Anda di halaman 1dari 8

Concurso Pblico Municipal - Edital 001/2013 - DATA DA PROVA: 10/11/2013

LEIA ESTAS INSTRUES:

1 2 3 4 5

Identifique-se na parte inferior desta capa; Voc dispe de trs horas para responder todas as questes e preencher o Carto Resposta; Utilize caneta esferogrfica azul ou preta; O candidato s poder se retirar da sala, aps 1 (uma) hora do incio das provas; Cada questo de mltipla escolha apresenta apenas uma opo de resposta correta;

6 Verifique se o caderno est completo e sem imperfeies grficas que possam dificultar a leitura. Detectado algum problema, comunique imediatamente ao fiscal; 7 Utilize o Caderno de Prova como rascunho se necessrio, mas dever assinalar o Carto Resposta que acompanha a prova; 8 No sero computadas questes no assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura; 9 10 Durante a aplicao da prova proibido qualquer tipo de consulta; Este caderno de prova contm, 40 (quarenta) questes de mltipla escolha (a,b,c,d);

11 Antes de retirar-se definitivamente da sala, devolva ao fiscal o Caderno de Prova e o Carto Resposta; 12 Assine o Carto Resposta no local indicado.

Identificao do candidato Nome (em letra de forma)

N da inscrio

Boa Prova!

www.pciconcursos.com.br

O carnaval e o menino Carlos Heitor Cony 1 No grande teatro da vida/ vo levar mais uma vez/ a revista colossal;/ pierr, arlequim, colombina/ vo a preos populares/ repetir o carnaval. 2 Ta a quadrinha de antigamente eu era menino e esperava o carnaval com certo temor, medo dos mascarados e, ao mesmo tempo, vontade de ser um deles. 3 At que fui e no apenas durante o carnaval. Grudei ....... cara vrias mscaras e se no obtive poder e glria, ao menos sobrevivi ......... meu canto, fazendo um tipo de carnaval a meu modo, vspera de cinzas. 4 J encarei de tudo. Desde os retiros espirituais no seminrio (segundo as santas regras de Santo Afonso Maria de Ligrio), at retiro forado na cela da Polcia Especial. 5 Tambm fui a outros folguedos. Para oprbrio dos meus descendentes, sa de morcego assustando outras crianas em Paquet. Minha me havia feito complicada fantasia de chins (ou japons, dava na mesma), cuja atrao era o chapu de cartolina, em bvio feitio de chapu chins. 6 Tomaram meu silncio como aprovao. Suei frio ao me imaginar com aquele chapu, mas a o meu irmo virou a mesa: ele ia sair de reles marinheiro americano (no era bem uma fantasia mas um quebra-galho carnavalesco); urinou em cima do meu chapu chins. 7 No havia tempo para a fabricao de um artefato elaborado como aquele. O pai deu-lhe uns safanes por conta do chapu e de outras patifarias genricas e acumuladas. 8 Minha me foi ....... armarinho, comprou pano preto, a horrvel mscara que cheirava a papelo e cola e assim passeei os trs dias pelas ruas cheias de sol de Paquet, dando susto nas crianas que conhecia e evitando aquelas que no conhecia: podiam ser mais fortes do que eu e a o sovado seria eu. 9 Quando a tarde caa, botava a mscara para trs da cabea, sentindo-me ____________, perguntando-me sem resposta: quem foi o cretino que inventou essas coisas? Em casa, queriam saber se eu havia gostado. Respondia que sim. 10 Ao pisar no cho firme, o rancho renascia de seu cansao e se arrastava uma vez mais na marchahino que louva a ilha: Paquet um cu profundo/ que comea neste mundo/ mas no sabe onde acabar. O ritmo era mais lento e as luzes ficavam mais tristes dentro da madrugada. Longe, o faroleiro do Xeru apagava seu _______ vermelho: era outro dia. 11 Vestia o morcego outra vez, a mscara com cheiro de papelo e cola, e eu sozinho, eu-morcego, batendo as ruas cheias de sol, encontrava outros morcegos, uma espcie de fantasia oficial dos meninos de Paquet. 12 E sentia frio na espinha quando esbarrava com uma caveira ou em uma bruxa, de ___________ branca e encardida, a cruz preta nas costas; devia ser um garoto igual a mim, mas nunca se sabe, e esta dvida me perseguia a tarde inteira, por que botam caveiras nas ruas do carnaval? 13 E eu no entendia o grande teatro da vida (tampouco o entendo agora), nem pierr com seu branco rosto banhado de luar. E quando tirava a mscara, ela estava molhada de suor, um suor to salgado que parecia lgrima.
CONY, Carlos Heitor. Folha de So Paulo, 24 fev. 1998, p. 3-2.

