Anda di halaman 1dari 12

Lngua Portuguesa e Literatura

11
VOC UM CHATO?
Suely Marcolino Peres1 elo sim ou pelo no, argumente!

Pelos caminhos que ando um dia vai ser s no sei quando


(Paulo Leminski)
1

Colgio Estadual Olavo Bilac - Sarandi - PR

Voc um chato? 137

Ensino Mdio
O veludo Tem um perfume Mudo.
(Millr Fernandes)

Teste para reconhecer-se um chato


S existem dois meios de identicar o chato: 1- pela fama, conceito, reputao; 2 - pela experincia prpria. O chato no permite reconhecimento pelo bitipo, estrutura fsica ou fcies lombrosiano. A notoriedade no obriga a qualquer esforo de reconhecimento. O nome e a sionomia j pertencem ao nosso universo conhecido. A simples meno do nome e o simples aparecimento da sionomia nos pem em alarma e intil sobreaviso. Dentro das condies estabelecidas na denio, chega-se a um postulado (no se esquea de procurar o signicado desta palavra) importante: todo chato bonzinho. No o fosse, no teria tempo de ser chato. H uma exceo: o chato agressivo, que o desesperado de ser bonzinho ou que deseja converter-nos, por coao fsica, sua bondade. Ou destruir sicamente nossa maldade. Mas bonzinho ou agressivo, o chato ataca sempre por um ngulo que julga ser o da afetividade. O chato, bonzinho ou agressivo, imagina-se amigo. E, por piedade, inrcia, temor ou burrice, ns, s vezes, o deixamos nessa iluso. Na classicao geral dos bonzinhos, encontramos os seguintes: 1. CATALTICOS: tambm chamados subliminares. Os que agem por ao de presena, sem falar, sem mover-se mesmo, emitindo apenas ondas de partculas imponderveis que nenhum computador, a no ser a prpria vtima, consegue captar. 2. LOGOTCNICOS: subdivididos em diversas espcies: pronominais, proparoxtonos, loxenos (atacados de loxenia, isto , o acendrado amor palavra, citaes e expresses estrangeiras), os trocadilhistas, os charadistas, os cefaloclastas (amantes de quebra-cabea), os sideropgios (CDF).
Adaptado de: Figueiredo, Guilherme. Tratado geral dos chatos. So Paulo: Crculo do Livro, s/d. www.bbc.co.uk Quebra-cabea chatos LOGOTCNICOS.

138 O Discurso como prtica social: oralidade, leitura, escrita, Literatura

Lngua Portuguesa e Literatura 3. HAMLETIANOS: atacados de idia xa, mas indecisos no comportamento para alcanar o m que almejam. Pertencem a esta categoria os desastrados, respingadores de molho, derrubadores de jarra e os tropeadores de tapete. Matam involuntariamente Polonius, levam Oflia loucura, assassinam amigos e a prpria me, tudo por bem.
Felicidade
Helena Kolody

Os olhos do amado Esqueceram-se nos teus, Perdidos em sonho.

academart.com/nedzvetckaya.htm

Sugesto Leia a obra Hamlet: o prncipe da Dinamarca, para melhor conhecer as personagens Polonius e Oflia.
Hamlet e Oflia chatos HAMLETIANOS.

rvore Genealgica chatos VIVISSECTLOGOS.

Voc um chato? 139

www.libraries.psu.edu/nabokov

4. PIROTCNICOS: nessa categoria esto os que do e cobram parabns, os contadores de anedotas manjadas que festejam com a melhor gargalhada, os oradores de festa e os que fazem gracinhas, primeiros-de-abril, os conhecidos sujeitos gozados. 5. VIVISSECTLOGOS: que nos cortam a carne viva com o bisturi das palavras. Eles cultivam a digresso; suas narrativas so cheias de auentes, subauentes, rvores genealgicas, reticaes cronolgicas.

