Anda di halaman 1dari 1

A explorao da borracha, no sculo XIX e na primeira metade do sculo XX, era difcil e penosa, pois as rvores estavam espalhadas

em longas distncias, dentro da mata fechada. Colhia-se o ltex lquido nas rvores, o qual, depois, era defumado at solidificarse para, assim, ser transportado at as margens dos rios e levado para o comrcio nas cidades. Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens a seguir, acerca da histria do estado de Rondnia. 26 O ciclo da borracha contou com expressiva participao de trabalhadores rurais vindos da regio Sudeste, devido expanso da mecanizao agrcola. 27 A ocorrncia de grandes secas e as promessas de uma vida melhor levaram milhares de nordestinos para os seringais da Amaznia Ocidental.

28 Em 1866, por decreto do governo do Imprio do Brasil, os rios Amazonas e Madeira, bem como os seus afluentes, foram abertos, em toda a sua extenso, navegao mercante internacional. Com relao a aspectos geogrficos do estado de Rondnia, julgue os itens subsequentes. 29 A poltica desenvolvimentista utilizada pelos governos militares, aps 1964, favoreceu a ocupao e a atividade agropecuria no estado de Rondnia. 30 A navegabilidade do Alto Madeira impulsionou a explorao dos seringais nessa regio, pois viabilizou o transporte de mo de obra e o escoamento de produtos entre Porto Velho e Manaus.

O municpio de Porto Velho, capital do estado de Rondnia, foi fundado em 4/7/1907 pela empresa norte-americana responsvel pela construo da ferrovia Madeira-Mamor. Em relao geografia e histria desse municpio, julgue os itens seguintes. 28 Localizado s margens do rio Madeira e da BR-364, o municpio de Porto Velho tem a maior populao do estado de Rondnia e concentra diversas atividades, como comrcio, servios e o governo do estado. 29 Porto Velho foi fundado como entreposto comercial entre a prspera rea econmica do ciclo da borracha e as reas de pecuria bovina no norte de Mato Grosso. A ocupao recente do estado de Rondnia foi caracterizada por intensa ao antrpica que se manifesta pelo impacto da ocupao na floresta. O desmatamento um dos principais problemas ambientais nessa poro do territrio nacional. Acerca desse assunto, julgue os prximos itens. 30 A expanso da fronteira agrcola a partir dos projetos de colonizao s margens da BR-364 favoreceu o desmatamento em Rondnia. 31 O desmatamento no estado de Rondnia aumentou com a extrao de carvo vegetal para a indstria siderrgica da regio Sudeste

No sculo XVIII, a fundao de misses jesuticas espanholas, na margem esquerda do rio Guapor, foi uma clara ameaa soberania de Portugal nas bacias dos rios Guapor, Mamor e Madeira. Por isso, houve aes da metrpole portuguesa com o intuito de proteger o territrio na margem direita da Bacia do Guapor, atual estado de Rondnia. Com relao a esse assunto, julgue os itens a seguir. 20 O governo portugus construiu a fortaleza militar do Prncipe da Beira s margens do rio Guapor, o que originou os primeiros ncleos colonizadores que se desenvolveram no sculo XIX nessa regio. 21 No perodo em questo, houve a assinatura do Tratado de Petrpolis, no qual se definiram, em 1803, as fronteiras entre o Vice-reino do Peru e o Territrio do Guapor A poltica de ordenamento territorial do estado de Rondnia tem como referencial metodolgico o zoneamento ecolgico econmico. No que se refere a essa poltica, julgue os itens a seguir. 22 No zoneamento ecolgico econmico, adotam-se as bacias hidrogrficas como unidades de planejamento territorial. 23 objetivo da referida poltica disseminar polos industriais e reas de extrao de matrias-primas por todo o territrio rondoniense. Tendo em vista que o perodo da ditadura militar foi marcado por alteraes no processo e ocupao da Amaznia, julgue os itens seguintes, relativos a esse processo. 24 Nesse perodo, adotou-se uma poltica de reforma agrria com base na propriedade coletiva da terra. 25 Houve o desenvolvimento de projetos de colonizao agrcola e de assentamentos rurais para migrantes nordestinos e sulistas.

Julgue os itens a seguir, acerca da histria do estado de Rondnia. 25 Na soluo da questo da disputa com a Bolvia pelo territrio que hoje corresponde ao estado do Acre, o governo brasileiro comprometeu-se a construir uma ferrovia para ligar o porto de Santo Antnio, localizado no rio Madeira, at Guajar-Mirim, no rio Mamor. 26 O Territrio Federal do Guapor foi criado por Getlio Vargas mediante o desmembramento de uma parte do territrio dos estados do Acre e do Amazonas. 27 A colonizao portuguesa do oeste amaznico, no perodo colonial, foi motivada pela demanda de ltex pelo mercado europeu.

Anda mungkin juga menyukai