Anda di halaman 1dari 12

Analista Administrativo MPU Administrao Pblica e Administrao de Materiais ADMINISTRAO PBLICA

O novo diretor de determinado rgo pretende reestruturar as jurisdies das chefias e da unidade de comando. Aps a reestruturao, pretende, ainda, tornar os diversos setores do rgo aptos a gerenciar diferentes projetos demandados pelo restante da organizao. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens a seguir: 61 Ao propor a departamentalizao, o diretor deve considerar que as atividades com maior participao para a consecuo dos objetivos da organizao devero estar subordinados ao nvel hierrquico mais prximo base da pirmide organizacional. Gabarito CESPE: Errado Meu gabarito: Certo Comentrios: As atividades mais ligadas a conseguir atingir os objetivos da organizao devem estar subordinadas aos nveis hierrquicos mais prximos da base (operacional). CABE RECURSO. 62 Caso desejasse reestruturar apenas a unidade de comando, o diretor deveria escolher a estrutura funcional. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: Apenas a unidade de comando, a estrutura linear seria a mais indicada. 63 Caso os projetos interdisciplinares demandados pelo rgo sejam poucos e apresentem baixo grau de prioridade, o diretor deve optar pela estrutura matricial funcional. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: Com baixo grau de prioridade, a matricial funcional seria a mais indicada. Com elevados graus usaramos a por produtos, por processos, por clientes. 64 A adoo, pelo diretor, da estrutura linha-staff aceleraria o processo decisrio. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: A existncia de uma assessoria que deve ser consultada pressupe um processo decisrio mais lento em relao ao Linear, por exemplo. 65 Ao departamentalizar, o diretor deve considerar os aspectos de ordem formal e informal. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: A departamentalizao deve levar em considerao os dois aspectos.

Com relao ao processo organizacional, julgue os seguintes itens: 66 Um dos obstculos comunicao no processo organizacional a avaliao prematura da mensagem pelo receptor. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: Avaliao prematura um dos obstculos da comunicao organizacional. 67 A ordem um exemplo tpico de comunicao colateral no processo organizacional. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: Ordem comunicao descendente. 68 A comunicao constitui atividade que demanda grande parte da ateno de quem ocupa cargo gerencial. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: Gerncias devem cuidar ainda mais da comunicao organizacional. 69 No processo organizacional, o indicador utilizado na avaliao de um curso para capacitao de servidores de um rgo pblico corresponde a um valor numrico, e o ndice depende do nmero de concluintes dividido pelo total de matriculados no curso. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: Indicador funo e no valor numrico, ndice o valor numrico. 70 O processo de planejamento contempla a definio dos meios de acompanhamento e avaliao dos resultados. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: No planejamento se definem os meios, avaliao e levantamento de informaes para composio de cenrios. 71 A distribuio do trabalho entre os departamentos faz parte do processo de controle. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: Faz parte do processo de planejamento / organizao.

Ao dar continuidade reestruturao de um rgo pblico, o seu diretor pretende distribuir as competncias internamente, ou seja, no mbito do prprio rgo, a fim de tornar mais gil e eficiente a prestao dos servios e conseguir economia de escala na gesto dos custos operacionais e administrativos. De antemo, o diretor decidiu que, caso essa reestruturao no fosse bem sucedida, seria firmado contrato para transferir a outro ente pblico, fora de sua estrutura, a execuo dos servios prestados pelo rgo. A partir das informaes apresentadas nessa situao hipottica, julgue os itens que se seguem:

72 Considerando-se que o referido rgo pblico busca economia de escala, a centralizao contraindicada. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: A centralizao favorece a economia de escala.

Julgue os itens subseqentes, relativos gesto de processos: 82 A gesto organizacional com base em processos pressupe a estruturao da organizao em torno do modo de realizao do trabalho, com preocupao voltada para o valor que cada atividade agrega anterior. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: o chamado valor agregado que a gesto de processos precisa gerar, tanto para clientes externos como internos, por se tratarem de atividades seqenciadas. 83 Gesto de processos e aes de gesto da qualidade, como as preconizadas pelas normas ISO, no guardam entre si qualquer correlao. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: So correlatas. 84 Os processos organizacionais prescindem de alinhamento com a estratgia da organizao. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: essencial que exista alinhamento entre os processos organizacionais e a estratgia da organizao.