Ensino Mdio 6. TARTUFOCLOCLOS: (da personagem de Molire (Tartufo) e da personagem Clo-Clo, de Jean de la lune de Marcel Achard) so os que se instalam em casa alheia, os parentes do interior, os que chegam sem prevenir (ectoplsmicos), os que mexem na geladeira (self-serviais). H um subtipo: os esparadrpicos ou aglutinantes, tambm chamados empatas, de que o tipo mais comum o que anda de copo na mo, servindo-se de mesa em mesa. 7. CATEQUTICOS: o nome o diz, procuram converter-nos a qualquer coisa: religio, poltica, bridge, Flamengo, ioga, sauna, Roberto Carlos, maconha. A sua chatice no se dirige a uma s pessoa, mas a todos quantos no estejam convertidos ao seu proselitismo. 8. POSTULANTES: os que tm sempre um pedido a fazer. Os postulantes em dose mxima so os curis, os que realmente conseguem tudo fora de pedir. H ainda outros tipos de chatos bonzinhos: Os OFERTANTES, os CONFIDENCIAIS, os DOM-JUANESCOS...

ATIVIDADE

Uma lista de chatos nunca est completa. Dena os chatos dos trs tipos acima e acrescente mais dois lista.

Formao de palavras
Na linguagem cientca e tcnica muitas vezes se recorre ao uso de palavras formadas por prexos, suxos ou radicais de origem grega e latina. O sentido dessas palavras esclarecido pelo contexto, mas em certas situaes pode ser necessrio conhecer esses elementos.
ELEMENTO (PREFIXO, SUFIXO OU RADICAL) al (plural ais) agon ano ante cata cfalo alasta Dom Juan origem, caracterstica anterioridade de cima para baixo cabea que quebra personagem conquistador SENTIDO noo de coletivo areal, pombal Luta sergipano, atleticano antebrao, antepor catlise, Acfalo Iconoclasta don-juanismo EXEMPLO

140 O Discurso como prtica social: oralidade, leitura, escrita, Literatura

Lngua Portuguesa e Literatura


ecto esco etil lia Hamlet ico ista logia logo meta morfo pigdium piro secto sidero soa xeno fora, exterior referncia, qualidade Ectoparasito Quixotesco

em qumica indica um grupo que contm etlico, destilado etila (lcool) amizade personagem de Shakespeare participao, referncia Partidrio, ocupao discurso, tratado, cincia que fala ou trata mudana, transcendncia que tem a forma parte traseira, anca fogo separado, segmentado ferro sabedoria estrangeiro Filosoa Hamletiano geomtrico, melanclico realista, dentista Arqueologia Dilogo Metalinguagem Polimorfo Pigdio Piromanaco Bissecto Siderurgia Filosoa Xenofobia

ATIVIDADE

A partir destas observaes, analise o sentido dos nomes que classicam nossa lista de chatos: catalticos (subliminares); logotcnicos (pronominais, proparoxtonos, loxenos trocadilhistas, charadistas, cefaloclastas); hamletianos (no se esqueam de pesquisar quem so Polonius e Oflia); pirotcnicos, vivissectlogos, tartufocloclos (ectoplasmicos, esparadrpicos, quem seriam Tartufo e Clo-Clo?); catequticos (o que proselitismo?) e postulantes. Observe como a formao ou escolha daquelas palavras faz parte do contexto que d signicado a elas.

Os chatos agressivos
Os chatos mencionados, embora se chamem bonzinhos, contm sempre uma dose de agressividade, a de sua prpria natureza de chatos. Os agressivos puros levam o assalto fsico alm da simples presena, do atracar pelo cotovelo ou pela lapela, do barrar na rua at que o paciente perca a conduo, do obrig-lo a sentar-se para ouvir e do uso de outros pequenos recursos contra o corpo humano que no chegam a ser mencionados no Cdigo Penal como agresso. Quando muito, no vo alm da gura do crcere privado, como, por exemplo, os antries de weekend. O chato que nos gruda o brao no violou propriamente a lei penal; quando muito transgrediu Voc um chato? 141

Ensino Mdio o artigo da Constituio Federal, no que estabelece que somos livres de ir e vir. Os agressivos so polmicos ou etilometamrcos. Os primeiros se identicam imediatamente pelas expresses Nada disto!, C besta, Uma ova!, Sai da..., com que preparam a agresso. s vezes, a ao no passa de argumentos em contradita, silncio de irnica superioridade, riso zombeteiro, ou mesmo apartes. So polmicos no no sentido helnico da palavra, no sentido de luta; mais propriamente deveriam se chamar agonistas, disputadores de torneio, provocadores de agonia.

