Anda di halaman 1dari 57

O que Merchandising?

? O merchandising providencia a venda da mercadoria certa, no momento certo, no lugar certo, pelo preo certo, com apresentao certa e no menor espao de tempo possvel. a preparao da mercadoria para torn-la adequada necessidade do consumidor e ao seu caminhar pelos canais de distribuio comercial. Em um mundo, onde dos consumidores tomam sua deciso de compra no ponto-de-venda,*o se torna uma das principais ferramentas de alavancagem de vendas.

*Dados POPAI Brasil - Point-of-Purchase Advertising Internacional

1. 2. Influenciar a deciso de compra dos consumidores; 3. Fazer crescer a importncia e a participao da Marca, junto aos seus consumidores alvo; 4. Garantir a presena da Marca e dos Produtos, nos locais de maior destaque para o cliente; 5.

Eficincia para quem vende / Experincia e conforto para quem Compra

Simplicidade; Agilidade.

Empatia; Segurana; Credibilidade; Receptividade.

Limpeza;

Conforto; Material de Comunicao; Experincia; Exposio dos Produtos; Demonstrao de Servios.

So pontos-de-venda de propriedade da operadora para comercializao de produtos, servios e tecnologia de telefonia celular. Podem ser:

Lojas que pertenciam a uma das sete operadoras que hoje, integram a Vivo e ainda no passaram pela renovao de layout da nova marca. Seus conceitos de loja, mveis, expositores e peas de PDV continuam como antes.

Lojas que possuem o conceito de ponto de experincia, caracterizadas pela venda, exposio e demonstrao de celulares.

Visualmente, essas lojas so similares s da Segunda Gerao. Porm, possuem um conceito de experimentao de servios, caracterizado pela demonstrao de servios e incentivo ao uso do auto-atendimento.

Os materiais de Merchandising refletem a estratgia da empresa. Eles tm a finalidade de:

De acordo com o contedo de sua comunicao, os materiais de merchandising podem ser divididos em:

Contm informaes indispensveis para o entendimento da campanha. Ex.: banners, folhetos de regulamento, precificador. Complementam as informaes contidas nos materiais obrigatrios. Ex.: cartazes A4, folhetos promocionais. Decoram a loja, vestindo-a com a campanha. Ex.: mbiles, cubos, adesivos de vitrine.

Os materiais de merchandising podem representar

Servios Foco em rentabilidade


Vivo Localiza; Vivo Foto torpedo.

Produtos Foco em aquisio/ promoo de aparelhos. Lanamentos de aparelhos.

Campanhas/ Promoes

Planos Foco em rentabilidade e fidelizao Vivo Escolha.

Institucional Pontos fortes da Vivo e de cada Regional Marca; 3G; Cobertura.

Campanhas em geral.
Campanha Natal; Dia das Mes.

A exposio do produto no ponto de venda , sem dvida, a mais eficaz das armas do Merchandising. Um produto ou servio bem exposto trar: Destaque;

Sinergia;
Persuaso; Informao;

Fixao.
Portanto, utilizando corretamente essa poderosa ferramenta, teremos grandes oportunidades de negcios.

Para que um produto seja comprado, ele antes de tudo, tem de ser visto pelo consumidor. A viso o estmulo bsico para a compra, dada a falta de interatividade do produto.

Deve-se buscar posicionar o material da Vivo nas reas nobres, esquerda de quem olha e na altura dos olhos (1,60m). No caso de Lojas Prprias, sempre nos espaos predefinidos.

A positivao dos Materiais de Merchandising, consiste na aplicao das peas de comunicao nos pontos-de-venda, seguindo as regras do Manual de Merchandising, fazendo com que os produtos e servios sejam identificados facilmente pelo consumidor.

A Positivao feita de forma errada pode destruir todo o esforo de comunicao.

A localizao dos diversos tipos de campanha (servios, promocional, entre outros) definida de acordo com as reas-chaves.
Promoes: ficam no lado esquerdo da entrada da loja.

No balco de atendimento, devem ser trabalhadas campanhas de planos, fidelizao e rentabilidade.


PROMOES / CAMPANHAS

As campanhas prioritrias do perodo devem ter mais destaque, por isso devem se concentrar na vitrine e primeiro impacto.

CAMPANHAS PRIORITRIAS

BALCO DE ATENDIMENTO Planos Fidelizao Rentabilidade

SERVIOS

As campanhas relacionadas a servios devem ficar do lado direito da entrada da loja.

A Negativao de materiais de PDV quase to importante, quanto positivao. Faz parte do trabalho de merchandising, a atualizao, troca e adequao dos materiais da PDV. No deixe espaos vazios. A negativao, deve ser seguida de nova positivao. No deixe materiais soltos. O material deve ser encaminhado para lavagem ou reciclagem, sucumbindo a Marca Vivo. A Negativao deve acontecer, imediatamente, aps o vencimento da Campanha.

O esquema de segmentao prev a sobreposio de alguns grupos. Isso quer dizer que: alguns celulares podem estar presentes em um ou mais segmentos ao mesmo tempo.

