Anda di halaman 1dari 9

PREFEITURA MUNICIPAL DE BREVES CONCURSO PBLICO

PROVA OBJETIVA: 29 de setembro de 2013

NVEL MDIO
CARGO: PROFESSOR DE EDUCAO INFANTIL E SRIES/ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (MAGISTRIO)
Nome do Candidato: ______________________________________________________ N de Inscrio: ________________________ ________________________________________
Assinatura

INSTRUES AO CANDIDATO
1. Confira se a prova que voc recebeu corresponde ao cargo/nvel de escolaridade ao qual voc est inscrito, conforme consta no seu carto de inscrio e carto-resposta. Caso contrrio comunique imediatamente ao fiscal de sala.
2. Confira se, alm deste BOLETIM DE QUESTES, voc recebeu o CARTO-RESPOSTA, destinado marcao das respostas das questes objetivas. 3. Este BOLETIM DE QUESTES contm 30 (trinta) questes objetivas, sendo 10 de Portugus, 05 de Matemtica, 05 de Informtica e 10 de Conhecimento Especfico. Caso exista alguma falha de impresso, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Na prova h espao reservado para rascunho. Esta prova ter durao de 04 (quatro) horas, tendo seu incio s 14h:30min e trmino s 18h:30min (horrio local). 4. Cada questo objetiva apresenta 04 (quatro) opes de resposta, identificadas com as letras (A), (B), (C) e (D). Apenas uma responde adequadamente questo, considerando a numerao de 01 a 30. 5. Confira se seu nome, nmero de inscrio, cargo de opo e data de nascimento, consta na parte superior do CARTORESPOSTA que voc recebeu. Caso exista algum erro de impresso, comunique imediatamente ao fiscal de sala, a fim de que o fiscal registre na Ata de Sala a devida correo. 6. obrigatrio que voc assine a LISTA DE PRESENA e o CARTO-RESPOSTA do mesmo modo como est assinado no seu documento de identificao. 7. A marcao do CARTO-RESPOSTA deve ser feita somente com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, pois lpis no ser considerado. 8. A maneira correta de marcar as respostas no CARTO-RESPOSTA cobrir totalmente o espao correspondente letra a ser assinalada, conforme o exemplo constante no CARTO-RESPOSTA. 9. Em hiptese alguma haver substituio do CARTO-RESPOSTA por erro do candidato. A substituio s ser autorizada se for constatada falha de impresso. 10. O CARTO-RESPOSTA o nico documento vlido para o processamento de suas respostas. 11. O candidato dever permanecer, obrigatoriamente, na sala de realizao da prova por, no mnimo, uma hora aps o incio da prova. A inobservncia acarretar a eliminao do concurso. 12. O candidato dever devolver no final da prova, o BOLETIM DE QUESTES e o CARTO-RESPOSTA. 13. Ser automaticamente eliminado do Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Breves o candidato que durante a realizao da prova descumprir os procedimentos definidos no Edital N 001/2013 do referido concurso. Boa Prova.

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

PORTUGUS
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER S QUESTES DE 01 A 05.

