Anda di halaman 1dari 14

AS APROPRIAES DA IMAGEM E DO DISCURSO DE JOS MART PELA REVOLUO CUBANA (1953-1961).

Iago Montalvo Oliveira Campos iagocampos.hist@gmail.com Universidade Federal de Gois Graduando

RESUMO Ao longo dos sculos XIX e XX, alguns expoentes do pensamento ibero-americano foram precursores de algumas ideias, de cunho americanista, bastante influentes nos diversos processos identitrios em vrios pases da regio. Tais ideias americanistas, presentes nas obras e discursos dessa intelectualidade, foram frequentemente evocadas por certos grupos e governos, enquanto elementos de orientao e legitimao de determinados interesses e processos polticos. Nesse sentido pretendemos analisar em nosso trabalho como a imagem e as ideias do poeta e intelectual cubano Jos Mart foram apropriadas pela Revoluo Cubana, especialmente pelos discursos de seu principal lder, Fidel Castro (1926-). Palavras chave: Cuba Jos Mart Ideias.

ABSTRACT Over the XIX and XX centuries, some exponents of Latin American thought were precursors of some ideas, imprint americanist, very influential in the various identity processes in several countries in the region. Such Americanist ideas, present in the works and speeches that intellectuals were often evoked by certain groups and governments, as part of orientation and legitimation of certain interests and political processes. Accordingly we intend to analyze in our work as the image and ideas of the Cuban intellectual and poet Jos Mart were appropriated by the Cuban Revolution, especially the speeches of its main leader, Fidel Castro (1926 -). Keywords: Cuba - Jos Mart - Ideas.
E em que ptria pode o homem ter mais orgulho do que em nossas rep blicas dolorosas da Amrica, levantadas entre as massas mudas de ndios, ao rumor da luta do livro contra o crio, sobre os braos ensanguentados de uma centena de apstolos? Jos Mart

INTRODUO Ao longo dos sculos XIX e XX, alguns expoentes do pensamento iberoamericano foram precursores de algumas ideias, de cunho americanista, bastante influentes nos diversos processos identitrios em vrios pases da regio. Tais ideias americanistas, presentes nas obras e discursos dessa intelectualidade, foram frequentemente evocadas por certos grupos e governos, enquanto elementos de orientao e legitimao de determinados interesses e processos polticos. Nesse sentido, o estudo das ideias e identidades na Amrica Latina incorpora tambm a investigao dos inmeros processos de apropriaes e usos das imagens e das obras desses intelectuais latino-americanos, independente por parte de quem, de que poca e com que finalidade. Ainda em fase inicial, esse trabalho surge na tentativa de reforar essas ideias e compreender de que forma esse processo se deu durante a Revoluo Cubana, que constantemente evoca a imagem de Jos Mart para legitimar o seu projeto revolucionrio. Esse artigo uma proposta para uma pesquisa, isto , se desenvolve atravs de sugestes para uma investigao, mas que ainda no fruto de anlises documentais e historiogrficas. Essa proposta decorrente de um projeto de pesquisa proposto e orientado pelo Professor Dr. Eugnio Rezende de Carvalho, que oferece bolsas de iniciao cientfica atravs da CNPq e se intitula de Ideias e identidades na Amrica Latina e Caribe: anlise crtico-comparativa dos discursos identitrios da intelectualidade latino-americana e caribenha (scs. XIX e XX). Desde meados do sculo XIX possvel perceber, na ilha cubana ainda colonizada, a formao de um povo, que passa a ser exemplo de luta pela sua independncia, pela sua emancipao e na resistncia contra foras imperialistas externas, mesmo sendo um dos ltimos domnios espanhis a se tornar independente na Amrica Latina. Desde ento assistimos formao de um pas e de uma identidade carregadas de lutas pela emancipao do povo Cubano, que vai desde as primeiras intenes da Independncia da colnia da ilha cubana, que finalizado em 1895, perpassando pela formao dos movimentos populares nas resistncias aos governos ditatoriais e ao imperialismo ianque, at a Revoluo Cubana em 1959 e a instalao do regime castrista. natural que na construo da identidade de um povo surjam lideranas emblemticas. Nos movimentos de luta pela independncia cubana da segunda metade do sculo XIX, destaca-se a figura de um personagem que ter um papel determinante, no s nesse processo, mas em todo o imaginrio cubano cujas ideias e imagem sero aspectos muito ressaltados no processo da Revoluo.