01 - Preencha as lacunas que completa corretamente as linhas contnuas do texto: a) amaudissoado faixo camisola. b) amaldioado facho camisola. c) amaudioado faixo camizola. d) amaldissoado faxo camizola. 02 - A maioria das vezes os termos regentes prendem-se aos termos regidos por uma proposio. Assinale a alternativa cujas preposies preenchem corretamente as lacunas de linhas pontilhadas do texto: a) na do at o. c) na no ao. b) de sobre no. d) sobre em para o. 03 - No que se refere concordncia nominal assinale a alternativa que admite forma singular e plural: a) Bastantes pessoas estavam fantasiadas de morcego. b) Custam caro as fantasias de pierr. c) Danavam pierr e arlequim felizes, nas ruas de Paquet. d) Nas ruas, caveira e bruxas assustadoras perseguiam os meninos. 04 - Assinale a alternativa em que os substantivos esto no plural correto: a) papelos irmos. b) atraes fabricaos. c) papeles aprovaos. d) irmos chos.

2 www.pciconcursos.com.br

05 - Assinale a alternativa em que a palavra acentuada pela mesma razo que silncio: a) glria. b) pierr. c) vspera. d) paquet. 06 - Assinale a alternativa em que o termo grifado est substitudo incorretamente pelo pronome correspondente: a) No obtive poder e glria No os obtive. b) Tomaram meu silncio como aprovao. Tomaram-no como aprovao. c) Repetir o carnaval Repeti-lo. d) No entendo o grande teatro da vida No lhe entendo. 07 - Analise os sinnimos de algumas palavras do texto: I - oprbrio (5 pargrafo) vergonha. II - feitio (5 pargrafo) formato. III - reles (6 pargrafo) desprezvel. Quais deles no causariam prejuzo de significado ao texto? a) Apenas I e II. b) Apenas I e III. c) Apenas II e III. d) I, II e III. 08 - Assinale a alternativa em que o plural dos substantivos compostos se faz da mesma forma que quebra-galho: a) gentil-homem. b) guarda-chuva. c) quinta-feira. d) obra-prima. 09 - Os parnteses utilizados no 6 pargrafo do texto assinalam: a) O valor significativo da fantasia. b) A concluso da afirmativa anterior. c) Um segmento explicativo. d) Os termos deslocados no perodo. 10 - Assinale a alternativa em que a diviso silbica est correta: a) che-i-ra-va. b) ma-ri-nhe-i-ro. c) te-a-tro. d) es-p-ci-e. 11 - Fbio possui um terreno cujo comprimento mede 4 metros a mais que a largura. Sabe-se que a 2 rea desse terreno mede 256 m . O semipermetro desse terreno mede: a) 9 metros. b) 18 metros. c) 36 metros. d) 72 metros. 12 - Para fazer um calamento com 250 m de largura e 3 km de comprimento, uma equipe de operrios levou 24 dias. Se a largura desse calamento fosse 20% menor, e o comprimento igual a 5/6 do comprimento original, essa mesma equipe de operrios faria o calamento em: a) 16 dias. b) 15 dias. c) 14 dias. d) 12 dias. 13 - Num grupo constitudo por 216 pessoas, sabe-se que 1/8 delas tomam caf e tambm tomam leite, 37,5% tomam leite, 3/4 tomam caf, e o restante (se houver) no tomam caf nem leite. Assinale a alternativa incorreta: a) O nmero de pessoas desse grupo que tomam apenas caf igual a 135. b) Todas as pessoas desse grupo tomam caf ou leite. c) O nmero de pessoas desse grupo que tomam apenas leite igual a 54. d) O nmero de pessoas desse grupo que no tomam caf nem leite igual a 27.

3 www.pciconcursos.com.br

14 - Um cilindro circular reto seccionado, a partir de uma de suas bordas, por um corte cujo ngulo de inclinao mede 45 com a correspondente horizontal, conforme ilustrado na figura que segue:

Sabe-se que o dimetro da base desse cilindro mede 15 cm, e que sua altura de 60 cm. O volume do cilindro seccionado, ou seja, da parte sombreada da figura acima, igual a: 3 a) aproximadamente 2530 cm . 3 b) aproximadamente 2950 cm . 3 c) 3375 cm . 3 d) 13500 cm . 15 - Ana desenhou um tringulo retngulo ABC, cuja base a hipotenusa 12 cm e 16 cm, como indicado na figura que segue: , e cujos catetos medem

