica e sicamente diferentes de adultos e, muitas tcnicas de avaliao, achados fsicos e anormalidades nesses jovens pacientes tambm so, de modo geral, especcos dessa faixa etria. As crianas exigem enormes variaes do desenvolvimento fsico, cognitivo e social, em comparao com os adultos (LYNN et al., 2005). Quando a criana passa por momentos que lhe causam confuso, dvidas e medos precisa se sentir segura e protegida. Sendo assim, necessrio que o enfermeiro estabelea uma interao com a criana para que as aes de enfermagem desenvolvidas sejam ecazes, minimizando o seu medo e contribuindo para a melhora do seu quadro clnico, atravs da realizao de um exame fsico de qualidade, com a participao e colaborao da mesma no procedimento. Para realizar o exame fsico na criana, o acadmico deve considerar as tcnicas bsicas para o exame, o ambiente adequado e instrumento utilizado, a interao com criana e me, o preparo da criana e a exibilidade na sequncia cefalocaudal; em geral, iniciando por procedimento indolor. O docente deve propor estratgias de ensino para facilitar o processo ensinoaprendizagem, levando o aluno a desenvolver a capacidade de observao e percepo dos fenmenos envolvidos no examinar da criana.

2. Objetivos Identicar, no discurso dos acadmicos de enfermagem, quais os problemas que dicultam a execuo do exame fsico peditrico; Descrever as estratgias utilizadas pelos acadmicos durante a abordagem da criana.

3. Mtodos A escolha do tema advm da experincia de acompanhar os alunos em campo de prtica no Estgio Curricular Supervisionado em Pediatria, do Curso de Graduao em Enfermagem do Centro Universitrio de Volta Redonda-UniFOA. Trata de uma pesquisa descritiva, utilizando uma abordagem qualitativa, em que , Teixeira (2005) comenta que o pesquisador procura reduzir a distncia entre a teoria e os dados, entre o contexto e a ao, usando a lgica da anlise fenomenolgica, isto , da compreenso dos fenmenos pela sua descrio e interpretao.

REVISTA PRXIS
ano I, n 2 - agosto 2009

39

Foram includos no estudo 26 alunos de graduao em Enfermagem do 7 perodo no primeiro semestre de 2009, os quais frequentavam a disciplina Ateno Sade da Criana e Adolescente. Aps aprovao do Comit de tica em Pesquisa do Centro Universitrio de Volta Redonda UniFOA, os acadmicos participantes assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Como instrumento, foi utilizado um questionrio com duas perguntas abertas sobre fatores que dicultam a execuo do exame fsico peditrico e estratgias para abordagem da criana durante o exame fsico. Os questionrios foram analisados individualmente, e, a partir das respostas dadas pelos sujeitos, realizou-se a anlise das mesmas, computando-se as frequncias das respostas em dados percentuais simples.

4. Resultados e discusso Ao analisarmos a questo que investiga os fatores que dicultam a execuo do exame fsico peditrico, encontramos as seguintes respostas como mostra o grco 1 abaixo:17 (65,4%) apontaram a falta de um treinamento em exame fsico antes de irem para o campo; 04 (15,4%) disseram ser problema quando a criana est chorosa e/ou agitada; 02 (7,7%) referiram que a presena da me/cuidador diculta o exame fsico; 02 (7,7%) a fragilidade do corpo da criana como fator que diculta; 01 (3,8%) no respondeu.