Propomos ento, buscar as formas com que os revolucionrios cubanos, principalmente atravs de seu lder Fidel Castro (1926-), se apropriaram da imagem e das ideias de Jos Mart, como destaca Manuel Navarro Luna (1894-1966) militante do Partido Comunista e participante da revoluo cubana, em um de seus artigos para a revista cubana Bohemia:
No creemos que para nadie sea difcil, en Cuba ni en ninguna parte, encontrar la presencia de Jos Mart en el pensamiento y en la accin de Fidel Castro. La leal-tad absoluta y acrrima del gran lder de la Revolucin a la doctrina del Apstol se puede encontrar fcilmente con solo disponernos a recorrer, con el detenimiento necesario, no solamente el curso del pensamiento fidelista desde los das del Cuartel Moncada hasta la fecha, sino que, tambin, el proceso de todas sus actividades polticas y revolucionrias. (LUNA, 1963)

Dessa forma vale destacar que so atribudos sentidos figura histrica de Jos Mart de acordo com os objetivos da Revoluo Cubana, partindo do pressuposto de que a apropriao de pensamentos e figuras histricas na disputa dos espaos de poder tem seu sentido determinado pelos objetivos de cada movimento em questo. Nesse caso Jos Mart pode ter sido utilizado tanto por sua extensa produo acerca da nacionalidade e da libertao cubana, especialmente no que se refere ao enfrentamento aos Estados Unidos e Europa, j que o prprio Mart formula seu projeto utpico de uma Amrica unida, em confronto com o que ele j identifica como Tigres Externos representados pelo imperialismo dos centros hegemnicos (CARVALHO, 2001, p. 25-27), quanto por sua insero no imaginrio da populao e a representao de sua imagem, como forma de mobilizar as massas. Portanto as ideias martianas, principalmente no sentido nacionalista e antiimperialista, foram assimiladas como projeto de revoluo atravs do fortalecimento da nao por parte dos revolucionrios (FERNANDES, 2011) Por outro lado, necessrio submeter essa anlise a outro ponto de vista, j que tratamos aqui claramente de um processo de disputa de poder, de um movimento poltico revolucionrio que luta e conquista o poder, utilizando-se de certas representaes e imagens fundamentais para a legitimao de seu projeto poltico. Ressalte-se que as apropriaes da imagem e das ideias de Mart no se deram apenas por parte dos revolucionrios cubanos, mas tambm por parcelas da oposio Revoluo Cubana e ao regime castrista particularmente aqueles cubanos que emigraram massivamente para Miami na dcada de 1960. Nesse sentido, houve mesmo uma disputa poltica e ideolgica em torno das representaes da figura de Jos Mart, segundo os diferentes e at opostos interesses e posicionamentos em relao natureza e aos rumos do movimento revolucionrio cubano.

Esse estudo, embora privilegie o perodo histrico que compreende os momentos mais marcantes e mais prximos da tomada do poder pelos lderes da Revoluo Cubana (1953-1961), abarcar tambm, secundaria e previamente, os antecedentes histricos do movimento independentista cubano, desde a primeira e fracassada guerra de independncia no sculo XIX (1868-1878), passando pela segunda metade desse sculo perodo em viveu Mart , bem como pelo desfecho do processo independentista, marcado pela guerra hispanoamericana iniciada em 1895 e pela interveno e domnio dos Estados Unidos sobre a ilha nas dcadas seguintes. Aps a anlise desses antecedentes histricos do movimento independentista cubano, analisaremos a Revoluo Cubana em si, desde as primeiras movimentaes dos revolucionrios cubanos, em especial o assalto ao Quartel Moncada em 1953, at a derrubada do regime de Fulgncio Batista e a tomada do poder pelos revolucionrios, liderados por Fidel Castro, em 1959. Esses dois perodos esto intrinsecamente ligados, no s pela imagem de Mart, mas tambm pela continuidade da resistncia cubana, como destaca Emir Sader:
[...] a revoluo cubana de 1959 foi a continuidade das frustradas lutas de independncia sofridas na segunda metade do sculo passado e pode ser caracterizada efetivamente como uma revoluo, no pelo fato de ter tomado o poder, mas por ter desenvolvido um processo de transformaes, radicais das estruturas econmicas, sociais, polticas e ideolgicas[...] (SADER, 1992)