A altura h desse tringulo mede: a) 20 cm. b) 11,4 cm. c) 9,6 cm. d) 7,2 cm. 16 - At 1.964 no havia a figura do Vice-Prefeito em nosso municpio, quem foi o primeiro cidado a assumir este posto em Astorga? a) Benedito Pereira da Silva. c) Guerino Guandalini. b) Carlos Jos Anunciao. d) Lorival de Moura. 17 - Chegou Presidncia da Repblica atravs do voto indireto: a) Fernando Collor de Mello. b) Fernando Henrique Cardoso. c) Itamar franco. d) Jos Sarney. 18 - Dia 20 de Novembro o Dia Nacional da Conscincia Negra. Esta data foi escolhida por lembrar: a) A alforria de Zumbi dos Palmares. b) A chegada de Zumbi dos Palmares ao Brasil. c) A morte de Zumbi dos Palmares. d) O nascimento Zumbi dos Palmares. 19 - Na prxima sexta-feira comemoraremos a Proclamao da Repblica, quem foi o protagonista deste ato histrico? a) Deodoro da Fonseca. c) Duque de Caxias. b) Dom Pedro I. d) Floriano Peixoto. 20 - O carro chefe da economia do municpio de Astorga o setor: a) Agrcola. b) Comercial. c) De servios. d) Industrial.

4 www.pciconcursos.com.br

21 - Qual o objetivo da Lei n 10.639, de 9 de Janeiro de 2003? a) incluir somente na educao infantil a temtica e Cultura Afro-Brasileira, e d outras providncias. b) incluir no currculo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura AfroBrasileira, e d outras providncias. c) incluir no currculo do Ensino Mdio a disciplina de Histria da Arte Sacra. d) incluir no currculo oficial da Rede de Ensino a temtica Meio Ambiente e Cidadania. 22 - De acordo com a Lei n 10.639, de 9 de Janeiro de 2003 os calendrios escolares devem acrescentar o dia 20 de novembro como uma data comemorativa. O que as escolas devem comemorar nessa data? a) Dia Nacional da Conscincia Crist. c) Dia Nacional da Conscincia Negra. b) Dia Nacional do Meio Ambiente. d) Dia internacional da Cultura Afro-Brasileira. 23 - A educao de pessoas abrange os processos formativos que as rodeiam. A educao se d no seio familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino na vida social nas manifestaes culturais etc... A educao Escolar dever ser ofertada em escolas por meio de ensino em instituies prprias regidas por leis e determinaes vigentes. A educao a ser ministrada nas escolas dever estar vinculada ao: a) ao mundo do trabalho e prtica social. c) ao mundo da agricultura e assistncia tcnica. b) ao mundo democrtico e assistencialista. d) ao mundo comunista e a prtica social. 24 - A educao escolar dever da famlia e do Estado, da famlia em matricular o filho no estabelecimento de ensino e acompanhar seu desenvolvimento educacional e o Estado em ofertar o ensino de maneira gratuita e de qualidade. A Educao escolar tem por finalidade: a) o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para exercer atividades mecnicas e industriais. b) o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da agricultura familiar e a pecuria. c) o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. d) o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da partilha e sua qualificao para o trabalho industrial. 25 - Para uma educao igualitria e de qualidade a todos os cidados brasileiros, independentemente da regio em que habita, o ensino dever ser ministrado com base nos seguintes princpios: I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola. II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. III - respeito liberdade e apreo tolerncia. IV - valorizao da experincia extra-escolar. Dentre as afirmativas acima esto corretas: a) Apenas as afirmativas III e IV. b) Apenas as afirmativas II e IV. c) Apenas as afirmativas I e III. d) Todas as afirmativas esto corretas. 26 - dever do Estado com a educao escolar pblica garantir a todos os cidados, inclusive queles que no tiveram acesso ao ensino na idade correspondente a Educao bsica. A Educao Bsica est organizada da seguinte forma: I - Educao Infantil. II - Ensino Fundamental. III - Ensino Mdio. IV - Educao Superior. Dentre as afirmativas acima esto corretas: a) Apenas as afirmativas II e IV. c) Apenas a afirmativa II. b) Apenas as afirmativas I, II e III. d) Todas as afirmativas esto corretas. 27 - Sobre a Educao Infantil correto afirmar que: I - particular para crianas de zero a sete anos. II - gratuita s crianas de at 5 (cinco) anos de idade. III - avaliao ser feita mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianas, sem o objetivo de promoo, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. IV - a primeira etapa da educao bsica. Dentre as afirmativas acima esto corretas: a) Apenas as afirmativas II, III e IV. b) Apenas as afirmativas I, II e III. c) Apenas as afirmativas I e II. d) Todas as afirmativas esto corretas.
o