Cidade inteligente: em Santander, 12 mil sensores enviam informaes sobre iluminao, lixo, ar e trnsito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 Gilberto Dimenstein A cidade espanhola Santander tornou-se um prottipo de cidade inteligente. Ela possui 12 mil sensores espalhados pelas ruas e conectados internet, que coletam informaes de poluio do ar, lixo, iluminao pblica e trnsito. As informaes podem ser acessadas por uma plataforma pblica, que mapeia e organiza os dados com atualizaes constantes. Sensores enviam informao para a central de computadores, que mapeia dados em tempo real. O projeto, liderado pela Universidade de Cantabria, teve um investimento de U$ 11 milhes e j ajudou a cidade a diminuir gastos: em 25% em contas eltricas, pois os sensores diminuem a intensidade da luz quando ningum est passando ou em uma noite de lua cheia; e 20% nas contas do lixo, j que o governo consegue controlar quando as lixeiras esto cheias ou vazias, evitando viagens desnecessrias. Mas no a economia de recursos que faz de Santander uma cidade inteligente, mas sim a disponibilidade das informaes para os cidados: todos os nibus, txis e carros da polcia transmitem a sua posio e velocidade; os pontos de trnsito lento so mapeados e informados em tempo real, inclusive com informaes de obras, acidentes e vagas livres para estacionar; os pontos de nibus informam as linhas e horrios; e as zonas de poluio sonora e do ar so controladas ao vivo. Tambm possvel enviar fotos e vdeos de problemas pblicos, como buracos nas ruas e vazamentos de canos. As denncias, que podem ser annimas, so encaminhadas para o setor responsvel. Isso torna a cidade mais transparente, j que os problemas expostos em uma plataforma pblica obrigam os governantes a solucion-los de maneira rpida. Com interatividade, tambm possvel aumentar a participao pblica. A cidade tambm disponibiliza dados pblicos, como gastos, crescimento e estatsticas. Foi criada uma pgina para aumentar a interatividade entre os cidados e o poder pblico.
Disponvel em:<http://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/cidade-inteligente-em-santander12-mil-sensores-enviam-informacoes-sobre-iluminacao-lixo-ar-e-transito/>

01. O texto Cidade inteligente construdo com base em (A) curtas descries da cidade inteligente Santander. (B) informaes sobre a vida inteligente em Santander. (C) pequenos relatos sobre a vida na cidade inteligente Santander. (D) argumentos a respeito da transparncia na cidade de Santander. 02. O que faz de Santander uma cidade inteligente o (a)
(A) atuao transparente dos governantes. (B) acesso livre dos cidados s informaes por meio de uma plataforma pblica. (C) economia de recursos por meio da diminuio dos gastos com as contas eltricas e as de lixo. (D) fato de os governantes poderem denunciar os problemas da cidade em uma plataforma pblica.

03. A correlao entre o pronome e seu referente est indicada incorretamente em (A) que refere-se a as denncias (linha 19). (B) los (linha 22) refere-se a problemas (linha 21). (C) ela refere-se a cidade espanhola Santander (linha 1). (D) isso refere-se a cidade mais transparente (linha 21).

www.pciconcursos.com.br

04. Outra forma de expressar as relaes de sentido manifestas em Isso torna a cidade mais
transparente, j que os problemas expostos em uma plataforma pblica obrigam os governantes a solucion-los de maneira rpida (linhas 21-22) a que se apresenta em (A) Por ser uma cidade mais transparente, os problemas so expostos em uma plataforma pblica, e os governantes, pressionados a solucion-los. (B) Isso faz com que a cidade se torne mais transparente, levando o cidado a expor os problemas em uma plataforma pblica e os governantes a os solucionarem a tempo. (C) Como se trata de uma cidade transparente, os problemas so expostos em uma plataforma pblica porque os governantes so impelidos a solucion-los em curto espao de tempo. (D) Isso torna a cidade mais transparente, uma vez que o fato de os problemas serem expostos em uma plataforma pblica fora os governantes a solucion-los de maneira rpida.

05. Quanto sintaxe, correto afirmar que a orao


(A) e j ajudou a cidade a diminuir gastos (linha 8) expressa uma oposio. (B) quando ningum est passando (linha 9) expressa uma circunstncia temporal. (C) que podem ser annimas (linha 19) completa o sentido do verbo da orao principal. (D) para aumentar a interatividade entre os cidados e o poder pblico (linhas 25-26) indica uma causa. LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER S QUESTES DE 06 A 10.

