Anda di halaman 1dari 8

Notao musical padro

A notao musical padro escrita sobre uma pauta de cinco linhas. Por isso tambm chamada de pentagrama. O conjunto da pauta e dos demais smbolos musicais, representando uma pea musical chamado de partitura. Seguem-se alguns dos elementos que podemos encontrar numa partitura.

Representao das duraes


Tempo e compasso - regulam quantas unidades de tempo de em e!istir em cada compasso. Os compassos so delimitados na partitura por linhas erticais e determinam a estrutura rtmica da m"sica. O compasso escolhido est# diretamente associado ao estilo da m"sica. $ma alsa por e!emplo tem o compasso %&' e um roc( tipicamente usa o compasso '&'. )m uma *+rmula de compasso, o denominador indica em quantas partes uma semibre e de e ser di idida para obtermos uma unidade de tempo ,na notao atual a semibre e a maior durao poss el e por isso todas as dura-es so tomadas em re*er.ncia a ela/. O numerador de*ine quantas unidades de tempo o compasso contm. 0o e!emplo abai!o estamos perante um tempo de 1quatro por quatro1, ou seja, a unidade de tempo tem durao de 2&' da semibre e e o compasso tem ' unidades de tempo. 0este caso, uma semibreve iria ocupar todo o compasso.

Figuras musicais - 3alores ou *iguras musicais so smbolos que representam o tempo de durao das notas musicais. So tambm chamados de alores positi os. Os smbolos das *iguras so usados para representar a durao do som a ser e!ecutado. As notas so mostradas na *igura abai!o, por ordem decrescente de durao. )las so4 semibre e, mnima, semnima, colcheia, semicolcheia, *usa e semi*usa. Antigamente e!istia ainda a bre e, com o dobro da durao da semibre e, a longa, com o dobro da durao da bre e e a m#!ima, com o dobro da durao da longa, mas essas notas no so mais usadas na notao atual. 5ada nota tem metade da durao da anterior. Se pretendermos representar uma nota de um tempo e meio ,por e!emplo, o tempo de uma mnima acrescentado ao de uma colcheia/ usa-se um ponto a seguir 6 nota. A durao real ,medida em segundos/ de uma nota depende da *+rmula de compasso e do andamento utili7ado. 8sso signi*ica que a mesma nota pode ser e!ecutada com durao di*erente em peas di*erentes ou mesmo dentro da mesma m"sica, caso haja uma mudana de andamento.

Nota pontuada uma nota musical que seguida com um ponto logo a sua *rente. )ste ponto adiciona metade do alor da nota que o precede. Pausas - representam o silncio, isto , o tempo em que o instrumento no produ7 som nenhum, sendo chamados alores negati os. As pausas se subdi idem tambm como as notas em termos de durao. 5ada pausa dura o mesmo tempo relati o que sua nota correspondente, ou seja, a pausa mais longa corresponde e!atamente 6 durao de uma semibre e. A correspond.ncia *eita na seguinte ordem4

Representao das alturas


Clave - cla e de Sol, cla e de 9#, cla e de :+. Prop-e toda a representao musical a uma que mais se adeque ao instrumento que a ir# reprodu7ir. Por e!emplo, as o7es gra es usam geralmente a cla e de 9#, enquanto que as mais agudas usam a cla e de Sol. 5ostuma di7er-se que a cla e de 9# comea onde acaba a cla e de Sol. :e um modo geral, a cla e que de*ine qual a nota que ocupar# cada linha ou espao na pauta.

Alturas - a altura de cada nota representada pela sua posio na pauta em re*er.ncia 6 nota de*inida pela cla e utili7ada, como mostrado abai!o4

Deslocaes de tom ou acidentes4 o sustenido, o bemol, o dobrado sustenido e o dobrado bemol. So representados sempre antes do smbolo da nota cuja altura ser# modi*icada e depois do nome das notas, ci*ras e tonalidades. $m sustenido desloca a nota meio-tom acima ,na escala/, um dobrado sustenido desloca o som um tom acima, um bemol desloca a nota meio-tom abai!o e o dobrado bemol desloca o som um tom abai!o. Por e!emplo, pode-se di7er que um 1F sustenido1 ,9#;/ a mesma nota que um 1Sol bemol1 ,Sol/, porm, de ido 6s caractersticas de cada instrumento ,e 6 sua pr+pria disposio da escala/, o timbre pode ariar. 5onsidere, como e!emplo, o caso da guitarra, em que um :+ tocado na segunda corda ,Si/, primeira posio, equi alente a um :+ tocado na terceira corda ,Sol/ na quinta posio, embora o timbre seja di*erente.

