Anda di halaman 1dari 3

Sabemos que o conhecimento aprofundado da Banca para a qual prestar o Concurso fundamental para o sucesso do concurseiro.

. Sendo assim iniciaremos o projeto CESPIONANDO. Focar a espionagem do que mais cobrado na banca CESPE em todas as disciplinas. Acredito que esse material ser de grande valia para as vsperas do seu Concurso. Use e abuse! Prof. Bruno Oliveira Email: brunooliveira@concurseiro24horas.com.br Pgina: www.facebook.com/concursoseleitorais

CESPIONANDO A LEI 9.784/99


Quando a matria do processo administrativo envolver assunto de interesse geral, o rgo competente poder, mediante despacho motivado, abrir perodo de consulta pblica para manifestao de terceiros, antes da deciso do pedido, se no houver prejuzo para a parte interessada. Recurso no tem efeito suspensivo, salvo justo receio de prejuzo de difcil ou incerta reparao decorrente da execuo. Processo Administrativo inicia-se de ofcio ou a pedido do interessado.

O Processo Administrativo ocorrer tambm por impulso, de ofcio, sem prejuzo da atuao dos interessados. Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior.

Nos processos administrativos, busca-se adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico. Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem contedo e fundamentos idnticos, podero ser formulados em um nico requerimento, salvo preceito legal em contrrio.

Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial.

Pode ser arguida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau.

No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos; III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. A desistncia ou renncia do interessado, conforme o caso, no prejudica o prosseguimento do processo, se a Administrao considerar que o interesse pblico assim o exige.

SMULA VINCULANTE N 21 - INCONSTITUCIONAL A EXIGNCIA DE DEPSITO OU ARROLAMENTO PRVIOS DE DINHEIRO OU BENS PARA ADMISSIBILIDADE DE RECURSO ADMINISTRATIVO. SMULA VINCULANTE 3 - Nos processos perante o TCU asseguram-se o contraditrio e a amplca defesa quanda da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, EXCETUADA a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria e penso.

O desatendimento da intimao no importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renncia a direito pelo administrado. Nos processos administrativos, o administrado poder facultativamente assistir por advogado.

A Lei 9784/99 se aplica tambm aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, quando no desempenho de funo administrativa. Reconhecimento de Firma somente ser exigido quando houver dvida de autenticidade. CASOS DE IMPEDIMENTO EM PROCESSO ADMINISTRATIVO

TABELA DE PRAZOS PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL

Anda mungkin juga menyukai