A data posterior de 1961 se reveste de importncia por ser o momento em que declarado o carter socialista da Revoluo. Em todos esses processos, evidentemente, como argumento de legitimao poltica, sero evocadas as ideias e a imagem de Jos Mart como o principal mentor intelectual do processo revolucionrio cubano tal como Fidel assim declarou. Finalmente, a proposta corrente em nossa pesquisa a de buscar, atravs, principalmente, do estudo dos textos e feitos de Mart e dos discursos proferidos, cartas e demais textos dos principais lderes da Revoluo Cubana, de que forma se deram as apropriaes dessa figura na construo de um projeto socialista prezando pela soberania de Cuba, construdo com bases no Homem natural latino-americano, em solidariedade com os demais pases da Amrica Latina e em confronto aos Estados Unidos, se defendendo e denunciando a poltica expansionista e imperialista do gigante do norte. NOSSA AMRICA Jos Julian Mart y Perz(1853-1895), conhecido somente por Jos Mart, nascido em Havana e filho de espanhis. Ainda jovem desenvolveu um intenso sentimento nacionalista e anti-

colonialista, por isso dedicou sua vida luta pela libertao de Cuba da dominao espanhola e da pretenso imperialista estadunidense. Alm disso, seus textos eram escritos com uma imensa capacidade semntica e um lirismo impressionante, escrevia com orgulho e emoo sobre a libertao americana e por isso foi tambm um grande poeta e escritor. Foi exilado diversas vezes, estudou Direito, Letras e Filosofia na Espanha, passou por vrios pases da Amrica Latina onde desenvolveu um projeto idealista de uma Amrica unida e emancipada em confronto com os Estados Unidos e outros pases imperialistas. Mart no fora um socialista, nem mesmo um reformista ou moderado, apresentando o seu contato e crtica em alguns de seus textos s teses socialistas, principalmente com o seu exlio na Europa, e at mesmo sua admirao por Karl Marx1, at mesmo pelo contexto histrico e posicionamento geogrfico em que se encontrava. As teorias da esquerda europeia ainda no haviam se inserido na Amrica Latina. Mas fora um homem que construiu um projeto para os povos hispano-americanos baseado na formao identitria desse povo, por sua aproximao geogrfica, cultural e at mesmo de trajeto histrico. Nesse sentido lutava para realizar aquilo de mais radical que o seu contexto lhe permitia. Ao recuperar a importncia da imagem, das ideias e da atuao do poeta cubano Jos Mart, no s na independncia da ilha cubana, mas em todo o seu vasto projeto identitrio para Cuba e para a Amrica Latina imprescindvel o entendimento do principal conceito que ir subsidiar o seu projeto utpico. O termo nossa Amrica, que muitas vezes pode ser, equivocadamente, confundido como sinnimo de Amrica Latina, ou de Amrica Hispnica, foi forjado por Mart na tentativa de criar uma unidade entre os pases da Amrica do Sul e central que foram colonizados pelos espanhis, que no fosse pautado simplesmente na localizao geogrfica ou em aspectos tnicos, econmicos, polticos e lingusticos em comum, mas que pudesse abarcar um plano histrico e cultural, que fornecesse condies para a construo de uma nova civilizao a partir desses processos em comum. Como afirma Rezende (2001, p. 57):

Na tica martiana, o que caracterizava e definia a Nossa Amrica seria, assim, a sua unidade de valores, propsitos e interesses, construda ao longo de sua histria comum. Desse modo, o conceito Nossa Amrica acaba por abranger um alcance bem mais amplo que aquelas interpretaes dadas ao conceito de Amrica Latina.

Mart escreveu para o peridico La Nacion em Buenos Aires de 13 a 16 de maio de 1883 uma carta intitulada Karl Marx morreu, onde expe sua admirao por esse filsofo e faz algumas crticas teoria socialista.