A prtica do exame fsico contribui para vinculao estabelecida entre o enfermeiro, no exerccio de sua funo assistencial, e a criana/famlia, caracterizando-se por um estar junto que progride para uma graticao pessoal, com base nas inter-relaes humanas, com o aprendizado mtuo, com o compartilhar esperana e com os propsitos comuns de recuperao da sade e de independncia dos cuidados de enfermagem (HAMILTON, 2003). Para que o acadmico se relacione com a criana e perceba e atenda as suas necessidades, faz-se necessrio estabelecer interao e saber como a criana se apresenta em cada fase para utilizar estratgias que facilitem a sua abordagem. Segundo (Almeida et al, 2003), podemos utilizar de alguns preceitos que contribuem para o exame fsico na criana: Captar a amizade da criana e solicitar , quando possvel, sua colaborao - fazer observaes lisonjeiras sobre sua roupa e aparncia, contar uma histria engraada, oferecer um brinquedo ou um objeto que lhe agrade; Tratar a criana com delicadeza sem perder a pacincia; No usar voz alta, gestos bruscos e rpidos, toque com as mos frias que assustam a criana, provocando reao intensa como choro forte, que s cessar aps o trmino do exame; Iniciar o exame com a participao dos pais , para melhor entrosamento e esclarecimento necessrio, alm de proteger a criana e o prossional de possveis queixas de ordem moral-legal; Iniciar o exame com a criana em p ou sentada no colo da me; s deit-la mais tarde, quando j estiver mais ambientada o decbito aumenta a sensao de insegurana; Realizar procedimentos desagradveis e principalmente dolorosos ao nal - por exemplo, exame de ouvido, boca e garganta, palpao das regies dolorosas.

Em relao s estratgias utilizadas na abordagem da criana e do cuidador, o grco 2 mostra: 12 (46,2%) dos acadmicos disseram utilizariam como estratgias sua apresentao e identicao criana e ao cuidador; 10 (38,4%) explicariam o procedimento a ser realizado, fornecendo sempre que necessrias, orientaes ao cuidador; 2 (7,7%) dos informantes envolveriam a participao da me para melhor interao enfermeiro-criana e 2 (7,7%) disseram que utilizariam o brinquedo teraputico como ferramenta facilitadora nessa abordagem.

40

REVISTA PRXIS
ano I, n 2 - agosto 2009

Brinquedo teraputico um brinquedo estruturado que possibilita criana aliviar a ansiedade gerada por experincias atpicas a sua idade, que costumam ser ameaadoras e requerem mais do que recreao para resolver a ansiedade associada. Pode ser utilizado para qualquer criana hospitalizada, por qualquer enfermeira, com o objetivo de permitir-lhe alguma compreenso sobre as necessidades e os sentimentos da criana. (ALMEIDA e SABATS, 2008). Utiliza-se a tcnica do brinquedo teraputico para se trabalhar as necessidades afetivas e emocionais da criana. Objetiva ajud-la no enfrentamento de situaes de estresse decorrentes da hospitalizao e a lidar com suas preocupaes e temores. Ao mesmo tempo, auxilia a equipe a perceber as necessidades e sentimentos da criana em relao s questes que envolvem sua permanncia no hospital, possibilitando a comunicao(COLLET,2002). Os acadmicos se preocupam quanto a se apresentarem e explicar sobre o procedimento do exame fsico, pois, uma atitude que favorecer a compreenso e aceitao da criana e do cuidador para a colaborao durante o procedimento. O preparo para os procedimentos deve ser previsto no plano de assistncia, por ser uma das etapas que compem a tcnica do procedimento, tendo como objetivos: estabelecer uma relao de conana com a criana; ajud-la a se sentir segura no momento de enfrentar a situao; proporcionarlhe recursos que lhe facilitem a percepo e comunicao em relao experincia; diminuir o medo e ajudar a liberar a tenso antes, durante e aps o procedimento; substituir conceitos errados e fantasias, levando-a a entrar em contato com a realidade; dar-lhe apoio que lhe permita expressar, de forma segura e de acordo com o seu nvel de desenvolvimento, as emoes decorrentes da situao; ajudar a criana e seus pais a sentirem que so considerados pelo prossional (ALMEIDA e SABATS, 2008).

te e docente compartilham conhecimentos, sendo assim, necessrio explorar as oportunidades vivenciadas no campo de prtica e envolver o acadmico na prtica do exame fsico da criana, para que tenha mais segurana e conana ao cuidar do paciente. Percebemos a necessidade dos acadmicos de terem aulas prticas de exame fsico, antes de irem para o campo de prtica a m de vencerem as diculdades para se relacionar com a criana. necessrio conhecimento sobre cada fase de desenvolvimento da criana e suas peculiaridades; necessrio tambm ter a participao do cuidador para que a comunicao e a interao sejam efetivas, essa participao favorecer a aceitao da criana ao procedimento, pois e haver assim uma relao de amizade entre me e examinador. Por m, existe ainda a utilizao do brinquedo teraputico como alternativa para demonstrar criana o procedimento a ser realizado, descontraindo-a e tranquilizando-a para o exame fsico.

