Anda di halaman 1dari 16

CURSO TCNICO EM OPERAES COMERCIAIS

11

CONTABILIDADE

Snia Maria de Arajo

Balano Patrimonial

Maria Selma da Costa Cabral

Governo Federal Ministrio da Educao

Projeto Grco Secretaria de Educao a Distncia SEDIS

EQUIPE SEDIS

| UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN


Arte e ilustrao Adauto Harley Carolina Costa Heinkel Huguenin Reviso Tipogrca Adriana Rodrigues Gomes Design Instrucional Janio Gustavo Barbosa Luciane Almeida Mascarenhas de Andrade Jeremias Alves A. Silva Margareth Pereira Dias Reviso de Linguagem Maria Aparecida da S. Fernandes Trindade Reviso das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva Adaptao para o Mdulo Matemtico Joacy Guilherme de Almeida Ferreira Filho Reviso Tcnica Rosilene Alves de Paiva

Coordenadora da Produo dos Materias Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Coordenadora de Reviso Giovana Paiva de Oliveira Design Grco Ivana Lima Diagramao Ivana Lima Jos Antnio Bezerra Jnior Mariana Arajo de Brito Vitor Gomes Pimentel

r e v c Vo .. . i u q a por

Nesta aula, trataremos da elaborao de balano de uma empresa prestadora de servios. Voc ver que, para a realizao de um balano, necessrio rever alguns conceitos e algumas normas que determinam o levantamento do balano. Voc dever rever a aula anterior e observar o balancete de verificao para podermos elaborar os lanamentos de encerramento para o levantamento do Balano. Vamos comear com o Balano de uma Empresa prestadora de servios de assistncia jurdica e contbil. Voc ir precisar do balancete da Empresa SOS Contabilidade para levantar tambm o Balano da referida empresa. Tudo o que estamos falando nesta aula, de certa forma, voc j tomou conhecimento nas aulas anteriores, mesmo que de uma forma simplificada, da acredito que o nvel de dificuldade bem menor do que quando voc comeou a estudar a Contabilidade. No final, propomos um desafio para que voc possa ir alm e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Entender qual a finalidade dos levantamentos contbeis. Identificar as providncias necessrias para o encerramento do exerccio. Compreender a importncia do levantamento do Balano Patrimonial. Elaborar o Balano Patrimonial de acordo com as normas contbeis.

Objetivo

1
Contabilidade A11

Para comeo de conversa


No quero que voc mude De emprego ou de profisso, Quero apenas que dedique Um pouco mais de ateno sua maior riqueza Que (pode ter certeza) Mente s, num corpo so. Alm da meditao, Para a limpeza da mente, Faa um exerccio fsico Correto, regularmente: Caminhada ou natao, Qualquer movimentao, Num sentido diferente. S no vale, francamente, Ficar na mesa de um bar. Jogar porrinha ou baralho, Nada vai lhe acrescentar. Comer demais, tambm no! Cuide bem da digesto, S depois v trabalhar.
(Paulo Fernando Torres Veras A Saga do Contabilista)

Aprenda a apurar o resultado da empresa. Por mais trabalhoso que parea, no incio, entenda a importncia dessa ferramenta para a tomada de deciso.
2
Contabilidade A11

Estudando Balano Patrimonial

omo voc viu, o balancete a relao de todas as contas que constavam nos razonetes, com os seus respectivos saldos. De acordo com Dias (2008), o Balano Patrimonial a demonstrao financeira preparada pelas empresas e demais organizaes que mostra a posio financeira em uma determinada data. dividido em Ativo, Passivo e Patrimnio lquido.

Podemos tambm dizer que o Balano como um Raio X, ou uma fotografia da empresa, revelando a movimentao do Ativo, do Passivo e do Patrimnio lquido em um dado momento. Para que serve o Balano Patrimonial? Por se tratar de uma demonstrao contbil, financeira e econmica de uma empresa, contendo vrias informaes quantitativas e qualitativas, serve de norte para os proprietrios definirem as tomadas de decises sobre as polticas pertinentes organizao.

Como deve ser a apresentao do Balano Patrimonial


Segundo Sergio de Ludicibus, Eliseu Martins, Stephen Charles Kanitz, professores da Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da USP , os quais so autores do livro Contabilidade Introdutria, publicado em 2006, j na 10 edio, a apresentao dos elementos patrimoniais assume grande importncia, pois se trata de uma pea contbil utilizada para reviso da anlise dos negcios. Com o propsito de minimizar certas confuses e entraves, no caso dos responsveis pela empresa agirem livremente na preparao do demonstrativo, foram estabelecidos certos princpios gerais sobre a forma e contedo do balano:

3
Contabilidade A11

O Ativo indicado no lado esquerdo ou na parte superior. O Passivo indicado no lado direito ou na parte inferior. O Patrimnio lquido, que d a informao adicional, mostrando o investimento e o lucro (ou prejuzo) acumulado, indicado no lado direito ou inferior, somando ou subtraindo do Passivo, caso seja positivo ou negativo.

