Anda di halaman 1dari 2

16/12/2013 s 00h00 Servios e setor extrativo vo puxar alta do PIB no 4 tri, prev Ibre Por Arcia Martins | De So Paulo

Passado o pior momento do ano para a economia brasileira, quando o Produto Interno Bruto (PIB) encolheu 0,5% na passagem do segundo para o terceiro trimestre, feito o ajuste sazonal, uma melhora da indstria extrativa e do setor de servios vai garantir mais dinamismo para a atividade nos ltimos trs meses de 2013, segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundao Getulio Vargas (Ibre-FGV), embora a tendncia para os investimentos ainda seja de fraqueza. Na edio de dezembro do Boletim Macro, a ser divulgada hoje pelo Ibre, a economista Silvia Matos afirma que o resultado do PIB do terceiro trimestre ficou levemente abaixo de sua projeo, mas os primeiros indicadores referentes aos trs meses seguintes apontam para expanso de 0,8% da atividade no perodo. Com essa variao, Silvia estima que o PIB vai crescer 2,4% em 2013. "Esse ltimo trimestre tem tudo para no ser uma repetio do que vimos no terceiro", diz a coordenadora do boletim. Em primeiro lugar, ela destaca que a continuidade da recuperao do setor extrativo, que mostrou desempenho ruim na primeira metade do ano devido paralisao de plataformas de petrleo, ter impacto positivo sobre o PIB industrial no quarto trimestre. Nos trs meses anteriores, esse componente da atividade subiu apenas 0,1%. Segundo Silvia, esse movimento ter poucos efeitos sobre a produo industrial no perodo, que deve seguir em ritmo ainda lento, j que o peso da parte extrativa nessa pesquisa menor. No sistema de contas nacionais, no entanto, essa participao bem mais relevante e, para a pesquisadora, deve levar a uma alta de 0,7% da atividade entre outubro e dezembro. No caso dos servios, a economista observa que, no terceiro trimestre, a mdia de crescimento de seis dos sete ramos que compem essa atividade em relao ao mesmo perodo de 2012 foi de 2,7%, enquanto o segmento "outros servios" avanou menos de 2%, comportamento que considerou atpico. Na comparao trimestral com ajuste, esses servios recuaram 0,4%, contra aumento de 0,1% na mdia geral. "A PMS [Pesquisa Mensal de Servios, do IBGE] j mostrava os servios mais fracos no terceiro trimestre, mas isso foi concentrado em um setor", nota Silvia. Como, nos trs meses encerrados em dezembro, a parte de "outros servios" deve voltar ao campo positivo, a coordenadora do boletim projeta que o PIB de servios vai ganhar flego, ainda que, no longo prazo o setor esteja em processo de desacelerao. Silvia ainda no fechou suas estimativas para o PIB pela tica da demanda, mas comenta que o consumo das famlias no "reflete 100%" da Pesquisa Mensal do Comrcio (PMC), do IBGE, que mostrou bons resultados para as vendas do varejo na abertura do quarto trimestre. A expectativa, diz ela, que a demanda continue contribuindo para o crescimento da economia no fim do ano, mas os juros mais altos e reajustes salariais mais modestos tendem a manter o comrcio em ritmo de acomodao.

Para a Formao Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida das contas nacionais do que se investe em mquinas e construo civil), que diminuiu 2,2% no trs meses terminados em setembro, Silvia avalia que o cenrio tambm no muito animador. Por ora, ela trabalha com estagnao da FBCF no ltimo trimestre. Em sua opinio, a mudana na virada do ano das condies do Programa de Sustentao do Investimento (PSI), do BNDES - que financia bens de capital a juros reais negativos - ainda pode antecipar compras de maquinrio at dezembro, mas mesmo assim o efeito do estmulo do governo sobre o consumo desses itens ser muito menor do que o observado de janeiro a junho. A economista tambm menciona a confiana do empresrio ainda em patamar baixo, o aumento dos juros e perspectivas de crescimento econmico menor em 2014 como outros fatores que impedem uma retomada mais significativa dos investimentos neste fim de ano. O Ibre-FGV projeta alta de 1,8% para o PIB no ano que vem.

2000 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econmico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material no pode ser publicado, reescrito, redistribudo ou transmitido por broadcast sem autorizao do Valor Econmico. Leia mais em:

Anda mungkin juga menyukai