Anda di halaman 1dari 4

Sobre Kant e a Pedagogia

ON KANT AND PEDAGOGY


Sobre a Pedagogia
de IMMANUEL KANT. Trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Ed. UNIMEP, 2002, 4. ed., 107p. ISBN 85-85541-17-2

o se pode falar da losoa moderna sem mencionar o nome de Immanuel Kant (1724-1804), em razo da relevncia e do impacto de seu pensamento no desenvolvimento do conhecimento ocidental. O conjunto de sua obra tem por mtodo a crtica, ou melhor, a anlise reexiva e que consiste em remontar do conhecimento as condies que o tornam eventualmente legtimo. Fruto da maturidade intelectual de seu autor, as principais obras do criticismo kantiano e um dos eixos centrais de suas formulaes so: a Crtica da Razo Pura (1781), a Crtica da Razo Prtica (1788) e a Crtica da Faculdade de Julgar (1790). Suas teses foram consideradas causadoras de uma revoluo copernicana. Assim como Nicolau Coprnico anunciou que a Terra gravitava em torno do Sol, e no o contrrio como se acreditava na poca , Kant, em seu livro Crtica da Razo Pura, desenvolvido como um estudo sobre os limites do conhecimento, enuncia, inversamente ao discurso de seu tempo, que o homem est destinado a conhecer somente aquilo que sua sensibilidade capaz de apreender do objeto. Em outras palavras, que nosso conhecimento limitado pelas possibilidades de nossas capacidades receptivas e racionais. Ao considerar o nosso conhecimento sobre os objetos como dependendo de nossa sensibilidade, Kant estabelece uma ruptura epistemolgica sobre a lgica setecentista. consensual a armao sobre o valor do pensamento kantiano para a losoa moderna e tambm para a atualidade; sua produo vai alm das obras citadas acima e todas merecem especial ateno na leitura. Porm, buscaremos aqui um olhar sobre o pensamento pedaggico kantiano, representado nos seus escritos do perodo de 1776/77, 1783/84 e 1786/87, produzidos para um curso de pedagogia ministrado por ele na Universidade de Knigsberg. Essas lies foram recolhidas por um estudante, Theodor Rink, e publicadas em 1803. O texto, que em portugus recebeu o ttulo de Sobre a Pedagogia, surpreende pelo estilo conciso e pela oscilao entre conselhos prticos e exposio de princpios. Uma dica para quem quiser entend-lo melhor observar que muitos dos princpios ali expostos de forma sucinta so amplamente discutidos em suas

HELOISA HELENA LIRA DE SOUSA Programa de Ps-Graduao em Educao, UNIMEP/SP


hellsou@terra.com.br

Impulso, Piracicaba, 15(38): 121-124, 2004

121

outras obras, como a Crtica da Razo Prtica e a Metafsica dos Costumes, entre outros. O que temos em Kant pedagogo o sujeito moral como elemento principal da educao. Para compreender melhor suas reexes sobre a pedagogia, observaremos as suas inuncias. Nesse sentido, encontramos em Rousseau aquele que vai inspirar Kant em sua concepo de infncia e nos conselhos prticos para a primeira educao. Kant rearma que, entre os cuidados com a educao dos bebs, deve-se amament-los, posto que o leite materno o melhor alimento (p. 37-38). Ele aponta os malefcios do uso de faixas para os infantes, considerando que essa prtica serve mais ao conforto dos pais e prejudicial ao desenvolvimento da criana, podendo causar defeitos fsicos (p. 45). O importante, nessas orientaes, que o autor dialoga com hbitos de seu tempo e, assim, compe o quadro de tericos que falaro da infncia como uma etapa da vida que necessita de cuidados prprios e contrariamente idia de que a criana um adulto em miniatura. Essa reexo transformou a educao dos sculos XIX e XX. As teorizaes de Pestalozzi e Herbart foram fortemente inuenciadas pelas idias de Kant pedagogo, como tambm as de John Dewey. Esse ltimo desenvolveu estudos sobre o pensamento kantiano. Em Sobre a Pedagogia, observamos a inuncia dos princpios de Johann Bernhard Basedow, contemporneo de Kant, que desenvolveu um sistema de educao total e postulava o valor do trabalho na formao do homem. Ambos acreditaram que por meio do melhoramento da educao que o homem ir tambm, progressivamente, atingir nveis de desenvolvimento cada vez mais altos. Encontramos a seguir a pedra angular do pensamento pedaggico de Kant:
A educao uma arte, cuja prtica necessita ser aperfeioada por vrias geraes. Cada gerao, de posse dos conhecimentos das geraes precedentes, est sempre melhor aparelhada para exercer uma educao que desenvolva todas as disposies naturais na justa proporo e de conformidade com a nalidade daquelas, e, assim, guie toda a humana espcie a seu destino. (p. 19)

