Anda di halaman 1dari 4

Estenda a mo para a vida

Um pequenino menino coreano estava sendo empurrado atravs de uma estrada repleta de bicicletas, carros de bois, pessoas a p, todos querendo escapar das tropas invasoras. De repente ele olhou para os que estavam ao seu redor. Seu pai e sua me no estavam l! Ele estava perdido. Encontrando-se sozinho num apavorante mundo, o menino encheu-se de pnico. Por vrios dias andou errante, dormindo em buracos, no cho, comendo restos de comida, sempre chorando e chamando por seus pais. Ento um dia o pequenino sentiu a grande e afvel mo do seu pai pegar a sua, magra e fria. E neste pegar, ele sentiu toda proteo e amor que precisava para enfrentar a vida sem temor. Num mundo cheio de dio, suspeitas, guerras e temor, ns todos, s vezes, temos a terrvel sensao de medo e solido. A destruio est acima de ns, e no encontramos lugar para um esconderijo. Parece que estamos sozinhos... Sentimo-nos ss na luta pela sobrevivncia. Sentimo-nos ss quando os laos matrimoniais se rompem e o amor se esfria. Sentimo-nos ss quando uma terrvel doena nos circunda para a qual no h mais cura. Sentimo-nos ss quando chegamos face a face com a morte. No h algum que nos tome pela mo e ande conosco atravs da vida? No h algum maior, mais forte e mais sbio que ns, em que podemos confiar sob qualquer circunstncia? A quem podemos recorrer para suster-nos? Voc no precisa andar s. H uma forte mo estendendo-se para pegar a sua - a mo de Deus. Deus estar ao seu lado atravs da pobreza e riqueza, doena e sade, tristeza e alegria, vida e morte. este Deus que lhe desejamos apresentar. Ele o Deus que tem a soluo para os maiores problemas da vida, a resposta para todas as perguntas. Estas solues, estas respostas, podem ser encontradas nas Escrituras Sagradas - a Palavra de Deus - e esperamos que voc estenda a mo para a vida.

LIVRO MARAVILHOSO Por sua grande variedade de temas, o sagrado livro tem algo para interessar a cada indivduo. A sua linguagem simples, a singela maneira como expe os seus temas, tornam esses temas compreensveis s mentes mais simples. Mas h tal arte e tal beleza nessa simplicidade, to profundo sentido nos

ensinos do Livro, que at mesmo os maiores crebros so por eles empolgados. Por exemplo, a narrao cronolgica do Gnesis contando tambm o emocionante encontro de Jos com seus irmos e seu velho pai; a poesia lrica dos salmos, entre eles a suavidade do Salmo 23; o tesouro de sabedoria prtica dos Provrbios; a sublimidade das profecias Messinicas de Isaas; os nobres e belos ensinos do Sermo da Montanha; as estupendas revelaes do amor de Deus, da Sua graa, do sacrifcio de Jesus e de Suas promessas aos fiis, tudo fez com que grandes homens se tornassem amigos das Escrituras.

O TESTEMUNHO DE GRANDES HOMENS D. Pedro II, nosso imperador: "Eu, amo a Bblia. Leio-a todos os dias, e quanto mais a leio, tanto mais a amo." Tobias Barreto: "A Bblia um modelo de tudo quanto belo e bom". Coelho Neto - o prncipe dos nossos prosadores: "Homem de f, o Livro da minha alma, aqui o tenho: a Bblia. No o encerro na biblioteca, entre os de estudo, conservo-o sempre minha cabeceira, mo. dele que tiro a gua para a minha sede de verdade, dele que tiro o blsamo para as dores das minha agonias". Napoleo Bonaparte: "O Evangelho no simplesmente um Livro, mas uma fora viva - um Livro que sobrepuja a todos os outros". Isaque Newton - grande filsofo, matemtico e cientista: "Considero as Escrituras, porque a fonte mais abundante da verdade, e que deve permanecer aberta a todas as pessoas, para que dela tirem a pureza da moralidade e da doutrina, para destruir inteiramente os erros que se espalham to rapidamente nestes tempos corruptos". Sir Fredric Kenyon, por algum tempo diretor do Museu Britnico e autoridade em manuscritos bblicos, escreveu: "O cristo pode tomar nas mos a Bblia completa e dizer sem medo ou hesitao, que segura nelas a verdadeira Palavra de Deus, transmitida sem perda essencial de gerao a gerao atravs dos sculos".

SUA ORIGEM A coleo de livros que constitui as Escrituras Sagradas a mais antiga que existe. Os primeiros cinco livros, chamados Pentateuco, foram escritos por Moiss, cerca de 1.500 anos antes de Cristo, e o ltimo, o Apocalipse, foi escrito pelo apstolo Joo, perto do ano 100 depois de Cristo, perfazendo assim um total de aproximadamente 1.600 anos, durante os quais a coleo foi escrita. Colaboraram na sua produo cerca de 40 autores. Achamos entre eles reis e pescadores, legisladores, estadistas, filsofo, pastor, mdico, coletor de impostos. Esses homens escreveram sobre praticamente toda espcie de assuntos: Histria, biografia, poesia, provrbios, profecia, parbolas, salmo e sermes. Mas, a despeito dessa

