Anda di halaman 1dari 11

Escola Secundria do Monte de Caparica 9 ano Actividade Experimental Reaces qumicas de metais e de no-metais

Questes pr-laboratoriais
1. A reaco do sdio com a gua pode ser esquematizada atravs da seguinte equao qumica: sdio (s) + gua (l) hidrxido de sdio (aq) + hidrognio (g) 1.1. Identifica quais so os reagentes e os produtos da reaco.

Os reagente da reaco so: sdio e gua. Os produtos da reaco so hidrxido de sdio e hidrognio. 1.2. Escreve a equao qumica anterior, utilizando simbologia qumica. 2Na (s) + 2H2O (l) 2NaOH (aq) + H2 (g) 2. Tem em ateno as seguintes equaes qumicas, incompletas: A. B. C. D. 2.1. cobre (s) + oxignio (g) xido de cobre (s) carbono (s) + oxignio (g) xido de carbono (g) cloreto de cobre (s) cloro (g) + cobre (s) potssio (s) + gua (l) hidrxido de potssio (aq) + hidrognio (g) Completa as reaces qumicas.

2.2. Das equaes qumicas anteriores qual ou quais dizem respeito a reaces de combusto? A e B.

Actividade Experimental Objectivo


Verificar qual o comportamento qumico da soluo resultante da reaco dos metais ltio, sdio, potssio e magnsio com a gua. Verificar o comportamento qumico do enxofre quando se pretende fazer a reaco deste com a gua. Descrever a reaco qumica do sdio, magnsio e enxofre com o oxignio. Verificar o comportamento qumico do produto da reaco entre xidos dos metais e os xidos dos no-metais com a gua.

Procedimento
1. Reaco qumica do ltio (Li) com a gua (H2O) 1.1. Faz alguns furos num bocado de folha de alumnio. Embrulha um pouco de ltio na folha de alumnio e, utilizando uma pina, coloca-o dentro de um tubo de ensaio cheio de gua mergulhado parcialmente numa tina com gua, como mostra a figura. O que observas?

Aplicao de furos folha de alumnio.

Introduo do ltio na folha de alumnio. A folha deve ser dobrada, mas o ltio no deve ficar muito aprisionado.

Introduo do tubo contendo a folha de alumnio preparada previamente e observao da libertao de gs.

1.2. Aproxima de uma chama o tubo cheio de gs. O que observas?

Ouve-se um pequeno barulho, resultado da reaco entre o hidrognio e o oxignio.

1.3. Coloca um pouco da soluo resultante em dois tubos de ensaio e determina o carcter qumico da soluo utilizando dois indicadores diferentes.

Utilizando fenolftalena e azul de tornesol, verifica-se que a soluo resultante bsica.

2. Reaco do sdio (Na) com a gua (H2O) 2.1. Corta um pedao de sdio e coloca-o em cima do papel de filtro. Coloca esse pedao de papel em cima da gua contida numa tina. O que observas? O papel incendeia-se. 2.2. Verifica o carcter qumico da soluo resultante. Carcter qumico bsico.

3. Reaco do potssio (K) com a gua (H2O) 3.1. Parte um pouco de potssio e coloca-o dentro de uma tina com gua. O que observas? O potssio reage violentamente com a gua. 3.2. Porque se pode afirmar que houve reaco qumica? Porque h libertao de gs.

4. Reaco do magnsio (Mg) com a gua (H2O) 4.1. Corta um pedao de magnsio e raspa-o de modo a tirar o xido que o cobre. Verifica se um metal condutor. Coloca-o dentro de um tubo de ensaio com gua. O que observas?

Pedao de magnsio sem o xido e verificao da passagem de corrente.

Verifica-se que o magnsio no reage com a gua.

4.2. Procede ao aquecimento do tubo com o magnsio. O que observas?

Verifica-se que ao aquecer o tubo, o magnsio reage com a gua.