ATIVIDADE

Dena, agora, os chatos etilometafricos, os polmicos e os agonistas, a partir do signicado das palavras, como voc j fez anteriormente.

Os etilometamrcos comeam a agressividade aps certa dose de lcool, ou como se a tivessem bebido. No primeiro estgio da embriagus efetiva, permanecem bonzinhos, cam tristes, fazem condncias, dormem ou tornam-se eufricos. Mas o lcool ou o calor da controvrsia produz, s vezes, uma exaltao de conana, de promessa de empreendimentos de planos, de que o indivduo sai para outro estgio perigoso, a ressaca. Ou para a agressividade total, o quebra-quebra.

Exerccios de classicao dos chatos:


Na vida real, os tipos de chato no se apresentam em estado de absoluta pureza. O indivduo chato, salvo honrosas excees, uma mescla. S a observao acurada do chato poder permitir a sua anlise completa, determinados os componentes elementares. Dado o caso concreto, o classicador tem que atentar para todas as particularidades do analisado. Qualquer pessoa poder, mediante engenho e experincia, elaborar outros esquemas, o que mesmo aconselhvel, como exerccio espiritual contra a chatice e simptica vingana contra a chateao alheia. Analisando sucientemente o indivduo, alistam-se um a um seus componentes puros, assim: Fulano de tal pirotcnico com vestgios de vivissectlogo, maldanante axilar, na infncia, provavelmente curi. Fulana de tal logotcnica, com dose considervel de catequtica e tendncias a etilometamrca, na infncia, pirotcnica.

NOTURNO Juro, nunca vi uma estrela assim to bela, semelhante a ti!


(Delores Pires)

142 O Discurso como prtica social: oralidade, leitura, escrita, Literatura

Lngua Portuguesa e Literatura

ATIVIDADE

Narre duas cenas, uma para a Fulana de Tal e outra para o Fulano de Tal. Classique o chato presente no soneto Sete anos de pastor, de Cames. Sete anos de pastor Jacob servia Labo, pai de Raquel, serrana bela; Mas no servia ao pai, servia a ela, E a ela s por prmio pretendia. Os dias, na esperana de um s dia, Passava, contentando-se com v-la; Porm o pai, usando de cautela, Em lugar de Raquel lhe dava Lia. Vendo o triste pastor que com enganos Lhe fora assim negada a sua pastora, Como se a no tivera merecida; Comea de servir outros sete anos, Dizendo: Mais servira, se no fora Para to longo amor to curta a vida! Agora faa o mesmo com o poema O caso do vestido, de Carlos Drummond de Andrade, do livro Antologia potica, que est na biblioteca de sua escola.

Uma anlise de caso: qual dos dois mais chato?

Voc um chato? 143

Ensino Mdio

ATIVIDADE

Classique os chatos presentes nessa tira e analise o grau de chateao que um pode provocar no outro.

O amor no precisa ser chato


A bem da verdade, apenas o amor platnico pode ser classicado de amor chato. Traos de outras chateaes podem ser desenvolvidos pelos enamorados, mesmo assim o envolvimento emocional causado por uma paixo pode livrar o sujeito de sua chatice por um breve momento. Muitas vezes, porm, os dois pombinhos podem se tornar uma nica massa de chatice. Contra a chatice e o lugar-comum do amor, h as tiradas cmicas ou a relativizao do prprio amor.