diversidade de autores e de assuntos, o Livro tem unidade. Um autor no contradiz outro. O segredo? O apstolo S. Paulo escreveu: "Toda Escritura inspirada por Deus". II Timteo 3 versculo 16. "Sabendo, primeiramente, isto que nenhuma profecia da Escritura provm de particular elucidao; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto, homens falaram da parte de Deus movidos pelo Esprito Santo." II S. Pedro 1:20 e 21. O Esprito Santo comunicou as mensagens de Deus a homens piedosos e moveu-os a transmitir essas mensagens pela palavra falada ou pela palavra escrita. Cerca de 1.300 vezes encontramos nas Escrituras as expresses: Ouvi a palavra do Senhor", seguidas de mensagens ao homem. Dividem-se as Escrituras em Velho e Novo testamento. O Velho Testamento contm 39 livros, e foi escrito em hebraico; o Novo Testamento, em grego, e tem 27 livros. Para facilitar sua leitura, os tradutores dividiram os livros em captulos (so os nmeros maiores) e estes em versculos (nmeros menor).

PROVAS DA DIVINA INSPIRAO DAS ESCRITURAS A sua unidade. Embora produzidas por muitos autores, que viveram em diferentes e sob variadas influncias, nas Escrituras h unidade. A sua harmonia com a Cincia. As escrituras no so um tratado de cincia naturais, mas nos pontos em que os seus ensinos penetram a rea da Cincia, elas esto em harmonia com os fatos. Por exemplo, as Escrituras afirmam que houve um dilvio universal. E quanto mais a Cincia acumula conhecimentos sobre a crosta da Terra tanto mais evidente se torna que houve um dilvio. Elas afirmam que nalgum tempo do passado houve uma criao - que Deus criou o mundo e as coisas que nele h. E a despeito do tremendo avano da Cincia no tempo atual, no h um s fato cientfico que contradiga esta afirmao do Livro. Com efeito, a verdadeira Cincia e as Escrituras devem sempre estar de acordo. As suas profecias. S Deus conhece o futuro. E nas profecias das Escrituras acha-se revelado o futuro de cidades e de povos. Tambm o futuro do mundo, como est exposto na lio seguinte. O seu poder transformador. Onde quer que as Escrituras sejam lidas e sua mensagem recebida, elas operam transformao. Os maiores criminosos tornam-se cidados pacficos e ordeiros. As sociedades mais corruptas so elevadas, enobrecidas. Tribos antropfagas se transformam em gente pacfica. "No posso argumentar com voc", disse um simples e velho fazendeiro a seu amigo. "eu no posso apresentar fatos teolgicos ou cientficos; eu no posso explicar a filosofia da revelao; mas isto eu sei, que quando era um homem mau e perverso, a Bblia tomou conta de mim e amansou o "tigre" que estava dentro de mim." Um jovem, errante maltrapilho, ao rebuscar algumas coisas deixadas por sua moribunda me, deu com um exemplar das Sagradas Escrituras. Algo fez com que ele abrisse o mesmo e ento com as palavras escritas por sua prpria me: "Esse Livro o afastar do pecado; ou o pecado o afastar desse

Livro". A sua autoridade. Foi o prprio Senhor Jesus que declarou: "A Tua Palavra a verdade". (S. Joo 17:17). Jesus baseou os Seus ensinos nas Escrituras. Citava-as constantemente. Por vezes fazia a pergunta: "Que est escrito na lei?" (Lucas 10:26), "Nunca lestes nas Escrituras?" (S. Mateus 21:42). "No provm o vosso erro de no conhecerdes as Escrituras?" ( S. Marcos 12:24). Noutra ocasio Ele disse: "Errais no conhecendo as Escrituras" (S. Mateus 22:39). "A Escritura no pode falhar" (S. Joo 10:35).

QUE ENSINAM AS ESCRITURAS? Muitos temas so tratados nas Escrituras, mas, um a todos se sobrepe: O da obra de Cristo em favor do homem. O especfico objetivo do Livro anunciar o amor de Deus, a manifestao do Seu Filho e tudo o que Ele Se prope fazer pelo pecador: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unignito, para que todo o que nEle cr no perea, mas tenha a vida eterna". S. Joo 3:16. Aquele que com esprito sincero e dcil estuda as Escrituras, procurando compreender as suas verdades, ser levado em contato com seu Autor, pois Ele mesmo disse: "So elas que de Mim testificam". S. Joo 5:39 - e no andar nas trevas do erro: "Lmpada para os meus ps e a Tua Palavra e luz para os meus caminhos". Salmos 119:105. No h posio na vida, nem fase na experincia humana, para as quais as Escrituras no tenham valiosa instruo. O homem, criado para encontrar em Deus suas mais altas alegrias, em nada mais poder achar aquilo que satisfaz os anelos do corao e sacia a fome e sede da alma. Vivemos num mundo enfermo e do ntimo da alma clamamos: Cura-me, Senhor! A estes diz o compassivo Salvador: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei.... e achareis descanso para as vossas almas". S. Mateus 11:28-30. "Lanando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vs." I S. Pedro 5:7. "Es que estou convosco todos os dias, at consumao do sculo". S Mateus 28:20. As palavras das Escrituras so palavras de Cristo. Crendo e praticando os ensinos do santo Livro ns nos firmamos no Senhor. E desta maneira asseguramos o xito presente e eterno de nossa vida, pois seremos levados ao contato com Cristo. Vamos juntos, prezado leitor, meditar e cavar bem fundo na mina celeste. Estenda a mo para vida!

Anda mungkin juga menyukai