$ma e7 que um sustenido ou bemol tenha sido aplicado a uma nota, todas as notas de mesma altura mantero a alterao at o *im do compasso. 0o compasso seguinte, todos os acidentes perdem o e*eito e, se necess#rio, de ero ser aplicados no amente. Se desejarmos anular o e*eito de um acidente aplicado imediatamente antes ou na cha e de tonalidade, de emos usar um bequadro, que *a7 a nota retornar 6 sua condio natural. 0o e!emplo isto acima podemos notar que a terceira nota do primeiro compasso tambm sustenida, pois o acidente aplicado 6 nota anterior permanece #lido e s+ anulado pelo bequadro que *a7 a quarta nota oltar a ser um <# natural. O segundo compasso semelhante a no ser pelo acidente aplicado que um bemol. 0o terceiro compasso, uma nota Sol, um <# dobrado bemol e um 9# dobrado sustenido. )mbora tenham nome di*erente e ocupem posi-es di*erentes na cla e, os acidentes aplicados *a7em com que as tr.s notas soem e!atamente iguais.

Chave ou tonalidade, que no mais que a associao de sustenidos ou bem+is representados junto 6 cla e, indicando a escala em que a m"sica ser# e!pressa. Por e!emplo, uma representao sem sustenidos ou bem+is, ser# a escala de :+ =aior. Ao contr#rio dos acidentes aplicados ao longo da partitura, os sustenidos ou bem+is aplicados na cha e duram por toda a pea ou at que uma no a cha e seja de*inida ,modulao/. 0a *igura emos a cha e de tonalidade de uma escala de <# maior. 0esta escala todas as notas 9#, :+ e Sol de em ser sustenidas, por isso os acidentes so aplicados junto 6 cla e.

Expresso
5ertos smbolos e te!tos indicam ao intrprete a *orma de e!ecutar a partitura, incluindo as aria-es de olume ,din mica/ e tempo ,cin!tica/, assim como a maneira correta de articular as notas e separ#-las em *rases ,articulao e acentuao/. Din mica musical A intensidade das notas pode ariar ao longo de uma m"sica. 8sso chamado de din mica. A intensidade indicada em *orma de siglas que indicam e!press-es em italiano sob a pauta.

pp - pianissimo. a intensidade mais bai!a que no piano p - piano. o som e!ecutado com intensidade bai!a mp - mezzo piano. a intensidade moderada, no to *raca quanto o piano. mf - mezzo forte. a intensidade moderadamente *orte f - forte. A intensidade *orte. ff - fortissimo. A intensidade muito *orte.

"#m$olos de variao de volume ou intensidade4 crescendo e diminuindo, em *orma de sinais de maior ,>/ e menor ,?/ para sugerir o aumento ou diminuio de olume, respecti amente. )stes de em comear onde se de er# iniciar a alterao e esticar-se at 6 7ona onde a alterao de er# ser interrompida. O olume de e permanecer no no o n el at que uma no a indicao seja dada. A ariao tambm pode ser brusca, bastando que uma no a indicao ,p, ff, etc/ seja dada. A *igura abai!o mostra um solo de trompa da Sin*onia n"mero @ de Achai(o s(B. )sta partitura apresenta #rias marcas de dinCmica.

Cin!tica musical

5intica =usical ,do grego (ine D mo imento/ ou ag+gica de*ine a elocidade de e!ecuo de uma composio. )sta elocidade chamada de andamento e indica a durao da unidade de tempo. O andamento indicado no incio da m"sica ou de um mo imento e indicada por e!press-es de elocidade em italiano, como Allegro r#pido ou addagio - lento. Eunto ao andamento, pode ser indicada a e!presso com que a pea de e ser interpretada, como4 com afeto, intensamente, melanclico, etc. Os andamentos so os seguintes4

Grave - F o andamento mais lento de todos Largo - =uito lento, mas no tanto quanto o Gra e Larghetto - $m pouco menos lento que o <argo Adagio - =oderadamente lento Andante - =oderado, nem r#pido nem lento Andantino - Semelhante ao andante, mas um pouco mais acelerado Allegretto - =oderadamente r#pido Allegro - Andamento elo7 e ligeiro ivace - $m pouco mais acelerado que o Allegro !resto - Andamento muito r#pido !restissimo - F o andamento mais r#pido de todos

Alguns e!emplos de combina-es de andamento com e!press-es4


Allegro moderato - =oderadamente r#pido. !resto con fuoco - )!tremamente r#pido e com e!presso intensa. Andante "antabile - 3elocidade moderada e entoando as notas como em uma cano. Adagio #elancolico - <ento e melanc+lico

Notaes de variao de tempo4


rallentando - 8ndica que a e!ecuo de e se tornar gradati amente mais lenta accelerando - 8ndica que a e!ecuo de e se tornar mais r#pida. A tempo ou $empo primo - Hetorna ao andamento original. $empo rubato - 8ndica que o m"sico pode e!ecutar com pequenas aria-es de andamento ao seu critrio.