Em suas formulaes sobre histria e formao da Amrica espanhola, e ainda ligado ao seu projeto utpico, Mart desenvolve um outro conceito importante, o do homem natural. Essa definio parte de uma busca no processo histrico de formao identitria do povo americano um fundamento, no que diz respeito ao indivduo, para a consolidao da Nossa Amrica. O homem natural martiano seria fruto do processo de mestiagem americana, mas que no se encerra sob aspectos tnicos e busca chegar a um fenmeno novo na histria da humanidade, o que para Mart formaria um novo sujeito, que pode vivenciar a pluralidade cultural e o processo histrico da formao da Amrica. Esse homem natural, seria fundamental para recuperar a alma prpria do continente americano e que ao mesmo tempo realizasse o projeto de uma nao multirracial, harmnica e mestia: Tal seria o gnio e a grande misso histrica desse homem natural: colocar sua ptria no mundo das grandes naes, mas sem perder o rosto (REZENDE, 2001, p. 91). No sentido mais amplo Mart tambm desenvolve conceitos para problematizar as questes internas e externas que eram para ele obstculos na construo de uma nova nao americana. Em sua crtica aos problemas do prprio povo americano, aquilo que ele ir chamar de tigres internos, Mart destaca algumas caractersticas internas que seriam problemticas para o avano desse continente e de seu projeto utpico, que eram, aquilo que ele chama de esprito aldeo, isto , o conformismo e a tranquilidade perante as transformaes e a explorao; o carter fragmentado dos povos da Amrica; a falta de razes, o que seria a no convico de sua prpria identidade; a importao e utilizao de diversos conceitos e ideias externas e os letrados artificiais, assim chamados por Mart por serem intelectuais americanos, mas que que privilegiavam muito mais ideias opostas s americanistas. (REZENDE, 2001, p. 36-49) Por outro lado Mart desenvolve as crticas queles que ele nomear como tigres externos, ou seja, os complicadores externos ao desenvolvimento social, independente e libertrio da Nossa Amrica. Essa crtica parte primeiramente do papel do processo de conquista e colonizao das terras americanas pelos colonizadores ibricos, o

desmantelamento de diversos povos e civilizaes e a dominao e explorao durante sculos, processo este do qual Jos Mart passa a enfrentar em seu movimento independentista em sua luta contra os colonizadores Espanhis em Cuba. Houve ainda j nesse perodo, por parte de Mart, crticas ao papel dos Estados Unidos na Amrica, pas este que j passava por um processo de desenvolvimento acelerado e demonstrava ser no s uma potncia capitalista, mas um srio perigo s naes vizinhas devido sua poltica expansionista e dominadora. Tal crtica j iniciada pelo poeta cubano no final do sculo XIX ser fundamental

para o nosso trabalho, tendo em vista que a Revoluo Cubana ser um episdio emblemtico no enfrentamento no s da situao interna que muito mudaria desde a vida de Mart - mas no combate ao imperialismo e as foras externas a Cuba. Jos Mart fora, portanto, alm de um revolucionrio, um terico fundamental na construo de um pensamento de liberdade e construo de uma nova Amrica que se baseasse na prpria identidade construda historicamente por estes povos, que os aproxima entre si ao mesmo tempo em que os distingue do domnio externo. Sua imagem, ideias e prticas foram fundamentais para a articulao de um pensamento americanista, nacionalista e libertrio no povo cubano, se tornou um mrtir da luta pela independncia dos povos latinoamericanos e foi essencial na construo do movimento revolucionrio liderado por Fidel Castro, que resultaria na Revoluo Cubana de 1959.

JOS MART E A REVOLUO CUBANA Mart, ou Mestre, apelido que recebeu pelos movimentos populares cubanos, havia se tornado um mito da nacionalidade e da luta pela liberdade e independncia cubana, e uma inspirao para movimentos posteriores que acreditavam que Cuba ainda no havia alcanado sua independncia de fato, principalmente pela tutela e ameaa dos Estados Unidos atravs da Emenda Platt e de sua poltica expansionista. Nesse sentido j possvel encontrar referncias ao poeta cubano em um importante movimento anti-imperialista, ocorrido no inicio do sculo XX - aproximadamente de 1918 a 1933 - durante o governo de Geraldo Machado. Liderado pelo estudante Julio Antnio Mella, foi fruto das lutas pela Reforma Universitria e da fundao da Federao de Estudantes, tendo se tornado posteriormente um movimento que se opunha ao governo de Machado, lutava pela independncia efetiva de Cuba e contra a presena estadunidense nesse pas. Em vrios momentos as ideias de Mart foram utilizadas como teoria legitimadora do movimento os estudantes rebeldes chegam a criar o Partido Revolucionrio Cubano (Autentico) inspirado sem seu partido - acusando aquela repblica de contrastar com o projeto construdo pelo mrtir da independncia cubana. O estudante Mella chega a utilizar uma ttica semelhante de Mart na luta pela independncia, como afirma Sader (1992, p. 26):

Muitos dirigentes, operrios e estudantis, foram assassinados durante o governo de Machado, a Federao de Estudantes Universitrios foi posta na ilegalidade e o prprio Mella foi preso. Libertado depois de uma ampla campanha popular em seu favor, Mella viajou para o Mxico e depois para a Europa e Unio Sovitica. De volta ao Mxico, Mella retomou o projeto de

Mart de organizar uma expedio que desembarcasse clandestinamente em Cuba, desta vez para lutar contra o regime de Machado.