6. Referncias: ALARCO, I. RUA, M. Interdisciplinaridade, estgios clnicos e desenvolvimento de competncias. Texto Contexto Enferm2005 ju-set; 14(3): 373-82 . ALMEIDA, MFPV. FIGUEIREDO, NMA. NASCIMENTO, MAL. ALMEIDA, BA. Cuidados para crianas e adolescentes hospitalizados in Prticas de Enfermagem, Ensinando a cuidar da criana. So Paulo: Difuso, 2003. BRTAS JRS, QUIRINO MD, SILVA CV, SABATS AL, RIBEIRO CA, Borba RIH, Almeida FA. Manual de exame fsico para a prtica da enfermagem em pediatria. So Paulo: Itria; 2005.p.19-30. CALIL, NA. PARANHOS, WY. O enfermeiro e as Situaes de Emergncia. So Paulo: Atheneu, 2007 de Enfermagem Peditrica. - Goinia: Editora AB, 2002. COLLET, N. OLIVEIRA, BRG. Manual de Enfermagem Peditrica. Goinia: Editora AB, 2002. HAMILTON, G.D.P. Exame fsico: uma face reveladora do cuidado humano In: Manual de exame fsico para a prtica da enfermagem em pediatria. So Paulo: Itria; 2005.p.19-30.

5. Consideraes finais O exame fsico o meio de favorecer o relacionamento do acadmico com a criana e de conhecer a criana, para que sejam traadas condutas para a assistncia de enfermagem, sendo o acadmico de enfermagem o prossional que vai assistir estas crianas, portanto, deve-se ter conhecimentos sobre a rea da pediatria. Conhecer o discurso de acadmicos de enfermagem sobre a realizao do exame fsico da criana se tornou imprescindvel para que o docente possa programar estratgias de ensino que conduziro a melhor participao dos acadmicos na prtica do exame fsico peditrico. O ensino um processo de construo, em que discen-

REVISTA PRXIS
ano I, n 2 - agosto 2009

41

LYNN S. BICLKLEY, PETER G. SZILAGYI. Bates Propedutica Mdica. 8 ed. Rio de Janeiro:Ed. Guanabara Koogan S.A; 2005. SANTANA, JC. KIPPER, DJ. FIORE, RW. Semiologia peditrica. Porto alegre: Artmed, 2002. POTTER, Patrcia; PERRY, Anne; Fundamentos de enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. RAVELLI, AP; MOTTA, MGC; O ldico e o desenvolvimento infantil: um enfoque na msica e no cuidado de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. Vol.58 n5 Braslia Sep. /oct. 2005. SIGAUD, CHS. VERSSIMO, MR. O cuidado de Enfermagem Criana e ao Adolescente. E.P.U-Editora Pedaggica e Universitria Ltda., So Paulo, 1996. e SOUZA, V.D.de BARROS, ALB. De. O ensino do exame fsico em escolas de graduao em enfermagem do municpio de So Paulo. Ver. Latino-am. Enfermagem. Ribeiro Preto, v.6, n.3, p.11-22, julho1998. TEIXEIRA, E. As trs metodologias: acadmica, da cincia e da pesquisa. 3.ed.Petrpolis,RJ: Vozes, 2005.

Endereo para Correspondncia:

Rosane Belo Carvalho de Castro rosane_b_c_c@hotmail.com Mestrado Prossional em Ensino em Cincias da Sade e do Meio Ambiente Centro Universitrio de Volta Redonda Campus Trs Poos Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, n 1325, Trs Poos - Volta Redonda / RJ CEP: 27240-560

Anda mungkin juga menyukai