%utras notaes

)!emplo de tablatura numrica para ihuela do li ro 1Orphenica <Bra1 de =iguel de 9uenllana ,2@@'/. 0"meros em ermelho ,no original/ indicam a parte ocal.

Ta$latura
A ta$latura uma notao que representa como colocar os dedos num instrumento ,nos trastes de uma guitarra, por e!emplo/ em e7 das notas, permitindo aos m"sicos tocar o instrumento sem *ormao especiali7ada. )sta notao tornou-se comum para partilhar m"sicas pela 8nternet, j# que permite escre .-las *acilmente em *ormato AS588.

Ci&ras
Ci&ra um sistema de notao musical usado para indicar atra s de smbolos gr#*icos ou letras os acordes a serem e!ecutados por um instrumento musical ,como por e!emplo uma guitarra/. So utili7adas principalmente na m"sica popular, acima das letras ou partituras de uma composio musical, indicando o acorde que de e ser tocado em conjunto com a melodia principal ou para acompanhar o canto. As principais ci*ras so gra*adas4 A4 nota l# ou acorde de <# =aior I4 nota si ou acorde de Si =aior , J em alemo/ 54 nota d+ ou acorde de :+ =aior :4 nota r ou acorde de H =aior )4 nota mi ou acorde de =i =aior 94 nota *# ou acorde de 9# =aior G4 nota sol ou acorde de Sol =aior Os acordes menores so gra*ados pelas letras acima, acompanhados da letra 1m1 min"scula. )!4 5m indica um acorde de :+ menor. J# outras altera-es quando se utili7am tetracordes ou inter alos dissonantes. )!4 5mK indica acorde de :+ menor com stima.

Teoria musical
Teoria musical ou Teoria da '(sica o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classi*icar, compor, compreender e se comunicar a respeito da m"sica. $ma de*inio sinttica seria4 a descrio, em pala ras, de elementos musicais e a relao entre a simbologia da m"sica e sua per*ormance pr#tica. Por e!tenso, teoria musical pode ser considerada qualquer enunciado, crena, ou concepo de m"sica ,Ioret7, 2LL@/. A teoria musical tem um *uncionamento ambguo, tanto descriti o como percepti o. Aenta-se com isso de*inir a pr#tica e, posteriormente, a in*lu.ncia. 0ormalmente segue-se o padro de intencionar redu7ir a pr#tica de compor e atuar em regras e&ou idias. Assim como em qualquer #rea do conhecimento, a teoria musical possui #rias escolas, que podem possuir conceitos di ergentes. A pr+pria di iso da teoria em #reas de estudo no consenso, mas de *orma geral, qualquer escola possui ao menos4

An#lise musical, que estuda os elementos do som e estruturas musicais e tambm as *ormas musicais, compreendendo4harmonia, melodia, contraponto, ritmo, *orma, andamento, tcnica composicional, sol*ejo, percepo e ditado. )sttica musical, que inclui a di iso da m"sica em g.neros e a 5rtica musical. 0otao musical, que estuda os sistemas de escrita utili7ados para representar gra*icamente uma pea musical, permitindo que um intrprete a e!ecute da maneira desejada pelo compositor ou arranjador, e cujas *ormas mais populares atualmente so a Partitura e a Ci&ra.

O estudo acad.mico da m"sica tambm *eito pela musicologia. )ssa, no entanto, di*ere-se da teoria musical pois estuda o ponto de ista hist+rico e antropol+gico da m"sica, estudando a notao, os instrumentos, os mtodos did#ticos, a ac"stica, a hist+ria da m"sica e a pr+pria teoria musical sob o ponto de ista hist+rico e oluti o dos instrumentos e seus m"sicos.

Cifra (msica)
Ci&ra um sistema de notao musical usado para indicar atra s de smbolos gr#*icos ou letras os acordes a serem e!ecutados por um instrumento musical ,como por e!emplo uma guitarra/. As ci*ras so utili7adas principalmente na m"sica popular, acima das letras ou partituras de uma composio musical, indicando o acorde que de e ser tocado em conjunto com a melodia principal ou para acompanhar o canto. )ste tipo de notao ou ci*ragem indica ao e!ecutante o acorde que ele de e usar, mas dei!a a sua sensibilidade musical respons# el pela maneira e!ata na qual ele e!ecutar# os acordes.

A imagem abai!o mostra dois e!emplos de ci*ras, sobre uma partitura. Sobre o primeiro compasso, um diagrama de acorde, indica os pontos no brao do iolo em que as cordas de em ser pressionadas para *ormar o acorde ,neste caso um acorde de 9# maior/. 0o segundo compasso, utili7ada uma ci*ra em *orma de te!to. 0este caso apenas o smbolo do acorde que indicado ,<# sustenido maior/.