Multifuncional High Tech

Descomplicado

Fashion

A organizao dos aparelhos celulares deve ser como esquema abaixo.

A orientao vertical ou horizontal deve ser decidida, de acordo com o layout da vitrine ou mvel, respeitando a diviso dos segmentos e em ordem decrescente de valor.
CARO
1199,00 999,00 799,00 599,00

999,00

799,00

599,00

399,00

799,00

599,00

399,00

199,00

599,00

399,00

199,00

99,00

CARO

BARATO

O posicionamento dos

segmentos de aparelhos
Vitrine interna

nas vitrines internas tambm deve seguir o fluxo de pessoas.

Entrada da Loja
Vitrine interna High Tech Fashion Multifuncional Descomplicado Fluxo de pessoas

High Tech

Fashion

Multifuncional Descomplicado

Fluxo de pessoas

Temos dois tipos de folhetos: Informativos Devem ser utilizados como apoio venda pois traz informaes sobre produtos, servios etc... Regulamentos Folhetos que devem ser entregues aos clientes pois trazem regulamento de Promoes, planos etc... que estes estejam adquirindo.

imprescindvel que contenha as seguintes informaes: principais features do aparelho, preo atualizado e um splash (ex.: Super Oferta) por aparelho.

No poluir o ambiente. Sempre utilizar o material padro fornecido no kit. Nunca utilizar material alternativo, como pedrinhas de aqurio, flores,bonecos recortados entre outros; Nas vitrines, posicionar o material da Vivo nas reas nobres, esquerda de quem olha e na altura dos olhos (1,60m); A padronizao ajuda nosso consumidor a encontrar o que procura; O material deve estar sempre atualizado e em excelente estado de conservao.

Fora da loja Fachada

Fora da loja Fachada

A Fachada da loja o primeiro contato da Marca com o consumidor. Ele deve ter uma das cores Institucionais da Vivo.

Vitrine Externa

Vitrine Externa

A vitrine deve estar sinalizada com a campanha prioritria do momento. Deve-se ter cuidado ao usar

Primeiro Impacto

Primeiro Impacto

No primeiro impacto deve-se trabalhar, reforando a campanha prioritria do momento que estar presente nas vitrines. Podemos utilizar um , ou at mesmo uma promotora.

Vitrine Interna

Vitrine Interna

Vitrine interna, com aparelhos corretamente organizados, de aparelho prximo vitrine.

Assentos

Assentos

Deve-se analisar a loja como um todo e distribuir o Material de Merchandising adequadamente. No exemplo, vemos um lugar, no qual deve ser colocado um virado para o interior da loja, prximo aos assentos. Ele refora a comunicao externa e esconde o verso do banner da vitrine. Nesse local, tambm deve ser colocado um

Balco de Atendimento

Balco de Atendimento

Exemplo de rea-chave com a comunicao certa, no local certo. A sinalizao no balco de atendimento deve reforar a comunicao de campanhas de Planos, Fidelizao e Rentabilidade.

Balco de Atendimento

Balco de Atendimento

Muitos displays e folhetos em cima do balco, inibem a aproximao do cliente. Alm disso, o uso excessivo do Material de Merchandising, confunde e dispersa a ateno do consumidor.

Fora da loja Fachada

Fora da loja Fachada

As fachadas, predominantemente, brancas e iluminadas, so um contraste em comparao com as lojas vizinhas. Os letreiros devem seguir as normas do Manual de Marca.

1. Com relao ao posicionamento dos materiais de Merchandising, correto dizer que:

a) No importa o posicionamento, desde que eles estejam colocados em toda a loja.


b) Devem ser colocados na rea de viso do consumidor, denominadas reas-chave. c) Precisam ser colocados apenas nas vitrines. Se colocados dentro da loja, atrapalham a circulao dos clientes.

1. Com relao ao posicionamento dos materiais de Merchandising, correto dizer que:

a) No importa o posicionamento, desde que eles estejam colocados em toda a loja.

c) Precisam ser colocados apenas nas vitrines. Se colocados dentro da loja, atrapalham a circulao dos clientes.

2. Com relao Negativao, correto afirmar que: a) a retirada, troca e adequao de materiais, conforme as campanhas vigentes. b) No deve ser realizada, pois todos os materiais de Merchandising da Vivo so Importantes para chamar a ateno do consumidor. c) Negativao a ausncia de materiais de Merchandising na loja.

2. Com relao Negativao, correto afirmar que:

b) No deve ser realizada, pois todos os materiais de Merchandising da Vivo so Importantes para chamar a ateno do consumidor. c) Negativao a ausncia de materiais de Merchandising na loja.

3. Para um merchandising eficiente, necessrio: a) Utilizar alguns outros materiais alternativos para complementar os materiais utilizados pela Vivo. b) Depender apenas da criatividade do merchandiser. c) Utilizar o material padro fornecido no Kit.

3. Para um merchandising eficiente, necessrio: a) Utilizar alguns outros materiais alternativos para complementar os materiais utilizados pela Vivo. b) Depender apenas da criatividade do merchandiser.

Anda mungkin juga menyukai