Anda di halaman 1dari 8

Sistema Financeiro Nacional

Projeto Capacitao

23/05/2013 CEMEC - RJ

IAGO JOSE FACCIO

Introduo
O sistema financeiro de qualquer pas compreende o conjunto de instituies e de rgos que regulam, fiscalizam e executam as operaes relativas circulao de moeda do crdito, assim como a segurana dos mercados e das suas instituies. A estrutura do Sistema Financeiro Nacional teve o incio da sua montagem atual no ano de 1964, com a criao do Banco Central

Conceitos Iniciais
Taxa de Juros
A taxa de juros reflete o custo do dinheiro para emprstimos bancrios, com base na remunerao dos ttulos pblicos. Selic Significando Sistema Especial de Liquidao e Custdia a taxa SELIC um ndice determinado pelo governo, pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se balizam no Brasil. a taxa bsica utilizada como referncia pela poltica monetria. A Selic , no Brasil, a taxa de financiamento no mercado interbancrio para operaes de um dia, que possuem lastro em ttulos pblicos federais, ttulos estes que so listados e negociados no Sistema Especial de Liquidao e de Custdia, ou Selic.

Taxa Referencial A taxa de juros, tambm conhecida como TR foi criada, em 1995, para ser uma taxa bsica referencial dos juros a serem praticados no ms vigente, e no um reflexo da inflao do ms anterior. Indexadora oficial dos contratos com prazo superior a noventa dias, contudo, ela remunera tambm a caderneta de poupana. A TR calculada e divulgada pelo BC diariamente, em funo do volume de captao de CDBs e RDBs. 1

Taxa DI
A Taxa DI representa a taxa de depsito interbancrio. Usado como a grande referncia dos poupadores brasileiros, o DI formado pelos emprstimos realizados diariamente entre os bancos. Durante suas operaes diariamente os bancos precisam de dinheiro para encerrar o caixa corretamente ou para sustentar algum resgate monetrio muito alto, ento pega dinheiro emprestado com outro banco por prazos curtssimos, geralmente um dia. O dinheiro emprestado via Certificado de Depsito Interfinanceiro. Ao final do dia feito o clculo da mdia entre todas as taxas negociadas no dia gerando a Taxa CDI ou DI.

Moeda
Qualquer meio de pagamento ou meio de troca de aceitao generalizada, isto , um ativo que pode ser utilizado na troca para obteno de bens ou servios. A moeda tem trs principais caractersticas que a tornam to importante: meio de pagamento, reserva de valor, e unidade de conta. Como meio de pagamento, a moeda facilita o que seria a troca direta, caso a moeda no existisse e assim, todos os inconvenientes que derivam da troca e so extintos com a padronizao. Como reserva de valor, implica na possibilidade de ser adquirida, guardada e utilizada no futuro quando necessrio. Como unidade de conta, a moeda contribui para medir o valor das coisas, dando maior dinamismo a economia e diminuindo atritos.

Inflao
Aumento indiscriminado e generalizado nos preos de bens e servios resultando na perda contnua no poder de compra da moeda. Os dois tipos principais tipos so a inflao de custos e a inflao de demanda. A inflao de custos representada pelo aumento de itens importantes na pauta do consumidor como energia eltrica, contaminando o ndice e a elevando as expectativas. A inflao de demanda consiste em aumento forte das foras de demanda, superiores as foras produtoras, gerando escassez e elevando os preos. O ndice oficial o IPCA, calculado pelo IBGE. Existem outros que so muito utilizados tambm, como o IGP-M, calculado pela FGV. O IGP-M composto da seguinte forma: 60% de IPA ndice de Preos do Atacado 30% de IPC ndice de Preos ao Consumidor 10% de INCC ndice Nacional de Preos da Construo Civil

O Banco Central trabalha com um sistema de metas para a inflao. Atualmente a meta de 4,5%, permitindo variaes 2 pontos percentuais acima ou abaixo da meta. Abaixo, temos uma relao entre os ndices de inflao (IPCA) de cada ano e sua meta. A cor azul identifica o governo de FHC, a vermelha, o de Lula.

Taxa de cmbio (PTAX)


a taxa de cmbio divulgada pelo Banco Central, representando o valor da moeda nacional expressa em outra moeda. calculada como uma mdia entre quatro consultas feitas aos dealers do mercado cambial em diferentes horas do dia. Convencionou-se utilizar o dlar pra expressar ao preo da moeda. Serve de referncia para a liquidao de vrios contratos cambiais.

PIB
O Produto Interno Bruto a soma de todas as riquezas produzidas no pas em um intervalo de tempo.