5 www.pciconcursos.com.br

28 - A educao ser mantida e fiscalizada pela Unio, Estados e Municpios que devero em regime de colaborao organizar o respectivo sistema pblico de ensino. A unio se incumbir de: I - elaborar o Plano Nacional de Educao, em colaborao com os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. II - administrar os docentes, bem como o trabalho que cada um desempenha em sala de aula. III - prestar assistncia tcnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritrio escolaridade obrigatria, exercendo sua funo redistributiva e supletiva. IV - estabelecer em colaborao com os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, competncias e diretrizes para a educao infantil, o ensino fundamental e o ensino mdio, que nortearo os currculos e seus contedos mnimos, de modo a assegurar formao bsica comum. Dentre as afirmativas acima esto corretas: a) Apenas as afirmativas II, III e IV. b) Apenas as afirmativas I, II e III. c) Apenas as afirmativas I, III e IV. d) Todas as afirmativas esto corretas. 29 - Os Estados tero a Incumbncia de: I - definir, com os Municpios, formas de colaborao na oferta do ensino fundamental, as quais devem assegurar a distribuio proporcional das responsabilidades, de acordo com a populao a ser atendida e os recursos financeiros disponveis em cada uma dessas esferas do Poder Pblico. II - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituies de educao superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino. III - assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual. IV - elaborar em conjunto com os dirigentes dos estabelecimentos de ensino as respectivas proposta pedaggica escolar. Dentre as afirmativas acima esto corretas: a) Apenas as afirmativas II, III e IV. c) Apenas as afirmativas I, III e IV. b) Apenas as afirmativas I, II e III. d) Todas as afirmativas esto corretas. 30 - Assim como os rgos superiores governamentais os estabelecimentos de ensino bem como os docentes tm suas responsabilidades a serem cumpridas na oferta de um ensino de qualidade sendo de competncia dos estabelecimentos de ensino: I - elaborar e executar sua proposta pedaggica. II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros. III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas. IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente. V - prover meios para a recuperao dos alunos de menor rendimento. Dentre as afirmativas acima esto corretas: a) Apenas as afirmativas I, III e V. b) Apenas as afirmativas I, II e IV. c) Apenas as afirmativas I e V. d) Todas as afirmativas esto corretas. 31 - Sobre a funo de docente no correto afirmar que: a) o docente dever efetuar as matriculas dos alunos no incio do ano letivo e efetuar reunies bimestrais com os pais. b) o docente dever elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedaggica do estabelecimento de ensino. c) o docente dever estabelecer estratgias de recuperao para os alunos de menor rendimento. d) o docente dever participar da elaborao da proposta pedaggica do estabelecimento de ensino. 32 - Algumas regras devem ser comuns a todas as instituies de ensino. Na educao bsica quando precisamos verificar o rendimento escolar dos alunos devemos levar em considerao os seguintes critrios: I - avaliao contnua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalncia dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do perodo sobre os de eventuais provas finais. II - possibilidade de acelerao de estudos para alunos com atraso escolar. III - possibilidade de avano nos cursos e nas sries mediante verificao do aprendizado. IV - aproveitamento de estudos concludos com xito. Dentre as afirmativas acima esto corretas: a) Apenas as afirmativas I e II. b) Apenas as afirmativas III e IV. c) Apenas as afirmativas I e IV. d) Todas as afirmativas esto corretas.