Observando esse pargrafo, podemos dizer que Kant, mesmo acreditando e armando o valor da educao para o progresso da espcie humana, no o faz de forma ingnua, pois, mais adiante em seu texto, cita que essa melhora depende da capacidade do homem de desenvolver suas disposies para o bem e que elas no esto prontas. O que ir transformar tais disposies uma slida formao moral; ento, aqui rearmamos que o sujeito moral o alvo da educao para esse autor. Kant entende tambm quo difcil essa tarefa: A educao, portanto, o maior e o mais rduo problema que pode ser proposto aos homens (p. 20). Assim, como responde a esse problema? Fichte comentava que Kant era a razo pura encarnada, pois ningum como ele viveu e defendeu a razo como o elemento pelo qual poderamos alcanar o progresso. Nesses termos, para ele somente uma educao pautada na razo poderia ajudar os homens a desenvolver suas disposies para o bem. A arte da educao ou pedagogia deve, portanto, ser raciocinada, se ela deve desenvolver a natureza humana de tal modo que esta possa conseguir o seu destino (p. 21). Outro ponto interessante de seus escritos traz a importncia da formao dos formadores, tanto pais quanto mestres. Eles devem receber uma educao de qualidade para que possam cumprir a tarefa educacional. Caso essa tarefa seja realizada por pessoas despreparadas, a educao poder levar degradao dos avanos j conquistados. Ora, essa observao no poderia ser mais atual, quando olhamos o quadro geral da educao em nossos dias. Ela nos faz reetir sobre a problemtica da formao do professor. No mbito de seus princpios, Kant traz uma armao de relevncia na organizao dos objetivos educacionais, ao armar que deveramos orientar a educao sempre com vista a um melhor estado possvel da espcie humana no futuro. No se deve educar as crianas segundo o presente estado da espcie humana, mas segundo um estado melhor, possvel no futuro, isto , segundo a idia de humanidade e da sua inteira destinao (p. 22).

122

Impulso, Piracicaba, 15(38): 121-124, 2004

Nesse trecho, Kant revela um olhar atento ao papel da educao e sua importncia na formao de uma sociedade melhor. A educao, nesse caso, deveria servir para criar no homem um compromisso com a melhoria da coletividade, mesmo custa de sacrifcios de desejos individuais. O autor acredita que ela deva ser executada de maneira cosmopolita, o que signica que por meio dela o homem pode vencer os limites de sua nao, reconhecendo-se como cidado do mundo. Cabe lembrar aqui que Kant nasceu e viveu em Knigsberg, e esse fato no o prejudicou, no que diz respeito sua cultura geral. Em seus estudos, quando necessrio, ele cita hbitos e costumes de outros povos, sugerindo que suas percepes construram-se com base nos estudos de outros pesquisadores. Encontramos em Kant um olhar crtico sobre o valor do homem educado, pois ele considera que est na educao dos homens em geral a responsabilidade de formar aqueles que tm o poder nas mos. O autor coloca nas pessoas em particular a difuso dos esforos para a melhoria da humanidade e entende que os prncipes, muitas vezes, no agem alm de seus interesses e tratam seus sditos como instrumentos para os seus desgnios.
Entretanto alguns poderosos consideram, de certo modo, o seu povo como uma parte do reino animal e tm em mente apenas a sua multiplicao. No mximo desejam que eles tenham um certo aumento de habilidade, mas unicamente com a nalidade de poder aproveitar-se dos prprios sditos como instrumentos mais apropriados aos seus desgnios. As pessoas particulares devem em primeiro lugar estar atentas nalidade da natureza, mas devem, sobretudo, cuidar do desenvolvimento da humanidade, e fazer com que ela se torne no somente mais hbil, mas ainda mais moral e, por ltimo coisa muito mais difcil empenhar-se em conduzir a posteridade a um grau mais elevado do que elas atingiriam. (p. 25)

