Anda di halaman 1dari 79

Processos de Fabricao

Aula 9
Usinagem Aula 1 Fundamentos da Usinagem

Introduo

Definio

Segundo a DIN 8580, aplica-se a todos os processos de fabricao onde ocorre a remoo de material sob a forma de cavaco. Operao que confere pea: forma, dimenses ou acabamento superficial, ou ainda uma combinao destes, atravs da remoo de material sob a forma de cavaco. Poro de material da pea retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar forma irregular.

Usinagem

Cavaco

Introduo

Introduo

Princpio

A remoo de material ocorre atravs da interferncia entre ferramenta e pea, sendo a ferramenta constituda de um material de dureza e resistncia muito superior a do material da pea. O Estudo da usinagem baseado na mecnica (cinemtica, atrito e deformao), na termodinmica (gerao e propagao de calor) e nas propriedades dos materiais.

Usinagem

Introduo

Importncia da usinagem na indstria metal mecnica

A maior parte de todos os produtos industrializados em alguma de suas etapas de produo sofre algum processo de usinagem.

Importncia da usinagem na indstria metal mecnica


Na maioria dos casos, as peas metlicas fabricadas por fundio ou forjamento necessitam de alguma operao posterior de usinagem. Essas peas geralmente apresentam superfcies grosseiras que precisam de melhor acabamento. Alm disso, elas tambm deixam de apresentar salincias, reentrncias, furos com rosca e outras caractersticas que s podem ser obtidas por meio da produo de cavacos, ou seja, da usinagem. Isso inclui ainda as peas que, por questes de produtividade e custos, no podem ser produzidas por processos de fabricao convencionais. Do ponto de vista da estrutura do material, a usinagem basicamente um processo de cisalhamento, ou seja, ruptura por aplicao de presso, que ocorre na estrutura cristalina do metal.

Importncia da usinagem na indstria metal mecnica


80% dos furos so realizados por usinagem 100% dos processos de melhoria da qualidade superficial so feitos por usinagem O comrcio de mquinasferramentas representa uma das grandes fatias da riqueza mundial 70% das engrenagem para transmisso de potncia 90% dos componentes da indstria aeroespacial 100% dos pinos mdico odontolgicos

Importncia da usinagem na indstria metal mecnica


Outros produtos usinados 70% das lentes de contatos extraoculares 100% das lentes de contatos intraoculares Lentes para CD player ou suas matrizes

Classificao dos processos de usinagem

Usinagem com Ferramenta de Geometria Definida

Classificao dos processos de usinagem

Usinagem com Ferramenta de Geometria No Definida

Classificao dos processos de usinagem

Usinagem No convencional

Remoo Trmica Remoo Qumica Remoo Eletroqumica Remoo por Ultrassom Remoo por Jato D'gua Outros

Evoluo Histrica da Usinagem

Ferramentas de pedras para remoo

Fundamentos da usinagem dos materiais

Cinemtica Geral dos Processos de Usinagem

Os processos de usinagem necessitam de um movimento relativo entre pea e ferramenta.

Grandezas do processo de usinagem


Velocidade de Corte (Vc) Vc = f(material da pea, material da ferramenta, do processo (torneamento, fresamento, retificao, etc.), da operao (desbaste ou acabamento))

Velocidade de Avano (Vf) Velocidade efetiva de corte (Ve)

Velocidade de Corte (Vc)


Vc um valor obtido experimentalmente; Valor encontrado em tabelas; Valores encontrados em tabelas tambm so funo da vida da ferramenta; As tabelas apresentam faixas de valores e podem variar de acordo com a fonte; Vc ainda depende da mquina-ferramenta, da geometria da pea, do tipo de dispositivo de fixao e da experincia do operador ou programador.

Velocidade de Corte (Vc)

Exemplo de tabela de Velocidade de Corte (Vc)

Velocidade de Corte (Vc)

A escolha de velocidade de corte correta importantssima tanto para a obteno de bons resultados de usinagem quanto para a manuteno da vida til da ferramenta e para o grau de acabamento. A velocidade de corte incorreta pode ser maior ou menor que a ideal. Quando isso acontece, alguns problemas ocorrem. Eles esto listados a seguir. Velocidade maior

1. Superaquecimento da ferramenta, que perde suas caractersticas de dureza e tenacidade. 2. Superaquecimento da pea, gerando modificao de forma e dimenses da superfcie usinada. 3. Desgaste prematuro da ferramenta de corte. 1. O corte fica sobrecarregado, gerando travamento e posterior quebra da ferramenta, inutilizando-a e tambm a pea usinada. 2. Problemas na mquina-ferramenta, que perde rendimento do trabalho porque est sendo subutilizada.