Posteriormente, notria a constante citao de Jos Mart por Fidel Castro e posteriormente pelo movimento 26 de Julho durante todo o processo da Revoluo Cubana, novamente no s como legitimadora do projeto revolucionrio, atravs de suas ideias, mas tambm enquanto inspirao ttica, por suas experincias, e at mesmo no imaginrio atravs da reafirmao do mito. A apropriao da imagem de Mart pode ser notada desde o assalto ao Quartel Moncada em 26 de Julho 1953 (fato que ir inspirar o nome do movimento revolucionrio posteriormente), quando os rebeldes liderados por Fidel se autodenominam como a gerao do centenrio , por ser este ano o centenrio do nascimento desse intelectual cubano. Fidel ainda concede Mart a autoria intelectual do ataque ao Quartel Moncada, como destaca em seu discurso de defesa ao ser condenado neste episdio, intitulado como A histria me absolver e apresentado em 21 de setembro de 1953:

Por fim, devo dizer que no se deixou entrar em minha cela na priso qualquer tratado de direito penal. [...] Proibiu-se igualmente que chegassem s minhas mos os livros de Mart; parece que a censura da priso os considerou subersivos demais. Ou ser por que eu disse que Mart era o autor intelectual de 26 de Julho?

Em 1960, um ano aps o a consumao do governo revolucionrio, Fidel proclama em Havana, em um processo de radicalizao da Revoluo e de uma poltica ferrenha de nacionalizaes, a Primeira Declarao de Havana, que se inicia da seguinte maneira: Junto imagem e memria de Jos Mart, em Cuba, Territrio Livre da Amrica [...] e auscultando o sentimento dos povos de Nossa Amrica [...] (FIDEL, 2009, p.91), o que demonstra tanto a invocao da imagem do poeta cubano como parte da memria, e consequentemente da identidade cubana, quanto suas formulaes ideolgicas em relao ao continente americano sob o conceito de Nossa Amrica. Nesse sentido, nosso trabalho tambm tenta problematizar com qual sentido e objetivo os revolucionrios utilizavam e se apropriavam das ideias e da imagem de Jos Mart em seus discursos e textos durante o processo de insurreio e na construo do governo revolucionrio. Alm disso, necessrio destacar que o regime castrista promove em Cuba uma reforma nacional na formao educacional e cultural por uma redefinio identitria, com o objetivo de formar um novo cidado cubano, com princpios nacionalistas, humanizadores e antiimperialistas e posteriormente at mesmo socialistas. Dessa forma necessrio pensar

tambm como esse processo de construo do novo cubano foi construdo de acordo com memrias e pressupostos tericos selecionados pelo movimento revolucionrio e qual a importncia de Jos Mart na construo dessa nova identidade cubana revolucionria e de que forma sua imagem foi recebida pela populao que apoiava a revoluo e por aqueles que eram contrrios.

METODOLOGIA E OBJETIVOS Esse trabalho basear-se- fundamentalmente na investigao histrica atravs da anlise de fontes escritas e da produo historiogrfica, tanto sobre a vida, experincia e formulaes tericas de Mart, quanto sobre a Revoluo Cubana. Quanto ao primeiro buscaremos suas prprias fontes escritas atravs de compilaes de suas obras completas com seus prprios ensaios, poesias, cartas, discursos e artigos. So exemplos: S ser escritor imortal nas amricas (1881); Professores Ambulantes (1884); As runas indgenas (1886); Congresso Internacional de Washington (1889), Nossa Amrica (1891), A alma da revoluo e o dever de Cuba na Amrica, Bolvar (1893), entre outros. Essa anlise ser feita com o objetivo de compreender as ideias de Jos Mart e seu projeto americanista e compar-las com as apropriaes feitas pela Revoluo Cubana. Abarcaremos, ainda, em nossa pesquisa fontes diretamente ligadas ao lder revolucionrio Fidel Castro, especialmente naquelas em que faz referncia Jos Mart, esto entre seus principais discursos: A histria me absolver (1953), texto referente a sua autodefesa no tribunal pelo julgamento do assalto ao Quartel Moncada em 26 de Julho de 1953, a verso original desse documento se perdeu e Fidel tentou sua reconstituio durante sua estadia na priso; Primeira Declarao de Havana (1960), esse documento oficial do regime cubano ps-revoluo surgiu com a radicalizao da administrao em Cuba, o momento de maior confronto aos EUA e de nacionalizao de diversas empresas; e a Segunda Declarao de Havana (1962), tambm oficial essa declarao surge em um segundo momento de radicalizao da estratgia do regime cubano, num momento em que Fidel j havia assumido o carter Socialista da Revoluo e seu compromisso com o marxismoleninismo. Alem desses textos mais conhecidos iremos tambm analisar outros documentos escritos ou discursos proferidos por Fidel Castro tanto no calor da Revoluo, quanto aps a revoluo, como: o Discurso [...] en la plaza aerea del silencio, en Caracas, Venezuela, el 23 de Enero de 1959.; Discurso [...] en el acto de apertura de la primera plenaria revolucionaria de la federacion nacional de trabajadores azucareros, en el Palacio de los

10

Trabajadores, el 15 de Diciembre de 1959.; Discurso pronunciado en guantanamo, el 3 de febrero de 1959., outros documentos como a revista Bohemia, com o exemplo do artigo Mart en Fidel Castro por Manuel Navarro Luna (1963) tambm sero utilizados. Essas fontes demonstram a importncia de Jos Mart no discurso oficial e intelectual da revoluo cubana e do estabelecimento do regime revolucionrio no poder da ilha cubana. Quanto produo historiogrfica j existe sobre esses temas, possvel notar que no que se refere anlise da vida e das obras de Jos Mart, j possvel encontrarmos inmeras produes sobre os mais diversos temas que envolvem esse personagem histrico, os seus projetos sociais para a Amrica, anlises de sua riqueza literria e lrica, sua viso em relao aos Estados Unidos e Europa, suas visitas em outros pases do continente americano, entre outros tantos. A maioria desses trabalhos est concentrada na Amrica Hispnica, principalmente em Cuba, onde hoje existem vrios centros de estudos sobre Mart. Pedro Pablo Rodriguez e Nel Salomon so exemplos de historiadores importantes nessa rea. Entretanto tambm possvel identificar produes nos Estados Unidos, especialmente na regio sul. Muitas dessas anlises se apresentam de forma polmicas e com propsitos antagnicos. A produo sobre esse poeta, escritor e pensador to importante para Cuba no se encerra, portanto, a um nmero reduzido de leituras, mas a um emaranhado de anlises e autores que trabalham com sua vasta e rica obra e sua vida to cheia de reviravoltas. Quanto a Revoluo Cubana de 1959, existem vrias produes sobre as influncias externas na regio, sua relao com a Guerra Fria e a Unio Sovitica (principalmente sobre a questo da Crise dos Msseis), o regime castrista e uma srie de outros temas, tambm trabalhado nos manuais escolares de forma rasteira. No Brasil, autores clssicos como Florestan Fernandes (1979) e Emir Sader (1992), trabalham o processo revolucionrio, e internacionalmente existem contribuies de Paul Sweezy(1960) e Leo Huberman (1961), entre outros. Apesar disso, atualmente, ainda se produz pouco sobre o que proposto por nossa pesquisa, isto , quais as relaes e apropriaes existentes entre a Revoluo e a vida e obra de Jos Mart que viveu de 1853 1895. Portanto se faz necessria um trabalho preciso em relao documentao e as fontes primrias, na busca direta pelos relatos escritos e audiovisuais do perodo da Revoluo. No Brasil existem poucas produes que analisem a figura de Jos Mart, e menos ainda sua relao com a Revoluo Cubana. Recentemente livros publicados por autores brasileiros tentam mostrar ao nosso pas a importncia dessa figura, como o caso de Eugnio Carvalho Rezende, professor da Universidade Federal de Gois.

