Anda di halaman 1dari 17

PREO DE VENDA

&

CUSTOS INDUSTRIAIS

Prof. David Pereira dos Santos Jan/2003

Sendo o maior objetivo de um negcio o LUCRO, e esse lucro depende do Preo de Venda e do Custo, temos

!usto " #ucro$ Pre%o


&'ua%(o 'ue imperava na revolu%(o industrial, por volta de )*+0. ,oje o pre%o - definido pelo mercado, devido a grande competitividade temos

#ucro $ Pre%o . !usto


/ competi%(o atual e0ige um con1ecimento mais profundo na an2lise dos custos, pois a satisfa%(o do cliente - fundamental, e como o mercado define o pre%o e o lucro objetivado - para remunerar o capital investido. Sendo assim alteramos a e'ua%(o acima

Preo lucro = Custo


3a formula acima o Custo - 'ue tem 'ue ser admnistrado, controlado e gerenciado de forma 'ue todos ten1am participa%(o, e com o devido con1ecimento racionali4ar processos, produtos e materiais, diminuindo gradativamente os custos, com isso aumentando os gan1os sem alterar o pre%o do produto. 5s itens referente a 'ualidade, custos, atendimento ao cliente, moral, seguran%a, meio ambiente, tem 'ue ser gerenciados de forma descentrali4ada com a participa%(o de todos colaboradores, pois com isso conseguiremos uma 6ualidade 7otal e uma participa%(o da m(o de obra direta at- o mais alto escal(o gerencial.

!8S75S 93D8S7:9/9S
/ administra%(o industrial est2 sujeita a vari2veis de nature4a interna a estrutura ;organograma<, as atividades, as pessoas, os objetivos, metas, tecnologia, etc.= e a vari2veis de nature4a e0terna a sociedade > 'ual a empresa pertence, as organi4a%?es e empresas das 'uais depende para funcionar ou sejam clientes, fornecedores, concorrentes, sindicatos, etc. 3o ambiente e0terno surgem as oportunidades, vantagens, amea%as, assim como os recursos 1umanos, financeiros e materiais. @ ainda no ambiente e0terno 'ue a &mpresa vende o seu produto ou o seu servi%o, descobre novos mercados onde possa aplicar a sua tecnologia. &ssa tecnologia - desenvolvida internamente ou ad'uirida e0ternamente. / estrutura e o comportamento organi4acional das empresas s(o determinados pela tecnologia. 7oda empresa precisa adotar uma estrat-gia, 'ue s(o op%?es e escol1as de 'ue as empresas se servem ou a%?es 'ue s(o definidas para atingir seus objetivos. 3a defini%(o desta estrat-gia a empresa precisa analisar as for%as internas e e0ternas, seu pontos fortes e fracos. /s empresas devem sempre aproveitar as suas for%as positivas internas e e0ternas. / tecnologia da empresa - uma for%a positiva interna, portanto a estrat-gia constitui a maneira pela 'ual a empresa pretende atingir seus objetivos, atuando com sua tecnologia. 5 objetivo da atividade econAmica dentro do sistema capitalista - o #8!:5. &sse lucro pode ser positivo, negativo ou 4ero.

#ucro positivo pode ser obtido pela B )< !apacidade tecnolgica. 2< &ficiCncia do trabal1o e m-todos administrativos, 'ue podemos conseguir com 2.)< Defini%(o dos objetivos. 2.2< Planejamento. 2.3< 5rgani4a%(o. 2.D< !ontrole econAmico. E importante 'ue a Forgani4a%(oG saiba o 'ue fa4er pra obter o lucro desejado, fi0ando o 'ue vai produ4ir. /s resposta est(o implHcitas na tecnologia ad'uirida. Definidos os objetivos, temo em decorrCncia do planejamento. 5 planejamento evita perdas de tempo, de m(o de obra, de material e de din1eiro. Para 'ue se possa tomar decis?es corretas - preciso ter um plano. 3(o tendo plano, administraBse diante de fatos. 8ma das formas de planejamento - o Fcontrole or%ament2rioG ;budget<, 'ue inclui todas as previs?es relativas a m(o de obra, material, despesas diretas e indiretas de fabrica%(o. !ont-m a previs(o de venda e despesas operacionais. @ possHvel prever a margem de lucro, as perdas, etc. e comparar resultados tomando medidas necess2rias 'uando os resultados n(o est(o sendo atingidos. / organi4a%(o - a estrutura de trabal1o, dentro da 'ual as atividades s(o desenvolvidas. &m geral uma empresa se estrutura fundamentalmente em administra%(o, vendas e produ%(o. 5 !ontrole econAmico - o processo de opera%(o dos resultados, confrontando o real com o plano contido no planejamento. Definido os objetivos da empresa, segueBse conforme o planejamento.

ESTRUTURA DE CUSTOS
5 Lucro - o objetivo das atividades industriais, - em fun%(o da :eceita total ;Rt<, 'ue - o valor bruto das vendas do perHodo= e das despesas total ;Dt<, 'ue - !ustos da compra de mercadorias " despesas fi0as " despesas de comerciali4a%(o;impostos e comiss?es sobre vendas<.

#$:t .Dt
:t$ #" Dt

CUSTO DA PRODU O
5 !usto da produ%(o - a soma do custo dos materiais diretos ;!md< " custo da m(o de obra direta ;!mod< " custo das despesas indiretas de fabrica%(o ;!dif<

!p$ !md " !mod " !dif


C!d" Custo dos !ater#a#s d#retos $I - o custo dos materiais diretamente;mat-ria prima< empregado no produto, dedu4indo os impostos embutidos ;9!JS e 9P9<, 'ue ser(o recuperados. C!od" Custo da !$o de o%ra d#reta =& - o custo do trabal1ador gasto na fabrica%(o direta do Produto, por e0emplo sal2rio e encargos do colaborador diretamente envolvido com a produ%(o, tais como, serrador " torneiro " fresador, etc.

Cd#'" Custo das des(esas #nd#retas de 'a%r#ca$o$I corresponde ao custo dos demais fatores 1umanos e materiais 'ue n(o atuam diretamente na fabrica%(o ;nem na m(o de direta , nem no custo do material direto<. 3(o e0iste uma rela%(o evidente entre a despesa indireta de fabrica%(o por unidade de produto obtida. @ o custo da m(o de obra indireta " encargos " ferramental " energia el-trica " aluguel " seguros " deprecia%(o, etc.

!8S75 D/S K&3D/S


!usto das vendas ;!ve<, pertence ao setor comercial e incide sobre o produto acabado e vendido. S(o os gastos com vendas, distribui%(o , representantes, arma4enamento do produto acabado. 9niciamBse no ponto onde terminam os !ustos de fabrica%(o, isto -, 'uando o produto estiver completo e a disposi%(o para a venda, encerrandoBse normalmente com a entrega do produto ao !liente.

!8S75 D/ /DJ93S7:/LM5
/ administra%(o assegura o funcionamento contHnuo da empresa. 5 !usto da administra%(o ;!a< independe da rela%(o custo/volume/lucro. @ importante, por-m, estabelecer uma medida de custo da administra%(o por unidade de produto fabricado. 9ncluem as despesas ocorridas nos escritrios da !ontabilidade, 7esouraria, :ela%?es Publicas, 7elefones, Despesas tribut2rias,etc " Despesas financeiras 'ue incluem juros e outros gastos incorridos em cone0(o com o capital emprestado. B Des(esas de Vendas ou despesas comerciais, ou ainda despesas de distribui%(o s(o a'uelas incorridas no esfor%o de efetuar vendas, no arma4enamento do produto acabado e em sua transferCncia para o cliente. 9niciamBse no ponto onde terminam os !ustos de Nabrica%(o, isto -, 'uando o produto for completo e encontrarBse a disposi%(o para a venda, encerrandoBse normalmente com a entrega do produto ao cliente. B Des(esas Ad!#n#strat#)as constituem uma classifica%(o geral para cobrir itens n(o incluHdos nas categorias acima. 7ais itens s(o despesas incorridas nos escritrios . !ontabilidade, 7esouraria e na /dministra%(o global dos negcios . :ela%?es POblicas, telefones, despesas #egais, tribut2rias, etc. B Des(esas '#nance#ras incluem juros e outros gastos incorridos em cone0(o com capital emprestado. Sendo assim temos um !usto total ;!t< 'ue depende dos custo vistos acima,

!t$ !p " !ve " !a


CENTROS DE CUSTO
@ o resultado de uma classifica%(o dos diversos setores da empresa, conforme suas caracterHsticas de consumo ou produ%(o. 5s setores podem ser subdivididos em subBsetores para facilitar a discrimina%(o dos gastos. &0emplo cdigo setor 20.000 Januten%(o 20.00) Januten%(o el-trica 20.002 Januten%(o JecPnica D0.000 D0.00) D0.00)BQQ D0.002 D0.002BQQ 8sinagem 8sinagem leve 7orno 1ori4ontal ....... 8sinagem Pesada 7orno Kertical ..........

5s gastos dos centros de custos s(o levantados atrav-s de )< 5rdens de Servi%os 2< :e'uisi%(o de materiais ; compras, esto'ue, etc< 3< :elatrios/ fic1as de m(o de obra ;apontamentos< D< :ateios diversos ar comprimido, energia el-trica, aluguel, etc.

