Anda di halaman 1dari 9

COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SO PAULO - METR

Concurso Pblico para provimento de cargos de Ajudante de Almoxarifado

____________________________________________________ Caderno de Prova, Cargo L10, Tipo 001 0000000000000000 000010001001

N de Inscrio MODELO

Conhecimentos Bsicos

INSTRUES
Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 50 questes, numeradas de 1 a 50. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo existe apenas UMAresposta certa. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada na FOLHADE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE: - procurar, na FOLHADE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - marcar essa letra na FOLHADE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E

ATENO
Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. Voc ter 3 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. Devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

FUNDAO CARLOS CHAGAS Maro/2008

w ww.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo L10, Tipo 001


1. De acordo com o texto, (A) existem dados confiveis em relao ao desenvolvimento brasileiro, mas fatores inflacionrios prejudicam sua validade em um futuro mais distante. as mulheres passaram a receber salrios condizentes com os dos homens nas empresas, desde que tenham a mesma qualificao. h vrias explicaes possveis para os ltimos dados, bastante positivos, referentes ao desenvolvimento socioeconmico no pas. a educao, apesar de ser o meio mais eficaz de melhoria de vida, ainda no apresenta progresso evidente nos dados da pesquisa. o levantamento de dados para pesquisa esbarra na desinformao da populao brasileira, o que compromete avaliar o real desenvolvimento do pas.

CONHECIMENTOS BSICOS

Ateno:

As questes de nmeros 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

(B)

O Brasil que surge da recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad), do IBGE, animador como o boletim escolar de um filho estudioso. D gosto de ver, mas no se pode baixar a guarda na preocupao com o futuro. Os dados foram recolhidos em setembro do ano passado e eis alguns resultados: a renda mdia dos domiclios teve, entre 2005 e 2006, a maior alta da dcada; a desigualdade, embora ainda seja brutal, est em rota de reduo faz mais de dez anos; aumentou a proporo de pessoas com emprego formal; reduziu-se o analfabetismo e, tambm, h mais adultos nas escolas; as mulheres esto ganhando salrios mais prximos aos dos homens. Enfim, uma torrente de bons indicadores, a mostrarem que o Brasil est em rota de desenvolvimento. As explicaes para esses nmeros se dividem, mas no h dvida de que elas comeam pela estabilidade econmica. Somente em um pas com inflao sob controle e indicadores confiveis que se pode ver a queda na taxa de desemprego que ocorreu no ano passado. Mas h outros fatores a serem considerados. A universalizao do ensino entre crianas e adolescentes, na dcada de 90, fez com que mais gente chegasse ao mercado de trabalho formal e com melhores salrios. Existem outras razes mais imediatas. O aumento real do salrio mnimo fez subir a renda mdia dos domiclios. Outro fator foi a maior oferta de crdito, cujo impacto na compra de bens instantneo. Compraram-se mais geladeiras, foges e mquinas de lavar. Mas o grande destaque foram os microcomputadores, cujo nmero dobrou nas casas dos brasileiros. Esse um dado significativo, no apenas por revelar o aumento da renda, mas porque o computador um gerador de novas riquezas e uma ferramenta de apoio naquilo de que o Brasil mais precisa a educao. Caiu a taxa de analfabetismo e se reduziu o nmero de analfabetos funcionais na populao acima dos 10 anos. So aquelas pessoas que, por terem menos de quatro anos de estudo, sabem ler e escrever o nome, mas no vo alm de produzir um bilhete. Esse um dado com impacto direto na produtividade multiplicador.
(Adaptado de Marcelo Bortoloti. Veja. 19 de setembro de 2007, p. 110)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

2.

A afirmativa correta, a respeito do assunto do texto, : (A) O desenvolvimento brasileiro mostra ndices extremamente favorveis, tanto que um futuro tranqilo e promissor j est garantido s geraes vindouras. A educao no Brasil atingiu ndices extraordinrios ao extinguir o analfabetismo, principalmente o funcional, garantindo a produtividade nas empresas. A oferta de trabalho formal no mercado acabou com a concorrncia da informalidade, tendo havido aumento de salrios, em geral. assustador o fato de haver mais microcomputadores do que geladeiras, foges e mquinas de lavar nas casas dos brasileiros. Dados de pesquisa revelam um pas menos desigual, em recuperao das ms condies socioeconmicas, porm ainda h muita coisa a ser feita.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

3.