Conselho Monetrio Nacional


O Conselho Monetrio Nacional o rgo superior do Sistema Financeiro Nacional.

Composio
O Conselho Monetrio Nacional formado pelos integrantes de trs cargos importantes, todos eles nomeados pelo Presidente da Repblica em exerccio. So eles o Ministro da Fazendo, o Ministro do Planejamento e o Presidente do Banco Central. O Ministro da Fazendo o presidente do conselho, enquanto o Ministro do Planejamento tem responsabilidade voltadas ao oramento e gesto. Atualmente so os integrantes do cargo, Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento), Alexandre Tombini (Banco Central). Apesar de ter sido criado em 1964, o Conselho possui essa atual formao desde 1995.

Funo
O CMN o responsvel pela formulao da poltica relacionada moeda e ao crdito, tendo como meta a estabilidade financeira aliada ao desenvolvimento econmico e social encaminhando o progresso do Pas. Os integrantes renem-se em mdia uma vez por ms, podendo em casos extremos reunir mais do que isso. As reunies so lavradas em atas e publicadas no Dirio Oficial da Unio.

Banco Central do Brasil


Funo
O Banco Central do Brasil um autarquia federal criada em 1964 e o principal executor das orientaes do Conselho Monetrio Nacional, sendo responsvel por garantir a liquidez da moeda nacional assim como seu poder de compra. O Banco Central atua atravs de poltica monetria, estimulando a formao de poupana e zelando pelo aperfeioamento do sistema financeiro. O chefe da autarquia, tambm conhecido como Presidente do Banco do Central um cargo indicado pelo Presidente da Repblica em exerccio, com mandatos coincidentes. Os diretores so indicados pelo Presidente do Banco Central, formando uma equipe que dever zelar pela liquidez adequada da economia.

COPOM
Sigla de Comit de Poltica Monetria. composto pelo Presidente do Banco Central e seus diretores. Decidem sobre a taxa de juros vigente em intervalos de at 40 dias. Divulgam semanalmente o Relatrio Focus com os principais acontecimentos macroeconmicos.

Relao com governo


No que diz respeito ao relacionamento com governo, o Banco Central independente por lei dado que uma autarquia. Na prtica um pouco diferente. O fato de o Presidente do Banco Central ser escolhido pelo Presidente da Repblica acaba gerando uma relao de subordinao, muitas vezes criticada pelo uso poltico da autarquia.

Relao com Bancos


O Banco Central o principal credor dos bancos e instituies financeiras que realizam emprstimos. Atravs do compulsrio bancrio, conseguem determinar o efeito multiplicador da base monetria nacional e portanto a quantidade de moeda e o controle do crdito.

Bancos
Bancos Comerciais
Os bancos comerciais captam principalmente depsitos vista e depsitos de poupana e so tradicionais fornecedores de crdito para as pessoas fsicas e jurdicas, especialmente capital de giro no caso das empresas. Os bancos comerciais so formados por

agncias dispersas padronizadas. Estas agncias so independentes uma das outras e responsveis para atingir os resultados esperados pelas matrizes, devendo agir de modo uniforme para que sejam atingidos os objetivos esperados. Existe uma tendncia desde o incio do sculo XXI no Brasil, de os bancos comerciais se tornarem mltiplos, devido ao aumento de rea de atuao e alto crescimento do setor.

Bancos de Investimento
So instituies financeiras privadas especializadas em operaes de participao societria de carter temporrio, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administrao de recursos de terceiros. No possuem contas correntes e captam recursos via depsitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operaes ativas so financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrio ou aquisio de ttulos e valores mobilirios, depsitos interfinanceiros e repasses de emprstimos externos.

Bancos Mltiplos
Os Bancos Mltiplos tem com funo oferecer uma gama ampla de produtos e servios aos seus clientes, operando em seguimentos diversificados do mercado financeiro. Os bancos mltiplos esto inseridos dentro do Sistema Financeiro Nacional e englobam as atividades de bancos comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento alm de crdito imobilirio, arrendamento mercantil, financiamentos e investimentos.

Cooperativas de Crdito
As cooperativas de crdito dividem-se em singulares e centrais; as singulares caracterizam-se pela prestao de servios financeiros de captao de crdito somente aos respectivos associados, podendo receber repasse de outras instituies financeiras e realizar aplicaes no mercado financeiro. J as centrais prestam servios as singulares filiadas alm de supervisiona-las.

