Anda di halaman 1dari 4

1

O paradigma tradicional e a escola


Prof. Dr. Adonai Csar Mendona1

Considerado o pai do racionalismo, Ren Descarte (1596-165 !, em se" mtodo anal#tico, determina $"e para se con%ecer necess&ria a decomposi'o do pensamento e dos pro(lemas em partes dispostas em certa ordem l)*ica e, atra+s da ded"'o e da int"i'o, c%e*a-se a este con%ecimento s)lido. Para ele, s) +erdadeiro a$"ilo $"e e+idente, o $"e for int"#+el com clare,a e precis'o. -sa a d.+ida como mtodo na ("sca da +erdade in$"estion&+el/ partindo do cogito, ergo sum, esta(elece o car&ter a(sol"to e "ni+ersal da ra,'o e, com ela, pretende c%e*ar 0s +erdades poss#+eis. Com o 1penso, lo*o e2isto3, ded", $"e a ess4ncia da nat"re,a %"mana est& no pensamento e ele separado do corpo. 5nstala Descarte "ma dicotomia entre corpo e mente, entre sentir e pensar, $"ando esta(elece $"e a nat"re,a espirit"al do pensamento, o 1res co*itans3, e2erce "ma s"premacia diante do corpo, o 1res e2tensa3. 6 corpo, "ma m&$"ina, apenas o +e#c"lo para o pensamento racional portador da +erdade. Para Descartes, as idias claras e distintas s'o idias *erais $"e n'o de+em +ir do partic"lar/ elas 7& est'o dispon#+eis no esp#rito, s'o inatas, procedem da ra,'o e, como n'o ori"ndas do e2terior e nem pela a'o dos sentidos, s'o +erdadeiras. 6 con%ecimento pode ser alcanado a priori, isto , na a"s4ncia da realidade, ad+indo da# o a(sol"tismo. 8&, portanto "ma +alori,a'o da ra,'o, do entendimento e do intelecto. Acredita $"e, para a compreens'o do "ni+erso necess&rio con%ecer a s"a estr"t"ra matem&tica e, inspirado no ri*or matem&tico e em s"as longas cadeias de razo, Descartes esta(elece $"atro preceitos $"e f"ndamentam se" mtodo9 n'o aceitar nada como +erdadeiro a menos $"e se7a e+idente por si/ di+idir os pro(lemas em s"as partes mais simples/ resol+er pro(lemas e+ol"indo do mais simples para o mais comple2o/ rea+aliar a ra,'o. Descarte instala "m $"adro mecanicista para a nat"re,a ao acreditar $"e ela f"nciona de acordo com leis mec:nicas.

Doutor em Educao.

2 6 empirismo a o"tra tend4ncia $"e orienta a Ci4ncia tem como se" f"ndador ;rancis <acon (1561-16=6!. Priori,a "m no+o mtodo de in+esti*a'o $"e descre+e a nat"re,a "tili,ando como lin*"a*em a matem&tica e o mtodo anal#tico de racioc#nio de Descarte. 6 mtodo emp#rico de <acon en+ol+e o procedimento ind"ti+o, isto , e2trair dos e2perimentos concl"s>es *erais pass#+eis de no+as leis. ?2trair da nat"re,a, 1so( tort"ra3, todos os se"s se*redos o se" pensamento e n'o mais o conceito da terra como m'e n"tridora. 5saac @eAton (16B=-1C=C! inspirado pelo racionalismo cartesiano e pelo empirismo de <acon, atra+s de s"a f#sica re+ol"cion&ria, desen+ol+e form"la>es matem&ticas da concep'o mecanicista da nat"re,a, do "ni+erso, form"lando "ma teoria matem&tica do m"ndo atra+s de leis *erais e e2atas $"e *o+ernam o m"ndo. Para ele, as teorias ori"ndas de e2perimentos sem "ma interpreta'o sistem&tica o" de "ma ded"'o a partir de princ#pios (&sicos n'o s'o confi&+eis. As idias de Descarte e de @eAton constit"em-se no paradi*ma tradicional, con%ecido tam(m como o paradigma cartesiano-newtoniano, $"e instalo" em nossa ci+ili,a'o ocidental moderna, formas de pensamento anal#tico mecanicista e permearam os campos cient#ficos e c"lt"rais. ?ste paradi*ma, n"ma +is'o red"cionista, prop>e a fra*menta'o dos pro(lemas em partes e dispostas em ordem l)*ica, ele*endo como f"ndamento a ra,'o anal#tica $"e fa, a red"'o de toda a realidade a sistemas matem&tico l)*icoformais lineares. Compara a Ci4ncia e o pr)prio %omem a "ma m&$"ina, "m rel)*io, "m con7"nto de mecanismos e c"7as leis precisam ser desco(ertas. ?ste paradi*ma, portanto, se caracteri,a por propor "ma +is'o mecanicista do con%ecimento, composto de +&rias partes menores $"e se "nem e se entrelaam. Para entender o f"ncionamento da m&$"ina, preciso desmont&-la o" di+idi-la em s"as partes. 5sto , fra*mentar para con%ecer.

