Anda di halaman 1dari 8

Carta aos Efsios

Saudao e hino

1
1 Paulo, apstolo do Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que moram em feso, fiis em Cristo Jesus: 2 a vs, graa e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abenoou com toda bno espiritual nos cus, em Cristo. 4 Nele, Deus nos escolheu, antes da fundao do mundo, para sermos santos e ntegros diante dele, no amor. 5 Conforme o desgnio benevolente de sua vontade, ele nos predestinou adoo como filhos, por obra de Jesus Cristo, 6 para o louvor de sua graa gloriosa, com que nos agraciou no seu bem-amado. 7 Nele, e por seu sangue, obtemos a redeno e recebemos o perdo de nossas faltas, segundo a riqueza da graa, 8 que Deus derramou profusamente em ns, abrindo-nos para toda a sabedoria e inteligncia. 9 Ele nos fez conhecer o mistrio de sua vontade, segundo o desgnio benevolente que formou desde sempre em Cristo, 10 para realiz-lo na plenitude dos tempos: reencabear tudo em Cristo, tudo o que existe no cu e na terra. 11 Em Cristo, segundo o propsito daquele que opera tudo de acordo com a deciso de sua vontade, fomos feitos seus herdeiros, predestinados 12 a ser, para louvor da sua glria, os primeiros a pr em Cristo nossa esperana.13 Nele, tambm vs ouvistes a palavra da verdade, a Boa-Nova da vossa salvao. Nele acreditastes e recebestes a marca do Esprito Santo prometido, 14 que a garantia da nossa herana, at o resgate completo e definitivo, para louvor da sua glria.

Splica
15 Por isso, desde que soube da vossa f no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, 16 no cesso de dar graas por vs, lembrando-me sempre de vs, em minhas oraes, 17 suplicando ao Deus nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que vos d o Esprito da sabedoria e da revelao, para que o conheais de verdade. 18 Que ele ilumine os olhos de vosso corao, para que conheais a esperana qual ele vos chama, a riqueza da glria que 1

ele nos d em herana entre os santos, 19 e a extraordinria grandeza do poder que ele exerce, segundo o vigor de sua fora poderosa, em favor de ns, que cremos. 20 Esta fora, Deus a exerceu no Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar-se sua direita, nos cus, 21 acima de todo principado, potestade, fortaleza e senhorio ou qualquer outro ttulo que se possa nomear, no s neste mundo, mas tambm no mundo que h de vir. 22 Deus ps tudo debaixo de seus ps e o constituiu acima de tudo, como cabeada Igreja, 23 que o seu Corpo, a plenitude daquele que se plenifica em todas as coisas.

Da morte para a vida

2
1 E vs estveis mortos por causa de vossas transgresses e pecados 2 nos quais andastes outrora, seguindo o Mentor deste mundo, seguindo o Chefe das potncias dos ares, o Esprito que atualmente est agindo nos rebeldes. 3 Ns todos tambm fomos desse nmero, abandonando-nos ambio de nossa vida na carne, satisfazendo os desejos da carne e seguindo seus propsitos. E, como os demais, ramos, por natureza, destinados ira. 4 Mas Deus, rico em misericrdia, pelo imenso amor com que nos amou, 5 quando ainda estvamos mortos por causa dos nossos pecados, deu-nos a vida com Cristo. ( por graa que fostes salvos!). 6 E ele nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez sentar nos cus, em virtude de nossa unio com Cristo Jesus! 7 Assim, por sua bondade para conosco no Cristo Jesus, Deus quis mostrar, nos sculos futuros, a incomparvel riqueza de sua graa. 8 pela graa que fostes salvos, mediante a f. E isso no vem de vs: dom de Deus! 9 No vem das obras, de modo que ningum pode gloriar-se. 10 Pois foi Deus que nos fez, criando-nos no Cristo Jesus, em vista das boas obras que preparou de antemo, para que ns as pratiquemos. Judeus e nojudeus unidos em Cristo 11 Portanto, vs, que outrora trazeis na Carne a marca de pagos e reis chamados de incircuncisos pelos que praticam a circunciso, lembrai-vos 12 de que, ento, estveis sem cristo, no participveis da cidadania de Israel nem das alianas da Promessa, no tnheis, neste mundo, esperana nem Deus verdadeiro. 13 Mas agora, no Cristo Jesus, vs que outrora estveis longe ficastes perto, graas ao sangue de Cristo. 14 De fato, ele a nossa paz: de dois povos fez um s povo, em sua carne derrubando o muro da inimizade que os separava 15 e abolindo a Lei com seus mandamentos e exigncias. Ele quis, assim, dos dois povos formar em si mesmo um s homem novo, estabelecendo a paz 16 e