Forma gr)&ica

Acorde de <# =aior com stima em uma guitarra Muando indicadas atra s de smbolos gr#*icos, as ci*ras indicam as posi-es que os dedos de em *ormar sobre as cordas do instrumento ou teclado para compor o acorde desejado. 0este caso so similares 6s tablaturas e s+ se aplicam a instrumentos de cordas e as partituras de teclados.

Forma textual
A *orma mais comum das ci*ras, no entanto, utili7a letras n"meros e smbolos musicais para indicar a nota *undamental do acorde e sua estrutura, indicando se ele maior ou menor, o uso de inter alos adicionais como quartas, se!tas, stimas e nonas ou a in erso do acorde. $m m"sico e!periente capa7 de reconhecer as estruturas indicadas pelas ci*ras e reprodu7ir imediatamente o acorde indicado.

Regra de &ormao
A nota *undamental de*inida pelo sistema de notao al*abtica em que o nome de cada nota musical corresponde a uma letra de A a G, com sustenidos ou bem+is quando necess#rio4 Nome da nota <# Si :+ H =i 9# Sol A I 5 : ) 9 G 9; G; Gb 5; :; :b )b Nome do acorde Naturais A; "ustenidos *em+is Ab Ib

Alm do nome do acorde, sempre gra*ado em letra mai"scula, so acrescentados n"meros ou outros smbolos para indicar a estrutura do acorde. As tabelas abai!o mostram as estruturas de ci*ras mais usuais4 Tr#ades Ci&ra G Gm GN ou Gdim Descrio Arade maior ,Sol, Si, H/ Arade menor ,Sol, Sib, H/ Arade diminuta ,Sol, Sib, H/ T!trades Ci&ra GK GK= ou GmajK GmK ou G-K GmK,b@/ Descrio acorde com stima ou stima dominante,Sol, Si, H, 9#/ acorde com stima maior ,Sol, Si, H, 9#;/ acorde menor com stima ,Sol, Sib, H, 9#/ acorde menor com stima e quinta diminuta,Sol, Sib, H, 9#/ acorde com stima e quinta diminuta ,Sol, Si, H, 9#/ acorde com stima e quinta aumentada ,Sol, Si, H;, 9#/ acorde com stima maior e quinta aumentada ,Sol, Si, H;, 9#;/

GO ou Gaum Arade aumentada ,Sol, Si, H;/

GKN ou GKdim acorde com stima diminuta ,Sol, Sib, Hb, 9#b/ GK,b@/ GK,;@/ GK=,;@/

Gm,K=/ GP GmP

acorde menor com stima maior ,Sol, Sib, H, 9#;/ acorde de se!ta ,Sol, Si, =i, 9#/ acorde menor com se!ta,Sol, Sib, =i, 9#/

$ma e7 que a ci*ra indica apenas a estrutura do acorde, a altura no indicada e a mesma ci*ra pode ser transposta quantas oita as acima ou abai!o *orem necess#rias. Por e!emplo, a trade maior apresentada na tabela acima pode ser tocada com a *undamental Sol na terceira oita a ,Sol%, Si%, H'/, ou em qualquer outra oita a, como Sol', Si', H@ ou SolQ, SiQ, H%. 0o necess#rio indicar a altura da *undamental na ci*ra. )m geral o pr+prio m"sico escolhe a transposio mais adequada a cada trecho de uma composio.

Partitura

$ma partitura uma representao escrita de m"sica padroni7ada mundialmente. Aal como qualquer outro sistema de escrita, disp-e de smbolos pr+prios ,notas musicais/ que se associam a sons. 0o conte!to da m"sica assistida por computador, a partitura, ao contr#rio das tablaturas, desempenha um papel crucial. Atra s de tecnologias como =8:8 poss el tradu7ir uma partitura integralmente para um *ormato leg el pelo computador ou instrumentos electr+nicos ,como sinteti7adores/ para posterior reproduo.

Notao
$ma partitura no e!prime apenas um instrumento. Pode incluir #rios, cada um designado por voz e mesmo a letra da m"sica. As partituras necessariamente incluem um ou mais pentagramas, que como o nome di7, possuem @ linhas. 5ada linha pode representar di*erentes notas musicais, dependendo da cla e. As cla es mais usuais so4 5la e de Sol - a 'R linha de cima para bai!o recebe a nota sol. 5la e de 9# - a QR linha de cima para bai!o recebe a nota *#. 5la e de :+ - a %R linha ,central/ recebe a nota d+. Aambm pode ser encontrada na QR ou 'R linha.

Anda mungkin juga menyukai