A comparao feita no texto com um boletim escolar permite afirmar corretamente que (A) deve haver preocupao com o rendimento obtido, como garantia do mesmo sucesso dali para a frente. as boas notas obtidas no ano anterior permitem, com tranqilidade, a continuao dos estudos. preciso verificar com muita ateno at que ponto os resultados so verdadeiros e permanentes. h bons resultados, mas o esforo deve continuar, tanto para manter esses resultados, quanto para melhor-los. a melhoria dos resultados depende de um futuro prximo, como ao final do curso, para avaliar o rendimento total. METRO-Conhec.Bsicos
2

(B)

(C)

das

empresas.

Portanto,

tem

um

efeito

(D)

(E)

w ww.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo L10, Tipo 001


4. Portanto, tem um efeito multiplicador. A ltima frase do texto aponta (A) a oposio entre a capacidade do mercado de trabalho e a oferta de empregos para uma mo-deobra pouco qualificada. os efeitos indiretos na economia, por uma produo industrial de baixa qualidade, devido ao despreparo da mo-de-obra. a relao positiva entre melhor capacitao da mode-obra empregada nas empresas e a produtividade. os maus resultados da economia, constatados nos dados da ltima pesquisa, voltada para o mercado de trabalho. as dificuldades das empresas para obter uma mode-obra realmente qualificada para o trabalho. (D) (B) 8. A frase escrita com clareza, lgica e correo : (A) Conforme mostra os nmeros do Sudeste, sendo mais escolarizado, e os do Nordeste, sendo mais atrasado, a reduo das taxas de analfabetismo funcional, mas o contraste regional ainda grande. O contraste regional ainda grande, com a reduo das taxas de analfabetismo funcional, conforme mostrado pelos nmeros do Sudeste, que sendo mais escolarizado, tem o Nordeste, mais atrasado. As taxas de analfabetismo funcional, como o contraste regional ainda grande, apesar de reduzida, conforme mostra os nmeros do Sudeste, mais escolarizado, e os do Nordeste, que est mais atrasado. Reduziram-se as taxas de analfabetismo funcional, mas o contraste regional ainda grande, conforme mostram os nmeros do Sudeste, mais escolarizado, e os do Nordeste, mais atrasado. Reduziu-se as taxas de analfabetismo funcional, como o contraste regional ainda grande, conforme mostram os nmeros do Sudeste sendo mais escolarizado, e os do Nordeste mais atrasado.

(B)

(C)

(C)

(D)

(E) 5.

_________________________________________________________

... a renda mdia dos domiclios teve, entre 2005 e 2006, a maior alta da dcada... (1o pargrafo) O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima est na frase: (A) ... que surge da recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios ... ... as mulheres esto ganhando salrios mais prximos aos dos homens. ... que o Brasil est em rota de desenvolvimento. ... de que elas comeam pela estabilidade econmica. ... que ocorreu no ano passado. (E)

_________________________________________________________

(B)

Ateno:

As questes de nmeros 9 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

(C) (D) (E)

Os mais famosos moradores do continente gelado so os pingins, mas a Antrtida tambm o lar de aves, baleias, focas, peixes e crustceos. Milhes de animais vivem nessa regio, no extremo sul do planeta, e nem se importam com o frio de rachar so menos de 80C no inverno! A explicao para uma fauna to rica, mesmo nessas condies adversas, a abundncia de comida, principalmente do krill, um pequeno crustceo que a principal iguaria da Antrtida. Alm disso, boa parte das espcies, principalmente aves e mamferos marinhos, no passa o ano todo no continente. Durante o inverno, quando a regio congela, muitos animais migram para o norte e s voltam no final da estao. Eles no deixam a Antrtida por causa do frio em si, mas devido ao congelamento da gua, que impede a busca de comida, j que a maior parte dos alimentos vem do mar, diz um bilogo da Universidade do Vale dos Sinos, em So Leopoldo (RS). Por conta dessa dependncia de comida retirada do mar, no plo sul geogrfico propriamente dito quase no h vida. Os bichos geralmente habitam a periferia da Antrtida, onde as condies no so to inspitas. No se sabe precisamente qual a populao de animais que vivem no continente, mas os cientistas j se preocupam com a reduo da vida selvagem. A presena cada vez mais intensa do homem na regio est desequilibrando o frgil ecossistema local.
(Adaptado de Yuri Vasconcelos, ber Evangelista e Daniele Doneda. Mundo estranho, julho 2005, p. 42)

_________________________________________________________

6.