Como ganhar dinheiro com a lua cheia


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Lua cheia geralmente associada a paixes. Uma universidade da Espanha (Cantabria) ensina que essa fase da lua pode significar dinheiro. Desenvolveu um jeito de as cidades economizarem energia: os sensores nos postes de iluminao reconhecem a claridade e, assim, evitam o desperdcio de energia. Mais: eles tambm reconhecem se no h ningum na rua e, assim, desligam a luz. Falo dessa experincia apenas para dizer que a imensa maioria dos prefeitos brasileiros, sem dinheiro e pressionados por melhores servios, como vimos nas manifestaes, ainda no descobriu todas as possibilidades tecnolgicas para se evitar desperdcios geradas pela internet. Apenas aquela medida dos postes na Espanha economizou 20% na conta de energia eltrica. Como as lixeiras tambm foram conectaram, houve mais 25% de reduo de gastos. O fato o seguinte: as presses por melhoria dos servios vo aumentar. No h clima para aumentar impostos. Os prefeitos vo ter de aprender a economizar e ter melhor gesto, fazendo sua cidade ficar menos burra.
Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/2013/07/1304813como-ganhar-dinheiro-com-a-lua-cheia.shtml>

06. Dentre os propsitos de Gilberto Dimenstein, destaca-se o de (A) informar que possvel ganhar dinheiro com a fase da lua cheia. (B) criticar as presses realizadas nas manifestaes por melhoria dos servios no Brasil. (C) denunciar o uso equivocado das fases da lua para levar as cidades a ganhar dinheiro. (D) alertar os prefeitos das cidades brasileiras para a necessidade de adotarem medidas capazes de
tornar as cidades mais inteligentes.

07. A reformulao do fragmento do texto que no mantm o sentido original :


(A) Lua cheia via de regra relacionada a paixes (linha 1). (B) Descobriu uma forma de as cidades pouparem energia (linha 3). (C) Assim que aquela medida dos postes na Espanha economizou 20% na conta de energia eltrica (linha 11). (D) os sensores nos postes de iluminao identificam a claridade e, desse modo, evitam o desperdcio de energia (linhas 3-5).

www.pciconcursos.com.br

08. H desvio quanto concordncia verbal em (A) para se evitar desperdcios geradas pela internet (linhas 9-10). (B) as presses por melhoria dos servios vo aumentar (linha 14). (C) Desenvolveu um jeito de as cidades economizarem energia (linha 3). (D) a imensa maioria dos prefeitos brasileiros [...] descobriu todas as possibilidades tecnolgicas
(linhas 7-9).

09. Os vocbulos mais (linha 6) e como (linha 12) expressam, respectivamente, (A) adio e causa. (B) intensidade e comparao. (C) preferncia e conformidade. (D) quantidade e consequncia. 10. Em descobriu todas as possibilidades tecnolgicas para se evitar desperdcios geradas pela
internet (linhas 9-10), a ambiguidade seria resolvida caso o (a)

(A) particpio passado geradas ficasse em sua forma masculina. (B) particpio passado geradas fosse substitudo por provocadas. (C) vocbulo desperdcios fosse substitudo por despesas desnecessrias. (D) orao para se evitar desperdcios fosse deslocada para o final da frase.

www.pciconcursos.com.br

MATEMTICA 11. Se ampliado em 45%, o auditrio da Casa da Cultura do Municpio de Breves teria capacidade para
174 pessoas, o que quer dizer que a sua atual capacidade de (A) 132 pessoas. (B) 128 pessoas. (C) 124 pessoas. (D) 120 pessoas.

12. A soma das idades de 4 irmos igual a 100 anos. As idades do irmo mais velho e do mais novo
so tais que a diferena de 6 anos e a soma igual soma das idades dos outros dois irmos. Qual a idade do irmo mais velho? (A) 30 anos. (B) 28 anos. (C) 26 anos. (D) 32 anos.

13. Com um aumento de 45% na medida de um dos lados de uma praa retangular, permanecendo

com a medida do outro lado, ela ficou a forma quadrangular com 13.456m2 de rea. A medida original do lado ampliado era igual a (A) 60m. (B) 70m. (C) 80m. (D) 116m.