As implicaes do paradigma tradicional na escola @ossas escolas, ainda presas ao referencial cartesiano-neAtoniano, mantm a idia de "ma Ci4ncia com +erdades "ni+ersais, aca(adas e

3 im"t&+eis, e2teriori,ando a +is'o fec%ada de "ni+erso linearmente conce(ido, n'o perce(endo $"e m"danas ocorrem no m"ndo e no con%ecimento, e por +e,es resistindo a elas. Por conta da fra*menta'o imposta pelo referencial tradicional, or*ani,a-se atra+s da seria'o, di+ide o con%ecimento em ass"ntos e estes em partes o" especiali,a>es. Dentro deste paradi*ma tradicional, "ma das formas de entender o con%ecimento t4-lo como al*o pass#+el de ac"m"la'o, al*o $"e se pode depositar em "ma +asil%a. ? esta +asil%a, inicialmente +a,ia, e2iste no al"no e nela se pode depositar conte.dos, e eles n'o t4m nen%"ma rela'o com o cotidiano e com a realidade das crianas. 6 professor com"nica o conte.do a eles $"e os rece(em como "m (alde a(erto e com f"ros no f"ndo de tal forma $"e este conte.do depositado +ai, aos po"cos, es+aindo-se, so(re+indo da# o es$"ecimento. Ca(e aos al"nos memori,&-los e arma,en&-los para $"e possam reprod",i-los inte*ralmente nas a+alia>es $"e s'o propostas. 6s tra(al%os s'o reali,ados apenas para mel%orarem s"as notas. ?sta forma de or*ani,ar o tra(al%o docente nem sempre conse*"e "ma aprendi,a*em si*nificati+a e isto den"nciado por rostos de al"nos com e2press>es de desconsolo o" eni*m&ticas. 6"tra forma de or*ani,ar a pr&tica docente dentro do referencial tradicional entender o con%ecimento como "ma cadeia, "ma s"cess'o. 6ri*inando-se no racionalismo cartesiano, tem a idia do con%ecimento como "ma cadeia o" como "ma s"cess'o %ier&r$"ica e se"s elos s'o constit"#dos linearmente a partir dos elementos mais simples para os mais comple2os. Como necess&rio se con%ecer 1A3 para se con%ecer 1<3, esta(elece-se a fi*"ra do pr-re$"isito, respons&+el pela repro+a'o de *rande n.mero de al"nos $"e n'o conse*"em recon%ecer esta necessidade do con%ecimento pr+io. A a"la or*ani,ada desta forma esta(elece "ma se$D4ncia $"e, "ma +e, tr"ncada, compromete a compreens'o do todo $"e foi pretendido ensinar. -ma das tend4ncias peda*)*icas inspiradas no empirismo o tecnicismo. @esta concep'o, com forte infl"4ncia da psicolo*ia comportamental, o con%ecimento tido como fr"to direto da e2peri4ncia, o" da e2perimenta'o plane7ada e desen+ol+ida so( a orienta'o epistemol)*ica empirista-ind"ti+a de <acon. ?stas e2peri4ncias ser+em para se entender $"e

4 o con%ecimento im"t&+el e, portanto, de+e-se aceitar a realidade E apreendida atra+s dos sentidos e dos est#m"los E e a*ir de forma a ela se adaptar/ assim a a'o ade$"adora e n'o transformadora. F o con%ecimento $"e a7"sta a mente e as coisas e este a7"ste se d& por "ma +i+4ncia o" e2peri4ncia de +ida determinada pelo m"ndo e2terno, do o(7eto. @o tecnicismo, a aprendi,a*em entendida como a a$"isi'o de comportamentos $"e +isam compet4ncias a serem alcanadas atra+s do treinamento e do reforo, este entendido como "ma a'o $"e res"lta no a"mento da pro(a(ilidade de ocorrer no+amente o ato $"e o precede". 6 professor "m e2#mio aplicador de man"ais $"e red", o espao de s"a criati+idade 0s tcnicas "tili,adas. 6s li+ros did&ticos e2ercem "m papel importante, com te2tos, e2erc#cios, descri'o de e2perimentos, f"ncionando como or*ani,ador das ati+idades docentes. 6 descompasso reside no fato de $"e em plena era da constr"'o do con%ecimento pelo indi+#d"o ainda temos em nossas escolas as infl"4ncias do paradi*ma cartesiano-neAtoniano.

Anda mungkin juga menyukai