No processo de capacitao dos servidores de uma organizao, os contedos programticos, o numero de servidores capacitados, bem como as notas obtidas pelos servidores na avaliao so dados utilizados pelo analista administrativos para, com base nas normas de avaliao e treinamento e no regulamento interno sobre capacitao da empresa, emitir o certificado e o histrico dos servidores egressos. Considerando essas afirmaes, julgue os prximos itens, relativos gesto de processos. 85 Contedo programtico constitui exemplo de fornecedor. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: Contedo programtico um INSUMO utilizado pelo analista administrativo. 86 O analista administrativo constitui exemplo de mecanismo. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: Sem o analista, no existiria o output. Logo, o analista um elemento transformador, um mecanismo.

87 O servidor capacitado constitui exemplo de cliente. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: para este servidor que o certificado ser emitido pelo analista. 88 O regulamento interno sobre capacitao configura-se como exemplo de controle. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: O regulamento pode ser visto como controle, j que controle um princpio que compara resultados obtidos com padres definidos. 89 Histrico de egressos constitui exemplo de entrada. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: O histrico, assim como o certificado, so os outputs, isto , a sada do processo. 90 O certificado do curso configura-se como sada. Gabarito CESPE: Certo Meu gabarito: Certo Comentrios: Assim como o histrico dos egressos.

No processo de elaborao do planejamento estratgico de determinada organizao pblica, produziu-se por meio da anlise SWOT, diagnstico em que constavam os seguintes aspectos: I falta de capacitao dos servidores II possveis restries oramentrias impostas pelo governo III existncia de potenciais empresas privadas interessadas em realizar parcerias IV eficincia dos processos de apoio. V necessidade de melhorar o atendimento ao cidado. VI necessidade de maior nmero de servidores alocados na atividade-fim do rgo para a melhoria da qualidade de atendimento ao cidado. VII necessidade de fuso de trs setores de apoio para a alocao de mais servidores na atividade-fim Considerando as informaes apresentadas, julgue os itens que se seguem, acerca de planejamento estratgico: 91 O aspecto II exemplo de fraqueza.

Gabarito CESPE: Errado Comentrios: ameaa. 92 O aspecto III exemplo de fora. Gabarito CESPE: Errado

Comentrios: oportunidade. 93 O aspecto IV exemplo de oportunidade. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: fora. 94 A melhoria do atendimento ao cidado, descrita no processo V, exemplo de objetivo. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: O objetivo a melhora do atendimento. 95 A satisfao da necessidade descrita no processo VI exemplo de fator crtico de sucesso. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: Se isso no for feito, o sucesso se tornar mais difcil. 96 A satisfao da necessidade descrita no processo VII exemplo de estratgia. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: Sim, pois com a fuso, mais pessoas podero ser alocadas. 97 O aspecto I exemplo de ameaa. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: fraqueza.

ADMINISTRAO DE MATERIAIS

Julgue os itens a segui, acerca de administrao de recursos materiais: 141 Mtodos de previso de estoque, embasados em mdia mvel, alm de apresentarem formulao excessivamente complexa, constituem procedimento que prioriza os dados mais recentes em detrimentos dos mais antigos.

Gabarito CESPE: Errado Comentrios: No possui formulao complexa, feito por uma mdia simples de todos os perodos avaliados. 142 As estratgias de utilizao dos diferentes tipos de unidades de armazenagem independem dos objetivos organizacionais. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: De acordo com os objetivos da organizao, as unidades de armazenagem devero ser de acordo. 143 Os equipamentos e instrumentos utilizados na movimentao de materiais em estoques independem da estrutura fsica e do leiaute da unidade. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: De acordo com o layout, alguns equipamentos e instrumentos podero ou no serem utilizados. 144 A rotatividade de um estoque determinada pelo nmero de vezes que os itens armazenados so renovados em determinado perodo de tempo. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: Giro do estoque o total esgotamento da compra anterior e substituio por uma nova compra (renovao do estoque). 145 Os materiais disponveis para armazenamento e estoque devem ser classificados, de modo a se estabelecer um processo de identificao, codificao, cadastramento e catalogao. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: So os mtodos descritos no enunciado que permitiro um maior controle dos materiais da organizao. 146 A classificao ABC, fundamentada nos estudos de Vilfrido Pareto, tem o objetivo de definir os itens de maior valor de demanda. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: Sendo os de maior valor na demanda classificados como A na curva ABC, sendo assim, foco do administrador de materiais na reduo de custos via negociao com fornecedores ou substituio dos fornecedores. Embora outras estratgias para gerar economia possam ser utilizadas nos itens Be C, onde pela classificao, o maior impacto ser gerado nos itens A. 147 O mtodo FIFO (ou PEPS) prioriza a ordem cronolgica da entrada dos itens em estoque, ou seja, o ltimo item a entrar o primeiro a ser considerado para efeito de clculo de custo. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: PEPS = Primeiro que Entra, Primeiro que Sai.