ATIVIDADE

Escreva um texto analisando em que grau de (des)chateao se encontra o eu-lrico do poema abaixo, do poeta paranaense Paulo Leminski: Merda e Ouro Merda veneno. No entanto, no h nada que seja mais bonito Que uma bela cagada Cagam ricos, cagam padres, Cagam reis e cagam fadas No h merda que se compare bosta da pessoa amada.

O amor uma chateao?


Esse caso intriga os estudiosos da chatologia (estudo da chateao). Recorremos mais uma vez ao Tratado geral dos chatos, de Guilherme Figueiredo, que dene o que chatear-se:

144 O Discurso como prtica social: oralidade, leitura, escrita, Literatura

Lngua Portuguesa e Literatura


A sensao de estar sendo chateado (que, aceita pela vtima, leva ao estado de chatisfao) provm de um cerceamento da liberdade, com o concomitante desejo de escapar causa da chateao. Quanto mais a causa da chateao atua contra o livre arbtrio, a capacidade de ir e vir, a possibilidade de fazer ou deixar de fazer, de estar presente ou ausentar-se, de dizer ou calar, mais intensa a sensao. O perigo no reside unicamente no enleamento provocado pelo chato, mas uma possibilidade de domesticao do paciente. [...] H esposos que jamais pensam em separar-se, homens que jamais deixam o emprego, crianas que nunca abandonam o lar, ces que s saem com os donos. A dependncia de um chato torna o paciente, tambm, um chato passivo e solidrio com a chateao do prximo. (FIGUEIREDO, s/d)

Compare esse trecho com as primeiras linhas de uma denio do conceito de paixo do lsofo francs Grard Lebrun, que viveu no Brasil:
Lemos nos Novos ensaios de Leibniz: Prero dizer que as paixes no so contentamentos ou desprazeres nem opinies, mas tendncias, ou antes, modicao da tendncia, que vm da opinio ou do sentimento, e que so acompanhadas de prazer ou desprazer. Esta denio da paixo est em conformidade com nossos hbitos de esprito. Paixo, para ns, sinnimo de tendncia e mesmo de uma tendncia bastante forte e duradoura para dominar a vida mental. Ora, digno de nota que esse signicado da palavra paixo traga em sua franja o sentido etimolgico de passividade (paschein, pathos), sentido lembrado por Descartes no comeo do Tratado das paixes: Tudo o que se faz ou acontece de novo geralmente chamado, pelos lsofos, de paixo relativamente ao sujeito a quem isso acontece, e de ao relativamente quele que faz com que acontea. (LEBRUN, 1987)

ATIVIDADE

Sim ou no? O amor uma chateao? Escreva um texto provando seu posicionamento, leve em conta os argumentos loscos apresentados.

O amor no crebro
O crebro constitui um universo extremamente complexo e apenas recentes inovaes tecnolgicas permitem, ainda com elevado grau de incerteza, saber como se processam as sensaes amorosas. Com o auxlio de mtodos de diagnstico por imagens, como a tomograa nuclear ou a tomograa por emisso de psitrons, cientistas identicaram quatro pequenas regies cerebrais que apresentaram intensa atividade em sujeitos apaixonados. Essas regies localizam-se espelhadas nas duas metades do crebro no chamado sistema lmbico, que controla as emoes em geral. Vrios estados de euforia ativam as quatro regies e, inclusive, o uso de drogas, que, no entanto, afeta Voc um chato? 145

Ensino Mdio indiscriminadamente essas e outras extensas reas do crebro. Essas zonas tambm distinguem o amor da pura excitao sexual. O desejo sexual estimula regies do hipotlamo, que no ativado no caso do amor noertico. Ao mesmo tempo, o amor sensual parece ativar o ncleo caudado e o putmen, regies onde esto dois de nossos mdulos de amor. Talvez eles tragam o elemento ertico para o amor romntico. surpreendente que regies to pequenas do crebro provoquem uma sensao to poderosa e inspiradora como o amor. Estudos anatmicos mostraram que as pequenas regies do amor esto ligadas a, praticamente, todas as outras regies do crebro. Porm, essas ligaes so utilizadas de modo sempre diverso por cada um de ns. Seria esse o fato responsvel por tornar o amor nico.
Adaptado de BARTELS, Andras; ZEKI, Semir. Imagens de um crebro apaixonado. In: Viver mente e crebro n. 141. Outubro, 2004, p. 58-59.

Veja o que a cincia diz sobre crebro e amor:

Faz muito tempo que sabemos que as emoes tm uma base qumica, mas ningum se preocupou muito em analisar a base qumica do amor. O fato que ao se perceber uma estimulao sexual h uma verdadeira pirotecnia qumica. Os neurotransmissores levam a mensagem ertica e vo despertando toda uma cadeia de substncias qumicas. Na fase de atrao e enamoramento, a feniletilamina que orquestra a secreo de substncias como a dopamina, uma anfetamina cerebral que produz desassossego. Todo apaixonado est nas nuvens, e sem saber, em nuvens carregadas de feniletilamina e dopamina. Dos neurotransmissores, a dopamina a que guarda a maior relao com a emoo amorosa. Quando um indivduo est enamorado, o nvel de dopamina cerebral est muito alto e, quanto mais intensa a paixo, mais alto ser o nvel de dopamina.

146 O Discurso como prtica social: oralidade, leitura, escrita, Literatura

Lngua Portuguesa e Literatura


A euforia, a insnia, a perda de apetite, o pensamento obsessivo de quem ama esto diretamente relacionados com os nveis de dopamina. O desejo sexual incentivado pela dopamina e inibido pela prolactina, que o hormnio responsvel pela produo do leite. Provavelmente, no plano da natureza, conveniente que as mes completem o desmame de seus lhos antes de conceberem outro. E embora a prolactina no interra nos orgasmos da mulher que amamenta, nada melhor para evitar uma gravidez do que reduzir o desejo sexual. A dopamina tambm, de alguma forma, est relacionada com as endornas, que so mornas naturais fabricadas pelo crebro. Elas so as drogas do prazer, seja ele o prazer sexual, seja o prazer da emoo amorosa. Quando uma pessoa sente orgasmo, as endornas, por assim dizer, explodem na cabea dela. H vrios tipos de endornas, sendo a beta-endorna a mais conhecida e de maior ecincia eufrica. Quando estamos apaixonados, o crebro produz um determinado tipo de endorna que d origem quela sensao que todos ns conhecemos.
(Ricardo Cavalcanti: Flores e Chocolate - uma introduo biologia do Amor.) Fonte: http://www.cesex.org.br/tema_clinica.htm

ATIVIDADE

Os sofrimentos do amor, amar como um louco, amar at a insanidade. O vnculo entre o amor e a loucura teria algum fundamento neurobiolgico ou seria apenas um mito? Com base nesse texto, argumente de que forma essas informaes se articulam com a idia de amor eterno, cara-metade, homem/mulher da minha vida.

Referncias Bibliogrcas:
BARTELS, A.; ZEKI, S. Imagens de um crebro apaixonado. In: Viver mente e crebro. N 141, p. 58-59, Out./ 2004. FIGUEIREDO, G. Tratado geral dos chatos. So Paulo: Crculo do Livro, s/d. LEBRUN, G. O conceito de paixo. In: CARDOSO, Srgio (org.). Os sentidos da paixo. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 17. LEMINSKI, P. Distrados Venceremos. So Paulo: Brasiliense, 1987. VERSSIMO, L. F. As cobras. O Estado de So Paulo. Caderno H,16 abril 1994.

Obras consultadas oNlINe


CAVALCANTE, R. Flores e Chocolate - Uma introduo biologia do amor. Disponvel em: <http//www.cesex.org.br/tema_clinica.htm> Acesso em: 02 fev. 2006

Voc um chato? 147

Ensino Mdio

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Bolinha_Azul

148 O Discurso como prtica social: oralidade, leitura, escrita, Literatura

Anda mungkin juga menyukai