11

Alguns pressupostos terico-metodolgicos nortearo nossa investigao acerca da ideia de Amrica expressa nas obras de Jos Mart e a sua apropriao pelo movimento revolucionrio cubano. importante ressaltar, antes de tudo, que este trabalho encontra-se inserido num campo especfico de investigao da disciplina histrica, denominado Histria das Ideias. Partiremos de uma abordagem que no considera a existncia real das ideias. Mas de um ponto de vista de que elas so produtos socialmente determinados e por isso no se separam da existncia social, pelo contrrio, fazem parte dessa realidade social e, por isso so tambm objetos passveis de investigao histrica. A base terica do nosso trabalho envolve as interaes entre representaes e discursos, identidade e relaes poder. Quanto s representaes e os discursos, que fazem parte da construo do processo revolucionrio atravs, em nosso caso, da apropriao das ideias e da imagem de Mart, partiremos do pressuposto de que elas so parte determinante da formao do imaginrio social que, por sua vez, influenciam diretamente tanto a formao de identidade de um povo, quanto as suas relaes sociais e de poder. O que se torna fundamental em nosso trabalho, tendo em vista que as apropriaes, pelas representaes e discursos, que se do no processo revolucionrio partem: primeiro, de um processo histrico contnuo na formao de identidade do povo cubano, ressaltado pela imagem de Mart; segundo, da aplicao do projeto americanista do poeta cubano na construo de uma alternativa ao regime estabelecido; e, terceiro, da legitimao do regime atravs da insero dessas representaes no imaginrio popular com o intuito de positivar o movimento revolucionrio. Dessa maneira, atravs do estudo de fontes e produes historiogrficas que compreendam a vida, a construo da imagem e as ideias de Mart bem como o sua utilizao durante a Revoluo Cubana e o governo castrista, tentaremos compreender de que forma e com que propsitos as ideias e a imagem do poeta e escritor cubano Jos Mart foram apropriadas e utilizadas como elemento identitrio fundamental para a disputa pelo poder durante todo o processo da Revoluo Cubana (1953-1961) e para legitimao e construo de um novo projeto social para Cuba proposto pelos revolucionrios; com destaque, nessa apropriao, para as ideias e sentimentos nacionalista, anti-imperialista e humanista de Mart, bem como para a sua imagem como precursor e heri do processo de independncia cubana.

CONSIDERAES FINAIS A histria da formao do povo cubano se reveste, nesse sentido, de questes essenciais para afirmao no s da nacionalidade e da independncia cubana, mas para a

12

construo da identidade latino-americana e pode contribuir muito para a integrao e solidariedade entre os pases dessa regio, que apresenta historicamente, com suas particularidades, processos de formao identitria e de resistncia similares ao de Cuba, em antagonismo aos domnios colonial e imperialista. Atualmente, mais do que nunca, esse processo de integrao tem se acirrado devido s mudanas polticas que ocorreram na primeira dcada do sculo XIX, com o surgimento de novos governos populares e progressistas, que assumem uma nova atitude em relao ao capital estrangeiro, subjugao externa e ao imperialismo. Cuba aparece nesse cenrio como um ponto ao mesmo tempo polmico e referencial, isto , por um lado muito se especula sobre a verdadeira natureza e atuao do regime socialista castrista na ilha cubana desde a revoluo de 1959, por outro lado se tornou referncia na poltica de unio entre os pases da Amrica Central e do Sul, devido sua histria de luta pela soberania nacional, pela defesa da cultura latino-americana e o enfrentamento com os Estados Unidos, ocasionando em um embargo comercial que at hoje impede as importaes e exportaes comerciais cubanas. Portanto, torna-se necessrio a insero desse debate na academia brasileira, na tentativa de reunir informaes importantes que contribuam na construo desse processo de aproximao entre os pases latino-americanos, na insero de Cuba no cenrio internacional e no enfrentamento ao imperialismo europeu e estadunidense, com a perspectiva de que essa unio possa significar avanos sociais, econmicos e at mesmo de formao identitria e cultural para os povos esses pases. possvel, ainda, identificar, no Brasil, dentro do campo das produes historiogrficas, poucas referncias histria social dos sculos XIX e XX da Amrica Latina e de Cuba, mais especificamente sobre pensadores que defenderam o povo e a unidade latinoamericana, como o exemplo de Smon Bolvar (1783-1830), Tupac Katari (1750-1781) e em nosso caso, Jos Mart (1853-1895), Fidel Castro (1926-), Che Guevara (1928-1967), entre outros. Portanto nossa pesquisa surge tambm no sentido de sugerir novas abordagens sobre a histria da Amrica do Sul e Caribe, contribuindo para a insero no meio acadmico das ideias dessas importantes personagens histricas na construo de projetos sociais e da identidade cubana e latino-americana.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BETHELL, Leslie & ROXBOROUGH, Ian. (orgs.). A Amrica Latina entre a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