reconciliando os dois com Deus, em um s corpo, mediante a cruz, na qual matou a inimizade. 17 Veio anunciar a paz: paz para vs que estveis longe e paz para os que estavam perto. 18 por ele que todos ns, judeus e pagos, temos acesso ao Pai, num s Esprito.19 Portanto, j no sois estrangeiros nem forasteiros, mas concidados dos santos e moradores da casa de Deus; 20 edificados sobre o alicerce dos apstolos e dos profetas, tendo como pedra angular o prprio Cristo Jesus. 21 Nele, a construo toda, bem travada, vai crescendo e formando um templo santo no Senhor. 22 Nele, vs tambm sois juntamente edificados para serdes morada de Deus, no Esprito.

Paulo, apstolo dos povos pagos

3
1 Por essa razo, eu, Paulo, prisioneiro do Cristo Jesus por causa de vs, vindos do paganismo... 2 Suponho que ouvistes falar da graa que Deus me concedeu em vista de vs. 3 De fato, foi por revelao que tive conhecimento do mistrio, como acima o expus em poucas palavras. 4 Lendo-me, podeis perceber o entendimento que tenho do mistrio de Cristo, 5mistrio que no foi manifestado nas geraes passadas. S ultimamente ele foi revelado pelo Esprito aos seus santos apstolos e profetas. 6 Eis o mistrio: os pagos so admitidos mesma herana, so membros do mesmo corpo e beneficirios da mesma promessa, no Cristo Jesus, por meio do evangelho. 7 Desse evangelho eu fui feito ministro, pelo dom da graa que Deus me concedeu segundo a fora de seu poder. 8 A mim, o menor de todos os santos, foi dada esta graa: anunciar aos pagos a riqueza insondvel de Cristo 9 e mostrar claramente a todos como se realiza o seu plano escondido, desde toda a eternidade em Deus, que tudo criou. 10 Assim, doravante, os principados e as potestades celestes conhecem, por meio da Igreja, a multiforme sabedoria de Deus, 11 de acordo com o projeto eterno que ele executou no Cristo Jesus, nosso Senhor. 12 Em Cristo, pela f que temos nele, conseguimos plena liberdade de nos aproximar confiantemente de Deus. 13 Por isso, eu vos peo que no desanimeis por causa das tribulaes que suporto por vs; a vossa glria.

Conhecer o amor de Cristo


14 Por essa razo, dobro os joelhos diante do Pai, 15 de quem recebe o nome toda paternidade

no cu e na terra. 16 Que por sua graa, segundo a riqueza de sua glria, sejais robustecidos, por meio do seu Esprito, quanto ao homem interior. 17 Que ele faa Cristo habitar em vossos coraes pela f, e que estejais enraizados e bem firmados no amor. 18 Assim estareis capacitados a entender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade...; 19 conhecereis tambm o amor de Cristo, que ultrapassa todo conhecimento, e sereis repletos da plenitude de Deus. 20 quele que tem o poder de realizar, por sua fora agindo em ns, infinitamente mais que tudo que possamos pedir ou pensar, 21 a ele a glria na igreja e no Cristo Jesus, por todas as geraes, na durao dos sculos. Amm.

A unidade do corpo que a Igreja

4
1 Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a levardes uma vida digna da vocao que recebestes: 2 com toda humildade e mansido, e com pacincia, suportai-vos uns aos outros no amor, 3 solcitos em guardar a unidade do Esprito pelo vnculo da paz. 4 H um s corpo e um s Esprito, como tambm uma s a esperana qual fostes chamados. 5 H um s Senhor, uma s f, um s batismo, 6um s Deus e Pai de todos, acima de todos, no meio de todos e em todos. 7 No entanto, a cada um de ns foi dada a graa conforme a medida do dom de Cristo. 8 Por isso, diz a Escritura: Subindo s alturas, levou cativo o cativeiro e distribuiu dons aos seres humanos. 9 Que significa subiu, seno que ele desceu tambm s profundezas da terra? 10 Aquele que desceu o mesmo que subiu acima de todos os cus, a fim de encher o universo. 11 A alguns ele concedeu serem apstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas; a outros, pastores e mestres. 12 Assim, ele capacitou os santos para a obra do ministrio, para a edificao do Corpo de Cristo, 13 at chegarmos, todos juntos, unidade na f e no conhecimento do Filho de Deus, ao estado de adultos, estatura do Cristo em sua plenitude. 14 Ento, no seremos mais como crianas, entregues ao sabor das ondas e levados por todo vento de doutrina, ludibriados pelos homens e por eles, com astcia, induzidos ao erro. 15 Ao contrrio, vivendo segundo a verdade, no amor, cresceremos sob todos os aspectos em relao a Cristo, que a cabea. 16 dele que o corpo todo recebe coeso e harmonia, mediante toda sorte de articulaes e, assim, realiza o seu crescimento, construindo-se no amor, graas atuao devida de cada membro.