As contas do Balano Patrimonial classificam-se em dois grandes grupos que so o Ativo e o Passivo, como voc ver a seguir:
ATIVO Ativo Circulante Ativo Realizvel a longo prazo Ativo Permanente Que constitudo de: * Investimento * Imobilizado * Intangvel Diferido Passivo Circulante Passivo Exigvel a longo prazo Resultado de Exerccios Futuros Patrimnio Lquido Que constitudo de: * Capital * Ajustes de avaliao patrimonial * Reservas de Incentivos Fiscais * Reservas de Lucros * Lucro (ou prejuzo) Acumulado PASSIVO

Em cada grupo do Ativo e do Passivo temos grupos e subgrupos. Observe que esses subgrupos foram destacados com trs cores. Cada uma dessas cores indica se esse subgrupo faz parte de Bens e Direitos, de Obrigaes ou de Patrimnio Lquido. Observe a legenda:

BENS E DIREITOS OBRIGAES PATRIMONIO LQUIDO

De acordo com a Lei 6.404/76, as contas do Ativo sero dispostas de acordo com a ordem decrescente do seu grau de liquidez.

Contabilidade A11

Mas, o que grau de liquidez? Trata-se da capacidade de transformar um bem, ttulo, etc., em dinheiro vivo. A conta que apresenta o maior grau de liquidez a conta Caixa, j que ela registra o dinheiro que a empresa possui e que est em sua posse. Como tambm assinala a Lei 6.404/76, as contas do Passivo so ordenadas em ordem decrescente de exigibilidade.
Lei 6.404/76

Praticando...

1. O que voc entende por balano?

A Lei 6.404/76 regulamenta as demonstraes contbeis das Sociedades Annimas e que por extenso acaba sendo aplicada aos demais tipos de sociedade, trazendo a obrigatoriedade do balano patrimonial e tambm de outras demonstraes contbeis.

2. O que vem a ser grau de liquidez?

3. O que vem a ser grau de exigibilidade?

5
Contabilidade A11

4. Assinale a alternativa correta: 1. Os bens no destinados manuteno das atividades da empresa


so classificados como:

a) ativo circulante b) ativo realizvel a longo prazo c) ativo investimento d) ativo diferido e) ativo imobilizado
2. O Balano Patrimonial tem por finalidade apresentar a posio:

a) econmica da empresa, em qualquer data. b) patrimonial da empresa , em qualquer data.


Liquidao

c) patrimonial e social em determinada data. d) financeira e patrimonial em determinada data. e) financeira e patrimonial em qualquer data.

Decretada pela justia, geralmente em razo da falncia da empresa.

Incorporao

Ocorre quando juridicamente uma empresa incorporada por outra empresa.

Vamos analisar rapidamente os critrios de classificao do Ativo e do Passivo, de acordo com a Lei 6.404/76. Existe a obrigatoriedade das empresas levantarem seu balano pelo menos uma vez em cada perodo de doze meses. Esse perodo poder ou no coincidir com o ano civil. Para fins da gesto financeira da empresa, quanto mais balanos a empresa levantar em perodos mais curtos, ser muito melhor para que os proprietrios possam tomar decises importantes para a empresa. H algumas situaes especiais em que as empresas tambm necessitam levantar o balano, que so liquidaes, incorporaes e transformaes. Para a elaborao de um balano patrimonial, ainda teremos que nos apropriar de uma srie de informaes que iremos ver nas aulas seguintes. Entretanto, j temos condies de levantar um balano simplificado (s para efeito didtico).

Transformao

ocorre quando a atividade de firma individual extinta passa a ser explorada pelo esplio, constituindo uma nova razo social.