No ltimo levantamento do IBGE, ...... dados que ...... a reduo da desigualdade no pas, reduo esta que deve ser . As lacunas da frase acima estaro preenchidas, respectivamente, por: (A) (B) (C) (D) (E) existe existem existem existe existem aponta apontam aponta apontam apontam comemorada comemorado comemorado comemorado comemorada corretamente

_________________________________________________________

7.

H palavras escritas de modo INCORRETO na frase: (A) O crecimento da renda mdia do brasileiro vizvel nos resultados da venda de eletrodomsticos e de computadores. Os reluzentes nmeros do mais recente levantamento do IBGE mostram um pas em rota de desenvolvimento. Os dados obtidos sobre a educao no Brasil sinalizam reduo do analfabetismo e maior procura por cursos universitrios. A possibilidade maior de renda levou as famlias a investir em lazer, como por exemplo em viagens de turismo. O aumento na oferta de crdito deu impulso ao consumo de bens, principalmente o daqueles mais duradouros.
2

(B)

(C)

(D)

(E)

METRO-Conhec.Bsicos

w ww.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo L10, Tipo 001


9. A afirmativa correta, de acordo com o texto, : (A) As espcies animais que vivem na Antrtida suportam o congelamento do continente na poca do maior frio. O krill, um pequeno crustceo abundante no extremo sul do planeta, a base da alimentao no continente gelado. O congelamento do mar na regio da Antrtida prejudica consideravelmente o aumento do nmero de espcies animais nesse continente. O frio intenso durante o inverno provoca a morte de muitos animais que vivem no plo sul, onde no h condies de sobrevivncia. O alimento est disponvel a todas as espcies na Antrtida durante o ano todo, de modo que os animais marinhos sobrevivem no continente sem grandes dificuldades. 14. Eles no deixam a Antrtida por causa do frio em si, mas devido ao congelamento da gua, que impede a busca de comida, j que a maior parte dos alimentos vem do mar"... (2o pargrafo) As aspas que isolam o segmento acima indicam (A) (B) o ttulo mais adequado e interessante para o texto. introduo de assunto diferente do desenvolvimento central. uso de expresses de sentido particular dentro do contexto. o resumo das idias mais importantes do texto. reproduo exata das palavras de um especialista no assunto.

(B)

(C)

(D)

(C)

(E)

(D) (E)

__________________________________________________________________________________________________________________

10.

Uma das razes para a reduo da vida selvagem na Antrtida, de acordo com o texto, est (A) (B) (C) (D) (E) no desequilbrio ambiental provocado pela presena do homem. no aumento indiscriminado de algumas espcies animais na regio. na falta de alimentos para tantos milhes de animais que habitam a regio. na fuga de animais, que buscam outras regies mais favorveis vida. na dificuldade em se saber o nmero exato de animais no continente.

15.

Milhes de toneladas de krill esto ...... disposio da fauna da Antrtida e so ...... garantia de sobrevivncia ...... todos os animais que l vivem. As lacunas da frase acima estaro preenchidas, respectivamente, por: (A) (B) (C) (D) (E) a a a a a a a corretamente

_________________________________________________________ _________________________________________________________

11.

A frase do texto que indica uma das razes da migrao de animais : (A) (B) (C) (D) (E) ... muitos animais migram para o norte. ... e s voltam no final da estao. ... mas devido ao congelamento da gua... Os bichos geralmente habitam a periferia da Antrtida... ... onde as condies no so to inspitas.

Ateno:

As questes de nmeros 16 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

_________________________________________________________

12.

Os bichos geralmente habitam a periferia da Antrtida, onde as condies no so to inspitas. (2o pargrafo) A palavra grifada acima substitui corretamente, considerando-se o contexto, a expresso: (A) (B) (C) (D) (E) no continente. no mar gelado. na regio norte. na periferia da Antrtida. no plo sul geogrfico.

_________________________________________________________

13.