148 O custo do estoque de segurana deve ser calculado usando-se os juros correspondentes imobilizao de capital necessrio para mant-lo, sendo, nesse caso, desnecessrio considerar custos de armazenagem, seguro, depreciao. Gabarito CESPE: Certo Meu gabarito: Errado Comentrios: Para calcular o estoque de segurana, todas as informaes do enunciado devem ser levadas em considerao. CABE RECURSO 149 Para otimizar o uso dos recursos financeiros e oramentrios, possvel desenvolver e usar modelos matemticos e estatsticos que reduzam a necessidade de estoque, preservando-se, contudo, os interesses e as capacidades operativas. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: Estes modelos so importantes ferramentas gerando reduo de estoque sem deixar a empresa na mo. 150 O fluxo de informaes o sustentculo do processo de abastecimento da cadeia de suprimentos e, caso essa comunicao no flua de forma eficiente, possvel que ocorra excesso de estoque ao longo dessa cadeia o chamado efeito Forrester. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: Esse o nome do famoso efeito-chicote que ocorre quando existe uma distoro da percepo da procura ao longo da cadeia de abastecimento na qual os pedidos para o fornecedor tm varincia diferente da varincia das vendas para o comprador.

Tcnico Administrativo MPU Administrao Pblica e Adm. de Materiais

ADMINISTRAO PBLICA

Julgue os itens seguintes, relativos a tipos de estrutura organizacional, natureza e finalidades das organizaes formais modernas: 61 A organizao estruturada de forma simples e centralizada em torno de uma autoridade mxima adota estrutura funcional. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: Forma simples e centralizada, em torno de uma autoridade mxima, e a estrutura LINEAR. 62 Chefias generalistas, estabilidade e constncia nas relaes so caractersticas prprias da estrutura organizacional linear.

Gabarito CESPE: Certo Comentrios: Na linear, as chefias seguem as caractersticas do enunciado. 63 Os rgos de assessoria da organizao em estrutura linha-staff exercem autoridade de linha sobre os colaboradores dos demais setores, com o intuito de alcanar os objetivos organizacionais. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: Na estrutura linha staff, a autoridade dos rgos de linha, enquanto as assessorias prestam servios especializados ao departamento a que so ligadas. 64 A estrutura matricial indicada para organizaes que lidam com projetos especficos. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: A estrutura matricial comportar gerncias de projetos para seus projetos especficos.

Acerca de departamentalizao, julgue os itens que se seguem: 65 De acordo com um dos princpios da departamentalizao, as atividades de controle devem estar separadas das que sero objeto de controle. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: As atividades de controle devem andar separadas das atividades que sero objetos de controle. 66 A departamentalizao por clientes atende de forma mais apropriada a organizao cujos objetivos principais sejam o lucro e a produtividade. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: A departamentalizao por clientes no focada em produtividade. 67 O enfraquecimento da especializao constitui uma desvantagem da departamentalizao geogrfica. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: Uma das desvantagens da departamentalizao geogrfica, segundo Chiavenato, o fato de a preocupao estritamente territorial concentrar-se mais nos aspectos mercadolgicos e de produo; e quase no requerer especializao, tornando quase secundrios as outras reas da empresa. 68 A departamentalizao por produto permite uma viso nica acerca da organizao e o controle eficaz sobre seu conjunto. Gabarito CESPE: errado Comentrios: A departamentalizao por produtos pode levar a organizao a perder a viso de conjunto quando seus produtos so administrados separadamente.

