Anda di halaman 1dari 10

Tutorial Configurando Ubiquiti.

Este tutorial visa orientar a maneira correta e bsica de configurao Ubiquiti. Para estabelecer comunicao entre seu computador e o dispositivo que deseja configurar, necessrio configurar a placa de rede de seu computador para operar com um IP Fixo na mesma faixa do padro dos dispositivos Ubiquiti, lembrando que todos equipamentos Ubiquiti operam no IP padro 192.168.1.20, portanto sugiro neste tutorial a utilizao do IP 192.168.1.10 na placa de rede de seu computador, assim ser possvel haver comunicao de seu computador com o dispositivo Ubiquiti. Acesse as configuraes de sua placa de rede e insira o IP sugerido.

Aps inserir o IP Fixo sugerido em sua placa de rede conforme a imagem demonstra, bastar aplicar as configuraes clicando em OK em todas as Abas e abrir o seu navegador de internet para comear a configurar o dispositivo.

Todo dispositivo Ubiquiti possui tambm um usurio e senha padro, que deve ser inserido ao iniciar o acesso ao equipamento, este usurio e senha : ubnt Digite na barra de endereo do seu navegador o endereo IP padro do dispositivo Ubiquiti (192.168.1.20) e d enter. Assim que for solicitado, insira o usurio (ubnt) e a senha (ubnt) para acesso ao equipamento que ser configurado.

Ao acessar o dispositivo, dar-se inicio a configurao do equipamento que ser o Access Point da sua rede.

Acesse a aba WIRELESS e na opo Wireless Mode selecione Access Point (no final deste artigo explicarei cada modo de operao detalhadamente).

Em seguida deve-se definir um nome para esta rede wireless, lembre-se que este o nome que aparecer ao realizar um survey, neste caso utilizaremos o nome REDE TESTE na opo SSID. Aps definir o nome da rede necessrio definirmos a largura do canal de operao.

O ideal antes de definir um canal de utilizao fazer um survey em sua rea para escolher o canal menos utilizado, evitando assim interferncias. Ao definir o canal de operao, defina tambm a regio de sua operao, isto importante, pois cada regio possui regulamentaes de emisso de sinal RF.

Nesta mesma Aba dever ser definida a potncia do equipamento, atravs do cursor na opo potencia de sada, ganho da antena na opo Antenna Gain e perda do cabo na opo Cable Loss.

Sempre ao efetuar uma mudana em alguma opo lembre-se de salvar esta mudana, clicando em Change e depois em Apply.

Aps clicar em Change e Apply, aplicando as configuraes desta aba, deve-se agora definir o modo de operao do dispositivo, se ir operar como Bridge, Router ou SOHO Router. Acesse a aba NETWORK e selecione entre as trs opes em Modo de rede. No final descreverei as caractersticas de operao de cada opo.

Nesta mesma aba deve-se configurar o endereo IP deste dispositivo, e ainda optar se ser configurado manualmente (Static) ou automaticamente (DHCP) por algum servidor IP da rede. importante lembrar que todos dispositivos Ubiquiti possuem o mesmo IP padro (192.168.1.20) e que dever ser alterado para que nunca exista na rede dispositivos com endereos IP duplicados..

Na Aba Advanced deve-se configurar as opes distncia do enlace, alm de configuraes referentes o tamanho dos pacotes, compresso e algoritmos de envio. importante atentar para a definio correta e precisa da distncia deste enlace, pois influenciar no ACK Timeout, que por sua vez lhe garantir um desempenho de trfego melhor se estiver configurado corretamente. A distncia pode ser configurada na opo Distancia movendo o cursor e o ACK Timeout calcular o valor correto automaticamente.

Em um prximo artigo explicaremos cada opo desta tela e como podem afetar sua transmisso de dados. Para a comunicao bsica ponto a ponto importante que ambos equipamentos estejam com as mesmas configuraes nesta Aba.

lembre-se que sempre que efetuar uma mudana em alguma opo voc deve salvar esta mudana, clicando em Change e depois em Apply.