Nesse trecho h uma preocupao com os princpios da cidadania e os aspectos subjacentes ao fazer democrtico, to valorizado no incio do sculo XX por pensadores como Dewey. Sobre a Pedagogia traz tambm o imperativo categrico

kantiano: Age apenas segundo uma mxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal. Dito de outra maneira: faa somente aquilo que voc admite como correto para voc e para os outros nesse sentido, o autor rearma a tica e o compromisso do homem como ser social. Argumenta que a educao deve exercitar a aplicao desse princpio, de modo que as aes sejam construdas sobre o alicerce moral, e no sob a esperana da recompensa. Condena os que praticam o bem com vista a benefcios futuros, pois isso cria um vcio, que afasta o homem do desenvolvimento da moralidade, j que lhe possibilita, quando crente de no estar sob observao, a execuo de aes negativas. Sobre a Pedagogia divide-se em dois captulos. O primeiro fala sobre a educao fsica, entendida aqui como a esfera da educao que trata os cuidados materiais prestados s crianas pelos pais, amas de leite ou babs. Nessa parte, encontramos o maior nmero de prescries para o atendimento das necessidades infantis. Para Kant, o lado positivo da educao fsica est na cultura, isto , no exerccio das foras da ndole por meio de atividades como o jogo. O autor acredita que, por intermdio de atividades como o jogo e a ginstica, a criana estar desenvolvendo suas habilidades e sentidos: o jogo de bola um dos melhores para as crianas, pois requer a corrida benfazeja. Em geral os melhores jogos so aqueles que, alm de desenvolver a habilidade, provocam exerccio dos sentidos (p. 55). Nos jogos, Kant considera que as crianas so desaadas, podendo colocar em prtica habilidades fortalecedoras do seu carter. Ele se refere ao brinquedo como uma ocupao interessante, j que por meio dele o infante renuncia a outras atividades e, conseqentemente, exercita a privao. Observa que as melhores brincadeiras so as que tm objetivos e nalidades, assim, quanto mais o seu corpo se fortica e se enrijece atravs delas, tanto mais se torna (a criana) protegida contra as conseqncias corruptoras da lassido (p. 57).

Impulso, Piracicaba, 15(38): 121-124, 2004

123

A ginstica deve fortalecer o corpo, guiando a natureza, ou seja, enunciada por Kant como forma de proporcionar o melhor desenvolvimento fsico possvel, evitando a preguia e a indolncia. Ele acentua o carter disciplinador dessa atividade e arma que cabe zelar para que na cultura do corpo tambm se eduque para a sociedade (p. 58). interessante ressaltar que tais princpios viriam a pautar o fortalecimento da educao fsica oitocentista como elemento essencial formao do novo homem, o moderno. A segunda parte do livro refere-se educao prtica, que consiste em habilidade, prudncia e moralidade. Trata-se de uma trade visando o agir social e a consolidao do carter. Nesse sentido, a tica kantiana revela-se banhada pelo seu formalismo e racionalidade. O autor vai buscar, nos deveres para consigo e para com os outros, os elementos que fundamentam a vida social com respeito aos direitos humanos, a serem cultivados desde cedo. Nessa parte, destaca o valor da formao religiosa para o homem, mostrando-se contrrio s prticas religiosas, impostas pelo medo, e ressalta que somente pelo entendimento e respeito lei do dever para com Deus que a religio cumprir seu papel. A religio, para ele, a moral aplicada ao conhecimento de Deus.

E concluindo esta apresentao, cabe enunciar alguns preceitos com que o autor naliza suas lies:
Deve-se orientar o jovem humanidade no trato com os outros, aos sentimentos cosmopolitas. Em nossa alma h qualquer coisa que chamamos de interesse: 1. por ns prprios; 2. por aqueles que conosco cresceram; e por m, 3. pelo bem universal. (...) Eles devem alegrar-se pelo bem geral mesmo que no seja vantajoso para a ptria, ou para si mesmo. (...) preciso orient-los sobre a necessidade de, todo dia, examinar a sua conduta, para que possam fazer uma apreciao do valor da vida, ao seu trmino. (p. 106-107)

Um texto clssico como esse sempre valioso de se ler, por tudo o que nos informa sobre o entendimento do desenvolvimento da histria do pensamento na humanidade, mas tambm em virtude da imerso propiciada no que de melhor produziu a nossa cultura e nos leva ao encontro de princpios, que muitas vezes esquecemos por conta das agruras da vida cotidiana. Esperamos ter mostrado que Sobre a Pedagogia uma obra rica educao em vrios sentidos e que suas idias, citadas nos pargrafos acima, alm de bastante atuais, no podem ser esquecidas por aqueles que se propem a desenvolver a arte de educar.

Referncias Bibliogrcas
CAMBI, F. Histria da Pedagogia. So Paulo: Editora Unesp, 1999. RUSSELL, B. Histria do Pensamento Ocidental: a aventura das idias dos pr-socrticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. Dados da autora Doutoranda em educao na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Recebimento artigo: 29/out./04 Consultoria: 8/nov./04 a 26/nov./04 Aprovado: 2/dez./04

124

Impulso, Piracicaba, 15(38): 121-124, 2004

Anda mungkin juga menyukai