O verbo grifado, que poderia estar corretamente empregado tambm no plural, encontra-se na frase: (A) (B) (C) (D) (E) A explicao para uma fauna to rica... a abundncia de comida... ... boa parte das espcies (...) no passa o ano todo no continente. ... quando a regio congela... ... ao congelamento da gua, que impede a busca de comida... ... quase no h vida.

O mais antigo metr do mundo o de Londres, aberto em 1863. Alm de ser o mais velho, tambm o mais extenso: seus trilhos subterrneos se espalham hoje por 408 quilmetros (6 a mais do que a rodovia Rio-So Paulo), com paradas em 275 estaes. O metr londrino precisou ser construdo porque em meados do sculo XIX o trnsito j havia se tornado insuportvel veculos de trao animal se amontoavam no centro da cidade -, prejudicando o andamento dos negcios na capital do Imprio Britnico. Era preciso criar um meio rpido de transportar os executivos de ento, que moravam nas vizinhanas afastadas e agradveis, at o centro financeiro, na poca, um ambiente pestilento. Logo no primeiro dia de funcionamento, os trens subterrneos transportaram 40 mil pessoas. Esse metr usava locomotivas a vapor, com caldeiras aquecidas a carvo e, embora a rede fosse dotada de um sistema de exausto de ltimo tipo, ele no bastava para acabar com toda a fumaa. O problema s foi inteiramente resolvido em 1905, quando o sistema metrovirio passou a operar apenas com trens eltricos. Nessa poca, o metr de Londres j tinha dois concorrentes de peso: o de Paris, inaugurado em 1900, e o de Nova York, o campeo em nmero de estaes 468 , em funcionamento desde 1904. O sistema de Tquio, recordista em nmero de passageiros (2,8 bilhes de viagens anuais), comeou a operar em 1927.
(Marcos Nogueira. Superinteressante, dezembro 2006, p. 53)

METRO-Conhec.Bsicos

w ww.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo L10, Tipo 001


16. A afirmativa correta, em relao ao texto, : (A) O mais antigo metr do mundo destinava-se exclusivamente aos executivos londrinos que moravam muito longe. Pessoas de alto nvel no mundo dos negcios no se sujeitam facilmente a um tipo de transporte, desconfortvel e poluidor. Um eficiente sistema de exausto instalado no metr de Londres resolveu inteiramente o problema causado pelas locomotivas movidas a vapor. O transporte metrovirio foi a soluo para o transporte de enorme nmero de passageiros, por percorrer enormes distncias em ncleos urbanos congestionados. Trens eltricos foram utilizados no sistema subterrneo de trnsito desde o incio de sua operao. 20. O segmento grifado abaixo est substitudo pelo pronome correspondente, de modo INCORRETO, em: (A) prejudicando o andamento dos negcios = prejudicando-o. criar um meio rpido = criar-lhe. de transportar os executivos = de transport-los. transportaram 40 mil pessoas = transportaram-nas. usava locomotivas a vapor = usava-as. As questes de nmeros 21 a 30 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

(B)

(B) (C) (D) (E) Ateno:

(C)

(D)

_________________________________________________________

(E)

_________________________________________________________

17.

De acordo com o texto, o metr foi um meio de transporte (A) (B) (C) (D) (E) criado como soluo de carter econmico, principalmente para dar agilidade aos negcios. importante, por permitir mais tempo de tranqilidade aos habitantes das grandes cidades. que sempre poluiu o meio ambiente, por utilizar combustveis fsseis. que demorou, de incio, a cumprir seu objetivo de aliviar o trnsito de veculos de trao animal. que no despertou o interesse da populao to imediatamente, por causa da fumaa das locomotivas.

_________________________________________________________

18.

