Anda di halaman 1dari 4

Nome:............................................................................................................ B.I. :.................................... N de Estudante: ...............................

Curso: .......................................................................................................... Turma: ..................

Unidade Curricular:

PLANEAMENTO E GESTO DE SERVIOS DE DOCUMENTAO

Cdigo:

51066

Data: De 2 janeiro a 13 janeiro 2013

Este o 2 e-Flio previsto para esta unidade curricular. De acordo com o que foi planificado, a sua cotao mxima 4 valores. O e-flio B constitudo por duas partes, cada destas com data especfica de entrega:
Parte I Esta parte constituda por questes tericas. Parte II constituda por um questionrio. Sugere-se que realize um mnimo de 10 inquritos (entre 10 a 15 inquritos j potencia a riqueza da anlise). No Frum do Questionrio encontra mais esclarecimentos.

Data de entrega: Parte I Entregar ao docente at s 23:30 horas do dia 13 de janeiro. Parte II Entregar ao docente at s 23:30 horas do dia 13 de janeiro. A entrega de ambas as pates deve ser realizada num s documento, a entregar de acordo com o prazo indicado. O que se pede:
Elabore um texto de resposta s questes. No texto deve focar, de forma explcita, justificada e sucinta, as definies e relaes que so pedidas, bem como as necessrias justificaes, fundamentadas na teoria e nos materiais que consultar. Na elaborao do texto deve dar particular ateno aos seguintes aspetos: a. Objetividade e capacidade de sntese; b. Clareza de linguagem; c. Coerncia e adequao das ideias e dos argumentos utilizados; d. Utilizao de terminologia correta e adequada.

Instrues para a apresentao do trabalho:


Para cada uma das Partes o texto de resposta deve ocupar no mximo 3 pginas A4, com tamanho de letra Times New Roman 12, ou equivalente;
51066 Planeamento e Gesto de Servios de Documentao Docente: Prof. Doutor Mrio Carrilho Negas Universidade Aberta
Ministrio da Educao e Cincia

-1-

Referir todo o material que consultar para elaborar a sua resposta (adicionar uma pgina s com as referncias); Os e-flios, por serem parte do exame, regem-se por todas as regras dos exames, a saber: so trabalhos totalmente individuais (e originais); a submisso do e-flio supe que o aluno no beneficiou da ajuda de ningum nem prestou ajuda a nenhum colega. Os alunos que praticarem algum tipo de fraude tm zero valores, independentemente de ser quem praticou a fraude ou quem deixou praticar. Os alunos no se podem esquecer que plgio fraude. Os e-flios tm de ser enviados utilizando a ferramenta disponvel para o efeito.

Respeite o nmero de linhas indicadas em cada resposta ou grupo de respostas.

ENUNCIADO
Leia com ateno o enunciado at ao fim.
cotao

Parte I
(2,8 valores) Questes para desenvolvimento: (Nas respostas s questes o aluno(a) deve envolver as matrias lecionadas.)

Leia atentamente o seguinte texto: A populao da Cidade ABC, que representa 80 por cento do total do servio comunitrio da Universidade Saber e Fazer (USF), bastante diversificada etnicamente, linguisticamente, e socioeconomicamente. Nos fins de semana, cerca de 50% do servio (pedidos) da Biblioteca so realizados por pessoas que no frequentam a USF, tais como alunos de outras universidades, alunos do ensino secundrio, grupos locais que estudam a histria local, e membros individuais da comunidade local empresarial. A USF tem o acervo Especial Colees e arquivos que contm extensas colees de documentos originais da histria da Cidade ABC, constitudos por itens ilustrados, desenhos, fotografias, brochuras, panfletos, mapas, relatrios oficiais e no oficiais e estudos vrios, cartas pessoais, registos orais, lembranas e outros registros relacionados. Tanto os estudantes da USF como outros universitrios, e os estudantes do ensino
51066 Planeamento e Gesto de Servios de Documentao Docente: Prof. Doutor Mrio Carrilho Negas Universidade Aberta
Ministrio da Educao e Cincia

-2-

secundrio procuram materiais de fonte primria sobre a sua regio (incluindo outras cidades da regio), histria da cidade, e histria das misses que envolveram anteriores habitantes da cidade e arredores (fundadores). difcil para eles encontrarem informao fivel, e a Biblioteca est a estudar a possibilidade de aplicar pagamentos diferenciados e acordo com o tipo de utilizador e material consultado.

1)

2) 3)

4)

5)

(0,6) Como responsvel mximo pela gesto da Biblioteca da USF, e de acordo com o texto, apresente a Viso, Misso, Valores e Objetivos. Desenvolva e justifique. (10 linhas) (0,6) De acordo com o texto apresentado, elabore a Anlise SWOT. Justifique os vrios pontos identificados (15 linhas) (0,6) Leia atentamente o texto: Gestores experientes sabem que o seu papel apenas um elemento de um projeto maior. Eles tm a capacidade de coordenao das atividades entre os gestores de nvel intermdios, tais como na rea da segurana, obras, logstica, finanas, ou entre fornecedores, como por exemplo, fornecedores de Tecnologias de Informao e outros. Ento, necessrio identificar cuidadosamente sobre que parte da autoridade devem assegurar, e quanta autoridade poder ser delegada. Refira como enquadra o texto no contexto do ciclo de vida de um projeto marcadamente inovador e com um tempo de execuo de 10 anos. Comente e justifique. (10 linhas) (0,6) Considere a seguinte declarao de objetivo: Quando concludo, no final do primeiro ano, o projeto ter digitalizado para a Biblioteca Digital da USF um mnimo de 2400 itens, nomeadamente imagens e afins, registros histricos e documentos textuais. De acordo com a declarao de objetivo referida no texto, desenvolva e apresenta o Plano do Projeto. Refira em cada um das etapas identificadas quais os recursos envolvidos. Desenvolva e justifique. (12 linhas) (0,4) Comente a seguinte afirmao: Criar equipas de planeamento que combinem o conhecimento de tcnicos especialistas internos com o conhecimento especializado dos fornecedores pode constituir um fator de sucesso. Desenvolva e justifique. (10 linhas)

51066 Planeamento e Gesto de Servios de Documentao Docente: Prof. Doutor Mrio Carrilho Negas Universidade Aberta
Ministrio da Educao e Cincia

-3-

Parte II
(1,2 valores)

Esta parte constituda por um questionrio. O questionrio est disponvel online no seguinte endereo eletrnico:

https://docs.google.com/spreadsheet/embeddedform?formkey=dC1ySTlLeE9KUHNU NlZqLUJCYWNuM2c6MQ

Aps a obteno do nmero de inquritos necessrios, e com base na anlise dos inquritos por si recolhidos, elabore uma reflexo crtica sobre os temas seguintes:
A- (0,6) De acordo com as respostas obtidas, elabore uma anlise critica capacidade de adoo da tecnologia pelos utilizadores. Refira em que fatores baseou a anlise. (20 linhas) B- (0,6) Para estudar se a aplicao desta tecnologia ao ensino ser relevante para a melhoria do servio prestados por uma instituio de ensino superior, refira que metodologia utilizaria para diagnstico, se o estudo dos fatores PEST ou a anlise SWOT. Desenvolva e justifique. (20 linhas)

Consulte nas instrues da Atividade e-Flio B, as indicaes de como enviar ao docente os inquritos que realizou. Boa resoluo! FIM

51066 Planeamento e Gesto de Servios de Documentao Docente: Prof. Doutor Mrio Carrilho Negas Universidade Aberta
Ministrio da Educao e Cincia

-4-

Anda mungkin juga menyukai