6 www.pciconcursos.com.br

33 - Sobre o currculo da educao bsica correto afirmar que: I - Os currculos devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da lngua portuguesa e da matemtica, o conhecimento do mundo fsico e natural e da realidade social e poltica, especialmente do Brasil. II - O ensino da arte, especialmente em suas expresses regionais, constituir componente curricular obrigatrio nos diversos nveis da educao bsica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. III - Os contedos referentes histria e cultura afro-brasileira e dos povos indgenas brasileiros sero ministrados no mbito de todo o currculo escolar, em especial nas reas de educao artstica e de literatura e histria brasileira. IV - O currculo das primeiras etapas da educao bsica deve abranger obrigatoriamente o ensino da lngua inglesa. Dentre as afirmativas acima esto corretas: a) Apenas a afirmativa I. b) Apenas as afirmativas I, II e III. c) Apenas a afirmativa IV. d) Todas as afirmativas esto corretas. 34 - A proposta pedaggica integra a disciplina de Educao fsica como componente curricular obrigatrio da educao bsica, sua prtica pode ser facultativa ao aluno: I - que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas. II - maior de trinta anos de idade. III - que estiver prestando servio militar inicial ou que, em situao similar, estiver obrigado prtica da educao fsica. IV - que tenha prole. Dentre as afirmativas acima esto corretas: a) Apenas as afirmativas I e II. b) Apenas as afirmativas III e IV. c) Apenas as afirmativas I e IV. d) Todas as afirmativas esto corretas. 35 - A educao especial o ramo da educao que se ocupa no atendimento e na educao de pessoas com deficincia. A educao especial passa a ter um olhar mais inclusivo quando damos a essas pessoas todos os tipos de oportunidades de se manterem em sociedade. De acordo com a LDB o que se entende por educao especial? a) a modalidade de educao escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotao. b) a modalidade de ensino ofertada exclusivamente em APAES as pessoas portadora de qualquer deficincia. c) a modalidade da educao infantil que inclui alunos de zero a seis anos portadores de necessidades especiais em escolas especficas que atendam as suas necessidades. d) a modalidade de ensino criada fora da educao bsica que tende alunos da educao especial em lugares especializados tirando essas pessoas do convvio social. 36 - Na organizao de uma escola com moldes tradicionalistas a escola tem a funo de auxiliar o indivduo na construo de uma sociedade democrtica. Cada qual cumpri a risca seu papel. Na escola tradicional de responsabilidade da escola: I - Converte o sdito em cidado que domine a arte e a retrica. II - Transmitir conhecimentos acumulados pela humanidade. III - Ofertar o mesmo caminho para todos, privilegiando, assim, as camadas mais favorecidas. IV - A escola deve priorizar os problemas psicolgicos em detrimento dos pedaggicos. Dentre as afirmativas acima esto corretas: a) Apenas as afirmativas I e II. b) Apenas as afirmativas III e IV. c) Apenas as afirmativas I, II e III. d) Todas as afirmativas esto corretas. 37 - Das Tendncias pedaggicas relacionadas abaixo, qual que melhor se identifica com o seguinte relato? A avaliao escolar ocorre no final do processo com a finalidade de constatar se os alunos adquiriram os comportamentos desejados; Prtica diluda, ecltica e pouco fundamentada, com exagerado apego aos livros didticos. a) A Escola Nova. b) A Escola Construtivista. c) A Escola Tecnicista. d) A Escola Tradicional.

7 www.pciconcursos.com.br

38 - O Estatuto da Criana e do Adolescente o marco legal e regulatrio dos direitos humanos de crianas e adolescentes de nosso pas, em que ano essa lei foi criada? a) 20 de Agosto de 1988. b) 13 de Julho de 1990. c) 05 de maio de 1930. d) 19 de Novembro de 2000. 39 - Crianas e adolescentes tm direito liberdade, a ser respeitado a ter dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento. Alguns aspectos so partes integrantes do direito liberdade. Que aspectos so esses? I - ir, vir e estar nos logradouros pblicos e espaos comunitrios, ressalvadas as restries legais. II - brincar, praticar esportes e divertir-se. III - participar da vida familiar e comunitria, sem discriminao. IV- buscar refgio, auxlio e orientao. Dentre as afirmativas acima esto corretas: a) Apenas a afirmativa I. b) Apenas a afirmativa II. c) Apenas as afirmativas I e IV. d) Todas as afirmativas esto corretas. 40 - Ao sair viajar com os pais a criana no precisa de autorizao, mas se esta for viajar para fora da comarca onde residem desacompanhada de um dos pais ou responsvel precisar de uma autorizao judicial. Ao se tratar de uma viagem ao exterior, a autorizao judicial dispensvel, em quais situaes: I - se a crianas ou o adolescente estiver acompanhado de ambos os pais ou responsvel. II - se a crianas ou o adolescente viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro atravs de documento com firma reconhecida. III - se a crianas ou o adolescente estiver com o pai e portando o CPF. IV - se a crianas ou o adolescente estiver com a av materna e portando o RG e o CPF. Dentre as afirmativas acima esto corretas: a) Apenas as afirmativas II e III. b) Apenas as afirmativas I e II. c) Apenas as afirmativas I e IV. d) Todas as afirmativas esto corretas.

DESTAQUE NA LINHA PONTILHADA

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------PREENCHA AS SUAS RESPOSTAS NO QUADRO ABAIXO E DESTAQUE NO LOCAL INDICADO.

01 21

02 22

03 23

04 24

05 25

06 26

07 27

08 28

09 29

10 30

11 31

12 32

13 33

14 34

15 35

16 36

17 37

18 38

19 39

20 40

8 www.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai