Anda di halaman 1dari 9

alemo estudando em casa com o Themen neu/aktuell) Os melhores tipos de gramtica so aquelas do estilo "duas pginas: uma de explicao

e uma de exerccios". Para o ingls, por exemplo, "English Grammar in Use", para o francs "Grammaire Progressive du Franais", para o alemo "Klipp und Klar" etc.

3) Estudo Progressivo: Agora que j tenho uma noo da gramtica, vou comear a estudar pra me comunicar. Pego os livros que eu comprei no ponto 1 e tambm os sites que listei e comeo a estudar. Pra mim o mais importante que os livros me ensinem como usar a lngua em determinadas situaes, ou seja, que seja voltado para situaes reais de comunicao. Nesses livros eu comeo a aprender a cumprimentar pessoas, a me despedir, as expresses usadas ao fazer compras, ao ir num restaurante, ao pegar um txi, a perguntar o caminho etc. importante tambm aprender frases do tipo "Desculpa, pode repetir?" ou "Como?", "Pode falar mais devagar?" etc.

Livros com frases soltas que a gente repete feito papagaio no me ajudam em nada, por isso os evito. Mtodos de repetio extrema (como Roseta Stone ou Live Mocha) tambm eu no gosto, pois a repetio eu fao nos exerccios de gramtica. Pra mim, o fato de repetir palavras ao fazer os exerccios j ajuda no meu aprendizado.

Ponto importante: seguir uma progresso. Nada de pr a carroa na frente dos bois. Tem gente que mal sabe declinar um adjetivo em alemo, mas j quer aprender frases na voz passiva, oraes relativas complexas etc. Vo com calma. Eu sempre tento seguir uma progresso. s vezes as gramticas no trazem os captulos em ordem de dificuldade. Por isso, sempre tomo o cuidado de pular os captulos que acho difceis e deix-los para um momento posterior. Nesse momento eu tento seguir uma sequncia proposta pelos livros. Se voc utilizar mais de um material, as sequncias vo mudar um pouco, mas no drasticamente.

Neste ponto 3 eu dou MUITA ateno pronncia. Tento ter livros com bom material de udio e, se possvel, explicaes sobre pronncia. Uma vez aprendida uma pronncia errada, bem difcil se livrar dela. Se possvel, tenha um material didtico ou dicionrio som transcrio fontica e EVITE terminantemente qualquer material que ensine pronncias aproximadas com o portugus. Comprar materiais

que ensinam que um som "x" "quase" como o som "y" do portugus como te dizer "Olha, com o nosso material, vamos te ensinar a falar com sotaque brasileiro". Pra ajudar na pronncia eu escuto tambm muita msica. Se voc no usar o Facebook h tambm outros sites para conhecer pessoas do exterior: um deles o "CouchSurfing": com ele voc poder hospedar viajantes do mundo inteiro em sua casa, ou se isso no for possvel, d para se oferecer para mostrar a cidade ou tomar um caf. Fora os encontros mensais/semanais de viajantes.

Uma outra possibilidade fazer TANDEM (intercmbio lingustico). Se no puder ser ao vivo, pode ser tambm "on-line". A universidade de Bochum tem um cadastro gratuito de pessoas querendo praticar idiomas. Mergulhar no idioma: S depois de me sentir confortvel no idioma, eu comeo a tentar fazer uma imerso completa nele. Nesse ponto eu j troquei meu Facebook para o idioma em questo, j comeo a interagir mais no idioma. Nesse ponto, j comeo a querer assistir filmes com legendas no prprio idioma em questo. Se eu conhecer algum que fale aquele idioma, j vou pedir que ele pratique aquele idioma comigo, enfim, vou tentar de todas as oportunidades para estar em contato com o idioma.

Claro que d pra fazer isso tambm no comeo do aprendizado, mas quando eu ainda sou iniciante, eu tento focar apenas no que eu sei pra no me sentir frustrado. Ento se meu conhecimento se resumir a dizer "Oi, como vai? Onde voc mora?", eu no vou ser bobo de marcar um encontro com algum pra falar apenas isso. D pra dizer essas frases num chat meio espordico. S quando eu me sinto um pouco mais seguro que comeo a querer conversar mesmo e "imergir" no idioma. A meu mundo vira alemo, francs, espanhol, ingls etc.

Claro que gosto de ouvir elogios. Mas pra mim mais uma conquista pessoal (meu objetivo era me comunicar, conversar) do que uma busca de reconhecimento (os psiclogos diro que h controvrsias).

6) Aumentar vocabulrio: O meu ltimo passo ir aumentando o vocabulrio. Em toda lngua voc primeiro precisa adquirir um vocabulrio bsico. Se voc j estuda um idioma h 5.000 anos e ainda lhe faltam palavras bsicas como "comer", "beber", "gua", "po", "dinheiro", "banco".. , voc vai passar fome

quando viajar :-) Depois que voc j conseguir se virar no bsico, preciso se esforar para aumentar seus conhecimentos, tanto gramaticais quanto de vocabulrio. No d pra querer aprender alemo se sempre lhe faltam as palavras bsicas, se voc termina cursos ainda sem saber os nmeros, sem saber os gneros, sem saber os casos... enfim, sem saber a base. Parece as aulas de ingls da escola, onde todo ano os professores ensinam o verbo "to be" e os alunos mesmo assim conseguem no aprend-lo.

No caso do alemo o vocabulrio uma das coisas que mais demora e que mais requer esforo, pois em outras lnguas comumente estudadas no Brasil, d pra reconhecer muitas palavras.

PORTUGUS: ESPANHOL: INGLS: FRANCS: ITALIANO:

educao educacin education ducation educazione

ALEMAO: Bildung (escolar, acadmica) ou Erziehung (em geral, pelos pais)

Como vocs veem, no tem como reconhecer estas palavras sem prvio estudo. Mas o legal em alemo que voc nunca aprende uma palavra nova em vo, pois mais tarde elas estaro relacionadas com outras.

"Bildung" vem de "bilden, que quer dizer "construir, formar", ou seja "Bildung" "formao". Uma "Ausbildung" um "curso tcnico/profissionalizante", algum que "gut ausgebildet" bem treinado, formado. Mais tarde voc ver diversas palavras usando essa raiz "bild-EN" que tem algo a ver com "formao", mesmo que tenham pouco a ver com "educao". Mas isso s possvel adquirindo um vocabulrio bsico.

Mais uma vez a msica um aliado para aprender novas palavras, pois se voc cantar uma msica diversas vezes as palavras daquela msica ficaro na cabea. No menosprezem o valor de ouvir msicas na lngua que esto aprendendo.

Eu j fiz um tpico dando dicas sobre como aumentar o vocabulrio em alemo.

No

leu?

Clique aqui!

Para outros idiomas eu fao o mesmo. Depois de um tempo estudando o idioma, procuro livros que me auxiliem no aumento de vocabulrio. Mas s fao isso num momento posterior. Em vez de passar horas e horas tentando memorizar todas as roupas numa lngua, eu prefiro aprender as principais e medida que vou precisando ser mais especfico vou aprendendo as outras. Ou seja, prefiro saber conversar sobre diversos assuntos numa lngua a me preocupar em no saber como se diz "vestido tomara-que-caia" ou "camisa xadrez" num idioma. Se um dia eu precisar saber o nome da "boca do fogo" ou do "carburador" de um carro, procurarei aprend-los. Mas no me martirizo por no saber o nome de todas as coisas. Uma boa dica na falta de palavras aprender a descrever coisas. Aprenda a dizer " aquela coisa que serve para isso e isso", "No sei o nome, mas assim, assim e assado". No dia-a-dia essas descries ajudam muito. Mas se voc no souber nem isso, muitas vezes sinal de que ainda falta o vocabulrio e estruturas bsicas da lngua.

Resumo 1) 2) Compro Leio a um

do bom livro para

meu (curso) entender e

mtodo uma a boa lngua

atual: gramtica. funciona.

gramtica

como

3) Comeo a estudar a lngua de forma progressiva (do mais fcil ao mais difcil) voltado para situaes reais de comunicao, sempre intercalando com os estudos na gramtica.

4) Uso arquivos de udio e materiais de fontica para ter uma boa pronncia. 5) Uso a lngua com pessoas, seja virtualmente ou ao vivo.

6) Verifico onde esto minhas falhas e tento consert-las (repetindo o ponto 3) 7) medida que minha capacidade de comunicao aumenta, tento imergir no idioma 8) Esforo-me para aumentar completamente. vocabulrio

9) Pronto! Fao destes passos um processo contnuo, ou seja, sempre aprendendo atravs do uso (com pessoas), do estudo (nos livros, sites etc.) e do contato contnuo (msica, filmes, viagens, leituras etc.).

- Primeiro de tudo, aprenda a pensar em ingls. Treine seu crebro pra no ter que traduzir tudo o que voc ouve ou quer

falar. No incio pode ser um pouco complicado, mas tenha persistncia. Se voc continuar sempre traduzindo tudo mentalmente, nunca vai ter uma conversa normal em outro idioma. 2- Comece a ler sites em ingls. Minha dica pra comea pela CNN, BBC, Google News ou outro site de notcias, que a, se voc no entender alguma coisa, provavelmente vai ouvir falar no assunto de novo nos noticirios da televiso ou em jornais e revistas. Se for o contrrio melhor ainda. Tente ler o jornal de manh e depois procurar pelas mesmas notcias na Internet. Voc vai se pegar falando ah, ento assim que se diz essa palavra 3- Oua msicas em ingls. No Brasil, h programas na televiso que mostram vdeo clips com legendas em portugus (se no me engano, no Multishow). Assim voc comea a entender o que diz a letra, aprende grias e no passa vergonha cantando tudo errado No, srio, timo aprender ingls por meio de msica. A associao de palavras acontece automaticamente, e muito mais fcil pra voc se lembrar depois. Se voc no pode assistir os videoclipes com legenda, procure na Internet a letra das suas msicas preferidas ou ento d uma olhadinha no site Learn English Through Song. Eles tm msicas preparadas pra voc preencher as lacunas com as palavras que esto faltando. bem interessante. 4- Renda-se ao cinema americano! Alugue DVDs e assista aos filmes sem legenda, se possvel. Se esta opo no for possvel, cubra as legendas. Faa isso para cada 5-10 minutos de filme e em seguida assista ao mesmo trecho com as legendas. Voc vai comear a associar mais facilmente as palavras e a gramtica em ingls e portugus. 5- Por mais que voc tenha feito cursos de ingls, se voc no tiver morado no exterior, com certeza vai empacar em algumas palavras, principalmente se estiver tentando agendar sua viagem em sites em ingls. Um ajuda tima que encontrei foi um tradutor simultneo, oBabylon. Voc instala o programa no computador e sempre que estiver lendo em ingls e no souber uma palavra, ele traduz pra voc. Ou vice-versa. timo porque rpido e no preciso parar o que estou fazendo pra procurar livros e dicionrios. E o melhor que ele tambm pode ser usado para converses. E isso voc vai precisar

bastante. Os Estados Unidos no usam o sistema mtrico, ento voc vai viajar em milhas, abastecer por gales, pesar em libras e medir em ps ou polegadas. Alm de saber da previso do tempo em farenheits. No se assuste se a previso para o dia seguinte for de 100 graus Pra no ficar boiando, tenho sempre tambm um conversor porttil comigo pra saber do que as pessoas esto falando.Faa o download do Babylon de graa aqui. 6- Arranje um amigo virtual. Os sites de relacionamentos esto se espalhando feito gua. No Brasil, o Orkut campeo. Procure fazer amizades com americanos ou ingleses, e pea para que eles corrijam o que voc escrever de errado. s vezes isso no funciona porque muita gente acaba escrevendo 1, 2, 3 pginas, e pouqussima gente vai ficar tendo um trabalho danado pra ajudar os outros de graa. Ainda mais aqui Ento, limite-se a escrever poucas linhas e voc tem mais chances de ganhar um professor particular. Tente procurar por pessoas para se corresponder tambm no Friend Finder e no MySpace, dois dos sites preferidos por aqui. 7- Passe a usar dicionrios ingls-ingls tambm. Assim como em Portugus quando voc tem uma dvida voc vai ao Aurlio e ele te explica o que aquela bendita palavra significa ou te d sinnimos, o mesmo acontece em ingls. Por meio de sinnimos, exemplos e explicaes detalhadas, voc vai acabar tirando a sua dvida. E voc nem precisa gastar dinheiro. D uma olhadinha no Dictionary.com. de graa. 8- J se todo o contato com ingls que voc j teve foi s aquele do colgio, suas chances so mnimas de se dar bem, principalmente se voc quiser vir morar nos Estados Unidos at pra voc poder assistir televiso! Eu poderia fazer uma lista imensa de cursos, mas sabe como s vezes a gente fica como preguia de ir para a aula depois de um dia interiro de trabalho, ou ento no d tempo mesmo e a gente acaba deixando pra trs. Vou indicar um mtodo que tem dado certo no meu caso. Uma empresa chamada Rosetta Stone oferece o melhor sistema de aprendizado distncia que eu j vi. No Brasil, eu fiz cursos de Ingls, Espanhol e Italiano. Aprendi muito bem, tanto que hoje so os idiomas que uso para fazer trabalhos em vrios pases. E agora estou aprendendo Alemo. Tentei vrios softwares, mas todos os que encontrei antes

do Rosetta Stone so muito superficiais, e em algumas semanas eu acabava esquecendo. 9- E se voc j tentou de tudo e quer experimentar algo totalmente diferente, d uma olhada emHow To Learn Any Language. O conceito simples: usando algumas tcnicas, voc pode aprender qualquer lngua no mundo. O autor acredita muita gente desiste no meio porque est tentando de maneira errada, e ao empregar as tcnicas certas, aprender duas, trs, quatro lnguas ao mesmo tempo passa a ser to fcil quanto aprender uma. Esse livro um best-seller na seo de idiomas nas livrarias dos Estados Unidos, mas se voc estiver mesmo interessado, pode comprar o livro eletrnico e comear a ler em poucos minutos. 10- Mantenha o ritmo. No adianta voc se esforar agora e depois parar por 6 meses. Voc vai esquecer tudo! preciso manter uma regularidade. Se voc no tem muito tempo, dedique pelo menos 1 hora por semana. E faa dessa hora sagrada! Se algum compromisso surgir, transfira o seu momento de ingls para outro dia. O mais importante voc estabelecer regras e realmente segui-las. Voc vai economizar dinheiro e aprender muito mais rpido.

Seu Vocabulrio 1. Desenvolva seu vocabulrio ativo 2. Tente aprender o significado das palavras implicitamente 3. Use seu dicionrio Estruturas das Frases 1. Observar 2. Fazer uma Hiptese 3. Experimentar Pronncia Aprender Ingls como voc aprende a cantar. 1. Ouvir 2. Imitar 3. Reproduzir Ento, comece aprendendo palavras que voc percebe que precisa no seu dia a dia.

Palavras que voc usa quando quer falar...mas que ainda no sabe dizer em ingls. Se voc est tentando dizer algo em Ingls, e voc percebe que voc ainda consegue diz-la...anote a palavra no seu caderno e descubra como diz-la e us-la para expressar-se corretamente. Comece Aprendendo Inicialmente As Palavras Mais Comuns Em Ingls Encontre uma lista das 100 palavras mais comuns online e certifique-se de conhec-las primeiro. Em seguida, encontre uma lista das 300 palavras mais comuns e se concentre nelas. Depois de domin-las, estude as 1000 palavras mais comuns. Use Seu Dicionrio De Ingls E por ltimo, mas no menos importante, use seu dicionrio. uma ferramenta tima...por que voc no pode levar o seu professor de Ingls a todos os lugares que voc vai. Mas voc pode levar o seu dicionrio contigo para onde quiser. E esta uma forma muito fcil de aprender palavras novas todos os dias. Voc pode procurar o significado das palavras que voc quer aprender. Voc pode encontrar frases de exemplo que te ajudaro a compreender como a palavra usada Estruturas de Sentena

Como As Pessoas Se Comunicam? E a resposta atravs de histrias e dilogos. Quando voc conversa com as pessoas, vocs trocam idias uns com o outro. Pronncia Ento, finalmente, a terceira e ltima rea que voc precisa concentrar a sua pronncia. Isto como o acabamento que colocado sobre os tijolos e cimento. E esta a mesma forma para desenvolver a sua pronncia quando voc est aprendendo um novo idioma. Primeiro voc ouve algum dizer uma determinada palavra ou frase vrias vezes. Depois voc comea a repetir a mesma frase, imitando-os. Voc ouve, depoi voc imita, e depois ouve novamente. Cada vez que imite a palavra ou expresso, voc tenta diz-la exatamente como voc ouviu. Desta forma, voc melhora a sua pronncia e soa mais como um falante nativo. Isso ocorre porque h certos sons na lngua que voc est aprendendo que no existem na sua lngua materna.

Ento, voc tem de aprender a pronunciar estes sons corretamente para ser compreendido. O Poder De Hbitos Positivos Quando Est Aprendendo Ingls Crie o hbito de usar a lngua e desenvolver suas habilidades. A, se tornar algo quase automtico. Voc ver as suas competncias lingsticas comearem a melhorar de forma estvel e ascendente enquanto voc o seu circule ritmicamente entre cada uma destas trs reas-chave. Quanto mais voc prtica, o mais rpido voc avanar...porque lgico que se voc estuda oito horas por dia, voc aprender mais rpido do que algum que estuda apenas uma hora por dia.

http://en.englishyappr.com/welcome/Video.action?videoGuid=98B68FE7-EC7F40AB-B3113FBF894D8F66http://en.englishyappr.com/welcome/Video.action?videoGuid=98B68FE7-EC7F40AB-B311-3FBF894D8F66 jana05 y

Anda mungkin juga menyukai