A comparao entre os metrs, especialmente no 4o pargrafo, baseia-se em que (A) (B) (C) (D) (E) todos eles foram construdos durante o sculo XIX, em cidades diferentes. eles transportam, em conjunto, bilhes de passageiros por ano. eles se igualam em extenso, nas cidades onde foram construdos. houve forte concorrncia entre eles, quanto ao incio das atividades. cada um deles apresenta uma particular, diferente dos demais. caracterstica

_________________________________________________________

19.

veculos de trao animal se amontoavam no centro da cidade (2o pargrafo) O segmento isolado por travesses (A) (B) (C) (D) (E) enumera os problemas no trnsito das grandes cidades. mostra a finalidade de um tipo de transporte para os usurios. indica o motivo que levou construo de um novo tipo de transporte. assinala os prejuzos econmicos para os executivos da poca. compara o centro da cidade com os arredores mais agradveis.
2

O futebol estar mais um tempo totalmente privado do talento de Ronaldo. No sei quanto e considero descabido fazer previses a respeito. Nem vou entrar em elucubraes em torno da continuidade da carreira ou da opo pela aposentadoria aos 31 anos. O Fenmeno, pelo que j fez, merece respeito - e neste momento, sobretudo, solidariedade -, pois enfrenta rival mais potente do que os botinudos que teve pela frente mundo afora. No foi por acaso que, no pargrafo anterior, usei o advrbio totalmente. J disse que nos ltimos cinco anos e meio aconteceu pouca coisa importante na carreira de Ronaldo. Aps o desempenho memorvel na campanha do pentacampeonato mundial, em 2002, teve espordicos episdios de brilho no Real, na Seleo e no Milan e no a regularidade de alto rendimento que se espera de um astro de sua grandeza. As aparies foram intermitentes, como conseqncia de incontveis contuses. Nos ambulatrios e nas salas de musculao ficava a promessa de Ronaldo de atingir metas, em geral de 30 gols, numa determinada temporada. A quantidade de contuses que acometeram Ronaldo sempre me pareceu demasiada. No s para mim, mas para especialistas. No engoli jamais a teoria reducionista de azar ou a explicao de que os infortnios eram seqelas das pancadas que recebia ou do excesso de jogos. Justificativas muito bvias, simplistas. No entanto, ao se levantar a hiptese de que se machucou tanto porque o organismo reagiu moldagem artificial de incio de carreira, quase sempre prevaleceu o silncio. Agora, uma ou outra voz resolve cutucar esse vespeiro que tem a ver com a fabricao de corpos de atletas de alto nvel. A prtica de construir super-homens comea a ser contestada, em especial quando se fala de abuso de recursos qumicos. No sou tolo de achar que garotos franzinos e talentosos possam suportar pontaps impunemente. Precisam ganhar massa muscular e, para tanto, contam com os avanos da medicina. O ponto : como conciliar a herana gentica com os suplementos alimentares, as dietas, os aparelhos de ginstica? Como fazer com que os artistas da bola possam ter longevidade sem que se transformem em gladiadores disformes? Sem que saiam de cena precocemente? Como ajudar a natureza sem violent-la?
(Adaptado de Antero Greco. O Estado de S. Paulo, E2 Esportes, 15 de fevereiro de 2008)

METRO-Conhec.Bsicos

w ww.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo L10, Tipo 001


21. Um ttulo adequado, de acordo com o assunto do texto, : (A) (B) (C) (D) (E) 22. O drama de um Fenmeno. As conquistas de um "atleta". A violncia no futebol. Os avanos da medicina esportiva. A herana gentica de um atleta. (B) (C) (D) (E) 26. 25. ... pois enfrenta rival mais potente do que os botinudos que teve pela frente mundo afora. (1o pargrafo) Com essa afirmao, o articulista (A) defende a violncia como elemento integrante do futebol. considera a gravidade do problema que est sendo enfrentado pelo jogador. critica, de modo geral, os jogadores de futebol perseguidos em campo. coloca no mesmo nvel de importncia as pancadas anteriores e a atual situao. indica a possibilidade de recuperao fsica do atleta.

_________________________________________________________

A opinio do articulista, evidente no texto, a de que (A) Ronaldo, por ser brilhante jogador de futebol, sempre esteve mais exposto curiosidade do pblico. Ronaldo no ter, certamente, condies fsicas de voltar a jogar, por causa de sua idade, acima do desejado para o futebol. o jogador, embora tenha sido considerado um Fenmeno, nem sempre fez jus ao reconhecimento desse ttulo. os jornalistas sempre buscaram salientar a gravidade das contuses do jogador, resultantes de agresses em campo. o uso de recursos destinados ao desenvolvimento fsico dos atletas deve ser feito com cuidado e com limites. 27.