4.3. Escreve a equao qumica da reaco. Mg (s) + H2O (l) H2 (g) + Mg(OH)2 (aq) 4.4. Verifica qual o carcter qumico da soluo resultante.

O carcter qumico da soluo resultante bsico.

5. Reaco do sdio (Na) com o oxignio (O2) 5.1. Coloca numa colher de combusto um pouco de sdio e leva-o a uma chama at que o metal comece a aquecer. Logo que se inicie a combusto, introduz a colher dentro do frasco com oxignio, tapa o frasco e aguarda que termine a combusto. Descreve o que observas. Verifica o carcter qumico da soluo. Verifica-se a formao de fumos brancos e formao do respectivo xido. 5.2. Escreve a equao qumica da reaco qumica que se d entre o sdio e o oxignio. 4Na (s) + O2 (g) 2Na2O (s) 5.3. Escreve a equao qumica da reaco qumica que se d entre o xido formado e a gua. 2Na2O(s) + 2H2O (l) 4NaOH (aq) 6. Reaco do magnsio (Mg) com o oxignio (O2) 6.1. Coloca numa colher de combusto um pouco de magnsio e leva-o a uma chama. Logo que se inicie a combusto, introduz a colher dentro do frasco com oxignio (que contm um pouco de gua no fundo), tapa o frasco e aguarda que termine a combusto. Descreve o que observas. Verifica o carcter qumico da soluo. O magnsio reage com o oxignio dando a origem a fumos brancos de xido de magnsio. Este ao reagir com a gua, origina uma substncia com carcter qumico bsico, o hidrxido de magnsio.

7. Reaco do enxofre (S) com a gua (H2O) 7.1. Coloca um bocado de enxofre em gua. O que observas? No reage.

8. Reaco do enxofre (S) com o oxignio (O2) 8.1. Aquece numa chama um pedao de enxofre colocado numa colher de combusto. Quando o enxofre iniciar a combusto, introduz a colher no frasco de oxignio (que contm um pouco de gua no fundo), tapando de seguida o frasco. Descreve o que observas.
Verifica-se a combusto do enxofre.

Aps terminar a combusto verifica-se a formao de fumos.

8.2. Agita vigorosamente o frasco com a gua. Verifica e regista qual o carcter qumico da soluo adicionando-lhe umas gotas de tornesol.

A soluo tem carcter qumico cido.

8.3. Escreve a equao qumica da reaco qumica que se d entre o enxofre e o oxignio. 2S (s) + 3O2 (g) 2SO3 (s) 8.4. Escreve a equao qumica da reaco qumica que se d entre o xido formado e a gua. 2SO3 (s) + 2H2O (l) 2H2SO4 (aq)

Questes ps-laboratoriais
1. Completa os quadros que se seguem, referentes s reaces dos vrios metais e no-metais com a gua e com o oxignio.

Elemento

Equao qumica da reaco com H2O

Cor do indicador fenolftalena tornesol

Carcter qumico Bsico Bsico Bsico Bsico

pH

Potssio Ltio Sdio Magnsio

2K (s) + 2H2O (l) 2KOH (aq) + H2 (g) 2Li (s) + 2H2O (l) 2LiOH (aq) + H2 (g) 2Na (s) + 2H2O (l) 2NaOH (aq) + H2 (g) Mg (s) + 2H2O (l) Mg(OH)2 (aq) + H2 (g)

Rosa Rosa Rosa Rosa

Incolor Incolor Incolor Incolor

>7 >7 >7 >7

Elemento

Equao qumica da reaco com oxignio 4Na (s) + O2 (g) 2Na2O (s) 2S (s) + 3O2 (g) 2SO3 (s) 2Mg (s) + O2 (g) 2MgO (s)

Cor do indicador fenolftalena tornesol Incolor Carmim Incolor

Carcter qumico Bsico cido Bsico

pH

Sdio Enxofre Magnsio

Rosa Incolor Rosa

>7 <7 >7

Anda mungkin juga menyukai