6
Contabilidade A11

Exemplo 1
Nesse exemplo, teremos como base o Balancete de Verificao da Empresa Contato, prestadora de servio de assistncia jurdica e contbil (este documento foi elaborado na aula 10). Balancete de vericao
MOVIMENTAO CONTAS dbito 10.1 Caixa 10.2 BCM 10.4 Dup rec. 10.8 Est. mat. exp 12.2.3 Mov. Uten 12.2.5 Veculos 12.3.1 Desp. org 20.2 Dup. a pag 20.5 Emp. a pg 23.1 Capital 30.1 Luz e tel 30.2 gua e Esg. 30.3 Desp. alug 30.6 Mat. exped. 30.7 Desp. juros 40.2 Rec. juros 40.6 Rec. serv Total 410.830 4.900 2.700 6.000 16.400 1.000 1.250 53.580 410.830 264.830 129.530 80.00 37.800 32.000 40.000 33.500 7.000 20.000 80.000 50.000 100.000 4.900 2.700 6.000 16.400 1.000 1.250 53.580 264.830 crdito 84.100 13.000 12.500 16.400 devedor 45.430 67.000 25.300 15.600 40.000 33.500 7.000 60.000 50.000 100.000 credor SALDOS

7
Contabilidade A11

Balano da Empresa Contato, prestadora de servios de assistncia jurdica e contbil


Estamos diante de um balancete de verificao, mas at o presente momento, no possvel saber se essa empresa obteve lucro ou prejuzo. Vamos trabalhar de uma forma bastante simplificada, sem aprofundamento. Neste nosso primeiro contato com o levantamento de um balano, o qual, para efeito didtico, pode ser chamado de simplificado, iremos apenas transferir as contas de despesa e as contas de receita para uma conta denominada de Resultado do Exerccio. Agora estamos diante de uma nova situao:

Ateno: Quando vamos encerrar um exerccio contbil, temos que fazer alguns lanamentos.

Exemplo 2
1. Transferncia das contas de despesas e receitas, para a conta Resultado
do Exerccio. Vamos l... Transferncia das despesas. Lanamento 1 (Encerramento) Resultado do Exerccio A Diversos A Despesa de organizao .......................................... 7.000 A Despesa com luz e telefone ..................................... 4.900 A Despesa com gua e esgoto .................................... 2.700 A Despesa com aluguel ............................................... 6.000 A Despesa com material de expediente ...................... 16.400 A Despesa com juros .................................................... 1.000..... 38.000

8
Contabilidade A11

OBS.: com o lanamento 1 ( encerramento ), todas as contas de despesas ficaro com o saldo zero e no iro aparecer no balano da empresa. Lanamento 2 (encerramento ) Diversos Receita com juros .......................................... 1.250 Receita de servios ........................................ 53.580 ............... 54.830 A Resultado do Exerccio OBS.: com o lanamento 2 (encerramento), todas as contas de receitas ficaro tambm com o saldo zero e no iro aparecer no balano. Lanamento 3 (encerramento) Resultado do Exerccio A Lucro ......................................................... 16.830

D RESULTADO DO EXERCCIO C
01) 38.000 03) 16.830 54.830 (02

D LUCRO C
16.830 (03

Agora, sim. Vamos juntos, fazer o balano.

9
Contabilidade A11

Balano da Empresa Contato, prestadora de servios de assistncia jurdica e contbil


ATIVO CIRCULANTE Caixa Banco conta movimento Duplicata a receber Estoque 45.430 67.000 25.300 15.600 PATRIMNIO LQUIDO Capital PERMANENTE IMOBILIZADO Mveis e Utenslios Veculos 40.000 33.500 Lucro 100.000 16.830 Duplicata a pagar r Emprstimos a pagar 60.000 50.000 PASSIVO

Total

226.830

Total

226.830

Praticando...

1. Assinale com um x a conta que representa o maior ndice de liquidez.


( ) Duplicata a Pagar ( ) Mquinas e Equipamentos ( ) Caixa ( ) Duplicata a Receber

10
Contabilidade A11

Nesta aula, estudamos a finalidade dos levantamentos contbeis, vimos como identificar as providncias necessrias para o encerramento do exerccio e buscamos compreender a importncia do levantamento do balano patrimonial.

Seguindo o mesmo roteiro, elabore o balano da empresa SOS Contabilidade, levando em considerao o balancete da SOS Contabilidade, que voc fez na aula 10. Desao

1. Faa um resumo sobre a importncia do Balano Patrimonial, indicando


suas principais caractersticas

2. Identifique, atravs de uma pesquisa, se existe diferena entre o Balano


de uma empresa prestadora de servio e o de uma empresa comercial e uma indstria.

Referncias
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAO E CONTABILIDADE DA USP . FEA/USP . Equipe de professores. Contabilidade introdutria. 10. ed. So Paulo: Atlas, 2006. FRANCO, Hilrio. Contabilidade comercial. 13. ed. So Paulo: Atlas, 1996.

11
Contabilidade A11

Anotaes

12
Contabilidade A11

Anda mungkin juga menyukai