69 A departamentalizao funcional adequada para o desenvolvimento de atividades continuadas e rotineiras em que sejam utilizados recursos especializados. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: Segundo Chiavenato, a departamentalizao funcional garante o mximo de utilizao das habilidades tcnicas atualizadas das pessoas. 70 A departamentalizao por processos favorece a rpida adaptao da empresa s mudanas organizacionais. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: No caso acima, seria a departamentalizao por clientes a responsvel pelo favorecimento da rpida adaptao a mudanas.

Paulo, novo diretor de uma organizao pblica, pretende desenvolver um sistema de controle capaz de apontar erros cometidos durante a execuo dos servios. Para a consecuo de seu objetivo, definiu novas formas de controle com base em informaes que coletou pessoalmente, ao interagir com colaboradores de todos os setores da instituio, sem se restringir aos mtodos tradicionais de obteno de dados. Considerando essa situao hipottica, julgue os seguintes itens que dizem respeito ao processo organizacional: 71 O sistema que Paulo pretende desenvolver apresenta uma das principais caractersticas de um sistema de controle efetivo: a instantaneidade. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: O controle, na sua vertente busca ESTABILIZAR e manter uma rotina do processo, visa estabelecer e melhorar continuamente um sistema de padres, atuando nas causas fundamentais de problemas detectados pela observao de caractersticas de controle previamente selecionadas. Portanto, visa obter um processo mais estvel e previsvel. 72 A concepo de uma nova poltica de controle constitui ao de planejamento no nvel operacional. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: Nova poltica de controle ao de nvel estratgico. 73 A definio de novas formas de controle resulta do processo de planejamento. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: O planejamento deve definir, entre outros pontos, seus prprios mtodos de controle. 74 Ao coletar as informaes para definir as novas formas de controle, Paulo privilegiou o fluxo comunicativo circular. Gabarito CESPE: Certo

Comentrios: Esse tipo de fluxo mais adequado nas organizaes informais e favorece a efetividade no trabalho. Segundo Flores Gortari e Orozco Gutirrez, o fluxo circular abarca todos os nveis sem se ajustar s direes tradicionais e seu contedo pode ser tanto mais amplo quanto maior for o grau de aproximao das relaes interpessoais 75 Para atender s demandas instveis e urgentes da organizao, Paulo deve utilizar a rede formal de comunicao. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: A rede informal surge no decorrer do tempo quando o prprio sistema formal suplementado. Ela se baseia nas relaes sociais intra-organizativas e uma forma mais rpida de atender a demandas mais urgentes e instveis.

ADMINISTRAO DE MATERIAIS

Julgue os itens a seguir, relativos a administrao de recursos materiais: 121 No Brasil, a utilizao do UEPS nas organizaes proibida tendo em vista aspectos de contabilidade de custos presentes na legislao tributria brasileira. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: No Brasil, o critrio exigido por lei o PEPS. 122 No que se refere armazenagem de recursos materiais, o uso de prateleiras adequado estocagem de materiais de dimenses variadas. Gabarito CESPE: Certo Meu Gabarito: Errado Comentrios: Segundo Marco Aurlio Dias, as prateleiras so utilizadas para peas maiores ou para apoio de gavetas ou caixas padronizadas. CABE RECURSO. 123 Considere que o responsvel pelo setor de estoque de certa organizao pretenda adotar um mtodo de inventrio fsico que permita que os artigos de alta rotatividade sejam contados com mais freqncia que os de baixa rotatividade. Nessa situao, o responsvel pelo referido setor deve adotar o mtodo de inventrio peridico. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: O inventrio rotativo deve ser o adotado para contagem dos itens que mais giram no estoque. O inventrio peridico para todos os itens em estoque. 124 A manuteno preventiva realizada mediante o acompanhamento direto e constante dos componentes ou equipamentos e com base em analises feitas com sensores ou parmetros especficos, prescindindo das indicaes do fabricante. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: As indicaes do fabricante so necessrias para a manuteno preventiva.