Caixa Econmica Federal


A Caixa Econmica Federal foi criada em 1861, uma instituio assemelhada aos bancos comerciais, podendo captar depsitos vista, realizar operaes ativas e efetuar prestao de servios. Segmento de atuao A Caixa prioriza a concesso de emprstimos e financiamentos a programas e projetos nas reas de assistncia social, sade, educao, trabalho, transportes urbanos e esporte. Diferena em relao a outros bancos Pode operar com crdito direto ao consumidor, financiando bens de consumo durveis. Tem direito de emprestar sob garantia de penhor industrial e cauo de ttulos, bem como tem o monoplio do emprstimo sob penhor de bens pessoais e sob consignao e tem tambm o monoplio da venda de bilhetes de loteria federal.

Bancos de Cmbio
Os bancos de cmbio so instituies pertencentes ao Sistema Financeiro Nacional e autorizadas a realizar operaes de cmbio e operaes de crdito vinculadas s de cmbio, como financiamentos exportao e importao. Tambm autorizado a trabalhar adiantamentos sobre contratos de cmbio, e ainda a receber depsitos em contas sem remunerao, para exercer as atividades anteriormente listadas.

BNDES
Banco responsvel pela poltica de investimentos de longo prazo do Governo Federal, tendo como diretriz o incentivo do desenvolvimento econmico, alavancar o combate a desequilbrios regionais alm de promover o crescimento das exportaes dentre outras. O BNDES tambm o brao do governo em empresas financiamento de empresas pblicas. Por exemplo, uma parte das aes da Petrobras de propriedade do BNDES, integralizando a fatia da companhia controlada pelo governo.

Comisso de Valores Mobilirios - CVM


Histrico
A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) uma autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, instituda pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976. responsvel por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobilirios do pas.

Funes
As funes da CVM esto ligadas ao funcionamento e regulamentao do mercado de valores mobilirios. Funcionamento A CVM assegura o funcionamento eficiente e age para evitar modalidades de fraude ou manipulao no mercado, assegurando a observncia de prticas comerciais equitativas no mercado de valores mobilirios, procurando promover a expanso do mercado. Regulamentao Regulamenta os mercados de bolsa e de balco; proteger os titulares de valores mobilirios; assegurar o acesso do pblico a informaes sobre valores mobilirios negociados e sobre as companhias que os tenham emitido; BM&F Bovespa A BM&FBOVESPA uma companhia de capital brasileiro formada, em 2008, a partir da integrao das operaes da Bolsa de Valores de So Paulo e da Bolsa de Mercadorias & Futuros. Como principal instituio brasileira de intermediao para operaes do mercado de capitais, a companhia desenvolve, implanta e prov sistemas para a negociao de aes, derivativos de aes, ttulos de renda fixa, ttulos pblicos federais, derivativos financeiros, 6

moedas vista e commodities agropecurias. nica bolsa de valores, mercadorias e futuros em operao no Brasil, a BM&FBOVESPA ainda exerce o papel de fomentar o mercado de capitais brasileiro. Por meio de suas plataformas de negociao, realiza o registro, a compensao e a liquidao de ativos e valores mobilirios transacionados e a listagem de aes e de outros ativos, bem como divulga informao de suporte ao mercado. A companhia tambm atua como depositria central dos ativos negociados em seus ambientes, alm de licenciar softwares e ndices.

Conselho Nacional de Previdncia Complementar CNPC


Conselho Nacional de Previdncia Complementar (CNPC) um rgo colegiado que integra a estrutura do Ministrio da Previdncia Social e cuja competncia regular o regime de previdncia complementar operado pelas entidades fechadas de previdncia complementar (fundos de penso).

Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar PREVIC


A Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar (PREVIC) uma autarquia vinculada ao Ministrio da Previdncia Social, responsvel por fiscalizar as atividades das entidades fechadas de previdncia complementar (fundos de penso). A PREVIC atua como entidade de fiscalizao e de superviso das atividades das entidades fechadas de previdncia complementar e de execuo das polticas para o regime de previdncia complementar operado pelas entidades fechadas de previdncia complementar, observando, inclusive, as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetrio Nacional e pelo Conselho Nacional de Previdncia Complementar. Entidades fechadas de previdncia complementar (fundos de penso) As entidades fechadas de previdncia complementar (fundos de penso) so organizadas sob a forma de fundao ou sociedade civil, sem fins lucrativos e so acessveis, exclusivamente, aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas ou aos servidores da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, entes denominados patrocinadores ou aos associados ou membros de pessoas jurdicas de carter profissional, classista ou setorial, denominadas instituidores. As entidades de previdncia fechada devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetrio Nacional, por meio da Resoluo 3.121, de 25 de setembro de 2003, no que tange aplicao dos recursos dos planos de benefcios. Tambm so regidas pela Lei Complementar 109, de 29 de maio de 2001.

Anda mungkin juga menyukai