Passar da vida antiga nova


17 Eu vos digo, pois, e vos conjuro no Senhor, que no vos comporteis mais como se comportam os pagos, por sua mentalidade ftil. 18 Eles tm a inteligncia obscurecida e so alheios vida de Deus, por causa da ignorncia produzida neles pela dureza de seus coraes. 19 Com sua conscincia embotada, entregaram-se devassido, praticando avidamente toda sorte de impureza. 20 Quanto a vs, no foi assim que o Cristo vos foi ensinado, 21 se que ouvistes falar dele e nele fostes instrudos, conforme a verdade que h nele em Jesus. 22 Precisais deixar a vossa antiga maneira de viver e despojar-vos do homem velho, que vai se corrompendo ao sabor das paixes enganadoras. 23 Precisais renovar-vos, pela transformao espiritual de vossa mente, 24 e vestir-vos do homem novo, criado imagem de Deus, na verdadeira justia e santidade.

Regras para a vida nova


25 Portanto, tendo vs todos rompido com a mentira, que cada um diga a verdade ao seu prximo, pois somos membros uns dos outros.26 Podeis irar-vos, contanto que no pequeis. No se ponha o sol sobre vossa ira, 27 e no deis nenhuma chance ao diabo. 28 O que roubava no roube mais; pelo contrrio, que se afadigue num trabalho manual honesto, de maneira que sempre tenha alguma coisa para dar aos necessitados. 29 De vossa boca no saia nenhuma palavra maliciosa, mas somente palavras boas, capazes de edificar e de fazer bem aos ouvintes. 30 No entristeais o Esprito Santo de Deus, com o qual fostes marcados, como por um sinal, para o dia da redeno. 31 Desaparea do meio de vs todo amargor e exaltao, toda ira e gritaria, ultrajes e toda espcie de maldade. 32 Pelo contrrio, sede bondosos e compassivos, uns para com os outros, perdoando-vos mutuamente, como Deus vos perdoou em Cristo.

Imitadores de Deus, como filhos queridos

5
1 Sede, pois imitadores de Deus como filhos queridos. 2 Vivei no amor, como Cristo tambm nos amou e se entregou a Deus por ns como oferenda e sacrifcio de suave odor. 3 A imoralidade sexual e qualquer espcie de impureza ou cobia nem sequer sejam mencionadas 5

entre vs, como convm a santos. 4 Nada de palavres ou conversas tolas, nem de piadas de mau gosto: so coisas inconvenientes; entregai-vos, antes, ao de graas. 5 Pois, ficai bem certos: nenhum libertino ou impuro ou ganancioso que um idlatra tem herana no reino de Cristo e de Deus.

Filhos da luz
6 Que ningum vos iluda com palavras fteis: isso que atrai a ira de Deus sobre os rebeldes. 7 No sejais cmplices destes. 8 Outrora reis trevas, mas agora sois luz no Senhor. 9 Procedei como filhos da luz. E o fruto da luz toda espcie de bondade e de justia e de verdade. 10 Discerni o que agrada ao Senhor 11 e no tomeis parte nas obras estreis das trevas, mas, pelo contrrio, denunciai-as. 12 O que essa gente faz em segredo, vergonhoso at diz-lo. 13 Mas tudo o que denunciado manifestado pela luz; 14e tudo o que manifestado torna-se \claro como a luz. Eis por que se diz: Desperta, tu que ests dormindo, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminar. 15 Portanto, ficai bem atentos vossa maneira de proceder. Procedei no como insensatos, mas como pessoas esclarecidas, 16 que bem aproveitam o tempo presente, pois estes dias so maus. 17 No sejais sem juzo, mas procurai discernir bem qual a vontade do Senhor. 18 No vos embriagueis com vinho pois isso leva ao descontrole , mas enchei-vos do Esprito: 19 entoai juntos salmos, hinos e cnticos espirituais; cantai e salmodiai ao Senhor, de todo o corao; 20 sempre e por todas as coisas, no nome de nosso Senhor Jesus Cristo, rendei graas a Deus que Pai.

