Anda di halaman 1dari 3

AS 10 ESTRATGIAS DE MANIPULAO PELA MDIA - CHOMSKY

O lingista estadunidense Noam Chomsky elaborou a lista das 10 estratgias de manipulao atravs da mdia:

1- A ESTRATGIA DA DISTRAO.

O elemento primordial do controle social a estratgia da distrao que consiste em desviar a ateno do pblico dos problemas importantes e das mudanas decididas pelas elites polticas e econmicas, mediante a tcnica do dilvio ou inundaes de contnuas distraes e de informaes insignificantes. A estratgia da distrao igualmente indispensvel para impedir ao pblico de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na rea da ci ncia, da economia, da psicolo gia, da neurobiologia e da ciberntica. Manter a ateno do pblico distrada, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importncia real. Manter o pblico ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta granja como os outros animais (citao do texto 'Armas silenciosas para guerras tranqilas').

2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUES.

Este mtodo tambm chamado problema -reao-soluo. Cria-se um problema, uma situao prevista para causar certa reao no pblico, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violncia urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o pblico seja o mandante de lei s de segurana e polticas em prejuzo da liberdade. Ou tambm: criar uma crise econmica para fazer aceitar como um mal necessrio o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos servios pblicos.

3- A ESTRATGIA DA GRADAO.

Para fazer com que se aceite uma medida inaceitvel, basta aplic-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. dessa maneira que condies socioeconmicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as dcadas de 1980 e 1990:

Estado mnimo, privatizaes, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salrios que j no asseguram ingressos decentes, tantas mudanas que haveriam provocado uma revoluo se tivessem sido aplicadas de uma s vez.

4- A ESTRATGIA DO DEFERIDO.

Outra maneira de se fazer aceitar uma deciso impopular a de apresent-la como sendo dolorosa e necessria, obtendo a aceitao pblica, no momento, para uma aplicao futura. mais fcil aceitar um sacrifcio futuro do que um sacrifcio imediato. Primeiro, porque o esforo no empregado imediatamente. Em seguida, porque o pblico, a massa, tem sempre a tendncia a esperar ingenuamente que tudo ir melhorar amanh e que o sacrifcio exigido poder ser evitado. Isto d mais tempo ao pblico para acostumar-se com a idia de mudana e de aceit-la com resignao quando chegue o momento.

5- DIRIGIR-S E AO PBLICO COMO CRIANAS DE BAIXA I DADE.

A maioria da publicidade dirigida ao grande pblico utiliza discurso, argumentos, personagens e entonao particularmente infantis, muitas vezes prximos debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por qu?

Se voc se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, ento, em razo da sugestionabilidade, ela tender, com certa probabilidade, a uma resposta ou reao tambm desprovida de um sentido crtico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver Armas silenciosas para guerras tranqilas).

6- UTILIZAR O ASPECTO EMOCIO NAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXO.

Fazer uso do aspecto emocional uma tcnica clssica para causar um curto circuito na anlise racional, e por fim ao sentido critico dos indivduos. Alm do mais, a utilizao do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idias, desejos, medos e temores, compulses, ou induzir comportamentos

7- MANTER O PBLICO NA IGNORNCIA E NA MEDIOCRIDADE.

Fazer com que o pblico seja incapaz de compreender as tecnologias e os mtodos utilizados para seu controle e sua escravido. A qualidade da educao dada as classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medocre possvel, de forma que a distncia da ignorncia que paira entre as classes inferiores s classes sociais superiores seja e permanea impossveis para o alcance das classes inferiores (ver Armas silenciosas para guerras tranqilas).

8- ESTIMULAR O PBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE.

Promover ao pblico a achar que moda o fato de ser estpido, vulgar e inculto

9- REFORAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE.

Fazer o indivduo acreditar que somente ele o culpado pela sua prpria desgraa, por causa da insuficincia de sua inteligncia, de suas capacidades, ou de seus esforos. Assim, ao invs de rebelar-se contra o sistema, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos a inibio da sua ao. E, sem ao, no h revoluo!

10- CONHECER MELHOR OS INDIVDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM.

No transcorrer dos ltimos 50 anos, os avanos acelerados da cincia tm gerado crescente bre cha entre os conhecimentos do pblico e aquelas possudas e utilizadas pelas elites dominantes. Graas biologia, neurobiologia e psicologia aplicada, o sistema tem desfrutado de um conhecimento avanado do ser humano, tanto de forma fsica como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivduos do que os indivduos a si mesmos.

Anda mungkin juga menyukai