Velocidade menor

Cinemtica Geral dos Processos de Usinagem

Movimentos nos processos de usinagem

Grandezas do processo de usinagem

ap profundidade de corte f avano por revoluo b largura de usinagem h espessura de usinagem Seo de usinagem ap * f Seo de usinagem b * h

Denominaes da ferramenta de corte

Denominaes da ferramenta de corte

Cunha de corte

O corte dos materiais sempre executado pelo que chamamos de princpio fundamental, um dos mais antigos e elementares que existe: a cunha. A caracterstica mais importante da cunha o seu ngulo de cunha ou ngulo de gume (c). Quanto menor, mais facilidade a cunha ter para cortar. Uma cunha mais aguda facilita a penetrao da aresta cortante no material, e produz cavacos pequenos, o que bom para o acabamento da superfcie. Por outro lado, uma ferramenta com um ngulo muito agudo ter a resistncia de sua aresta cortante diminuda. Isso pode danific-la por causa da presso feita para executar o corte.

Cunha de corte

Cunha de corte

Outro parmetro importante resistncia ao corte. Essa resistncia ser tanto maior quanto maiores forem a dureza e a tenacidade do material a ser cortado. Por isso, quando se constri e se usa uma ferramenta de corte, deve-se considerar a resistncia que o material oferecer ao corte.

Dureza: a capacidade de um material resistente ao desgaste mecnico. Tenacidade: a capacidade de um material de resistir quebra.

Por exemplo, a cunha de um formo pode ser bastante aguda porque a madeira oferece pouca resistncia ao corte. Por outro lado, a cunha de uma talhadeira tem um ngulo mais aberto para poder penetrar no metal sem se quebrar ou se desgastar rapidamente.

Cunha de corte

A cunha da ferramenta deve ter um ngulo capaz de vencer a resistncia do material a ser cortado, sem que sua aresta cortante seja prejudicada.

Cunha de corte

A geometria da ferramenta influencia na: Formao do cavaco; Sada do cavaco; Foras de corte; Desgaste da ferramenta; Qualidade final do trabalho.

Geometria da ferramenta de tornear


= ngulo de folga ou incidncia = ngulo de cunha = ngulo de sada = ngulo de ponta ou quina = ngulo de direo = ngulo de inclinao r = raio de ponta ou quina

Influncias da Geometria da ferramenta de tornear

: ngulo de folga ou incidncia, reduz o atrito entre a superfcie de folga e a pea e melhora a estabilidade da aresta de corte.

Influncias da Geometria da ferramenta de tornear

: ngulo de sada, melhora a formao do cavaco, melhora a superfcie gerada na pea, reduz a fora de corte (trabalho de dobramento do cavaco), facilita o escoamento do cavaco sobre a face.

Influncias da Geometria da ferramenta de tornear

: ngulo de ponta ou quina.

Influncias da Geometria da ferramenta de tornear

: ngulo de direo.

Influncias da Geometria da ferramenta de tornear

Escolha da geometria da ferramenta

Material da ferramenta Material da pea Condies de corte Geometria da pea Tipo de operao

Solicitaes na cunha de corte

Foras de usinagem

Fora de usinagem = f(condies de corte (f,Vc, ap), geometria da ferramenta (,, , ), desgaste da ferramenta). Onde: F = fora de usinagem Fc = Fora de corte Ff = Fora de avano Fp = Fora passiva

Materiais de Ferramentas de Corte

Requisitos:

Resistncia compresso Dureza Nenhum material de Resistncia flexo e tenacidade ferramenta possui Resistncia do gume todas estas caractersticas Resistncia interna de ligao Resistncia a quente Resistncia oxidao Pequena tendncia fuso e caldeamento Resistncia abraso Condutibilidade trmica, calor especfico e expanso trmica

Materiais de Ferramentas de Corte

A ferramenta deve ser mais dura nas temperaturas de trabalho que o metal que estiver sendo usinado. Essa caracterstica se torna cada vez mais importante medida que a velocidade aumenta pois com o aumento da velocidade de corte, a temperatura na zona de corte tambm aumenta, acelerando o processo de desgaste da ferramenta. A essa propriedade chamamos de dureza a quente. A ferramenta deve ser feita de com um material que, quando comparado ao material a ser usinado, deve apresentar caractersticas que mantenham seu desgaste no nvel mnimo. Considerando-se que existe um aquecimento tanto da ferramenta quanto do material usinado, por causa do atrito, o material da ferramenta deve ser resistente ao encruamento e microssoldagem.

'Encruamento: o endurecimento do metal aps ter sofrido deformao plstica resultante de conformao mecnica. Microssoldagem: a adeso de pequenas partculas de material usinado ao gume cortante da ferramenta.

Materiais de Ferramentas de Corte

A ferramenta deve ser dura, mas no a ponto de se tornar quebradia e de perder resistncia mecnica. Ela deve ser de um material compatvel, em termos de custo, com o trabalho a ser realizado. Qualquer aumento de custo com novos materiais deve ser amplamente compensado por ganhos de qualidade, produtividade e competitividade. Do ponto de vista do manuseio, a ferramenta deve ter o mnimo atrito possvel com a apara, dentro da escala de velocidade de operao. Isso importante porque influi tanto no desgaste da ferramenta quanto no acabamento de superfcie da pea usinada. Para que as ferramentas tenham essas caractersticas e o desempenho esperado, elas precisam ser fabricadas com o material adequado, que deve estar relacionado:

natureza do produto a ser usinado em funo do grau de exatido e custos; ao volume da produo; ao tipo de operao: corte intermitente ou contnuo, desbastamento ou acabamento, velocidade alta ou baixa etc.; aos detalhes de construo da ferramenta: ngulos de corte, e de sada, mtodos de fixao, dureza etc.; ao estado da mquina-ferramenta; s caractersticas do trabalho.

Materiais de Ferramentas de Corte


As ferramentas podem ser fabricadas dos seguintes materiais: 1.Ao-carbono

Para ferramentas pequenas, trabalhos em baixas velocidades de corte e baixas temperaturas (at 200C), porque a temperabilidade baixa, assim como a dureza a quente. Para fabricao de brocas, machos, tarraxas e alargadores e no tm desempenho satisfatrio para torneamento ou fresagem de alta velocidade de corte porque sua resistncia a quente (at 400C) semelhante do ao-carbono. Eles so diferentes dos aos-carbonos porque contm cromo e molibdnio, que melhoram a temperabilidade. Apresentam tambm teores de tungstnio, o que melhora a resistncia ao desgaste. Para operaes de baixa e mdia velocidade de corte. Esses aos apresentam dureza a quente (at 600C) e resistncia ao desgaste. Para isso recebem elementos de liga como o tungstnio, o molibdnio, o cobalto e o vandio.

2.Aos-ligas mdios:

3.Aos rpidos:

Materiais de Ferramentas de Corte

4. Ligas no-ferrosas:

Tm elevado teor de cobalto, so quebradias e no so to duras quanto os aos especiais para ferramentas quando em temperatura ambiente. Porm, mantm a dureza em temperaturas elevadas e so usadas quando se necessita de grande resistncia ao desgaste. Um exemplo desse material a estelite, que opera muito bem at 900C e apresenta bom rendimento na usinagem de ferro fundido. Compreende uma famlia de diversas composies de carbonetos metlicos (de tungstnio, de titnio, de tntalo, ou uma combinao dos trs) aglomerados com cobalto e produzidos por processo de sinterizao. Esse material muito duro e, portanto, quebradio. Por isso, a ferramenta precisa estar bem presa, devendo-se evitar choques e vibraes durante seu manuseio. O metal duro est presente na ferramenta em forma de pastilhas que so soldadas ou grampeadas ao corpo da ferramenta que, por sua vez, feito de metal de baixa liga. Essas ferramentas so empregadas para velocidades de corte elevadas e usadas para usinar ferro fundido, ligas abrasivas no-ferrosas e materiais de elevada dureza como o ao temperado. Opera bem em temperaturas at 1300C.

5. Metal duro (ou carboneto sinterizado):

Materiais de Ferramentas de Corte

Ferramentas de Metal Duro

Ainda existem outros materiais usados na fabricao de ferramentas para usinagem, porm de menor utilizao por causa de altos custos e do emprego em operaes de alto nvel tecnolgico. Esses materiais so: cermica de corte, como a alumina sinterizada e o corindo, e materiais diamantados, como o diamante policristalnico (PCD) e o boro policristalnico (PCB).

Classificao dos Materiais de Ferramentas

Propriedades dos materiais de ferramentas

Evoluo dos materiais de ferramenta

Resistncia a quente dos principais materiais de ferramentas

Funes dos revestimentos


Proteo do material de base da ferramenta; Reduo de atrito na interface cavaco/ferramenta; Aumento da dureza na interface cavaco/ferramenta; Conduo rpida de calor para longe da regio de corte; Isolamento trmico do material de base da ferramenta.

Tipos de ferramentas de corte

Ferramentas integrais

Ferramentas com insertos intercambiveis

Geometria dos insertos


A geometria da pea, suas tolerncias, seu material e qualidade superficial definem o formato do inserto. H seis formas comuns, com benefcios e limitaes, em relao resistncia a tenso.

Consideraes gerais sobre Ferramentas de corte

Manuseio e manuteno de ferramentas de corte


Evitar o contato entre ferramentas Cuidados no armazenamento Danos no manuseio (quebras)

Cavaco

Definio - poro de material da pea retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar forma irregular.

Formao dos cavacos

Formao dos cavacos

Em condies normais de usinagem, a formao do cavaco ocorre da seguinte maneira:

1. Durante a usinagem, por causa da penetrao da ferramenta na pea, uma pequena poro de material,(ainda preso pea) recalcada, isto , fica presa contra a superfcie da sada da ferramenta. O material recalcado sofre uma deformao plstica que aumenta progressivamente, at que as tenses de cisalhamento se tornam suficientemente grandes para que o deslizamento comece. 3. Com a continuao do corte, h uma ruptura parcial ou completa na regio do cisalhamento, dando origem aos diversos tipos de cavacos. 4. Na continuao da usinagem e devido ao movimento relativo entre a ferramenta e a pea, inicia-se o desprendimento do cavaco pela superfcie de sada da ferramenta. Simultaneamente outro cavaco comea a se formar.

Formao dos cavacos

Tipos de Cavaco

Os cavacos podem ser diferenciados por seu formato em quatro tipos bsicos:

a) cavaco em fita; b) cavaco helicoidal; c) cavaco espiral; d) cavaco em lascas ou pedaos.

O cavaco em fita pode provocar acidentes, ocupa muito espao e difcil de ser transportado. O formato de cavaco mais conveniente o helicoidal.

Tipos de Cavaco

Quatro tipos bsicos de cavacos podem ser formados de acordo com as caractersticas fsicas do material e os parmetros de corte usados.

Tipos de Cavaco

Influncia do avano e da profundidade de corte sobre a formao do cavaco

Classificao dos Tipos de Cavaco

Formao de Cavacos

O cavaco do tipo contnuo na maioria dos casos indesejvel, porque muito grande e pode causar acidentes.Alm disso, ele:

prejudica o corte; provoca quebra da aresta de corte; dificulta a refrigerao direcionada; dificulta o transporte; faz perder o fluido de corte; prejudica o acabamento.

Para atenuar esses efeitos, empregam-se os quebra-cavacos, que so ranhuras formadas na face da ferramenta de corte. Ou, ento, so peas de metal duro preso ferramenta. Na verdade, os quebra-cavacos no quebram os cavacos, mas os encrespam contra uma obstruo. Essa obstruo quebra os cavacos a intervalos regulares. Os quebra-cavacos reduzem o contato entre a apara quente e a ferramenta, reduzindo a transferncia da calor para a ferramenta. Alm disso, as aparas quebradas oferecem uma obstruo muito menor ao fluxo do fluido de corte sobre a aresta de corte. Outras vantagens do uso do quebra-cavacos so o menor risco de acidentes para o operador, a maior facilidade de remoo dos cavacos e sua manipulao mais econmica.

Aresta postia

Adeso de material sobre a face da ferramenta. Material da pea altamente encruado que caldeia na face da ferramenta e assume a funo de corte.

Distribuio do calor na regio do corte

Desgaste em ferramentas de usinagem

O desgaste uma consequncia natural do processo de usinagem sobre as ferramentas de geometria definida e no definida. Movimento relativo entre cavaco e ferramenta, o atrito, as foras e a temperatura levam ao desgaste da ferramenta. O desgaste pode ser observado na superfcie de sada, nas superfcies principal e secundria, na ponta e nas arestas de corte.

Desgaste em ferramentas de usinagem

Desgaste em ferramentas de usinagem

Exemplos de desgaste em ferramentas de corte

Lascamento de gume

Foras de corte excessivas; Corte interrompido; Material da pea com incluses duras.

Mecanismos de desgaste

Adeso Abraso mecnica Oxidao Difuso Outros

Conceito de usinabilidade

Na usinagem com remoo de cavacos verifica-se que os diversos materiais se comportam de modo distinto, sendo que alguns podem ser trabalhados com grande facilidade, enquanto que outros oferecem uma srie de problemas ao operador.

Usinabilidade

Descreve todas as dificuldades que um material apresenta na sua usinagem. Compreende todas as propriedades de um material que tm influncia sobre o processo de usinagem. Definio: Usinabilidade pode ser definida como sendo a capacidade dos materais de pea em se deixarem usinar.

Critrios de Usinabilidade

Aes para minimizar os efeitos da m usinabilidade

Na ferramenta

material geometria da ferramenta uso de revestimento velocidade avano profundidade de corte no material da pea elementos de liga controle no processo de obteno/fabricao anterior usinagem alvio de tenses e tratamentos trmicos

No processo

Uso de meios lubri-refrigerantes


Conceito de vida da ferramenta


Perodo no qual uma ferramenta pode ser mantida usinando de forma econmica O carter econmico pode ser relacionado principalmente com:

tolerncias dimensionais; tolerncias geomtricas; qualidade superficial da pea; nvel de vibraes no processo; nvel de esforos no processo; possibilidade de reafiao da ferramenta, entre outros.

Critrios de fim de vida


So critrios que so utilizados para determinar quando uma ferramenta deve ser substituda no processo. Esses critrios relacionado com:

desvios nas tolerncias dimensionais; desvios nas tolerncias geomtricas; perda de qualidade superficial da pea; aumento no nvel de vibraes no processo; aumento no nvel de esforos no processo; aumento do custo de reafiao da ferramenta; formao de rebarba; aumento da temperatura de corte; nvel de desgaste na ferramenta.

Fluidos de Corte

Fluidos de Corte

Um fluido de corte um material composto, na maioria das vezes, lquido, que deve ser capaz de: refrigerar, lubrificar, proteger contra a oxidao e limpar a regio da usinagem. Como refrigerante, ele atua sobre a ferramenta e evita que ela atinja temperaturas muito altas e perca suas caractersticas de corte. Age, tambm, sobre o pea evitando deformaes causadas pelo calor. Atua, finalmente, sobre o cavaco, reduzindo a fora necessria para que ele seja cortado. Como lubrificante, o fluido de corte facilita o deslizamento do cavaco sobre a ferramenta e diminui o atrito entre a pea e a ferramenta. Evita ainda o aparecimento da aresta postia, reduz o coeficiente de atrito na regio de contato ferramentacavaco e diminui a solicitao dinmica da mquina.

Solicitao dinmica: a fora feita por uma mquina para realizar um determinado trabalho.

Fluidos de Corte

Como protetor contra a oxidao, ele protege a pea, a ferramenta e o cavaco, contribuindo para o bom acabamento e aspecto final do trabalho. A ao de limpeza ocorre como consequncia da aplicao do fluido em forma de jato, cuja presso afasta as aparas deixando limpa a zona de corte e facilitando o controle visual da qualidade do trabalho.

Fluidos de Corte

Fluidos de Corte

Classificao segundo a norma DIN 51385 No miscveis em gua ou leos de corte


leos integrais ou minerais; leo solvel; Semi-sintticos; Sintticos.

Miscveis em gua ou emulses

Critrios para seleo dos fluidos de corte

Fatores influenciam na escolha:


Material; Economia; Prazo; Baixa gerao de espuma; Fcil descarte; No agredir o meio ambiente; No dissolver a pintura ou corroer partes da mquina; No agredir a sade e garantir a segurana do operador;

Anda mungkin juga menyukai