125 Considere que em certa organizao, sero estocadas, por um ano, 60.000 unidades de determinado item. Considere, ainda, que o preo de cada item seja igual a R$ 3,00 e que a taxa anual de armazenagem de cada item seja equivalente a 15% do seu preo. Nessa situao, o custo de armazenagem anual de todos esses itens ser igual a R$ 30.000.00. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: Se estocamos 60.000 unidades, ao custo de R$ 3,00 por unidade, teremos um custo total de R$ 180.000,00, certo? Se a taxa anual de armazenagem de 15% ao ano, e o perodo avaliado de um ano, ento o custo de armazenagem ser de R$ 27.000,00 (15% de R$ 180.000,00). E se ainda assim resolvermos pela aplicao da frmula (Q/2 x T x P x I), no encontraremos o valor de R$30.000,00. 126 De acordo com a classificao ABC, utilizada como mtodo de administrao de estoques, incluem-se na categoria C os itens presentes em menor quantidade no estoque. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: Itens C so os itens menos importantes, que justificam pouca ateno por parte da administrao, englobando cerca de 50% dos itens da organizao, a custos mais baixos quando comparado aos itens A e B.

Julgue os itens a seguir, a respeito da funo de administrao patrimonial de recursos materiais: (ISSO NO CONSTA NO EDITAL O EDITAL FALA DE NOES DE ADM. DE MATERIAIS, E ESTAS QUESTES ABAIXO SO DE ADM. PATRIMONIAL) 127 Considere que em 2009, por meio de licitao promovida por determinado rgo pblico, tenha sido adquirido um notebook por R$ 2.500,00 e que, recentemente, em uma nova cotao, o preo atual desse notebook seja de R$ 2.100,00. Em face dessa situao, correto afirmar que o custo imobilizado do notebook igual a R$ 2.300,00, valor mdio entre o preo atual e o preo de aquisio. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: O custo atual do notebook no ter, como base, a mdia que o enunciado sugere, mas sim, seu custo de aquisio em 2009 subtrado de sua depreciao natural. 128 No processo de depreciao total, quando o bem ainda existe fisicamente, mas alcana 100% de depreciao, ele deve ser automaticamente baixado contabilmente, a despeito de sua utilidade. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: O bem no ser automaticamente baixado, deve antes passar por uma reavaliao identificando a possibilidade de continuidade de sua vida til. Se for o caso, o bem ser reavaliado e atribudo um novo valor, reiniciando a depreciao. 129 Nas organizaes pblicas, todo bem listado como material permanente, independentemente de suas caractersticas fsicas, deve ser identificado com plaqueta especfica para isso. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: Segundo a INSTRUO NORMATIVA N 205, DE 08 DE ABRIL DE 1988: - Para efeito de identificao e inventrio os equipamentos e materiais permanentes recebero nmeros seqenciais de registro patrimonial. - O nmero de registro patrimonial dever ser aposto ao

material, mediante gravao, fixao de plaqueta ou etiqueta apropriada. - Para o material bibliogrfico, o nmero de registro patrimonial poder ser aposto mediante carimbo. 130 O nmero de patrimnio de um bem baixado deve ser repassado a verses atualizadas que venham a substitu-lo na organizao. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: O nmero de patrimnio de novos bens deve ser atualizado. Na impossibilidade de se criar uma nova srie de cdigos, se a quantidade de itens baixados for significante, poderia ser disponibilizada para novos itens, mas em ltimo caso. 131 Considere que, em uma organizao pblica, determinado lote de bens tenha sido adquirido por baixo custo unitrio. Nessa situao, admite-se que esse bem no seja incorporado ao patrimnio da organizao, podendo seu controle ser feito em separado. Gabarito CESPE: Certo Comentrios: Pelo o que a questo coloca, admitindo que o bem no seja incorporado ao patrimnio, esse bem seria um material de consumo. E sendo de consumo no incorporado ao patrimnio. 132 Caso seja necessrio fazer anotaes relativas depreciao dos bens patrimoniais de determinado rgo para atender aos ditames da Receita Federal do Brasil, deve-se adotar a metodologia de depreciao tcnica, que voltada para a perda de valor decorrente da obsolescncia tecnolgica. Gabarito CESPE: Errado Comentrios: A depreciao tcnica deve ser adotada para obsolescncia fsica, econmica e funcional, no para tecnolgica.

Anda mungkin juga menyukai