Anda di halaman 1dari 4

O autobol um tipo de esporte coletivo disputado por alguns clubes do Rio de Janeiro durante a dcada de 70.

. Foi o mdico Mrio Marques Tourinho, quem teve a idia e a iniciativa. Na poca o mdico era diretor do servio mdico do Amrica Football Club e tambm mdico da Associao Carioca de Volantes de Competio. No final da dcada de 60 Tourinho, f de futebol e automobilismo, teve ento a idia de juntar as duas coisas. Equipes de Amrica, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco foram formadas e disputaram o Campeonato Carioca de Autobol, e alguns jogos de autobol tiveram a sua bilheteria esgotada, tendo assim em alguns casos mais torcedores que os jogos de futebol. A maior parte dos jogos foi disputada no campo do Amrica, cujo gramado estava destrudo e aguardava reforma, e tambm no Campo do Colgio Santo Incio. O objetivo do jogo era acertar uma bola de 1,20 metro e 12 quilos em traves oficiais de futebol. O veculo mais usado era o Dauphine que, alm de barato tinha a vantagem do cmbio de trs marchas, com a r e a primeira no mesmo canal, o que facilitava as necessrias e sucessivas manobras. Com a crise do petrleo a competies automobilsticas no Brasil foram severamente prejudicadas, sendo o autobol proibido . Com isso o esporte deixou de ser praticado.

Autobol um esporte carioca ! - nem com o p, nem com a mo: com o carro !
Por Bob Sharp

A idia e a iniciativa do Autobol partiu de um mdico, o Dr. Mrio Marques Tourinho. Muito ligado ao futebol profissional, era diretor do servio mdico do Amrica Football Clube, do Rio um dos mais antigos do Brasil, constitudo em 18 de setembro de 1904, portanto centenrio. No final dos anos 1960, o Dr. Tourinho, um admirador do automobilismo, fazia parte da Associao Carioca de Volantes de Competio, como mdico da entidade. Era natural o seu envolvimento com corridas e pilotos. Era amigo de todos e sua presena no Autdromo de Jacarepagu era constante. Fui presidente da Associao um tempo, o Norman Casari, outro.

Um dia ele saiu com a idia do autobol e ficamos meio cpticos, mas incentivamo-o a tocar a idia adiante. E assim foi, ele conseguiu convencer os principais clubes de futebol a abraarem a idia. Formaram-se as equipes (quatro carros) do Flamengo, Vasco, Fluminense e Amrica.. Os jogos eram realizados principalmente no campo do Amrica, cujo gramado estava destrudo e aguardava reforma e no Campo do Colgio Santo Incio, ,em Botafogo. Acho que houveram jogos um autntico Campeonato Carioca de Autobol durante um ou dois anos

Os carros tentavam acertar uma bola de 1,20 metro e 12 quilos em gols oficiais de futebol, que mede 7 x 2,3 metros. Usava-se muito o Dauphine que, alm de barato os primeiros haviam surgido em 1959 tinha a vantagem do cmbio de trs marchas, com a r e a primeira no mesmo canal, o que facilitava as necessrias e sucessivas manobras.

Joguei algumas vezes pelo Vasco da Gama, no sei por que, pois o meu time do corao no Rio o Flamengo. O jogo era muito divertido e representava a sntese de duas paixes brasileiras: futebol e automobilismo. Curioso era na poca ainda no termos campeo mundial de Frmula 1, o que s iria ocorrer em 1972, com o Emerson Fittipaldi.

Anda mungkin juga menyukai