A famlia: marido e mulher


21 Sede submissos uns aos outros, no temor de Cristo. 22 As mulheres o sejam aos maridos, como ao Senhor. 23 Pois o marido a cabea da mulher, como Cristo tambm a cabea da Igreja, seu Corpo, do qual ele o Salvador. 24 Por outro lado, como a Igreja se submete a Cristo, que as mulheres tambm se submetam, em tudo, a seus maridos. 25 Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo tambm amou a Igreja e se entregou por ela, 26 a fim de santificar pela palavra aquela que ele purifica pelo banho da gua. 27 Pois ele quis apresentla a si mesmo toda bela, sem mancha nem ruga ou qualquer reparo, mas santa e sem defeito. 28 assim que os maridos devem amar suas esposas, como amam seu prprio corpo. Aquele que ama sua esposa est amando a si mesmo. 29 Ningum jamais odiou sua prpria carne. Pelo contrrio, alimenta-a e a cerca de cuidado, como Cristo faz com a Igreja; 30 e ns somos 6

membros do seu corpo! 31 Por isso, o homem deixar seu pai e sua me e se unir sua mulher, e os dois sero uma s carne. 32 Este mistrio grande eu digo isto com referncia a Cristo e Igreja. 33 Em suma, cada um de vs tambm ame a sua esposa como a si mesmo; e que a esposa tenha respeito pelo marido.

Filhos e pais

6
1 Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, pois isto de justia. 2 Honra teu pai e tua me este o primeiro mandamento que vem acompanhado de uma promessa 3 a fim de que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra. 4 E vs, pais, no provoqueis revolta nos vossos filhos; antes, educai-os com uma pedagogia inspirada no Senhor.

Escravos e senhores
5 Escravos, obedecei aos vossos senhores deste mundo como ao prprio Cristo, com temor e grande respeito e de corao sincero; 6 no como quem serve somente sob o olhar de seu senhor, buscando agradar a seres humanos, mas como escravos de Cristo, fazendo, de corao, a vontade de Deus. 7 Servi de bom grado, como se estivsseis servindo ao Senhor e no a simples homens, 8sabendo que cada um, seja escravo ou livre, receber do Senhor a paga pelo bem que tiver feito. 9 E vs, senhores, fazei o mesmo para com os escravos. Deixai de lado as ameaas, sabendo que o Senhor Senhor deles e vosso est nos cus e no faz acepo de pessoas.

A luta contra o mal


10 Enfim, fortalecei-vos no Senhor, no poder de sua fora; 11 revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir s ciladas do diabo. 12 Pois a nossa luta no contra o sangue e a carne, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, os espritos malignos espalhados pelo espao.13 Por isso, protegei-vos com a armadura de Deus, a fim de que possais resistir no dia mau, e assim, empregando todos os meios, continueis firmes. 14 Ficai, pois, de prontido, tendo a verdade como cinturo, a justia como 7

couraa 15 e os ps calados com o zelo em anunciar a Boa-Nova da paz. 16 Em todas as circunstncias, empunhai o escudo da f, com o qual podereis apagar todas as flechas incendiadas do Maligno. 17 Enfim, ponde o capacete da salvao e empunhai a espada do Esprito, que a palavra de Deus. 18 Com toda sorte de preces e splicas, orai constantemente no Esprito. Prestai vigilante ateno neste ponto, intercedendo por todos os santos. 19 Orai tambm por mim, suplicando que a palavra seja colocada em minha boca, de maneira que eu possa anunciar abertamente o mistrio do evangelho, 20 do qual, em minhas algemas, sou embaixador. Que eu o proclame com toda a ousadia, como de meu dever.

Saudao final
21 Desejo que vs tambm saibais qual a minha situao e o que ando fazendo. Tquico, o irmo amado e ministro fiel no Senhor, vos informar de tudo. 22 Eu vo-lo envio expressamente para vos dar nossas notcias e reconfortar vossos coraes. 23 Para os irmos, paz, amor e f, da parte de Deus Pai e nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Que a graa esteja com todos os que amam nosso Senhor Jesus Cristo, imperecivelmente.

Anda mungkin juga menyukai