Anda di halaman 1dari 16

Laboratrio de Gesto I

Prof. Dr. REN BIROCHI Administrao de Empresas Fase 5 2 Sem. 2013

Atividade em Classe
Junte-se aos colegas prximos (4 por grupo). Anote suas respostas numa folha para entregar (valendo nota). 15 minutos para a discusso + 15 mins. de discusso em sala Responda as seguintes questes:

Perguntas
1. O que caracteriza o conhecimento cientfico em relao outras formas de conhecimento? Qual a diferena entre uma pesquisa/investigao (p.e., a pesquisa de opinio sobre um determinado produto) e uma pesquisa/investigao cientfica? O que caracteriza a pesquisa cientfica em Administrao? O que a constitui como um campo de investigao? Qual a relao entre a teoria e a prtica na pesquisa cientfica em Administrao?

2.

3.

4.

O Mtodo Cientfico
1. O que caracteriza o conhecimento cientfico em relao a outras formas de conhecimento? O Mtodo Cientfico A Falseabilidade e Transitoriedade do Conhecimento

O Mtodo Cientfico

A Pesquisa Cientfica
2. Qual a diferena entre uma pesquisa/investigao (p.e., a pesquisa de opinio sobre um determinado produto) e uma pesquisa/investigio cientfica? Os dados so coletados de forma sistemtica. Os dados so interpretados de forma sistemtica. Os dados so investigados atravs de relaes lgicas, ao invs de basearse em mera crena (senso comum). Existe um propsito (objetivo) muito claro: a) encontrar algo (uma resposta) com clareza, para descrever/explicar/explorar/criticar/analisar um determinado conhecimento. b) responder a uma (ou vrias) indagaes/perguntas.

A Pesquisa Cientfica em ADM


3. O que caracteriza a pesquisa cientfica em Administrao? O que a constitui como um campo distinto de investigao? Carter Transdiciplinar = A maneira pela qual os gestores (e pesquisadores) constituem o seu conhecimento a partir do conhecimento desenvolvido por outras disciplinas (sociologia, psicologia, engenharia, etc.). O conhecimento em administrao no uma mera soma das partes de outros conhecimentos. Da perspectiva do projeto cientfico o objetivo principal da pesquisa em ADM desenvolver um conhecimento vlido para apoiar a resoluo de problemas organizacionais no campo emprico. Esse apoio/suporte pode ser direto, instrumental ou indireto lanando luzes sobre o tipo de problema tratado.

A Pesquisa Cientfica em ADM


4. Qual a relao entre a teoria e a prtica na pesquisa cientfica em Administrao? Interao rica e multidisciplinar entre a teoria e a prtica, que mutuamente se beneficiam de seus avanos (Ex: Sociologia da Cincia - Gibbons, Modo 1 e Modo 2 do conhecimento cientfico). Modo 3 de produo do conhecimento (Huff & Huff) concentra-se em dar nfase nos aspectos da condio humana (no estgio atual de desenvolvimento, assim como no seu vir a ser), cujo propsito assegurar a sobrevivncia e promover o bem comum em vrios nveis de agregao social.

A Pesquisa Cientfica em ADM


4. Qual a relao entre a teoria e a prtica na pesquisa cientfica em Administrao?

Alm de pesquisas que satisfaam a curiosidade intelectual para seu prprio interesse, os resultados das pesquisas de ADM tambm devem conter implicaes prticas, e essas descobertas podem ter conseqncias sociais muito mais amplas e complexas do que, talvez, quelas previstas pelo Modo 2.

A Pesquisa Cientfica em ADM

A Pesquisa Cientfica em ADM

O Losango Filosfico

Fonte: Rene Bedard

O Losango Filosfico

Fonte: Rene Bedard

A Pesquisa Cientfica em ADM

A Cebola de Saunders

Fonte: Mark Saunders, Philip Lewis and Adrian Thornhill 2006

Etapas do Mtodo Cientfico

http://www.youtube.com/watch?v=YGrA4kwu QSc

Anda mungkin juga menyukai