13

BETHELL, Leslie. (org.) Histria da Amrica Latina, volume VI: A Amrica Latina aps 1930: Economia e Sociedade. Traduo: Geraldo Gerson de Souza. So Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do Estado; Braslia: Fundao Alexandre Gusmo, 2001. BETHELL, Leslie. (org.) Histria da Amrica Latina, volume VII: A Amrica Latina aps 1930: Estado e Poltica. So Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do Estado; Braslia: Fundao Alexandre Gusmo, 2009. BLANCO, A. & DRIA, Carlos. A Revoluo Cubana: de Jos Mart a Fidel Castro (18681959). So Paulo: Brasiliense, 1982. BRANDO, Helena H. Nagamine. Introduo Anlise do Discurso. 6 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997. BRUIT, Hctor Hernan. Revolues na Amrica Latina: o que so as revolues? 3 ed. So Paulo: Atual, 1988. CARVALHO, Eugnio Rezende de. Amrica para a humanidade: o americanismo universalista de Jos Mart. Goinia: Editora UFG, 2003. CARVALHO, Eugnio Rezende de. Nossa Amrica: a utopia de um Novo Mundo. So Paulo: Anita Garibaldi, 2001. CASTRO, Fidel. A histria me absolver. So Paulo: Alfa-mega, 1979. CASTRO, Fidel. As declaraes de Havana: apresentado por Taliq Ali. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. CASTRO, Fidel. Fidel Castro por ele mesmo. So Paulo: Editora Martin Claret. 1991. CHASTEEN, John Charles. Amrica Latina: uma histria de sangue e fogo. Traduo: Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Campus, 2001. DEL POZO, Jos. Histria da Amrica Latina e do Caribe. Dos processos de independncia aos dias atuais. Petrpolis, RJ: Vozes, 2009. ETTE, Ottmar. En torno al carcter intocable de Jos Mart. Cuadernos Americanos Nueva poca, Universidad Nacional Autnoma de Mxico, Ao IX, vol. 4, n. 52, julio-agosto 1995, pp. 56-66. FERNANDES, Florestan. Da guerrilha ao socialismo: a revoluo cubana. So Paulo: T. A. Queiroz, 1979. HUBERMAN, L. & SWEEZY, P. Cuba: anatomia de uma revoluo. Rio de Janeiro, 1961. LUNA, Manuel Navarro. Mart en Fidel Castro. Disponvel em <http://www.bohemia.cu/josemarti/marti_navarroluna.htm>. Acesso em: 24 de Dez. de 2012. MART, Jos. CD-ROM Jos Mart. Obras Completas. Iconografa. Cronologa. C.E.I.S. / C.E.M. / CENTERSOFT / C.E.T.A.

14

MART, Jos. Nossa Amrica Antologia. Trad. Maria Anglica de Almeida Trajber. So Paulo: Hucitec, 1983. MART, Jos. Obras Completas. 27 tomos. Segunda edicin. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales, 1975. Primera edicin publicada por la Editorial Nacional de Cuba, en coordinacin con la Editora del Consejo Nacional de Cultura y la Editora del Consejo Nacional de Universidades. La Habana, 1963-1965.LUNA, Manuel Navarro. Mart en Fidel Castro. Disponvel em <http://www.bohemia.cu/josemarti/marti_navarroluna.htm>. Acesso em: 24 de Dez. de 2012. NEPOMUCENO, Eric. Cuba: Anotaes sobre uma revoluo. So Paulo: Alfa-mega, 1981. SADER, Emir. A Revoluo Cubana. So Paulo: Brasil Urgente, 1992. SADER, Emir. Cuba, Chile, Nicargua. Socialismo na Amrica Latina. So Paulo: Atual, 1992. SWEEZY, Paul. HUBERMAN, Leo. Cuba: Anatomia de uma Revoluo. So Paulo: Jorge Zahar, 1961.

Anda mungkin juga menyukai