_________________________________________________________

(B)

Com a palavra botinudos o articulista transmite a idia de que se encontram jogadores de futebol (A) (B) (C) (D) (E) famosos por sua habilidade com as chuteiras. de comportamento anti-esportivo em campo. de fsico mais avantajado que o dos adversrios. talentosos, apesar de um porte fsico mais franzino. bem mais visados pelos jornalistas e torcedores.

(C)

_________________________________________________________

(D)

... teve espordicos episdios de brilho ... (2 pargrafo) O mesmo sentido da afirmativa transcrita acima est no trecho: (A) (B) (C) (D) (E) em torno da continuidade da carreira. e neste momento, sobretudo, solidariedade. As aparies foram intermitentes. a promessa de Ronaldo de atingir metas. eram seqelas das pancadas que recebia.

(E)

_________________________________________________________

23.

correto afirmar que no texto transparece a dvida entre (A) o brilhantismo de uma carreira esportiva e o desempenho regular de outros jogadores. a agressividade inerente a uma disputa de futebol e o controle da violncia dentro dos campos. a volta de um jogador inteiramente recuperado ou seu afastamento definitivo do futebol. o desempenho de jogadores com corpos de adolescentes franzinos ou o de atletas mais velhos, com massa muscular. a participao de jogadores apenas nos times que os contratam ou seu envolvimento nos jogos da Seleo, por convocao.

_________________________________________________________

28.

Nos ambulatrios e nas salas de musculao ficava a promessa de Ronaldo de atingir metas, em geral de 30 gols, numa determinada temporada. (final do 2o pargrafo) O sentido da frase acima, no texto, de que Ronaldo (A) (B) (C) (D) (E) dificilmente atingia a meta proposta. deveria ser capaz de fazer tantos gols. conseguia, com exerccios, atingir sua meta. sempre tinha feito muitos gols em sua carreira. recebia tratamento adequado para suas contuses.

(B)

(C)

(D)

_________________________________________________________

29.

... que garotos franzinos e talentosos possam suportar pontaps impunemente. (ltimo pargrafo) O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que os do grifado acima est na frase: (A) (B) (C) (D) (E) ... que acometeram Ronaldo ... ... de que os infortnios eram seqelas das pancadas... Precisam ganhar massa muscular... ... contam com os avanos da medicina. ... sem que se transformem em gladiadores disformes?

(E)

_________________________________________________________

24.

A justificativa, no texto, para o uso do advrbio totalmente est no fato de que Ronaldo (A) surgiu como um jogador completo e de talento nico, impondo-se a todos os companheiros nos jogos de futebol. sempre foi alvo de agresses, dentro e fora do campo, o que prejudicou seu desempenho esportivo. deve ser tratado como um atleta de brilho incomparvel ao dos demais, por tudo o que vem fazendo no futebol. j h algum tempo no apresenta mais o desempenho que o caracterizou como jogador brilhante. conseguir recuperar-se, at mesmo com maior rapidez, porque esse tipo de leso j aconteceu anteriormente. 30.

_________________________________________________________

A frase redigida com clareza, lgica e correo : (A) (B) O futebol um dos esportes de equipe em que, especialmente no Brasil, atraem milhes de torcedores. Vrios torcedores se organisam grupos que acompanha o desempenho de seus times favoritos durante um campeonato. Alguns jogadores de futebol pode ser favoritos de uma torcida enquanto fizer gols, mas so ostilizados, em caso contrrio. Uma partida de futebol corresponde a um espetculo que se desenrola em campo, com final sempre imprevisto. A esperana da torcida sempre que seus times se sobressaem nos resultados das partidas contra os adiversrios. METRO-Conhec.Bsicos
2

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

w ww.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo L10, Tipo 001


31. Considere o esquema que representa o algoritmo da subtrao de dois nmeros inteiros, no qual alguns algarismos foram substitudos pelas letras X, Y, Z e T.
X 0 Y 2 4 Z 6 T Z 1 5

34.

Em um depsito havia T blocos de concreto. No transporte de alguns desses blocos para uma obra do Metr, foi usado um nico caminho que fez trs viagens. Na primeira, foi transportada a tera parte do total de blocos e, a cada viagem subseqente, a tera parte do nmero de blocos restantes no depsito. Se aps as trs viagens restaram 720 blocos no depsito, o valor de T (A) (B) (C) (D) (E) 1 890 2 430 2 790 3 060 3 150

Os valores de X, Y, Z e T, que tornam correta a expresso desse algoritmo, so tais que sua soma igual a (A) (B) (C) (D) (E) 32. 22 21 20 19 18

_________________________________________________________

_________________________________________________________

35.

Certo dia, um ajudante de almoxarifado recebeu trs lotes de materiais para acomodar em algumas prateleiras vazias: um deles continha 96 unidades do material A, o outro continha 144 unidades do material B e o terceiro continha 240 unidades do material C. Para executar essa tarefa ele recebeu as seguintes instrues: cada prateleira deve acomodar um nico tipo de material; todas as prateleiras devem ter a mesma quantidade de material; deve ser usado o menor nmero possvel de prateleiras.

Na construo de uma estao do Metr, a plataforma de embarque nos trens dever ter 96 m de comprimento e, para represent-la, foi construda uma maquete cuja plataforma tem 36 cm comprimento. Nessas condies, se na maquete a porta de acesso a essa plataforma tem 1,5 cm de altura, a medida real da altura dessa porta dever ser, em metros, (A) (B) (C) 3 3,5 3,75 4 4,25

(D) (E) 36.

_________________________________________________________

Se ele seguiu risca todas as instrues, ento, ao completar a tarefa, constatou-se que (A) foram usadas 12 prateleiras para acomodar todo o material dos trs lotes. foram usadas apenas 3 prateleiras para acomodar todo o material A. foram usadas apenas 6 prateleiras para acomodar todo o material C. cada prateleira ficou com 24 unidades de material. cada prateleira ficou com 48 unidades de material.

Ao final do expediente de um dia de trabalho na manuteno preventiva de equipamentos, um ajudante observou que o nmero de equipamentos por ele vistoriados pela manh excedia o nmero daqueles que vistoriara tarde em 6 unidades. Se a razo entre essas duas quanti3 dades era , o total de equipamentos por ele vistoriados 4 nesse dia um nmero compreendido entre (A) (B) (C) (D) (E) 50 e 60 40 e 50 30 e 40 20 e 30 10 e 20

(B)

(C)

(D) (E) 33.

_________________________________________________________

Considere os nmeros racionais representados pelos pontos X, Y e Z, destacados na reta abaixo:


X Y 1 0 1 Z 2 3

_________________________________________________________

37.

A soma X + Y + Z um nmero compreendido entre (A) (B) (C) (D) (E) 2 e 1 1 e 0 e 1 e 2 e 0 1 2 3


2

Dois ajudantes foram incumbidos de auxiliar no transporte de 21 caixas que continham equipamentos eltricos. Para executar essa tarefa, eles dividiram o total de caixas entre si, na razo inversa de suas respectivas idades. Se ao mais jovem, que tinha 24 anos, coube transportar 12 caixas, ento, a idade do ajudante mais velho, em anos, era (A) (B) (C) (D) (E) 32 34 35 36 38 7

METRO-Conhec.Bsicos

w ww.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo L10, Tipo 001


38. Considere que, num dado instante, a velocidade de certo veculo de 81 km/h. Essa velocidade, quando expressa em metros por segundo (m/s), numericamente igual a (A) (B) (C) (D) (E) 1,35 2,25 13,5 22,5 135 43. Em uma obra de uma estao do Metr foi aberta uma vala que tem o formato de um bloco retangular cujas dimenses so: 8,5 m de comprimento, 4,4 m de largura e 5 m de altura. O nmero de litros de gua necessrios para encher totalmente essa vala (A) (B) (C) (D) (E) 187 1 870 18 700 187 000 1 870 000

_________________________________________________________

39.

Calculando 640% de 75 centsimos obtm-se (A) (B) (C) (D) (E) 48 milsimos. 46 centsimos. 48 centsimos. 46 dcimos. 48 dcimos. 44.

_________________________________________________________

Diariamente, em uma obra acionada uma sirene para assinalar o incio do intervalo para o almoo dos funcionrios que l trabalham. Supondo que a durao do intervalo para o almoo seja de 1 hora e 30 minutos, ento, se a 47 sirene tocar quando forem decorridos de certo dia, os 96 funcionrios devero retomar o trabalho s (A) (B) (C) (D) (E) 12 horas e 30 minutos. 12 horas e 45 minutos. 13 horas e 15 minutos. 13 horas e 30 minutos. 13 horas e 45 minutos.

_________________________________________________________

40.

Encerradas as atividades de certo dia, um ajudante informou superviso que o nmero de valas que haviam sido abertas pela manh estava para o nmero das abertas tarde, assim como 14 est para 11. Relativamente ao total de valas abertas nesse dia, correto afirmar que o nmero de valas abertas tarde correspondia a (A) (B) (C) (D) (E) 42% 44% 46% 48% 49% 45.

_________________________________________________________

Talita foi a uma lanchonete e usou uma nota de 10 reais para pagar uma despesa de R$ 9,25. Sabe-se que: no caixa da lanchonete s havia moedas de 5, 10 e 25 centavos, em quantidades suficientes para compor o troco devido de todos os modos possveis; Talita pediu que o troco lhe fosse pago com, no mximo, 9 moedas.

_________________________________________________________

41.

Ao comparar as quantias em cdulas e moedas que tinham em seus bolsos, trs amigos Almir, Bento e Carmo observaram que: Almir tinha 75% da quantia de Bento que, por sua vez, tinha 75% da quantia de Carmo. Se as quantias que os trs tinham nos bolsos totalizavam R$ 92,50, ento (A) (B) (C) (D) Almir e Bento tinham, juntos, R$ 62,50. Almir e Carmo tinham, juntos, R$ 72,50. Bento e Carmo tinham, juntos, R$ 70,00. Almir tinha R$ 22,50 a menos que Bento.

Se o pedido de Talita foi aceito, de quantos modos distintos podem ter sido combinadas as moedas que totalizavam o troco que lhe era devido? (A) (B) (C) (D) (E) 7 8 9 10 11

(E) Carmo tinha R$ 18,50 a mais que Almir. __________________________________________________________________________________________________________________ 42. Considere que uma determinada carreta pode transportar uma carga mxima de 6,35 toneladas. Essa carreta dever ser carregada com estruturas de ferro, cada qual acondicionada em uma caixa de madeira. Se cada estrutura pesa 54 kg e cada caixa vazia pesa 3 200 g, o maior nmero de caixas contendo estruturas que tal carreta poder transportar (A) (B) (C) (D) (E) 8 111 (B) 166 323 1 110 3 230 (C) (D) (E) 55 786 31 212 20 412 METRO-Conhec.Bsicos
2

46.

Sabe-se que uma praa de formato retangular tem 594 m de permetro. Se a razo entre as medidas da largura e do 4 comprimento dessa praa, nesta ordem, igual a , 7 ento a rea de sua superfcie, em metros quadrados, (A) 81 648 62 424

w ww.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo L10, Tipo 001


47. Um ajudante de manuteno perguntou a seu supervisor quantas valas haviam sido abertas no dia anterior. O supervisor respondeu que, subtraindo-se 64 unidades do triplo do quntuplo do nmero de valas abertas, obtm-se a tera parte do nmero de valas abertas, acrescida de 24 unidades. Supondo que o ajudante tenha resolvido corretamente o problema proposto pelo seu supervisor, ento, a soluo por ele encontrada era um nmero compreendido entre (A) (B) (C) (D) (E) 0 e 5

5 e 10 10 e 15 15 e 20 20 e 25

_________________________________________________________

48.

Quantos nmeros inteiros x, tais que 20 < < 20, 3x 5 2x satisfazem a sentena < 2? 4 5 (A) (B) (C) (D) (E) 29 27 22 18 15

_________________________________________________________

49.

Num sistema de eixos cartesianos, a representao da soluo do sistema pertencente ao (A) (B) (C) (D) (E) eixo das abscissas. eixo das ordenadas. primeiro quadrante. segundo quadrante. terceiro quadrante. um ponto

_________________________________________________________

50.

Considere que, num dado momento, todas as 18 mesas do refeitrio de uma empresa estavam ocupadas: algumas por apenas duas pessoas e as demais por apenas quatro, num total de 48 pessoas. Nessas condies, correto afirmar que, naquele instante, o nmero de mesas ocupadas por quatro pessoas era (A) (B) (C) (D) (E) 2 3 6 10 12
2

METRO-Conhec.Bsicos

w ww.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai