Anda di halaman 1dari 4

GRC Cursos Joo Pessoa, 26/07/2012 Aluno : Arthur Vincius Prof: Rinaldo

Varistor
Um varistor ou VDR ( do ingls Voltage Dependent Resistor) um componente eletrnico cujo valor deresistncia eltrica uma funo inversa da tenso aplicada nos seus terminais. Isto , a medida que a diferena de potencial sobre o varstor aumenta, sua resistncia diminui. Os VDRs so geralmente utilizados como elemento de proteo contra transientes de tenso em circuitos, tal como em filtros de linha. Montados em paralelo com o circuito que se deseja proteger, impedem que surtos de pequena durao os atinjam, por apresentarem uma caracterstica de "limitador de tenso". No caso de picos de tenso de maior durao, a alta corrente que circula pelo componente faz com que o dispositivo de proteo, disjuntor ou fusvel, desarme, desconectando o circuito da fonte de alimentao. O VDR protege o equipamento a jusante desviando a sobretenso, ou sobrecorrente, para o terra, pois comporta-se como um curto-circuito submetido a altas tenses.

Termstor (ou termistor) so semicondutores sensveis temperatura.

Termstor do tipo NTC Existem basicamente dois tipos de termstores:

NTC (do ingls Negative Temperature Coefficient) - termstores cujo coeficiente de variao de resistncia com a temperatura negativo: a resistncia diminui com o aumento da temperatura. PTC (do ingls Positive Temperature Coefficient) - termstores cujo coeficiente de variao de resistncia com a temperatura positivo: a resistncia aumenta com o aumento da temperatura.

Conforme a curva caracterstica do termstor, o seu valor de resistncia pode diminuir ou aumentar em maior ou menor grau em uma determinada faixa de temperatura. Assim alguns podem servir de proteo contra sobreaquecimento, limitando a corrente elctricaquando determinada temperatura ultrapassada. Outra aplicao corrente, no caso a nvel industrial, a medio de temperatura (em motores por exemplo), pois podemos com o termstor obter uma variao de uma grandeza elctrica em funo da temperatura a que este se encontra.

Fusistor
O fusistor um componente eletrnico destinado a proteo de circuitos eltricos contra sobrecargas de corrente. Funcionamento O fusistor apresenta coeficiente positivo de tenso, ou seja, sua resistncia interna aumenta com o incremento da corrente. Se houver uma sobrecorrente de tal maneira que a corrente que atravessa pelo fusistor ultrapassar o parmetro chamado de corrente de disparo(IT), a resistncia cresce acentuadamente. Como a resistncia total aumenta (vista pela fonte de tenso constante), a corrente fornecida para o equipamento diminui, protegendo-o assim. Uma vez eliminada a causa da sobrecarga, o fusistor reassume a baixa resistncia, retornando ao estado inicial. O fusistor pode ser considerado um resistor de pssima qualidade no quesito de variao de resistncia mediante a temperatura, ele funciona basicamente aumentando sua resistncia de acordo com que esquenta, funcionando como um 'fusivel', limitando a corrente sempre a um valor especfico mximo.

Anda mungkin juga menyukai