14. s 10 horas da manh de certo dia, um enfermo tomou um medicamento, repetindo a dose por mais
12 vezes, de x em x minutos, at s 3 horas da tarde desse dia. Qual o valor de x? (A) 25 minutos. (B) 30 minutos. (C) 35 minutos. (D) 40 minutos.

15. Trs amigos que nasceram em cidades diferentes (Breves, Melgao ou Portel) trabalham em
diferentes locais (Feira, Banco ou Prefeitura) e tm diferentes idades (22, 24 ou 26 anos). O que nasceu em Breves no trabalha na Prefeitura e o mais velho dos trs. O que nasceu em Melgao trabalha no Banco e o que nasceu em Portel no o mais novo dos trs. Podemos afirmar que o que nasceu em Portel tem (A) 22 anos e trabalha na Feira. (B) 24 anos e trabalha na Feira. (C) 26 anos e trabalha na Prefeitura. (D) 24 anos e trabalha na Prefeitura.

www.pciconcursos.com.br

INFORMTICA 16. Para selecionar de maneira aleatria mltiplos arquivos de uma determinada pasta no Windows Explorer, necessrio pressionar a tecla __________ e clicar nos arquivos para selecion-los.
- A tecla que preenche corretamente a lacuna acima a (A) Alt. (B) Shift. (C) Ctrl. (D) Esc.

17. Numa planilha no Microsoft Office Excel 2010, se forem informados os valores (10, 8, 2) para as clulas (A1, A2, A3), respectivamente, e se nessa mesma planilha for aplicada na clula A4 a frmula abaixo, essa clula (A4) exibir o seguinte resultado:
=MDIA(SOMA(A1:A3);SOMA(A1:A2)) (A) 19. (B) 27. (C) 23. (D) 20.

18. A ferramenta de busca Google disponibiliza diversos operadores para pesquisa na Internet, dentre os quais um dos operadores vlidos (A) / (B) % (C) + (D) * 19. O navegador Web Internet Explorer 6 padro possui uma Barra de Ferramentas na qual
possvel realizar diferentes operaes, exceto: (A) Favoritos. (B) Segurana. (C) Histrico. (D) Pesquisar.

20. O aplicativo presente no Windows 7 que permite criar desenhos, realizando diversas operaes,
como, por exemplo, traar linhas simples, apagar parte de um desenho, duplicar todo o desenho o (A) Clipboard. (B) Firewall. (C) Access. (D) Paint.

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTO ESPECFICO 21. Como questo atual da educao, vimos a promulgao da Emenda Constitucional nmero 59, cujo
teor (A) amplia o ensino fundamental de oito para nove anos e institucionaliza a escola de tempo integral na maioria dos municpios brasileiros. (B) implementa a Conferncia Nacional de Educao CONAE, a ocorrer de dois em anos, como espao pblico de controle social da sociedade civil brasileira, alm de institucionalizar o Frum Nacional de Educao como seu espao complementar. (C) torna obrigatria e gratuita a educao bsica dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive para todos os que a ela no tiveram acesso na idade prpria. (D) institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educao em Direitos Humanos, obrigando as escolas de educao bsica a ofertarem disciplinas que desenvolvam esse tema no seu currculo.

22. A Lei nmero 11.738, de 16 de julho de 2008, institui o Piso Salarial Nacional, uma questo
bastante atual da educao brasileira. De acordo com a referida norma, o piso salarial profissional nacional constitui o valor (A) acima do qual a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios no podero fixar o vencimento inicial das carreiras do magistrio pblico e privado da educao bsica para a jornada de, no mximo, 40 (quarenta) horas semanais. (B) abaixo do qual a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios no podero fixar o vencimento inicial das carreiras do magistrio pblico da educao bsica para a jornada de, no mximo, 20 (vinte) horas semanais. (C) acima do qual a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios no podero fixar o vencimento inicial das carreiras do magistrio pblico e privado da educao bsica para a jornada de, no mximo, 20 (vinte) horas semanais. (D) abaixo do qual a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios no podero fixar o vencimento inicial das carreiras do magistrio pblico da educao bsica para a jornada de, no mximo, 40 (quarenta) horas semanais.

23. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao, o ensino ser ministrado com base no
seguinte princpio: (A) individualismo de ideias e concepes pedaggicas. (B) considerao com a diversidade tnico-racial. (C) gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos privados. (D) valorizao do profissional da educao extraescolar.

24. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao, o ensino fundamental (A) poder ser presencial e distncia em circunstncias regulares e ordinrias de oferta, j que finalidade do Estado brasileiro a sua universalizao. (B) poder ser distncia, desde que o poder pblico do ente federado que o oferte tenha condies de arcar com o suporte tecnolgico necessrio. (C) ser presencial, sendo o ensino distncia utilizado como complementao da aprendizagem ou em situaes emergenciais. (D) no poder ser distncia em nenhuma hiptese, considerando que a sua natureza exclusivamente presencial. 25. De acordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente, os dirigentes de estabelecimentos de
ensino fundamental comunicaro ao __________ os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos; reiterao de faltas injustificadas e de evaso escolar, esgotados os recursos escolares; elevados nveis de repetncia. - O nome do rgo que preenche corretamente a lacuna (A) Conselho Municipal de Educao. (B) Dirigente Municipal de Educao. (C) Conselho do FUNDEB. (D) Conselho Tutelar.
8

www.pciconcursos.com.br

26. O Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), apresentado pelo __________ em abril de 2007,
colocou disposio dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, instrumentos eficazes de __________. - As expresses que preenchem corretamente as lacunas so (A) Conselho Nacional de Educao e implementao de polticas de melhoria da qualidade educao, sobretudo do ensino fundamental. (B) Conselho Municipal de Educao e implementao de polticas de melhoria da qualidade educao, sobretudo da educao bsica pblica. (C) Ministrio da Educao e Avaliao e implementao de polticas de melhoria da qualidade educao, sobretudo da educao bsica pblica. (D) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao e implementao de polticas de melhoria qualidade da educao, sobretudo da educao infantil e ensino fundamental. da da da da

27. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil, as crianas que
completam 06 (seis) anos aps o dia 31 de maro do ano em que ocorre a matrcula, devem ser matriculadas no(a) (A) ensino fundamental, de acordo com o domnio de leitura que possua. (B) educao infantil. (C) primeiro ano do ensino fundamental. (D) no segundo ano do ensino fundamental, mesmo que no saiba ler.

28. Consta no texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil que a frequncia,
nesta primeira etapa da educao bsica, (A) pr-requisito para a matrcula no Ensino Fundamental. (B) no pr-requisito para a matrcula no Ensino Fundamental somente quando a criana transferida de escola. (C) no pr-requisito para a matrcula no Ensino Fundamental. (D) pr-requisito para a matrcula no Ensino Fundamental quando a criana tiver menos de seis anos.

29. A concepo de avaliao dos parmetros Curriculares Nacionais vai alm da viso __________,
que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrnseca __________. - As expresses que preenchem corretamente as lacunas so (A) diagnstica e ao histrico escolar do aluno. (B) emancipadora e ao processo educacional. (C) tradicional e s notas do aluno. (D) tradicional e ao processo educacional.

30. Todas as definies conceituais, bem como a estrutura organizacional dos parmetros Curriculares
Nacionais, foram pautadas nos __________, que estabelecem as capacidades relativas aos aspectos cognitivo, afetivo, fsico, tico, esttico, de atuao e de insero social, de forma a expressar a formao bsica necessria para o exerccio da cidadania. - A expresso que preenche corretamente a lacuna (A) Princpios Constitucionais do Ensino. (B) artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. (C) Objetivos Gerais do Ensino Fundamental. (D) Princpios Constitucionais da Educao Bsica.

www.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai