Anda di halaman 1dari 5

Planejamento e Prticas da Gesto Escolar

1.3. Planejamento: concepes


Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento no deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrtica, decorrente de alguma exigncia superior ou mesmo de alguma instncia externa instituio. Ao contrrio, ele deve ser compreendido como mecanismo de mobilizao e articulao dos diferentes sujeitos, segmentos e setores que constituem essa instituio e participam da mesma. A preocupao com o planejamento se desenvolveu, principalmente, no mundo do trabalho, no contexto das teorias administrativas do campo empresarial. Essas teorias foram se constituindo nas chamadas escolas de administrao (abordadas na Sala Ambiente Polticas e Gesto na Educao), que tm influenciado o campo da administrao escolar. Para muitos tericos e profissionais, os princpios por elas defendidos seriam aplicveis em qualquer campo da vida social e ou do setor produtivo, inclusive na gesto da educao e da escola. Essa influncia deixa suas marcas tambm no que se refere ao planejamento, medida que o mesmo assumiu uma centralidade cada vez maior, a partir dos princpios e mtodos definidos por Taylor e os demais tericos que o seguiram. Isso porque, a partir do taylorismo, assim como das teorias administrativas que o tomaram como referncia, uma das principais tarefas atribudas gerncia foram o planejamento e o controle do processo de trabalho. Na verdade, o formalismo e a burocratizao do processo de planejamento no campo educacional decorrem, em boa medida, das marcas deixadas pelos modelos de organizao do trabalho voltados, essencialmente, para a busca de uma maior produtividade, eficincia e eficcia da gesto e do funcionamento da escola. Isso secundariza os processos participativos, de trabalho coletivo e do compromisso social, requeridos pela perspectiva da gesto democrtica da educao. o caso, por Sobre as escolas de administrao, veja a Sala Ambiente Poltica e Gesto da Educao!

Planejamento e Prticas da Gesto Escolar

exemplo, dos modelos e das concepes de planejamento orientadas pelo horizonte do planejamento tradicional ou normativo e do planejamento estratgico. Mas, em contraposio a esses modelos, se construiu a perspectiva do planejamento participativo. O planejamento tradicional ou normativo O planejamento tradicional ou normativo trabalha em uma perspectiva em que o planejamento definido como mecanismo por meio do qual se obteria o controle dos fatores e das variveis que interferem no alcance dos objetivos e resultados almejados. Nesse sentido, ele assume um carter determinista em que o objeto do plano, a realidade, tomada de forma esttica, passiva, pois, em tese, tende a se submeter s mudanas planejadas. Ao lado dessas caractersticas, outros elementos marcam o planejamento normativo: H uma nfase nos procedimentos, nos modelos j estruturados, na estrutura organizacional da instituio, no preenchimento de fichas e formulrios, o que reduz o processo de planejamento a um mero formalismo. O planejador visto como o principal agente de mudana, desconsiderando-se os fatores sociais, polticos, culturais que engendram a ao, o que se traduz numa viso messinica daquele que planeja. Essa viso do planejador geralmente conduz a certo voluntarismo utpico. Ao mesmo tempo em que, por um lado, h uma secundarizao das dimenses social, poltica, cultural da realidade, por outro lado, prevalece a tendncia de se explicar essa realidade e as mudanas que nela acontecem como resultantes, basicamente, da dimenso econmica que a permeia.

O planejamento estratgico O planejamento estratgico, por sua vez, se desenvolveu dentro de uma concepo de administrao estratgica que se articula aos modelos e padres de

Planejamento e Prticas da Gesto Escolar

organizao da produo, construdos no contexto das mudanas do mundo do trabalho e da acumulao flexvel, a partir da segunda metade do sculo XX. Essa concepo de administrao e de planejamento procura definir a direo a ser seguida por determinada organizao, especialmente no que se refere ao mbito de atuao, s macropolticas e s polticas funcionais, filosofia de atuao, aos macroobjetivos e aos objetivos funcionais, sempre com vistas a um maior grau de interao dessa organizao com o ambiente. Essa interao com o ambiente, no entanto, compreendida como a anlise das oportunidades e ameaas do meio ambiente, de forma a estabelecer objetivos, estratgias e aes que possibilitem um aumento da competitividade da empresa ou da organizao. Em sntese, o planejamento estratgico concebe e realiza o planejamento dentro um modelo de deciso unificado e homogeneizador, que pressupe os seguintes elementos bsicos: determinao do propsito organizacional em termos de valores, misso, objetivos, estratgias, metas e aes, com foco em priorizar a alocao de recursos anlise sistemtica dos pontos fortes e fracos da organizao, inclusive com a descrio das condies internas de resposta ao ambiente externo e forma de modific-las, com vistas ao fortalecimento dessa organizao delimitao dos campos de atuao da organizao O Planejamento Participativo engajamento de todos os nveis da organizao para a consecuo dos fins maiores. Em contraposio a esses modelos de planejamento, a perspectiva da gesto democrtica da educao e da escola pressupe o planejamento participativo como concepo e modelo de planejamento. O planejamento participativo deve, pois, enquanto metodologia de trabalho, constituir a base para a construo e para a realizao do Projeto Poltico-Pedaggico da escola.

Planejamento e Prticas da Gesto Escolar

O planejamento participativo no possui um carter meramente tcnico e instrumental, medida que parte de uma leitura de mundo crtica, que apreende e denuncia o carter excludente e de injustia presente em nossa realidade. As caractersticas de tal realidade, por sua vez, decorrem, dentre outros fatores, da falta ou da impossibilidade de participao e do fato de a atividade humana acontecer em todos os nveis e aspectos. Nessa perspectiva, a participao se coloca como requisito fundamental para uma nova educao, uma nova escola, uma nova ordem social, uma participao que pressupe e aponta para a construo coletiva da escola e da prpria sociedade. O planejamento participativo na educao e na escola traz consigo, ainda, duas dimenses fundamentais: o trabalho coletivo e o compromisso com a transformao social. O trabalho coletivo implica uma compreenso mais ampla da escola. preciso que os diferentes segmentos e atores que constroem e reconstroem a escola apreendam suas vrias dimenses e significados. Isso porque o carter educativo da escola no reside apenas no espao da sala de aula, nos processos de ensino e aprendizagem, mas se realiza, tambm, nas prticas e relaes que a se desenvolvem. A escola educa no apenas nos contedos que transmite, medida que o processo de formao humana que ali se desenvolve acontece tambm nos momentos e espaos de dilogo, de lazer, nas reunies pedaggicas, na postura de seus atores, nas prticas e modelos de gesto vivenciados.

De outra parte, o compromisso com a transformao social coloca como horizonte a construo de uma sociedade mais justa, solidria e igualitria, e uma das tarefas da educao e da escola contribuir para essa transformao. Por certo, como j analisamos em outros momentos neste curso, a escola pode desempenhar o papel de instrumento de reproduo do modelo de sociedade dominante, medida que reproduz no seu interior o individualismo, a fragmentao social e uma compreenso ingnua e pragmtica da realidade, do conhecimento e do prprio homem. Em contrapartida, a educao e a escola articuladas com a transformao social implicam uma nova compreenso do conhecimento, tomado agora como saber social, construo histrica, instrumento para compreenso e interveno crtica na realidade. Concebem o homem na sua totalidade e, portanto, visam a sua formao integral: biolgica, material, social, afetiva, ldica, esttica, cultural, poltica, entre outras.

Planejamento e Prticas da Gesto Escolar

A partir dos aspectos aqui destacados, possvel definir os seguintes elementos bsicos que definem e caracterizam o planejamento participativo: distanciam-se daqueles modelos de organizao do trabalho que separa, no tempo e no espao, quem toma as decises de quem as executa conduzem prxis (ver conceito na Sala Ambiente Projeto Vivencial) enquanto ao de forma refletida, pensada pressupem a unidade entre pensamento e ao o poder exercido de forma coletiva implicam a atuao permanente e organizada de todos os segmentos envolvidos com o trabalho educativo constituem-se num avano, na perspectiva da superao da organizao burocrtica do trabalho pedaggico escolar, assentado na separao entre teoria e prtica.

O trabalho coletivo e o compromisso com a transformao social colocam, pois, o planejamento participativo como perspectiva fundamental quando se pretende pensar e realizar a gesto democrtica da escola. Ao mesmo tempo, essa concepo e esse modelo de planejamento se constituem como a base para a construo do Projeto Poltico-Pedaggico da escola. O planejamento participativo implica, ainda, o aprofundamento crescente, a discusso e a reflexo sobre o tema da participao. Sobre essa temtica, na Sala Ambiente Projeto Vivencial, importantes elementos so destacados tambm.

Anda mungkin juga menyukai