CUSTO POR ORDE* DE PRODU O


)< 5 processo de produ%(o - estabelecido com base em um nOmero se'uencial de ordem de produ%(o ;5.P.< 2< 7odo material direto e m(o de obra direta utili4ados na 5.P. s(o lan%ados em documentos ou Sistemas informati4ados, 'ue conten1a o numero da 5P. 3< /s despesas indiretas, s(o lan%adas por rateio, utili4andoBse como base o valor relativo da m(o de obra direta por lan%amento direto dos valores, dos insumos indiretos e lan%ados na ordem de produ%(o. D< 5 valor dos produtos em processo, - igual a soma dos valores da 5P n(o concluHdas. / '#c+a de controle da (rodu$o deve conter )< Se'RCncia das opera%?es e m-todos de fabrica%(o ;co!o 'a,er<. 2< !entro de custo onde as opera%?es ser(o reali4adas ; onde 'a,er<. 3< 6uantidade a ser produ4ida e tempo padr(o das opera%?es ;-uanto 'a,er<. D< Jat-ria prima, ferramental e dispositivos a serem utili4ados ; co! -ue 'a,er<. 6ual'uer modifica%(o no processo, no tempo, na mat-ria prima, no m-todo, deve ser imediatamente comunicada para 'ue se fa%a corre%(o na fic1a de controle da produ%(o. 5 setor 'ue alimenta dos dados acima - o da En.en+ar#a de (rocessos. !oncluHda o processo da 5P acima a fic1a de controle, aps utili4a%(o pelo Plane/a!ento de Controle da Produ$o 0PCP1, tem 'ue ir para o setor de Custo para custear a referida 5P.

*2TODO DE CUSTEIO
)< !usteio Direto - o termo aplicado ao sistema de custo 'ue aloca somente os custos vari2veis de produ%(o do produto. 2< !usteio por absor%(o - o termo aplicado ao sistema de custo 'ue aloca todos os custos de produ%(o do produto. 5 c2lculo do custo tem por finalidade a< medir o resultado econAmico. b< Nacilitar a tomada de medida para a racionali4a%(o industrial. c< Possibilitar a compara%(o entre processos alternativos. d< Normar ade'uadamente o pre%o de venda. e< Kalori4ar os esto'ues.

ALOCA O DOS INSU*OS RELATIVOS AO CUSTO DA PRODU O


CUSTO DO *ATERIAL DIRETO 0C!d1 @ o custo do material diretamente empregado no produto e de f2cil medida.

!md$ pre%o unit2rio 0 peso unit2rio 0 nS pe%as

/ 'uantidade em peso do material necess2rio para se produ4ir uma pe%a, tem 'ue ser acrescido o sobreBmetal. 7emos 'ue levar em conta o F rendimentoG, isto -, compensar as perdas no processo;$refugo<. &0emplo se tivermos 'ue fabricar )000 pe%as, consideramos )0T de perdas, sendo assim a 6uantidade inicial ;6i< ser2 6i . 0,)0 0 6i $ )000 6i ; )B 0,)0<$)000 6i$)000/0,U0 6i$)))) pe%as

5 valor a ser considerado para a mat-ria prima tem 'ue ser o pre%o do material " despesa de frete ;3 a +T do !usto da mat-ria prima<. Se o material a ser comprado for FfobG ;free on board<, isto -, o fabricante vende seu produto, mas n(o entrega, portanto vocC paga a despesa do frete. 5bs se o frete estiver incluso no pre%o, temos F!9NG ;custo incluso no frete<, portanto o frete ser2 por conta e risco do vendedor do produto a ser ad'uirido.

CUSTO DAS OPERA3ES 0Co14 @ a soma dos custos das diversas opera%?es necess2rias para fabricar a pe%a.

!o$ 7op 0 !1m


7op tempo da opera%(o ou tempo padr(o !1m custo 1oraBm2'uina Se o tempo de opera%(o - muito pe'ueno, por e0emplo, menor 'ue )0 segundos, podemos utili4ar o tempo de opera%(o para )0 pe%as ou )00 pe%as.

7op$ 7p "7f
7p$ 7empo de prepara%(o 7f$ tempo de fabrica%(o 3ota usar o tempo de prepara%(o para o lote de pe%as a ser fabricada. &0emplo prepara%(o ) 1ora, para fabricar V pe%as, portanto o tempo de prepara%(o para fabricar ;7p < /s V pe%as ser2 7p $ V0/V $ )0 minutos & se cada pe%a a ser fabricada demora 2 minutos para ser fabricada 7f$2minutos, ent(o

7op$ * minutos 7op $ V " 2

CUSTO DA 5ORA *67UINA 0C+!1 S(o os custos da m(o de obra direta de fabrica%(o ;!mod<, mais os custos das despesas indiretas de fabrica%(o ; !dif< divididas pelo 'uantidade de 1oras trabal1adas ;1t<.

!1m $ !mod / 1t " !dif / 1t.

CUSTO DE * O DE O8RA DIRETA 0C!od1 @ a soma de todos os sal2rios de cada centro de custo, onde est(o alocadas as m2'uinas ;7orno, Nresa, etc<, mais os encargos sociais, dividido pelo total de 1oras trabal1adas no mCs.

!mod $ ;W do sal2rio dos operadores< . &/ W 1s.trabal1adas no mCs


W $ soma & $ encargos sociais agrega ao custos as despesas com )3S sal2rio, adicional noturno, f-rias, 93PS, etc., varia muito em fun%(o do taman1o da empresa. &$ ),U a 2,0

&0emplo !entro de custo D0.002 $ 8sinagem Pesada J2'uina D0.002B0) . Nresadora :omi ,oras trabal1adas no mCs ;22 dias 0 + 1omens 0 *,+ 1oras por dia< $ U3+ Sal2rios / operador $ :X )000,00 " :XU00,00 ;encargos< $ :X )U00,00 !mod $ ;)U00 0 +< / U3+ $ U+00 / U3+ $ :X )0,)V por 1ora !mod $ :X )0,)V

CUSTOS DAS DESPESAS INDIRETAS DE 9A8RICAC O 0Cd#'1 &stas despesas podem ser fi0as ou vari2veis . Des(esas '#:as m(o de obra indireta com encargos, aluguel, energia, deprecia%?es ; m2'uinas, veHculos, dispositivos, modelos, etc<, seguros, refei%?es, viagens, manuten%(o de veHculos, etc. Des(esas )ar#;)e#s combustHveis, materiais de manuten%(o, material de consumo, fotocpias, embalagens, etc. /lgumas empresas incluem nas despesas indiretas de fabrica%(o os servi%os au0iliares da produ%(o como Diretoria, :ela%?es ,umanas ;:,<, 7ransporte, Planejamento, Suprimentos, &ngen1aria,

!ontrole de 6ualidade ;!6<, Nerramentaria, Januten%(o, etc, alocando em cada centro de custo as despesas devidas e sua m(o de obra com encargos. 5s custos referentes as despesas indiretas de fabrica%(o dos edifHcios 'ue s(o necess2rias para manuten%(o das m2'uinas dos edifHcios, acessrios, ferramental, dispositivos de curta dura%(o, despesas administrativas da 2rea industrial devidamente rateadas.

Cr#t<r#o de Rate#o vari2vel conforme defini%(o da empresa. &0emplo se 'ueremos ratear o custo da manuten%(o, podemos distribuir proporcionalmente ao numero de m2'uinas dos v2rios setores produtivos ou pelas 1oras trabal1adas de cada setor produtivo ;centro de custo<. Rate#o de es(ao (or alu.uel :ateio$; valor do aluguel / mY da 2rea produtiva< 0 2rea em mY do centro de custo. De(rec#a$o" @ um valor 'ue vocC define levando em conta o obsoletismo, desgaste, inade'ua%(o do processo, sendo 'ue esse valor mensal ser2 apropriado para 'ue depois do pra4o de deprecia%(o, vocC consiga vender a m2'uina usada e consiga comprar uma nova. / deprecia%(o - calculada sobre todos os investimentos fi0os, e deve ser considerada para 'ue seja incluHda na forma%(o do pre%o de vendas. 7emos 'ue obedecer a legisla%(o fiscal vigente conforme abai0o E-u#(a!ento &letrAnico Ja'uinas e &'uipamentos diversos Jveis e 8tensHlios ferramentas Pra,o e! anos 0!eses1 + ; V0< )0 ;)20< )0 ;)20< )0 ;)20< Ta:a *a:4 = a4 a 0 (or !>s1 20 ;),VVZ< )0 ;0,*33< )0;0,*33< )0;0,*33<

&0emplo Jicrocomputador valor atual :X )+00,00 Na0 :X V00,00 7orno !3! . QQQ :X )00.000,00 E-u#(a!ento Valor R? V#da @t#l e! anos De(rec#a$o !ensal = Valor R?
de( rec# a$ o !e nsa l

Jicrocomputador Na0 e Qero0 7orno !3! Total

)+00,00 )200,00 )00.000,00

+ + )0

),VVZ ),VVZ 0,*33

)+00 / V0 $ 2+,00 )200 /V0 $ 20,00 )00.000 / )20 $*33,33 ABACDD

D $ Ki . Kf / Ku 5nde D $ deprecia%(o K $ Kalor inicial de !ompra Ku $ Kida Otil conforme tabela acima. Kf $ Kalor final ; estimaBse )0 a 30T do valor inicial de compra<, no e0emplo acima o microcomputador :X )+00,00 aps + anos, o valor final - 0;4ero<, mas uma ma'uina !3! aps )0 anos, tal)e, ,consigo vendCBla por :X30.000,00

Sendo assim B microcomputador D $ ; )+00,00 . 0</V0 $ :X 2+,00 por mCs 7orno !3! D $ ;)00.00,00 . 30.000</)20 $ :X +*3,33 por mCs 3o e0emplo desse torno !3! - preferHvel vocC optar por um valor mensal de :X *33,33, 'ue significa uma valor final 4ero, do 'ue presumir uma venda posterior desse torno por :X 30.000,00 'ue pode n(o acontecer. ENEREIA EL2TRICA" @ em fun%(o da potCncia dos motores instalados em cada setor produtivo, consideradas tamb-m as 1oras trabal1adas. !ee $ !m 0 !ue 0 [ !ee $ !usto energia el-trica !m $ capacidade do motor em [\ !ue $ custo unit2rio de energia ;:X/ [\1< [ $ fator de utili4a%(o em 1oras

*ATERIAIS AUFILIARES" @ o custo referente a materiais de manuten%(o, material de consumo, ferramental, etc, e pode ser alocadas em B 3a conta do setor re'uisitante, 'ue s(o os gastos obtidos atrav-s de re'uisi%(o, como por e0emplo, rebolos usados somente no setor de retHfica. B :ateio proporcional s(o materiais, e'uipamentos de uso pessoal e de trabal1o geral. &0emplo empil1adeira, empil1adeirista= material de escritrio usado pelo pessoal do setor. 3estes casos deveBse fa4er o rateio proporcional as 1oras trabal1adas de cada centro de custo produtivo. 7roca de um rolamento no torno o custo do rolamento " m(o de obra dos mecPnicos de manuten%(o ser(o lan%adas no centro de custo do torno ;!entro de custo 'ue re'uisitou o servi%o<. CUSTOS DOS SETORES DE APOIO

7amb-m podem ser consideradas despesas indiretas de fabrica%(o ;!dif<, os custos com setores B Diretoria 9ndustrial B :.,. . :ecursos ,umanos, Seguran%a, 7ransporte B Planejamento e controle da produ%(o ; P!P< B Suprimentos B &ngen1aria de processos B &ngen1aria de produto B !ontrole de 'ualidade B Januten%(o e ferramentaria

/s despesas com m(o de obra e materiais destes centros de custos s(o rateadas entre cada centro de custo produtivo em fun%(o das 1oras trabal1adas de cada centro de custo. /ps estas defini%?es podemos calcular o custo das pe%as produ4idas !usto da Produ%(o ;!p<

!p $ !md " !mod " !dif


CUSTO DO PRODUTO E PREO DE VENDAS /ps todas essas coloca%?es vamos calcular o custo de um produto &0emplo Nlange do tubo B desen1o )00D*0 Jaterial a%o ino0 30D 6uantidade D pe%as ;j2 considerado o rendimento 6i< Peso unit2rio 2 ]g ; com sobreBmetal< Pre%o unit2rio :X )0,00 / ]g 5pera%?es torno e fresa 7empo total / pe%a 30 minutos ; tempo de prepara%(o " tempo de fabrica%(o $ 7op<. Custo +ora !;-u#na do setor de us#na.e! " C+! $ :X 30,00 / 1ora ,sendo 2*,00 relativo a m(o de obra direta e 2,00 relativo a despesas indiretas de fabrica%(o !dif. C;lculo do custo do !ater#al d#reto " C!d !md $ pre%o unit2rio 0 peso unit2rio !md $ )0,00 0 2 $ :X 20,00 3este custo tem 'ue ser considerado o sobreBmetal e a perda ;sucata< no processo de usinagem. Custo da !$o de o%ra d#reta" C!od !mod $ !1m 0 7op !mod $ 30,00 0 0,+ 1 ;$30 min.< !mod $ :X )+,00 Sempre temos 'ue levar em conta o rendimento, isto -, se precisamos de 3 pe%as,consideramos os )0T de perda $ 3,3 pe%as, portanto D pe%as. 6i $ 6 " 0,) 0 6i

3 $ 6i ; ) . 0,)< 6i $ 3 / 0,U 6i $ 3,3 !usto 8nit2rio !p $ !md " ;!mod " !dif< !p $ 20,00 " 30,00 !p $ :X +0,00 !usto para D pe%as $ :X 200,00

5 c2lculo do Custo +ora !;-u#na 0C+!1 em fun%(o da m(o de obra direta, somente deve ser considerado o pessoal direto pertencente ao centro de custo produtivo referente a'uela opera%(o ou setor, no caso acima usinagem. /s 1oras trabal1adas do encarregado, lHder, etc, lotados no setor, tem 'ue ser lan%adas como custo das des(esas #nd#retas de 'a%r#ca$o 0 Cd#'1 4

E:e!(lo de 'or!a$o de (reos para um produto comprado, esse valor - 1ipot-tico, por e0emplo uma pe%a comprada por :X +,00 ;ou um livro<. !usto unit2rio :X +,00 Dedu4ir o 9!JS ; imposto de circula%(o de mercadorias< embutido no custo )*T :X +,00 . :X 0,U0 ;9!JS< $ :X D,)0 Jargem bruta DZ T ; parPmetro admissHvel para recupera%(o do valor aplicado<, no nosso caso GH= )alor )ar#;)el e! 'un$o do !ercadoC )alor usual na #ndustr#a" DI a DJ= no
co!<rc#o (or )olta de JI=4

D,)0 D,)0 PK $ ^^^^^^^^^^^^^^ $ ^^^^^^^^^ $ )B ;ICKKAL " ICGH< 0,302 PK $ )3,+*

)3,+*

Despesas vari2veis 22,*)T

sendo 9!JS )* T !ofins 2T !ontrib. Social 0,UVT P9S 0,V+T 9:PJ;#. Presumido< _ ),20T !omiss(o de vendas Q T ; + a )0 T, vari2vel< ^^^^^^^ Total KKCALT ;com comiss(o de vendas $ 0<

5s impostos acima relacionados incidem sobre o faturamento. Suas alH'uotas e incidCncias devem ser pes'uisadas por ocasi(o dos investimentos, j2 'ue s(o passHveis de altera%?es pelas autoridades governamentais _ 5bs 9mposto de renda sobre pessoa JurHdica - calculado pelo crit-rio do lucro presumido. / empresa poder2 optar pelo crit-rio do lucro real 'uando o imposto corresponder2 a )+T do lucro

apurado, al-m da contribui%(o social de * T= neste caso estar2 obrigada a efetuar escritura%(o mercantil por profissionais 1abilitados, elaborar balan%os e apura%(o do resultados mensais. PONTO DE E7UILI8RIO !orresponde a 'uantidade mHnima ;6o< a partir da 'ual , o produto produ4ido e vendido ter2 lucro, e tamb-m ao nHvel de faturamento para 'ue a empresa possa cobrir, e0atamente seus custos , ou seja, atingir um lucro operacional igual a 4ero . /cima do (onto de e-u#lM%r#o, a empresa ter2 LUCRO e abai0o dele, acarretar2 PRENUIOO.

/ frmula para c2lculo do P5375 D& &689#9`:95 Despesa Ni0a PONTO DE E7UILI8RIO $ ^^^^^^^^^^^^ ;margem de contribui%(o< ^^^^^^^^^^^ ;:eceita operacional<

Des(esas '#:as S(o a'uelas 'ue independem do faturamento da empresa ou do volume de vendas. S(o necess2rias, para 'ue a empresa, ten1a uma base mHnima de apoio administrativo, para tornar vi2vel o seu negcio. S(o despesas fi0as B o aluguel do imvel, necess2rio para a instala%(o do empreendimento. B o aluguel de e'uipamentos, n(o incluHdos no investimento inicial,como m2'uina de cpias ;0ero0<, lin1a telefAnica, etc. B o prBlabore dos scios, 'ue n(o deve ser confundido com lucro lH'uido, ou sobra li'uiB da, pois - a remunera%(o pela presta%(o de servi%os dos scios. B o sal2rio do pessoal contratado, acrescido dos encargos sociais, 'ue giram em torno de *0T a )00 T da fol1a de cada funcion2rio. B a deprecia%(o dos mveis, m2'uinas e instala%?es. B /s despesa com 2gua, energia, telefone. B ,onor2rios do contador B Despesas de manuten%(o, materiais de limpe4a e materiais de escritrio. B /s demais despesas mensais. Para ilustrar nosso estudo vamos !ontar +#(otet#ca!ente u!a LIVRARIA, com todos os dados utili4ados acima. Des(esas Eera#s 9#:as" especifica%(o /luguel do imvel PrBlabore /luguel de e'uipamentos Sal2rios e encargos Deprecia%?es agua, lu4, fone Kalor +00,00 )000,00 300,00 3V0,00 D+,00 )V0,00

,onor2rios do contador Januten%(o / mat. limpe4a Jateriais de escritrio 5utras despesas 7otal

)00,00 )00,00 +0,00 *+,00 2Z00,00

CUSTOS E DESPESAS VARI6VEIS Custo de A-u#s#$o de *ercador#as Para se ade'uar o investimento inicial em mercadorias, o empreendedor dever2 fa4er uma pes'uisa, afim de detectar os itens de maior giro no mercado. &ssa pes'uisa poder2 ser efetuada com base na concorrCncia , nas necessidades de mercado e regi(o, e at- mesmo considerando os itens mais ofertados junto >s editoras. Procuramos, para esse estudo, manter um esto'ue inicial mHnimo, afim de n(o elevar em demasia o investimento inicial.

CUSTO DE A7UISI O DE *ERCADORIAS ;e0emplo 1ipot-tico< &specifica%(o Jaterial escolar Jaterial de escritrio/inform2tica /rmarin1os para presente Sub total 9!JS ;cr-dito< 7otal D&SP&S/S D& !5J&:!9/#9b/LM5 !om visto acima s(o despesas de !omerciali4a%(o ou Kari2veis, isto -, a'uelas 'ue variam proporcionalmente ao volume de )endas, ou seja, os impostos e comiss?es de vendas. &0ecutandoBse as JicroB&mpresas, 'ue est(o isentas do 9!JS, do P9S e do 9mposto de :enda Pessoa JurHdica, portanto, sujeitas >s alH'uotas 'ue se seguem )00 T +0 30 20 &0emplo :X )VVU,00 )000,00 VZ0,00 333U,00 V0),02 2Z3Z,U*

!ofins

2T

!ontribui%(o Social

0,UVT

/s demais empresas, est(o sujeitas >s seguintes alH'uotas 9!JS )*T !5N93S 2T !537:. S5!9/# 0,UVT P9S 0,V+T 9:PJ ;#ucro Presumido<_ ),20T !5J9SSM5 D& K&3D/S QT Sobre os impostos acima e _ vale a mesma nota colocada no e0emplo anterior FE:e!(lo de 'or!a$o de (reosP4

PREO DE VENDAS
Para a obten%(o do pre%o de vendas dos produtos, - necess2rio, em primeiro lugar, con1ecer o custo un#t;r#oC as des(esas de co!erc#al#,a$oC e a porcentagem de !ar.e! %ruta dese/ada4 3(o se deve es'uecer, 'ue e0iste, para 'ual'uer 'ue seja o ramo escol1ido, o fator limitante de pre%os, 'ue - a concorrCncia. Se o nosso pre%o estiver maior 'ue o da concorrCncia, com certe4a dei0aremos de vender. 5 pre%o de venda dos produtos, pode ser obtido, atrav-s da frmula !8S75 8397a:95 ;dedu4ido 9!JS< P:&L5 D& K&3D/S $ ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^ )B ;T Despesas Kari2veis " T Jargem bruta desejada< / !ar.e! %ruta, incluHda na frmula, envolve o lucro lH'uido e a cobertura das despesas fi0as, 'ue foram agrupadas, devido >s dificuldades de nature4a pr2tica, de se ratear estas Oltimas, para cada produto. &ssa Jargem bruta tamb-m e con1ecida como *ar.e! de contr#%u#$o4 Para efeito de controle de gastos com despesas fi0as, podeBse apurar a representatividade das despesas fi0as em rela%(o ao faturamento bruto, ou seja, F'uantoG do faturamento est2 sendo consumido pelas despesas fi0as, dividindoBse o total das despesas fi0as pelo faturamento. Rece#ta o(erac#onal compreende o valor bruto das vendas no perHodo. Para o e0emplo, estamos considerando a venda dos produtos ad'uiridos, de acordo com o 'uadro 9K, p2g...., por ser inicio das atividades. !om a Solidifica%(o do negcioe a defini%(o da clientela, ser2 possHvel dimensionar 'uais itens ser(o os mais procurados no estabelecimento, e conse'Rentemente, a'ueles itens 'ue se deve priori4ar. &specifica%(o #ivros diversos :evistas Jornais 7otal T VU,+ 20T Z,+ &0emplo Kalor )0.D+Z,00 303+,00 ))3*,00 LJ4LHBCII

Lucro l#-u#do Ninalmente vocC esta em condi%?es de saber o nHvel do lucro do seu empreendimento. &sta - uma informa%(o de grande importPncia para 'ual'uer empres2rio, pois, da efetiva e0istCncia de lucros, depende a continuidade do negcio.

Para vocC apurar o lucro li'uido, s(o necess2rios seguintes passos e informa%?es , 'ue ser(o apresentadas num 'uadro denominado Demonstra%(o dos :esultados. Passo a reunir as informa%?es do faturamento ou receita operacional e dos custos j2 determinados anteriormente= Passo % calcular os custos de comerciali4a%(o, lembrando 'ue, neste e0emplo, eles foram projetados como 22,*)T do faturamento= Passo c calcular o lucro operacional, 'ual - a diferen%a entre a receita operacional e o custo total. 5 custo total, neste caso, - formado pelo custo de a'uisi%(o, mais despesas acessrias incluHdas no pre%o de custo. !omo e0emplo, se para transportar as mercadorias for cobrado frete, este deve ser incluHdo no custo unit2rio.

