Anda di halaman 1dari 2

Yemanja Me das Cabeas e dos Orixs

Yemanja/Iemanj um Orixa muito respeitado e cultuado no Candombl, Umbanda, If, santeria e diversas naes como, ketu, Angola, Jeje, Efon. Yemanj tem muitas histrias uma delas contada nessa lenda que: Yemanj nomeada protetora das cabeas e me dos orixs Um certo dia houve em que todos os deuses deveria atender ao chamado de Olodumare para uma reunio Iemanj estava em casa matando um carneiro, quando Legba (Ex) chegou para avis-la do encontro. Apressada e com medo de atrasar-se e sem ter nada para levar de presente a Olodumare,Iemanj carregou consigo a cabea do carneiro como oferenda para o grande pai. Ao ver que somente Iemanj trazia-lhe um presente, Olodumare declarou: Awoy Ori dori re. Cabea trazes, cabea sers. Desde ento Iemanj a senhora de todas as cabeas. Na Cultura ioruba, a dona e senhora do mar Olokun que me de Yemanj.

Veja algumas Qualidade desta Santa: iemow - que na frica mulher de Oxal, Iamass Ya ti Sango (me de Xang), Olossa - Iemanj Ogunt esposa de Ogum Iemanj Asssu Iemanj Saba, Sob ou Assab Conhea as Caractersticas deste Orix: Sua saudao: Odoi, Odo Siaba! Seu dia da semana: Sbado. Data comemorativa: 2 de fevereiro. Metais de Yemanj: prata e prateados. Cores de Iemanj: azul, verde gua, branco e prata transparente. Smbolos e instrumentos de Iemanj: abeb prateado, alfange, agad, ob, peixe, couraa, ad, braceletes, e pulseiras. Comida de Iemanj: manjar branco, aca, peixe de gua salgada, bolo de arroz, ebya, eb, Dbo e vrios tipos de fur. Arqutipo dos seus filhos: fortes, rigorosos, protetores, solidrios em extremo, caridosos, ingnuos, amigo, tmido, altivos, temperamentais, as vezes impetuosos e dominadores.

Comida para Yemanj - Oferenda


Uma comida para Yemanj que todos gostam de fazer o Dib, uma comida muito querida pela me dos Orixs, na nao do candombl normalmente no se falta na mesa de uma yemanj ou bori, feitura, etc. Ela simples de fazer esta Oferenda, contudo, deve-se lembrar dos requisitos bsicos para cozinhar para um orix qualquer. Estar de corpo limpo (antes e durante), roupas claras, no brigar, xingar, falar alto, ou qualquer coisa que posso ferir o Santo de alguma forma. Tambm deve- se acender uma Vela branca junto a obrigao (o trabalho), voc pode colocar aps em cima da canjica refogada uma rosa branca. Caso oferea em casa, coloque em algum lugar alto (normalmente cozinha), se voc for oferecer na rua poder colocar a oferenda, em um campo, jardim com arvores frondozas, beira de um rio de gua limpa, corredeira de uma cachoeira (j praticamente um riacho). ento vamos como se preparar comida (adimu) para o Orix Yemanj.

Canjica branca
Canjica branca cozida, leite de coco. Colocar a canjica em tigela de loua branca, despejando mel por cima, e uvas brancas, se desejar.

Canjica Cozida
Refogada com azeite doce ou azeite de Dend, cebola e camaro seco. Pronto sua macumba j est pronta.

Anda mungkin juga menyukai