Na Aba SERVICES deve-se habilitar SSH Server.

Na Aba SYSTEM dever ser colocado o nome do dispositivo, nesse caso est como UBNT, nessa mesma aba encontra-se opes de realizar download e upload das configuraes, resetar o equipamento para configuraes de fabrica (Reset Default), Upgrade de firmware e reiniciar o equipamento.

Agora resta configurar o dispositivo que ser Station e conectar no Access Point que foi configurarado para recepo de dados.

Acessando o dispositivo da mesma forma que acessou o anterior, v a aba Link Setup e selecione na opo Wireless Mode o modo Station. Ao lado da opo ESSID que ainda estar padro aparecer o boto Select, clique neste boto e a tela de survey aparecer para voc escolher em que rede se conectar.

Selecione o ESSID que foi configurado anteriormente no Access Point clicando no boto Select ao lado da opo ESSID no dispositivo Station, neste caso utilizamos o nome REDE TESTE, selecione esta rede clicando no espao ao lado do MAC ADDRESS e logo aps clicando em select.

No dispositivo Station no necessrio alterar canal ou regio, uma vez que ele se adapta as configuraes do Access Point ao qual esta conectado. necessrio alterar o IP padro do dispositivo Station, para que no fique com o mesmo endereo IP do Access Point e gere conflito. Acesse a Aba Network para isto e mude o IP padro para outro qualquer da mesma faixa. Uma vez configurado o endereo IP diferente do padro o equipamento deve estar conectado e comunicando com o Access Point, para averiguao acesse a aba Main e verifique o nvel de sinal nos indicadores.

Modos de operao dos dispositivos Ubiquiti: Access Point: Modo em que o dispositivo opera como centralizador da rede, tendo outros dispositivos conectados a ele. Access Point WDS: Modo em que o dispositivo opera como centralizador da rede, tendo outros dispositivos conectados a ele, desde que estejam com seus Mac Address adicionados ao Access Point, modo de comunicao mais segura. Station: Modo em que o dispositivo opera como estao de um centralizador (Access Point) ao qual esta conectado e se comunica rede. Station WDS: Modo em que o dispositivo opera como estao de um centralizador (Access Point) ao qual esta conectado e com seu Mac Address adicionado a este centralizador e se comunica rede. Bridge: Modo de operao em que o dispositivo liga duas ou mais redes que utilizam protocolos distintos ou iguais, no processa endereos IPs, pois opera em camada 2 do modelo OSI, em outras palavras, uma bridge somente repassa os pacotes recebidos de uma rede para outra. Router: Modo de operao em que o equipamento alm de comunicar duas ou mais redes diferentes efeuta a comutao de protocolos, operam em camada 3 do modelo OSI e selecionam rotas mais apropriadas para encaminhar os pacotes recebidos. Signal strenght: mostra o nvel do sinal wireless recebido (lado cliente), enquanto operando no modo Station. O valor representado coincide com a barra grfica. Use a ferramenta de alinhamento de antena para ajustar a antena do dispositivo para obter uma melhor ligao com o dispositivo. A antena cliente tem que ser ajustada para obter nvel (-50 ..-70) recomendada para ligaes estveis.

Connections: mostra o nmero de estaes wireless associadas enquanto o dispositivo est operando em modo Access Point. Este valor no exibido quando operando em modo Station.

Noise Floor: exibe o valor atual do nvel de rudo em dBm. O patamar de rudo levado em conta ao avaliar a qualidade do sinal (Sinal-Rudo SNR, RSSI), enquanto o valor mdio depende da intensidade do sinal acima do piso de rudo. Transmit CCQ: Este um ndice que avalia a qualidade da conexo sem fio do cliente. O nvel baseado em um valor percentual, onde 100% correspondem a um estado de ligao perfeita. TX Rate and RX Rate: exibe a taxa de atuais 802,11 transmisso de dados (TX) e recepo (RX) enquanto operando em modo Station. Taxas de dados at 150 Mbps em at 300 Mbps em 2 dispositivos em cadeia

Anda mungkin juga menyukai