De!onstra$o dos Resultados 9tem ) 2 3 D + V Z * especifica%(o :eceita operacional !usto das mercadorias Despesas comerciais Despesas fi0as !ustos totais ;2"3"D< #ucro li'uido ;)B+< Jargem de contribui%(o ;)B ;2"3<<c Ponto de e'uilHbrio ;D/;Z/)<< Kalor )+)ZV,00 V3UV,00 3DV),V+ 3ZUD,00 )3V+),V+ )+2D,3+ +3)*,3+ )0*2Z,V3 e0emplo T )00 D2,D+ 22,*) 2+,00 *U,UV )0,0D 3+,0D Z),3+

5bserveBse 'ue, pelo 'uadro acima Demonstra%(o dos :esultados, a lucrat#)#dade da e!(resa atingiu )0,0DT ;item <.&sse resultado foi obtido dividindoBse o lucro li'uido pela receita operacional. /l-m disso, calculouBse tamb-m a !ar.e! de contr#%u#$o, 'ue - a diferen%a entre a receita operacional e os custos vari2veis ;item Z<. !on1ecendoBse a margem de contribui%(o, - possHvel calcular o (onto de e-u#lM%r#o, parPmetro muito importante para o empres2rio. /trav-s dele, podeBse projetar, antecipadamente, se o volume de vendas a ser atingido, est2 dentro do aceit2vel para inicio do empreendimento. In)est#!ento #n#c#al" 5 investimento inicial, - formado pelo investimento fi0o inicial ;balc?es, prateleiras e demais mveis e utensHlios<, j2 colocados no acima, acrescido do investimento necess2rio para forma%(o do capital de giro dos primeiros meses de atividade. 5 capital de giro - composto pelo esto'ue inicial de mercadorias, pela necessidade de manuten%(o das despesas fi0as, e de outras despesas, tais como o registro da empresa na Junta !omercial, Prefeitura, etc. e mais uma reserva para gastos imprevistos. aB o esto'ue inicial de mercadorias foi estimado nas vendas do primeiro mCs= bB as despesas de abertura e registro da empresa, foram estimados em rX )000,00 cB a reserva para gastos imprevistos corresponde a +T do total do investimento em capital de giro ;valor estimado<. dB Para este e0emplo, n(o foi considerado a necessidade de contrata%(o de pessoal para 2rea de vendas, 'ue pelo porte da empresa, seria desempen1ado apenas pelo empreendedor. De!onstra$o do #n)est#!ento #n#c#al"

item ) 2.) 2.2 2.3 2.D 3 D +

especifica%(o 9nvestimento fi0o !apital de giro &sto'ue inicial Despesas fi0as 5utras despesas Sub total ;) " 2< 9mprevistos ;+T do item 2.)< 7otal 3 " D

valores +U+0,00 )2+UD,00 Z*00,00 3ZUD,00 )000,00 )*+DD,00 V30,00 LQLHGCII

Deste modo, o investimento inicial para a constitui%(o de uma #ivraria, neste e0emplo, 1ipot-tico, atingiria rX )U.)ZD,00, sendo rX +.U+0,00 de investimento inicial e os restantes rX )3.22D,00 para capital de giro e imprevistos. Re!unera$o do Ca(#tal" 7a0a de retorno do investimento 5 resultado de 'ual'uer empreendimento est2 relacionado ao capital aplicado, e pode ser calculado pela rela%(o abai0o #ucro lH'uido :! $ BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB !apital investido :X ).+2D,3+ 3o nosso e0emplo :!$ BBBBBBBBBBBBBBB $ Z,U+T :X )U.)ZD,00 5 resultado deve ser comparado com a ta0a real de juros de ativos financeiros, como !aderneta de Poupan%a, !D` entre outros. Se a empresa for instalada em regi?es onde n(o 12 forte sa4onalidade, como praias, montan1as, etc., a rentabilidade deve ser calculada com base na estimativa de lucros anuais. Pra,o de retorno de #n)est#!ento 7amb-m se fa4 necess2rio, saber em 'uanto tempo ser2 recuperado o capital inicial investido no empreendimento. Para isto, devemos dividir o valor inicialmente investido, pelo lucro li'uido mensal apurado. )U)ZD,00 Pr ret $ BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB $ )2,V meses )+2D,3+ 5s dados acima mostra 'ue antes de iniciar um empreendimento temos 'ue B /nalisar se o retorno do investimento compensa, comparando com os Hndices econAmicos divulgados, como !aderneta de Poupan%a e o tempo 'ue demora para o retorno desse investimento, dividindo o #ucro li'uido pelo !apital investido. B Kerificar se a atividade e0ige um con1ecimento t-cnico especHfico. B Pes'uisa de mercado para verificar a potencialidade da regi(o. 5 e0emplo da #ivraria utili4ou o crit-rio de custo direto, mas e0iste tamb-m o !usto por absor%(o, ou seja para a forma%(o de pre%o, rateiamBse as despesas fi0as.

7odos os c2lculos utili4ados nessa apostila s(o de pagamentos a vista, se for a pra4o, convertCBlos para a vista.

`ibliografia duia pr2tico !omo montar uma #ivraria . S&`:/& , 2a.ed.)UU+ !ustos . S&`:/& . na pe'uena 9ndustria e !om-rcio. !ustos 9ndustriais . apostila do Prof. :ui /ntonio `ismara domes, )U*U Planil1a de custos diretos e indiretos da Nabrica de /%o Paulista .)UU0

Anda mungkin juga menyukai